Monitor de substituição.

uranak

Power Member
Boas []

Comprei um monitor na loja vobis e avariou, fui a vobis para tratarem do problema porque ainda estava dentro da garantia. O que aconteceu foi que me esqueci de perguntar se tinha direito a um monitor de substituição. Alguem sabe se tenho esse direito ou regalia?? e se ainda o posso ir la pedir???
tks
 
não existe esse direito, a não ser que o tivesses contratado.
quanto muito a loja poderia fazer-te a cortesia de te emprestar um monitor, mas a nada são obrigados. nem sequer são eles que fazem a reparação, o que eles fazem é o que tu poderias fazer: contactar a assistencia e eles vão lá buscar o monitor, tal como iriam a tua casa.
 
Devias ter pedido a substituição e não a reparação. Tambem a dias tive um problema, no meu caso com um router, na mesma cadeia de loja (Vobis). Tinha 7 meses e não queriam fazer a troca ao abrigo do decreto de lei dos direitos do consumidor. Queriam que deixasse lá a reparar e depois fosse reclamar (o que eu já não poderia fazer, pois estaria a concordar com a reparação). Depois de uma conversa com a defesa do consumidor e com a gerente, em menos de 24H tinha um router novo nas mãos.

No teu caso, e como já deixaste o material a reparar, o que podes fazer (se tiveres disponibilidade monetária) é comprar lá outro e ir devolver passado 13 ou 14 dias (a loja devolve até 15 dias). Também sei que a loja passado 1 mês devolve o valor total pago pelo produto caso este ainda não esteja reparado.
 
Obrigado pelos esclarecimentos, comprar outro monitor não é possivel (€) mas tambem n gosto nada que tenha de ser reparado, um novo era bem melhor. tks []
 
qualquer artigo que seja comprado em qualquer loja, tem 30 dias por lei e nao 15 para o devolver, pode ser trocado directamente ou devolvida a mesma quantia em €, mas para isso e necessario ter a embalagem em condiçoes e tudo o k vem com o artigo, se por acaso fizeram a troca do router com 7 meses foi mera sorte, pois quando se compra um produto é um contracto que se esta a fazer com a loja, que durante 2 anos a loja assume a garantia do produto, e vai sempre para reparação.Só devolvem a quantia em dinheiro ou troca do produto se artigo nao for susceptivel de reparação.

Já agora qual foi a loja Vobis
 
qualquer artigo que seja comprado em qualquer loja, tem 30 dias por lei e nao 15 para o devolver, pode ser trocado directamente ou devolvida a mesma quantia em €, mas para isso e necessario ter a embalagem em condiçoes e tudo o k vem com o artigo, se por acaso fizeram a troca do router com 7 meses foi mera sorte, pois quando se compra um produto é um contracto que se esta a fazer com a loja, que durante 2 anos a loja assume a garantia do produto, e vai sempre para reparação.Só devolvem a quantia em dinheiro ou troca do produto se artigo nao for susceptivel de reparação.

Já agora qual foi a loja Vobis
Por acaso são 14 dias o prazo a que chamam de reflexão, para analisares os contractos e poderes voltar atrás. Quanto ao resto, após os 14 dias e até ao fim da garantia, em caso de defeito, o cliente pode pedir a substituição ou reembolso. Podes ver mais aqui (artigo 4º).
 
Os direitos do consumidor, e leis relacionadas, são para se cumprir, mas parcialmente!

Gostaria de saber quais são as lojas online que cumprem a "lei" totalmente, por exemplo, em relação a custos de transporte em processos de RMA...
 
Os direitos do consumidor, e leis relacionadas, são para se cumprir, mas parcialmente!

Gostaria de saber quais são as lojas online que cumprem a "lei" totalmente, por exemplo, em relação a custos de transporte em processos de RMA...
Se não cumprem o consumidor tem que ir atrás dos seus direitos ora. Ou preferem ser explorados?
 
Se não cumprem o consumidor tem que ir atrás dos seus direitos ora. Ou preferem ser explorados?

Falar é fácil... neste país (e noutros!) é preciso ter dinheiro para ter direito ao Direito... a não ser que tenhas amigos advogados que queiram trabalhar à borla :-D Nem o Instituto do Consumidor nos vale... será que tem que ser uma empresa privada - a DECO - que nos vai ter de safar (se pagares as quotas, claro)?
 
Falar é fácil... neste país (e noutros!) é preciso ter dinheiro para ter direito ao Direito... a não ser que tenhas amigos advogados que queiram trabalhar à borla :-D Nem o Instituto do Consumidor nos vale... será que tem que ser uma empresa privada - a DECO - que nos vai ter de safar (se pagares as quotas, claro)?
É preciso dinheiro? Já recorri inumeras vezes à defesa do consumidor e nunca tive que pagar. E a DECO também não deixa de ajudar sempre que é necessário. Cada um segue o caminho que prefere. Eu preferi não ser explorado e em 24H tive os meus direitos aplicados. Felizmente estamos num país livre, e se alguem prefere que abusem de si, então força.
 
