Monitor até 300€ - Trabalho

1) Qual o orçamento?

Idealmente até 300€.


2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

Será o monitor ligado ao meu portátil atual quando trabalho em casa.
Não penso precisar de ter os 2 ecrãs em simultâneo, mas poderá ser utilizado assim esporadicamente.


Em termos de utilização será maioritariamente trabalho:
- Office + gravação de vídeos + edição de vídeo (filmora) + criação de conteúdo (imagens) em Canva
- Gostaria de um ecrã maior para isto visto que o meu atual é de 14"

Muito raramente algum gaming (1x/mês), se o trabalho me permitir.
Seriam jogos como FIFA.


3) Como é composto o teu PC atual? (indicar processador e gráfica) Algum upgrade planeado?
Atualmente utilizo um MSI Modern 14 A10M

Pondero evoluir para um desktop nos próximos meses, mas não tem qualquer urgência

Até lá pretendo ligar o portátil ao monitor quando estiver a trabalhar em casa.



4) Tamanho do monitor (polegadas)?

27 ou mais polegadas, idealmente.
Aquilo que procuro mesmo é um upgrade no tamanho do ecrã para quando trabalho em casa.
Mas, se possível, ser um monitor "funcional" o suficiente para o raro gaming - não competitivo.


5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?

Penso que 1440p deve chegar.
Mas, se o 4K justificar, força!


6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

N/a


7) Que painel preferes?
a) IPS/PLS/AHVA
b) TN
c) VA

Não faço ideia


8) Opções de monitor pretendidas
a) Ajuste de altura
b) Inclinação (Tilt)
c) Tipo de Portas (HDMI, DVI, Displayport, USB-C, USB...)
d) Colunas de Som integradas
e) Outros (especificar)


O ajuste de altura poderá ser útil, mas não é decisivo.
As colunas de som não são necessárias, mas se vier também não é mau (visto que tenciono adquirir um desktop no futuro e não faço questão de comprar colunas especiais, visto que não ligo muito)
 
Não sendo perfeito, aconselhava a dares um olho ao GIGABYTE M27Q. Várias vezes aparece em promoção abaixo de 300€, e normalmente anda nos 320/325€ penso eu. (comprei o meu por 280€ há mais de um ano).

Afinando o gajo acho a reprodução de cor muito boa mesmo para o preço. Isto aliando ao facto de permitir 170Hz faz com que seja um bom compromisso para monitor de trabalho e gaming "barato" :)
 
Não sendo perfeito, aconselhava a dares um olho ao GIGABYTE M27Q. Várias vezes aparece em promoção abaixo de 300€, e normalmente anda nos 320/325€ penso eu. (comprei o meu por 280€ há mais de um ano).

Afinando o gajo acho a reprodução de cor muito boa mesmo para o preço. Isto aliando ao facto de permitir 170Hz faz com que seja um bom compromisso para monitor de trabalho e gaming "barato" :)
https://www.rtings.com/monitor/reviews/gigabyte/m27q
Black uniformity is sub-par, but this can vary between individual units due to manufacturing tolerances. The whole screen looks blue/gray, and there's visible backlight bleed along the top and bottom edges. Also, the bottom edge seems to have a reddish tone. That said, this is only visible when viewing dark scenes in a dark room
como se comporta o seu sff
 
Esse monitor dá para jogar ou os 60hz sao muito limitativos obrigado
Tens mesmo de parar de fazer hijacking de tópicos para fazer perguntas tuas...até porque já criaste o teu tópico e continuas a fazer isto...Já devias ter decidido qual monitor comprar com a quantidade de perguntas que já fizeste...estás à procura do monitor perfeito e ele não existe. :wink:
Para além disso estás a confundir o OP e quem chega o tópico, o uso que o OP vai dar ao monitor é diferente do teu.
 
Mas aproveito para responder pois pode ajudar ao dono do tópico.

