NGC Modo 60Hz na Gamecube

Timerever

Banido
Só hoje, passados quase 1 mês desde que comprei a Gamecube é que descobri que para jogar maior parte dos jogos a 60Hz tenho que carregar em B ao ligar a consola e mante-lo pressionado até que o jogo carrege para poder selecionar o modo de 60Hz... interessante tendo em conta que esta informação não tá no manual da Gamecube nem no manual de quase nenhum jogo. Alias se não fosse ter dado uma vista de olhos no manual do Viewtiful Joe 1, que contem esta informação, provavelmente nunca teria descoberto...

Assim pergunto, existem outros 'atalhos' e funções escondidas da Gamecube de que eu devia estar consciente?
 
Olha que dizem... Então não têm na parte de trás da caixa do jogo uma caixinha branca com um 60
bastante grande?
E no manual não tem? Eu vejo nos meus...
 
eyeliner disse:
Olha que dizem... Então não têm na parte de trás da caixa do jogo uma caixinha branca com um 60
bastante grande?

Isto é a parte de trás dos meus jogos (excepto o Waverace pois o truque não funciona com ele), e não vejo nada sobre 60Hz a não ser no Pokemon (que marquei com um quadrado vermelho) que já agora não precisa do truque de carregar no B para escolher 60Hz...
Eu o que curto largo é gente com a mania que os outros são burros/cegos.

Ridley disse:
Não lestes bem o manual :blaugh:
Não? Então diz-me em que pagina/secção do manual em português é que está essa informação que eu vou ver e se não tiver lá faço como fiz aqui em cima ao eyeliner, espeto-te com uma digitalização da pagina em questão...


EDIT: WTF?!? Agora já não é preciso carregar em B quando se inicia para aceder ao menu de 60Hz?! Pelos visto é só preciso executar isto uma vez e depois fica guardado na BIOS ou algo assim...

BrOiller disse:
Experimenta carregar no Z enquanto inicia
:P Pensava que era uma animação alternativa mas é fixe na mesma.
 
Última edição:
nas primeiras paginas dos manuais em ingles costuma tar a indicaçao que é compativel com 60hz. até depois diz que s tiveres o cabo rgb da gamecube a imagem fica muito melhor
 
Eu sou português portanto se existe manual em português nem sequer leio o em inglês, e foi isso que aconteceu, alias o manual em inglês já foi para o lixo na semana passada.

Entretanto, cá esta a explicação do fenomeno desenterrada do site da Nintendo:
What does the '60 Hz mode' signify in some games?

Some games have a 60 Hz mode. This can be used by TV sets that can display images in 60 Hz.

If the television has an imaging frequency of 60 Hz, a smoother screen image with less flicker can be achieved with games that use 60 frames per second.

For this we recommend the Nintendo RGB Cable.

When a game supporting 60 Hz is started for the first time, a selection screen appears. You can now choose either 50 Hz or 60 Hz.
If you select 50 Hz, the selection screen is not shown again in subsequent startups as the GameCube "remembers" this setting. However, the selection screen can be called up at any time by holding down the B button during the startup.
If you select 60 Hz, the selection screen is always shown with this game. This avoids having to call up the selection screen first when playing on a 50 Hz TV.
Encontrado aqui: http://www.nintendo-europe.com/NOE/...subtopic=d349ed6c-1b34-4b4c-86a2-b3adf51edc1c

Não percebo é o 'For this we recommend the Nintendo RGB Cable.'
Eu uso o cabo que veio com a Gamecube que tem um adpatador Scart e o modo 60Hz funciona bem... escapou-me aqui algo?
1.jpg
 
Última edição:
Adoro gajos como tu.
Pensam que são mais inteligentes.





Se fosse a ti, antes de criticar, informava-me. E já agora ia ao oftalmologista.
Obviamemte não sabes que nem todos os jogos suportam 60Hz.
"Pior que um cego, é aquele não quer ver."
 
Última edição:
Timerever disse:
Eu sou português portanto se existe manual em português nem sequer leio o em inglês, e foi isso que aconteceu, alias o manual em inglês já foi para o lixo na semana passada.

Entretanto, cá esta a explicação do fenomeno desenterrada do site da Nintendo:

Encontrado aqui: http://www.nintendo-europe.com/NOE/...subtopic=d349ed6c-1b34-4b4c-86a2-b3adf51edc1c

Não percebo é o 'For this we recommend the Nintendo RGB Cable.'
Eu uso o cabo que veio com a Gamecube que tem um adpatador Scart e o modo 60Hz funciona bem... escapou-me aqui algo?
1.jpg


o que tu tens é scart e não rgb.
o rgb tal como é referido no manual é vendido a parte(aconselho-t a comprar o original se estiveres interessado) e convem veres se a tua entrada suporta rgb, se suportar, a imagem fica muito melhor.
 
