Modo de energia no windows 10

Intranet

Power Member
Viva
Este problema é para os mestres, porque não sou capaz de dar a volta.

Tenho um portátil antigo, que está no modo energia equilibrado por defeito. Mas o problema é que está sempre com uma frequência muito baixa, independentemente da alta carga do processador. Curiosamente, quando a carga aumenta, a frequência diminui !! E entretanto as opções de alto desempenho de energia desapareceram. Antigamente, no modo equilibrado, a frequência aumentava com a carga imposta ao processador. Atualmente, ele mantém sempre uma frequência muito baixa, tornando o seu uso muito difícil. Eu sei que o Windows 10 mudou os parâmetros do modo de energia. Mas o que posso fazer para que o processador funcione como antes? Alguém já passou por isto e pode-me dar umas luzes?
Seguem alguns dados:

Windows 10 64bits
Versão home 20H2
Build 19042.804
Asus K50I
Processador T9300

modo equilibrado, e não existem outras opções disponíveis
equilibrado.png



3% e 2,21 GHz ?!!!!!
foto2.png



25% e 0,78GHz com o disco a 68%. Portanto a carga aumenta, mas a frequência diminui !!??!
foto3.png



As diferenças entre CPUID e Task Manager
foto4.png



Sleep states
foto5.png
 
windows mobility center não tens? ----- botão direito do rato sobre o ícone iniciar do Windows na barra de tarefas.
no separador da bateria tem os perfis de energia.

Sem-T-tulo.png

ps: Estou a usar um T9400 e não tive esses problemas no Windows 10 Pro x64 20H2
 
Última edição:
as únicas opções existentes no mobility center são estas

imagem6.png



Já li que existe pessoal a criar esquemas personalizados. Mas não sei como posso criar um com as mesmas características do Alto Desempenho. Pelo que sei, tem a ver com a nova política de energia, implementada pela Microsoft nas novas builds. Está muita gente com este problema. Alguns resolvem, reinstalando o sistema operativo. Mas não estou a fim disso porque não sei se depois de todo o trabalho, não irei ficar na mesma ou não. Li que também tem a ver com alguns parâmetros do sleep states. Não vejo a relação, mas....não sei.
 
será que o update mexeu nas definições da ventoinha?
em que modo está a tua?

o meu portátil tem 2 modos (silencioso/normal).
por exemplo com esta versão do Windows, mesmo em alto desempenho, se colocar a ventoinha em modo silencioso perco logo performance.
tenho de ter sempre no modo normal, embora as temperaturas do T9400 estejam porreiras.
nas outras versões do Windows não acontecia.

não sei se isto pode ajudar a despistar o problema.. mas ainda não explica o ter desaparecido a definição alto desempenho..
 
Back
Topo