Modos manuais - Dicas

tb n era esse, mas pelo menos ai aparece como ficaria a foto.
agora n estou é a conseguir perceber os valores que aquilo me dá

a 28mm f/2.8 e a 2m de distancia do motivo dá-me

DOF total - 2.08m
DOF front - 1.4m
DOF back - 3.48m

ou tou a ficar burro ou n tou a conseguir perceber isto

quando estás com 28mm de distância focal, f/2.8 de abertura e a 2m de distancia do sujeito, obtens um dof que se situa entre os 1.4m à frente do teu sensor e os 3.48m igualmente à frente medidos apartir do teu sensor, o que perfaz um total de 2.08 metros de dof... tudo o que está entre 1.04m e 3.48m fica focado...
 
Prioridade à abertura da lente - escolhes a abertura que queres, e a velocidade a maquina escolhe auto
e prioridade à velocidade de disparo - escolhes a velocidade de disparo, e a maquina escolhe a abertura auto



Corrigam-me se tou errado..

Percebi. ;)

Então em que é que a aperture (penso que é abertura em português, certo?) se traduz na fotografia? Mais luminosa, menos, ..?
 
quando estás com 28mm de distância focal, f/2.8 de abertura e a 2m de distancia do sujeito, obtens um dof que se situa entre os 1.4m à frente do teu sensor e os 3.48m igualmente à frente medidos apartir do teu sensor, o que perfaz um total de 2.08 metros de dof... tudo o que está entre 1.04m e 3.48m fica focado...

vou ter que testar isso com calma e com uma fita metrica gigante :lol:

Percebi. ;)

Então em que é que a aperture (penso que é abertura em português, certo?) se traduz na fotografia? Mais luminosa, menos, ..?

influencia a luminusidade e o DOF.
quanto menor o valor de F maior a abertura e mais luz entra no sensor e vice versa.
como podes ver pela discussão acima a abertura aliada as focais e a distancia do sujeito tb altera o que fica focado na foto e o que n fica
 
Mesmo com uma abertura de f/2.8 eu não consigo este efeito na minha, desfoca alguma coisa mas não ao ponto de apenas evidenciar o motivo, só mesmo em macro é que consigo isso...estou a fazer alguma coisa de mal???

Em lentes com focais tão baixas como a tua máquina é mais que normal que não notes nada.

Não se esqueçam que o que conta não é a distância focal em 35mm EFL, mas sim a distância focal real da vossa lente.

Uma máquina com uma lente de 6mm-35mm muito dificilmente consegue um bokeh notório, a não ser que estejas relativamente perto da pessoa/objectivo e bem longe do fundo.
 
distância focal de uma objetiva é determinada a partir dos pontos nodais até dos focais, ou seja, é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focalizada será projetada.

@http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal
 
A distância focal é a distãncia que vai da lente ao sensor da máquina, certo?

Imagina a lente e o sensor. Tens uma convergência num só ponto. O ângulo determinado por esse ponto e segmentos de recta que o projectam dita a distância focal. Em termos práticos é isto.
Em termos teóricos podemos falar dos pontos focais e pontos nodais, embora para quem não saiba do que de se trate seja mais complicado compreender ;)
 
Esta fotografia foi tirada com a A720.


Como é que se consegue este efeito? É filtro ou é mesmo técnica?

parece-me que só existem duas hipóteses... ou filtro (pouco provável, mas possivel), ou disparo do flash à segunda cortina, uma vez que a a720 tem esta opção...

a sensação de movimento é dada pela deslocação da camara para trás enquanto o obturador está aberto e pouco antes de fechar, o flash dispara e congela o sujeito...
neste caso, a miuda não se mexeu... caso contrário, aparecia um rasto do seu movimento também...
 
Para esse efeito não existe filtro. Isso é feito em pós-processamento (photoshop, Gimp, etc). As Canon já fazem isso na própria máquina, mas não costuma ficar grande coisa.
 
Isso supostamente seria puxar o zoom enquanto o obturador está aberto, mas supostamente não deveria ser possível.

Foi o que pensei, seria semelhante ao "arrasto" de uma imagem mas neste caso dá para fazer porque se der 1 ou 2" de exposição e movimentar a máquina crio o efeito mas com o zoom é diferente porque o obturador bloqueia tudo, quando se clica.

Penso que só deve dar como diz o jmmsmm dar 1 ou 2" e andar com a máquina para trás. Agora não estou a perceber é a parte do disparo de flash em 2.ª cortina é para evitar os olhos vermelhos ou ajudar a criar o efeito de arrasto?
 
Já é difícil fazer uma exposição de 1 ou 2" parado, quanto mais em andamento! :p

O flash à 2ª cortina seria para "marcares" mais a rapariga, depois de já te teres chegado mais perto.
 
Dá para fazer zoom durante o obturador.
Fisicamente afastam-se do sujeito :D

Relativamente à imagem é praticamente impossível fazer isso sem pp.
Se se afastassem perderiam o contorno e teriam uma imagem tremida. Sem margem para dúvida, um PP mal feito

Este efeito é o famoso cut-out que cada vez gosto menos. É edição pura e dura.

cardosoaac Os olhos vermelhos são geralmente causados pela aproximação do flash com a lente.
 
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