Vobis, Worten, ***** e afins

As grandes superficies são os piores sitios para fazer compras, nunca tem material de substituição e a assistencia técnica é practicamente nula. Para darem assistencia técnica era preciso que tivessem técnicos mas eles não os contratam, contratam pessoal com "luzes" de informática que ganham pouco. Eu ainda sou fã do "comércio tradicional", posso pagar mais 5€ por um componente mas ao menos sei que se tiver problemas sou melhor atendido.
 
eu ja comprei um monitor fujitsu siemens na vobis e quando avariou(ainda na garantia), telefonei para a fujitsu-siemens num dia, e no dia seguinte tavam em minha casa para buscar o monitor e deram-me um de substituiçao e passado dois dias ja tinha o meu monitor de volta arranjado!
 
É preciso dinheiro? Já recorri inumeras vezes à defesa do consumidor e nunca tive que pagar. E a DECO também não deixa de ajudar sempre que é necessário. Cada um segue o caminho que prefere. Eu preferi não ser explorado e em 24H tive os meus direitos aplicados. Felizmente estamos num país livre, e se alguem prefere que abusem de si, então força.

Tu só consegues que as coisas vão a bom porto, quando as pessoas que estão do "outro lado" são menos teimosas que tu, senão nada feito! e olha que sei do que falo... aí só com advogados e tribunais, pois o Instituto de Consumidor, por exemplo, só faz a mediação, a outra parte (empresa) aceita: ficas todo contente; não aceita: tens de ir para tribunais e consequentemente pagar balúrdios a advogados... ainda estou à espera que apareça aqui alguém, que me diga que lhe foram pagos/devolvidos os portes de envio num processo de RMA (casa do cliente-->loja/empresa)
 
eu ja comprei um monitor fujitsu siemens na vobis e quando avariou(ainda na garantia), telefonei para a fujitsu-siemens num dia, e no dia seguinte tavam em minha casa para buscar o monitor e deram-me um de substituiçao e passado dois dias ja tinha o meu monitor de volta arranjado!
Deveriam ser todos os casos assim, mas quando os artigos têm de ser enviados para as lojas, geralmente, começam os problemas... a maioria do pessoal já se habituou a comprar outro artigo para substituir o que foi para RMA, nem vale a pena se chatearem...
 
Eu por acaso tenho uma historia engraçada na vobis...
Comprei lá uma gráfica que nao deu no meu pc...entao fui lá para os informar que queria uma nova ou a devoluçao do dinheiro...entao o que me disseram foi que só poderiam trocar se a mesma tivesse estragada pois já tinham passado as 2 semanas...testou lá no pc deles e tudo bem , estava a funcionar... Logo nao podiam trocar...
Insisti que no meu pc nao funcionava , entao mandaram me levar lá o pc que ele ia arranjar aquilo num instante... Disse que conhecia a loja em que eu tinha ido arranjar o pc (e de um amigo meu que nao me estava a cobrar nada) e disse " Ah , a placa nao funciona porque os gajos dessa loja nao percebem nada disto..."
Eu nao estava a gostar da conversa , mas como precisava mesmo da placa disse "Entao voce que percebe , arranje lá se faz favor "
Lá andou ele de volta da bios (fazia sempre o mesmo e nao alterava nada), mexeu mexeu mexeu...até que se virou e disse "Estranho...nao sei o que se passa (afinal nao sao só os outros "gajos" pensei logo) ... A placa vai ter de ficar para arranjo " Eu logo me virei i disse "Entao mas a placa nao dá no seu pc ? É porque está boa nao é ? VAi arranjar o que ? " Ele já atrapalhado diz me "Pois...nao posso fazer nada entao..." e eu como já estava a ficar chatiado com as discordancias que ele estava a dizer disse-lhe " Nao pode fazer nada ? Vim aqui de manha , e disse me que só podia trocar se tivesse avariada...Diga me o que disser , a placa no meu pc nao funciona, logo para mim está avariada...se funciona no seu nao me intressa pois eu nao comprei a placa para si , mas sim para mim , portanto, ou me devolve o dinheiro , ou me dá outra placa..."
E logo ele me responde " Tudo bem , deixe me só fazer a ficha para entragar ali na caixa para lhe darem o dinheiro e depois voce logo decide como quer fazer "

Posto isto apenas tenho a dizer que nao gosto de fazer estas coisas...mas gosto ainda menos que me tentem enganar ou fazer me de parvo... O cliente tem sempre razao (ou devia) como se costuma dizer portanto temos é de lutar para termos aquilo a que temos direito , nao podemos ficar á espera que nos venham dizer "Olhe leve lá isto e tome lá isto pois voce tem direito"...
 
Back
Topo