1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memória Módulos DDR4 em 2011

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nivrin, 15 de Janeiro de 2009. (Respostas: 35; Visualizações: 7027)

  1. Nivrin

    Nivrin Suspenso

    Fonte
     
  2. Chob

    Chob 1st Folding then Sex

    Ora vejamos, DDR3 é Puxada para 2010e terá 1 ano de vida?

    Something's wrong!
     
  3. CrazyMonkeyTM

    CrazyMonkeyTM Banido

    As DDR3 só se irão impor em meados de 2010 portanto se essa noticia se se vier a confirmar penso que seja um tiro no pe...
     
  4. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Mais do mesmo... mais frequencia, um pouco menos consumo e latencias mais altas e sem retrocompatibilidade que é o grande mal deste tipo de ram.

    Para quando algo tipo XDR?
     
  5. Maedhros_Armand

    Maedhros_Armand Power Member

    Que notícia estranha... Se as DDR3 estão como estão, se for o caso da notícia, a que preços e performance terão estas memórias...
    Umas coisas evoluem, outras já evoluíram e outras ainda estão para evoluir. Parece um caos informático a meu ver...
     
  6. blastarr

    blastarr Power Member

    XDR ou XDR 2 no mainstream ?
    Talvez quando a RAMBUS for finalmente à falência e as patentes caírem nas mãos de alguém com melhor visão estratégica para o negócio, e menos para a litigação judicial...
     
  7. Tiago@Rosetta

    [email protected] [email protected] Member

    As patentes também caiem em dominio publico, demoram é 20 anos... com sorte já são antigas...
     
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    20 anos... se não forem renovadas pelo detentor (a RAMBUS só tem 19 anos de existência, a propósito).
    Caso contrário, a Intel já teria perdido os direitos exclusivos sobre a ISA x86 básica há muito tempo atrás.
     
  9. Maedhros_Armand

    Maedhros_Armand Power Member

    Não tinha conhecimento desse tipo de memórias mas pelo que vi já são utilizadas na ps3. O que não compreendo é o facto de elas estarem na consola no entanto não estarem a ser comercializadas? Outra coisa que vi foi que elas surgiram para competir com as DDR2, pelo menos as XDR. Qual a solução então de lançarem as DDR4 se pelo que entendi das vossas afirmações a XDR serem melhores? Esclareçam-me sff.
     
  10. blastarr

    blastarr Power Member

    As DDR, DDR2 e DDR3 suportam "double data-rate", o que significa que para um clock real de 200, 400 ou 667MHz, o valor efectivo para efeitos de largura de banda é o dobro (400, 800, 1333, etc).
    Nas memórias gráficas (GDDR2, GDDR3 e GDDR4) é o mesmo.
    Na GDDR5 as memórias são "quad-data-rate" (4x o clock real).

    Nas XDR e XDR 2, elas são "octo-data-rate" (8x o clock real).
    Daí que sejam adequadas para elevadas larguras de banda.
    O problema é mesmo que a RAMBUS cobra um balúrdio por cada chip de memória, daí que até na PS3 existam apenas 256MB (o chip gráfico RSX da Nvidia usa 256MB de memória GDDR3 a 700MHz -1400MHz efectivos-, muito mais barata).
     
    Última edição: 15 de Janeiro de 2009
  11. Maedhros_Armand

    Maedhros_Armand Power Member

    Agora compreendo melhor por que razões a Ps3 não baixa o preço. Ao mesmo tempo significa que nos andam a impingir coisas muito atrás do que já há disponível... Ou talvez estejam à espera de novas tecnologias de fabrico dessas memórias para as tentar tornar mais baratas o que neste mundo é daquelas dúvidas...
    Porém lançando as memórias DDR4 as DDR3 vão ficar em stock ou então serão tão caras que a maioria não vai optar por compra-las. Para não mencionar que as DDR3 já existem há uns tempos e só agora começam a ter o rendimento e uso para o que elas valem e mesmo assim posso não estar completamente certo.
    Mas faz-me perguntar uma coisa, porquê esse lançamento para tão breve? Será que os core i7 poderão durar pouco tempo no mercado e surgir uma nova tecnologia?

