[Monitor] Aquisição 2 monitores 27'' para CAD/Revit

fredc

Power Member
1) Qual o orçamento?
500€ para a compra de 2 monitores, posso esticar até próximo dos 600€ se valer apena, mas idealmente próximo dos 500€.


2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
90% Trabalho (CAD, Revit, Office, Programas da Cálculo da área da engenharia civil) 10% gaming (não é de todo a prioridade, só quero deixar a possibilidade em aberto)


3) Como é composto o teu PC atual? Algum upgrade planeado?
Actualmente trabalho num portátil Asus K550J, ligado a periféricos no escritório, mas quero ainda este ano comprar um desktop competente, vou estar atento à black friday.


4) Tamanho do monitor (polegadas)?
27''


5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
1440p é suficiente, se couber um 4k no orçamento tanto melhor.


6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
Não faço ideia, mas penso que algo acima dos 60 é suficiente


7) Que painel preferes?
Do que estive a ler a recomendação é IPS, mas mais uma vez, tem de caber no orçamento.


8) Opções de monitor pretendidas
Ajuste de altura é importante para mim, e Inclinação (Tilt) é bem-vindo.



Queria saber que modelos podem ser mais adequados para o que pretendo, eventualmente alguns ligeiramente fora do meu orçamento, para estar atento a eventuais promoções.

Obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
Alguém me pode ajudar? Preciso de avançar com a compra em breve.

Do que vi no tópico das recomendações há bastantes monitores interessantes mas fora do meu orçamento :) Vi o LG 27UL550-W por 275€, que me pareceu interessante, mas o refresh rate é apenas de 60 hz (gostava de ter um pouco mais para ocasionais jogos fps online, mas se não houver nada dentro do meu budget poderá ser opção).

Outras opções já disparam um pouco o preço, vi o BenQ PD2700Q e o Gigabyte M27Q mas já vão para valores acima dos 300€ (posso estar atento a promoções a ver se apanho algum mais próximo dos 300€) e não sei se a diferença justifica ou se por esse valor encontro melhores opções.
 
Boas,

Vê o LG 27GN800, por vezes está em promoção abaixo dos 300 €.
Na Amazon.de está a ~288 €, mas com o ajuste de IVA + Portes é capaz de não compensar.
Pode ser que numa loja PT arranjes a bom preço.

Tem limitações a nível do suporte, já que não dá para regular a altura.
Mas se estiver a bom preço talvez ainda te sobre para um suporte duplo de monitor por 20-30 € e resolves todas as questões de ajustes de posições.

Por exemplo:
https://www.amazon.es/dp/B01MR397OH/ref=nosim?tag=zwame00-21

Tenho um para dois monitores de 24" e estou super satisfeito.
 
Obrigado pela ajuda a ambos.

O LG 27GN800 tem um design um pouco "agressivo" para escritório que não me agrada muito. Ter de comprar um suporte à parte não é problemático, mas é sempre algo a somar ao preço.

Estou de olho no LG 27UL650-W, que está a 250€+18€ portes na Amazon.de. Achas que ficaria mal servido? Sei que é de 60hz o que para jogar não é o ideal, mas para o preço até me parece interessante e a minha prioridade é de facto trabalho.

Há algum modelo recomendado com um design mais "clean" nesta gama de preços (rondar os 300€) com frequências de 100hz ou 144hz? Mesmo que tenha de comprar o suporte duplo à parte?
 
Quando referes que o LG 27GN800 tem um aspeto "agressivo" estás-te a referir à base?
É que o monitor em si é do mais "clean" que pode haver, ainda por cima se usares suporte.

Em relação ao LG 27UL650-W se fosse só CAD/Revir diria que sim, mas tendo em conta que pretendes também alguma coisa de gaming pode ser problemático já que é 4k e de 60 Hz. Se a tua gráfica não for grande coisa vais ter de reduzir nas definições dos jogos e possivelmente até mexer na resolução.

Com o Viewsonic na função de gaming ficas melhor servido, mas o LG 27GN800 se o conseguires +/- ao mesmo preço é melhor monitor e em termos de aspeto é idêntico.
 
O 27gn800 tem na parte de trás um círculo vermelho um pouco berrante, e vai ser a primeira coisa que se vê ao entrar no escritório. O meu problema é um pouco esse, por não gostar desse visual numa sala totalmente branca. Sei que é a melhor opção a nível de características, mas essa parte de estética tem sempre algum peso para mim e quero algo mais discreto.

O 27ul650 não tinha pensado na questão da gráfica aguentar o 4k em jogos. Vou comprar um desktop novo, mas o preço das gráficas anda uma loucura e não conto gastar 500€ numa quando os jogos não vão ser de todo a prioridade. Há problema em trabalhar na resolução nativa e alterar para 1440 quando jogar?

Possivelmente o monitor mais equilibrado para as duas funções será o viewsonic não?
 
OK, percebi pela questão da parte de trás. O circulo e o logo vermelho de facto não são do mais discreto se ficam visíveis.

É possível reduzir a resolução, mas não sendo a nativa pode dar problemas e pode ficar com aspecto pouco limpido/blurry. Penso que não será o mais recomendado.

Assim sendo, acho que o Viewsonic é o mais equilibrado para as duas funções.
Mas atenção, que esse Viewsonic só compensa se for a versão de 144Hz, a versão de 60Hz, que penso ser a que está a 290 €, não compensaria.

Edit:
Tens também o BenQ EX2780Q na Amazon.es a 299.90 €.
Embora o tempo de resposta não seja grande coisa, 5 ms, as reviews são positivas e em alguns sítios referem até 1 ms.
 
Última edição:
Então existe o Viewsonic VX2758-2KP-MHD na versão 60hz e 144hz? Isso para mim não faz grande sentido, não deveriam ter designações diferentes? Na amazon o resumo do produto diz 60hz de facto, mas depois quer nas imagens do produto quer na descrição detalhada do produto já falam em 144hz o que me fez assumir que a referência a 60hz foi uma gralha.

Esse Benq também parece interessante, mas com esse pior tempo de resposta será melhor compra que o Viewsonic?
 
Estive a ver melhor e nas descrição do Viewsonic dizem que é 144 Hz.

O tempo de resposta é a característica menos fiável a ter em conta num monitor e por exemplo nas reviews da Rtings ambos os monitores são muito equivalentes:
https://www.rtings.com/monitor/tool...q-ex2780q/1670/1726?usage=3623&threshold=0.10

Tendo em conta que o monitor é maioritariamente para trabalho CAD/Revit penso que o com Benq és capaz de ficar melhor.
Pelas reviews dizem que tem boa reprodução de cores e tem HDR (High Dynamic Range).
HDR é uma tecnologia que à partida te dá melhores cores e contraste e, como tal, uma imagem de qualidade superior com mais detalhes e nitidez.
 
Obrigado pela ajuda.

De facto das reviews que li e para uso que vou dar, dentro meu budget parece de facto um monitor interessante. Li no entanto que neste monitor o HDR é fraquito, mas com boa qualidade de imagem, bom tempo de resposta, 144hz, bezels finos e como extra umas colunas built-in decentes acho que é boa aposta.

Obrigado pela dica.
 
Back
Topo