Pois, o ponto forte da A720IS são os modos manuais para tudo e mais alguma coisa, e sem os saber usar tira-se pouco partido da máquina.
Tendo em conta aquilo que dizes, e embora eu ache que se encontra de tudo na net, aqui sempre tens um ambiente mais familiar e mais aberto a conversa que em outros sitios, por isso quando me ocorrer vou postando aqui umas coisas.
Profundidade de campo:
É resumidamente o que o adolfo disse. É a distância entre o primeiro objecto focado e o ultimo. Util para fotos onde apenas queres focar o "motivo", por exemplo no retrato, focar apenas a pessoa e desfocar tudo o que está por trás. Efeito Bokeh ou lá como se escreve... lol
Há essêncialmente 3 coisas que regulam a profundidade de campo. São elas a abertura, a distância focal, e a relação entre a distância da máquina ao objecto e do objecto ao fundo.
A abertura é a forma mais simples, sendo que grandes aberturas (f/number baixo) obtêm menos profundidade de campo, e aberturas pequenas (f/number alto) obtêm profundidades de campo maiores.
A distância focal funciona de forma parecida. Quanto maior (mais zoom de uma forma leiga) maior o desfoque, quanto mais pequena menor o desfoque. Cuidado com as grande-angulares pois podem provocar distorções indesejadas.
A relação entre distâncias é a que tem mais "complicações". Quanto mais próxima estiver a máquina do "motivo" mais vai desfocar o fundo e vice-versa. Mas quanto mais próximo estiver o fundo do "motivo" menos vai desfocar. Se tu estiveres muito afastado e o "motivo" estiver encostado ao fundo, ficam ambos focados e por vezes até parece que estão no mesmo plano. Se estiveres colado ao "motivo" e o fundo estiver longe, pode mesmo ser impossivel focar os dois.
Exposição:
Assim para sumarizar, pois isto mexe com muita coisa, é a forma como captas a luz.
Nisto tens que ter em conta a abertura, a velocidade, o ISO, e a quantidade de luz disponivel (Seja artificial ou não). Tens que jogar com estes factores de forma a obteres a exposição (quantiade de luz) desejada.
A abertura, quanto mais aberta mais luz, quanto mais fechada menos luz.
A velocidade, quanto mais lenta mais luz, quanto mais rápida menos luz.
A sensibilidade (ISO), quanto mais alta mais luz, quanto mais baixa menos luz.
Assim de cabeça tens a regra dos 16, que é uma forma de estimar a exposição correcta sem uma medição do fotómetro. Regulando a máquina para F/16, a velocidade de disparo deverá ser apróximadamente o mesmo valor da sensibilidade. Por exemplo, para ISO100, usas uma velocidade de 1/100s ou 1/125s.
Aumentando a abertura para F/11, sem mexer na sensibilidade, poderás duplicar a velocidade, para uma exposição equivalente. Por exemplo, F/11, ISO100 e 1/200 ou 1/250.
Para F/8 (que normalmente é a abertura minima das compactas), para a mesma exposição com a mesma sensibilidade, podes usar velocidades de 1/400s ou 1/500.
Mantendo o F/8, para ISO200 podes usar velocidades de 1/800s ou 1/1000s. (Duplicas o ISO, duplicas a velocidade)
Supondo que está razoavelmente nublado, usas um F/8 para ISO100 e 1/100 (ou 1/125). Se aumentares para F/5.6 podes usar ISO100 e 1/200s (ou 1/250). Ou podes manter o F/8 e usar 1/200 (ou 1/250) se mudares para ISO200.
Por do sol, quando já não há luz, usas F/4, ISO100 e 1/100 (ou 1/125). Ou então F/4, ISO800 e 1/800 ou 1/1000, por exemplo.
Isto da exposição está relacionado com os Stops de luz. Se perdes stops num lado, tens que ir buscar esses mesmos stops a outro lado.
Stop:
Stop é a unidade que se usa para medir a quantidade de luz captada pela máquina.
Não te sei explicar muito sobre isto, mas quando levas o dedo até meio do butão de disparo, a máquina faz uma medição e mostra-te um valor. Por exemplo: +1.
Isto significa que até atingires aquilo que a máquina considera a exposição correcta, tens um stop a mais.
Se ela mostrar, por exemplo, -2, significa que tens menos dois stops do que a aquilo que a máquina acha o indicado.
Esta informação dos Stops é dada por um fotómetro incorporado na máquina, que mede a quantidade de luz da forma que tu pedires (Pontual, matricial e mais uma qualquer) e te diz quantos stops de diferença é que a tua exposição vai ter em relação ao medido pela máquina.
Uma coisa a ter em atenção é que o material não tem sempre razão, e como tal não andes a regular as tuas exposições de forma a teres sempre +-0 stops. As máquinas também cometem erros, e por vezes grandes. Há certas cores que vão influênciar a decisão da máquina. Se apontares a máquina a uma coisa muito escura (preto, por exemplo) ela vai-te dizer que tens, por exemplo, -1,5 stops, mesmo que a exposição seja a correcta. Apontando a uma coisa muito clara (branco, por exemplo) ela vai te dizer que tens, por exemplo, +1 stop.
Peço desculpa pelo testamento mas sobre fotografia há imenso para dizer, e o que aqui foi dito mal cobre o básico.
Pode haver aqui alguns erros visto que ainda não percebo muito destas coisas, mas assim por alto penso que esteja tudo mais ou menos. Pode ser que alguém venha aqui e explique melhor estas coisas.
PS: Em relação à abertura disseram-me que se estiver no minimo, quando apanhas uma fonte de luz na foto (tipo uma velca acesa ou uma lampada), essa luz fica cintilante tipo estrela. Se a abertura for grande fica tipo um clarão redondo (como está na foto do livro que tenho no
Olhares).