Monitor do portátil chia

Oforhiahrage

Power Member
Olá a todos.
O meu problema (se é que é um problema) é o seguinte:
O monitor do meu portátil (ACER Aspire 5630, specs no my system) chia, ouço um "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" que não sei explicar mas sei que se diminuir o brilho do ecrã, a tal chiadeira baixa de volume e se carregar no botão que ao fechar o portátil, o põe em modo de Suspensão, o ecra fica todo preto e a chiadeira pára. Volto a abrir o portátil, volta o piiiiiiiiiiii.
Torna-se irritante e incómodo, daí que muitas vezes estou com os phones nos ouvidos mas nem estou a ouvir nada, apenas mesmo só para não ouvir a chiadeira.

PS: Já tinha notado este barulho, mas não liguei pois passado um tempo parava, mas ultimamente tem sido mais frequente.

PS2: O piiiiiiiiiii acabou de parar e estou com o portátil como no inicio deste post, não fiz nada a não ser escrever isto.



Agradeço qualquer ajuda...
Qualquer dúvida ou se for preciso que "tente" explicar mais alguma coisa... Disponham.

Cumpz
 
Olá a todos.
O meu problema (se é que é um problema) é o seguinte:
O monitor do meu portátil (ACER Aspire 5630, specs no my system) chia, ouço um "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" que não sei explicar mas sei que se diminuir o brilho do ecrã, a tal chiadeira baixa de volume e se carregar no botão que ao fechar o portátil, o põe em modo de Suspensão, o ecra fica todo preto e a chiadeira pára. Volto a abrir o portátil, volta o piiiiiiiiiiii.
Torna-se irritante e incómodo, daí que muitas vezes estou com os phones nos ouvidos mas nem estou a ouvir nada, apenas mesmo só para não ouvir a chiadeira.

PS: Já tinha notado este barulho, mas não liguei pois passado um tempo parava, mas ultimamente tem sido mais frequente.

PS2: O piiiiiiiiiii acabou de parar e estou com o portátil como no inicio deste post, não fiz nada a não ser escrever isto.



Agradeço qualquer ajuda...
Qualquer dúvida ou se for preciso que "tente" explicar mais alguma coisa... Disponham.

Cumpz

Essa chiadeira é o gerador de alta-tensão, uma placa que consiste num circuito que transforma baixa tensão em alta, para acender a lampada flurescente do ecran.
Esse circuit custuma ser um oscilador biestavel, com dois transistores em configuração push-pull, e um transformador. A frequencia é o resultado de um oscilador composto por um condenssador e uma resistencia, oscilador RC. A frequencia desse escilador pode ser "ouvida" se for entre os 20 e os 20000 ciclos por segundo. Otransformador pode "vibrar" fisicamente devido á corrente que passa pelo mesmo criar fortes campos electromagneticos.

Não é nada de mal se a electronica e o transformador estiverem bons. Mas normalmente o barulho deve-se a alguma parte do transformador solta.

O mesmo efeito pode ser notado nos transformadores antigos. Apesar do zumbido ser a 50Hz.

Verifica se a placa está bem fixa, se o transformador está bem fixo e se mesmo assim fizer zumbido, então o melhor é levar o PC á garantia, pois pode estar quase a dar problemas.

PS: verifica os plasticos que envolvem o circuito, se estão queimados ou soltos.

Cumprimentos
Judas
 
Pois... Garantia está fora de questão pois acabou o mês passado :D


Judas disse:
Verifica se a placa está bem fixa, se o transformador está bem fixo e se mesmo assim fizer zumbido, então o melhor é levar o PC á garantia, pois pode estar quase a dar problemas.

PS: verifica os plasticos que envolvem o circuito, se estão queimados ou soltos.


Como faço para verificar isso?
 
Pois... Garantia está fora de questão pois acabou o mês passado :D





Como faço para verificar isso?

Com jeitinho e muita paciencia!!!

Começas por desmontar a moldura do ecran, deve ter uns parafusos a volta na pariferia, ás vezes estão por baixo das borrachinhas que servem de apoio com a tampa fechada.

Cuidado ao desmontar, o dispositivo de retenção de tampa fechada pode prender a moldura.

Depois, procuras uma placa com aproximadamente 1cm de largura por uns 4 ou 5 de comprimento.

Nessa placa entram uns quantos fios, pelo menos uns 4, e saem 2 fios de ALTA-TENSÃO!
Os fios custuma ser, um branco e um cor-de-rosa.

Nesse lado da placa, do lado dos fios de ALTA-TENSÃO está um transformador, uma peça que trespassa a placa de um lado ao outro.

Verifica se o plastico está em bom estado nessa zona e se o transformador está bem fixo.

Se tiveres duvidas, vais tirando fotos e poes aqui que a malta ajuda.


PS: FAZES ISSO COM O PORTATIL DESLIGADO!!! ainda a semana passada queimei um dedo na alta-tensão de uma placa dessas ao trocar a lampada de um portatil.... (já sei que devia estar desligado... já sei....)
 
Se fizer falta, há malta aqui no forum a vender "circuitos inversores", acho que é esse nome que dão aos circuitos elevadores de tensão por aqui....
 
Ok... Vou ver se faço isso!

Não tenho aqui o material necessário a tal acto...

Vou ver se faço isso ainda esta semana. Quando o fizer, eu venho e posto aqui qualquer coisa a avisar.

Obrigado.
 
Back
Topo