A jogar, quando a imagem é muito muito escura não é muito confortável. Nota-se um ligeiro light bleed, e os pretos ficam longe de perfeitos.

Mas, por 300€, com a reprodução de cores que tem, e a fazer 170Hz, pelo menos quando o comprei, não podia ter ficado mais satisfeito. É um monitor bem porreiro para produção de imagem e para jogar.

Volvido este tempo todo, continuo satisfeito com o monitor.
 
Tens mesmo de parar de fazer hijacking de tópicos para fazer perguntas tuas...até porque já criaste o teu tópico e continuas a fazer isto...Já devias ter decidido qual monitor comprar com a quantidade de perguntas que já fizeste...estás à procura do monitor perfeito e ele não existe. :wink:
Para além disso estás a confundir o OP e quem chega o tópico, o uso que o OP vai dar ao monitor é diferente do teu.
Peço desculpa mas infelizmente ainda não encontrei nenhum ips que tivesse pouco vazemento de luz, e como a blackfriday é daqui a 6 dias...mas não encontro nenhum sem esse problema
 
O real propósito dos IPS é efectivamente trabalho. Para jogos tenho ideia que painéis VA são melhores.
No entanto, apanhas bons IPS penso eu. Mas a valores bastante superiores.
 
Mais uma vez. Um monitor 100% gaming não é por norma IPS. IPS permite melhor reprodução de cores, mais fiáveis. Melhores angulos de visão, etc.
Um painel IPS, de resolução alta, high refresh rate, e ainda tentar ter bons pretos, acho que muito pouca gente estaria disposta a pagar o que poderia custar.
Se é para monitor de uso misto, nunca vais ter o melhor dos dois mundos. Há que fazer compromissos, e decidir qual o equilibrio que pretendemos.

EDit:
O M27Q que falo tem o problema do light bleed e dos pretos. Nuns pior que outros. Não considero o meu Light Bleed assim tão mau, tive sorte.
Mas, foram 280€ por um monitor IPS com uma reprodução de cores acima do normal, 1440p, 27", e 170Hz. Não há milagres :)
 
Muito obrigado pelas sugestões malta!

Sinceramente penso que, no meu caso, esse detalhe adicional com as cores não será problemático (tenho-me dado bem com o ecrã do meu portátil, que seguramente será inferior ao de qualquer monitor!)

Pelo que até estou a ponderar seriamente a hipótese das 31" em vez da 27" mesmo para poder ter dois Words ou dois Excels abertos lado-a-lado à vontade, por exemplo.


Estes seriam "inferiores" às sugestões que fizeram (M27Q e o LG27UP)?

https://tropicalprice.com/product/B08DL615J1 - Gigabyte G34WQC 34" por 335e?

https://tropicalprice.com/product/B08BRCK5CC - ASUS VP32AQ 31" por 250e?
 
Em relação ao LG, «sim». Essencialmente, o Asus é maior, mas tem menor resolução (igual à do M27Q). O Gigabyte 34" oferece ainda maior imersão (por ser maior e ultrawide), mas a resolução também é inferior e pode ficar ligeiramente atrás na reprodução de cores (painel VA vs IPS do LG). Este vídeo é capaz de ser relevante.
Os Gigabyte têm ainda vantagem na fluidez para conteúdo a mais de 60FPS, mas dada a descrição no post inicial, este não deve ser um fator tão importante a ter em conta na escolha.

Posto isto, diria para optares entre o LG, pela resolução, ergonomia e preço, ou o Gigabyte 34", pela imersão. No meio, tens o Samsung LS34J550WQRXEN (~285€), sem algo que o destaque desses dois.
 
Muito obrigado pelas sugestões!

Acabei por ir pelo LG que recomendaste.
Encontrei-o numa loja física e consegui perceber que os 27" chegavam perfeitamente para o trabalho (e de certeza que vão servir para o gaming no futuro - isto é enorme!)

Muito muito obrigado!
 
Back
Topo