Monitor com Adobe RGB

Olá a todos,

Estou a pensar em adquirir um novo monitor para os meus trabalhos de design gráfico e de fotografia.
E nesse sentido, tenho andado a pesquisar por modelos específicos que me ajudem a superar aquele típico dilema para os designers, que é a discrepância de cores que existem entre os monitores e a impressão.
Foi aí que vi falar dos monitores que suportam a gama de cores Adobe RGB

Mas entretanto nas pesquisas que fiz, do qual encontrei várias explicações sobre os espaços de cores e suas finalidades, fiquei um pouco baralhado numa questão em concreto, que é; imaginemos que estou a trabalhar em desenho vetorial com o padrão de cor CMYK. Se eu usar o espaço de cores Adobe RGB no monitor e manter o projeto no padrão de cor em CMYK, vou ter maior precessão das cores que vão ser impressas?

Do que tenho encontrado até agora nas minhas pesquisas, é sobre o espaço de cores Adobe RGB em monitores, conjugado com o respetivo espaço de cores em fotografias. Mas então e se usar um monitor em Adobe RGB para trabalhar um ficheiro em CMYK, também funciona?

Já que o Adobe RGB tem uma gama de cores superior ao espaço de cores usado no padrão CMYK, pela lógica eu poderia visualizar todas as cores CMYK ao trabalhar com um monitor no perfil adobe RGB.
Mas acontece que o Adobe RGB pertence ao padrão de cores RGB.
Daí eu ter ficado baralhado.

Será que é uma questão pertinente?
 
Estás a complicar e a misturar coisas diferentes.
esta thread que acho que te pode ajudar, mas não ligues à resposta que está marcada como correcta, lê antes tudo o resto. ;)

Edit: E vê isto também.
 
Última edição:
Estás a complicar e a misturar coisas diferentes

Eu avisei que estava baralhado :rrotflm:

Então vamos ver se entendi (e se sei explicar :cwm3:)...
1º começo por calibrar o monitor com sotfware/hardware próprio para o efeito. Depois basta começar a trabalhar com photoshop no espaço de cor em que o projecto vai ser impresso, porque o photoshop faz uma leitura do perfil do monitor e adapta os valores da área de trabalho para que eu tenha uma ideia mais exata das cores que vão ser impressas... é isso?

Outra questão: estou a pensar comprar o monitor BenQ sw240. Esse monitor vem com 3 modos de cor: sRGB, Adobe RGB e B/W.
Para que o monitor reconheça todas as cores Adobe RGB das minhas fotos, devo selecionar no monitor o modo "adobe rgb" ou continua a mesma lógica (deixar o monitor calibrado a partir do software/hardware para o efeito e o photoshop faz o resto)?

Grato pela atenção!
 
Acho que conseguiste compreender tudo direitinho, é basicamente isso. E sim, se vais calibrar o monitor manualmente, é esse o perfil que o monitor deve ter, porque estará adaptado às condições de luz do sítio onde tens o monitor. Mas não sei se precisas de gastar já dinheiro num calibrador externo, os bons monitores costumam vir bem calibrados de fábrica, é uma questão de experimentares.

Não conheço esse monitor em questão mas pelo que vi na página da Benq parece ser muito bom, só lhe falta um pouco mais de resolução, da minha perspectiva.

É para Mac ou Windows?
 
só lhe falta um pouco mais de resolução

Como por exemplo o Dell UltraSharp UP2516D? Talvez até esse Dell valha mais a pena... não?
A minha ideia inicial era um monitor true 10 bit em vez de 8 + FRC. Mas sobem logo para os 1000 e tal €. Até que acabei por encontrar este Dell UP2718Q… Na tua opinião achas que vale o investimento? O meu limite eram 500€, mas ao ver as características deste Dell UP2718Q e com um valor abaixo dos 1000€, deixou-me com água na boca, porque me parece ser um daqueles “achados”.
Também encontrei o LG 31MU97Z-B, mas vi algumas criticas negativas de alguns utilizadores, apontar para alguns defeitos. Nomeadamente interferências no ecrã quando se está a utilizar a ligação Display Port.
É para Mac ou Windows?

É para Windows.
 
Última edição:
Back
Topo