Vá de resuscitar o topico e sendo dia de Páscoa é mesmo a calhar ;) (vamos lá a ver se não sou banido por ofensa religiosa :D)

A questão dos 60Hz afinal ainda não morreu, é que eu dei conta que na TV onde jogo ao usar o modo de 60Hz a imagem fica:
1. Descentrada um bocado para a esquerda ou seja do lado esquerdo ve-se um mini borda preta e a imagem vai para a esquerda. Descentrado é apalavra certa mesmo.
2. Fica com demasiado overscan

Será que usando o tal cabo RGB o overscan volta ao que é a 50Hz? Algum de voces já teve este problema e consegui resolve-lo?

EDIT: Na TV da sala isto não aconteçe, mas os meus pais não me querem lá a jogar, dizem que estraga a TV e eu tambem não me importo pois é uma TV 16:9 e não tenho pachorra para a estar a redefinir para 4:3 sempre que jogo. Já agora é de ecrã plano mas não é LCD.
 
Última edição:
Há jogos que apenas funcionam a 60Hz. Se tiveres um destes... Azar. Se tiveres um que suporte os
dois modos podes sempre definir 50Hz no arranque do jogo.

Que jogos tens?
 
eyeliner disse:
Há jogos que apenas funcionam a 60Hz. Se tiveres um destes... Azar. Se tiveres um que suporte os
dois modos podes sempre definir 50Hz no arranque do jogo.

Que jogos tens?

:Whatever:
1. TODOS os jogos europeus funcionam a 50Hz, não há tal coisa como jogo só a 60Hz excepto nos paises NTSC.

2. Tenho muitos jogos giros, obrigado. Queres trocar? Eu tenho aqui o Viewtiful Joe 1, o WaveRace e o Pokemon Colosseum que não gosto mesmo nada, se quiseres trocar diz qualquer coisa. Troca de bom grado por jogos tipo RE 1, RE 4, Rayman 3, Prince of Persia ou outros se forem fixes.

3. O que eu perguntei foi se usando o cabo RGB o overscan fica como o de 50Hz, é que eu tenho a ideia que quando jogava a minha DC nesta TV o modo de 60Hz (com um comutador RF) não fazia esta distorção... isto parece ser dificil de esplicar, acho que vou-te fazer um desenho (literalmente):
untitled14gg.gif


Percebes-te? Isto acontece com um cabo RGB? Se calhar isto nem acontece na tua TV por isso não podes saber... mas ao menos ficas a perceber o que queria dizer :P
 
Timerever disse:
:Whatever:
1. TODOS os jogos europeus funcionam a 50Hz, não há tal coisa como jogo só a 60Hz excepto nos paises NTSC.


lamento informar-t, mas o metroid prime 2 e o zelda colector's edition so funcionam em 60hz(e são a versão pal...:p)

na minha tv isso acontece um pouco mas tenho a opçao de mexer no "quadro da imagem".
ex: posso mexer a imagem para cima, para a esquerda, para a direita, ou enclinar para qualquer um dos lados. ja viste se a tua tv tambem te permite fazer o msm?
 
João Sousa disse:
lamento informar-t, mas o metroid prime 2 e o zelda colector's edition so funcionam em 60hz(e são a versão pal...:p)

na minha tv isso acontece um pouco mas tenho a opçao de mexer no "quadro da imagem".
ex: posso mexer a imagem para cima, para a esquerda, para a direita, ou enclinar para qualquer um dos lados. ja viste se a tua tv tambem te permite fazer o msm?
A serio? Metroid Prime 2 só a 60Hz? Que cena....
E não a minha TV não tem essas opções infelizmente.
 
João Sousa disse:
lamento informar-t, mas o metroid prime 2 e o zelda colector's edition so funcionam em 60hz(e são a versão pal...:p)
Isso é um bocado mau, eu em casa só tenho uma TV que suporta apenas 50Hz... se quisesse jogar um desses estava tramado. Ainda é mais estranho já que a norma é de 50Hz na Europa. Se é assim, então é um ponto negativo para a Nintendo :rcarton:
 
Timerever disse:
:Whatever:
1. TODOS os jogos europeus funcionam a 50Hz, não há tal coisa como jogo só a 60Hz excepto nos paises NTSC.

2. Tenho muitos jogos giros, obrigado. Queres trocar? Eu tenho aqui o Viewtiful Joe 1, o WaveRace e o Pokemon Colosseum que não gosto mesmo nada, se quiseres trocar diz qualquer coisa. Troca de bom grado por jogos tipo RE 1, RE 4, Rayman 3, Prince of Persia ou outros se forem fixes.

3. O que eu perguntei foi se usando o cabo RGB o overscan fica como o de 50Hz, é que eu tenho a ideia que quando jogava a minha DC nesta TV o modo de 60Hz (com um comutador RF) não fazia esta distorção... isto parece ser dificil de esplicar, acho que vou-te fazer um desenho (literalmente):
untitled14gg.gif


Percebes-te? Isto acontece com um cabo RGB? Se calhar isto nem acontece na tua TV por isso não podes saber... mas ao menos ficas a perceber o que queria dizer :P


Adoro os teus posts. São de rir. E a forma como fazes triste figura então... Pelo menos vais aprendendo.

Adiante

1-Perguntei que jogos tinhas para saber se era um dos 60Hz-only.
2- Percebo perfeitamente a que te referes porque já vi isso a acontecer.
3- É percebeste e não percebes-te.
 
Back
Topo