Módulos RAM não reconhecidos!

Jorge Tuna

Power Member
É isto mesmo, o meu computador (desktop) não reconhece 2 dos 3 módulos de RAM.
O computador já é antigo (10 anos), e como tal ao longo dos anos tem sido alvo de upgrades em termos de RAM. Tem portanto desde aproximadamente 2004: 64MB + 128MB + 256MB que perfaz 448MB (tenho a certeza deste número, pois já o tinha verificado anteriormente).

No entanto ontem resolvi alterar uma definição qualquer na BIOS, resultado, quando ele fazia boot o ecrã não ligava. Resolvi então abrir o PC e tirar-lhe a pilha, para que perdesse as definições que lhe tinha imposto. Assim aconteceu, as horas ficaram erradas como previsto, mas na BIOS não apareceu toda a memória RAM que ele tem instalada. Ele só reconhece o módulo de 64MB (65536KB)! Tirei os módulos RAM um por um, voltei a pôr e nada se alterou. E dantes tenho a certeza que dizia lá 448752KB aproximadamente. Resolvi entrar no windows e confirmei mesmo que nas propriedades de sistema dizia lá 550Mhz e os tais 64MB de RAM. Abri o evereste (programa que informa acerca do hardware e software instalado) para ver o que ele reconhecia e ele dizia que a memória total era de 64 MB mas que tinha 3 módulos instalados (os que referi anteriormente).
Portanto aquilo que concluo é que será necessário alterar uma definição qualquer para que ele reconheça todos os slots.

Informações:
  • O PC é um Pentium III a 550Mhz (100Mhzx5.5x)
  • ROM PCI/ISA BIOS --> CMOS SETUP UTILITY --> AWARD SOFTWARE V2.1SLR
Peço então aos entendidos nesta matéria que me dêm sugestões para resolver rapidamente este problema. Obrigado
 
Última edição:
com um "testamento" daqueles os que passam não param =P..

vamos por partes, ja tentaste arrancar com um modulo de cada vez?!
 
clear cmos e ve o q acontece ...

e não inventes mais no futuro ...
Boas, a minha BIOS não tem de momento essa opção, de qualquer forma já consegui iniciar o SO.

Falando do assunto principal: mudei a disposição dos módulos e agora para além dos 64MB já reconhece também o módulo de 128MB (ao todo 192MB). Só falta mesmo o reconhecimento do módulo de 256MB, nessa altura ficarei com um total de 448MB de RAM! ;)
 
Última edição:
mete o de 128 e o de 256.. e vai sempre experimentando a trocar de slot ate darem todos.. e nao escrevas em preto.. nao se ve nada
 
Back
Topo