    Muito obrigado pela informação blastarr.
     
  12. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    O grande mal é a falta de retrocompatibilidade, aparece um novo standart e não podes por DDR2 num slot DDR3 e vice versa. É uma despesa enorme e pesada andar a trocar tudo... Quem me dera por exemplo nos i7, compras cpu, compras board e metias DDR2 e depois quando aptece metia DDR3 na mesma board E mesmo slot. Era logo 100 € de economia. Tal como em PCI-e 1.1 vs 2.0 que são totalmente retrocompatíveis.
     
  13. blastarr

    blastarr Power Member

    Ainda se fabricam memórias SDRAM, e mesmo EDO-RAM. :D
    A diferença é que, como agora são pequenas séries para substituição em sistemas antigos -normalmente empresariais e "mission critical"-, são muito mais caros do que a tecnologia "corrente" (DDR2 e DDR3).
    Podes ver isso em qualquer loja ao perguntar pelo preço das memórias DDR-333 ou DDR-400, e depois comparar com a mesma quantidade de RAM, mas em DDR2-667 ou DDR2-800, por exemplo.

    A principal vantagem da DDR3 face à DDR2 não é o preço de venda (isso até é uma desvantagem), mas sim o facto de ser produzida num processo de fabrico mais pequeno (40nm, 60nm e 70nm), o que também resulta, em conjunto com outros melhoramentos, num consumo eléctrico mais baixo e em dies mais pequenas.
    Com a DDR4, espera-se um pouco do mesmo.

    A GDDR4 não evoluiu assim porque o preço elevado, combinado com latências mais elevadas e pouca evolução nos clocks em relação à GDDR3 (há neste momento GDDR3 a 2.8GHz em produção na Samsung) tornou-a pouco atractiva, especialmente com o salto notório que foi a GDDR5 (duplicou a largura de banda por pin face às GDDR3/4, essencial para dispositivos gráficos).
    Claro que há sempre a possibilidade de combinar GDDR3 com um bus mais largo para compensar até que a GDDR5 baixe os preços de grande volume para níveis mais atractivos (foi o que a Nvidia fez com as 8800 GTX e 8800 GTS, e depois com as GTX 260, 280, 285 e 295).
     
  14. Maedhros_Armand

    Maedhros_Armand Power Member

    Compreendo. Então por simples palavras, estas DDR4 poderão são uma completa perda de tempo ou aproximado disso. Porque assim é vai ser uma perda monetária muito grande, daí ter pensado que na altura teríamos dispositivos novos pois é uma notícia minimamente estranha...
     
  15. mido

    mido Power Member

    Se calhar já perderam sustentar uma patente custa mt dinheiro, cada ano q passa mais...n é pera doce precisa de existir uma rentabilidade louca eu n vejo isso acontecer na industria automovel nem nada por isso muito menos na de hardware.
     
  16. FerCam™

    FerCam™ Banido

    Não só a DDR4 mas tambem a 3 e a 2, na minha opinião. Isto porque se formos a ver estas não são mais do que DDR com overclock (com o consequente aumento de latências), processo de fabrico mais pequeno, menos consumo (so they say...), e uns timings mais. A meu ver não existe uma verdadeira evolução, ou algo de verdadeiramente novo.
     
  17. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

  18. vitorbruno89

    vitorbruno89 Power Member

    Memorias DDR-4 previstas para 2012

    .
     
  19. _K_

    _K_ Power Member

    Finalmente começamos a ser cada vez mais eficientes :P.

    É pena que seja para daqui a muitos anos.
     
    Última edição: 16 de Junho de 2010
  20. MaxDamage

    MaxDamage Power Member

    engadget
     

Partilhar esta Página