Monitor LCD antigo a Cintilar

nulio

I quit My Job for Folding
Boas ppl,

Tenho um Hercules Prophetview 920 já com mais de 5 anos.

Uso-o a 1280x1024 a 60 Hz como uso há bastantes anos mas agora comecei a notar, principalmente com fundos escuros e olhando um pouco mais perto do monitor, uma espécie de chuva ou cintilar. Também tenho ideia de ficar com a vista mais cansada.

Que testes posso fazer para verificar se o monitor está a funcionar em condições ou se está a ficar velhote?

Qualquer dica será muito bem-vinda e será também uma grande ajuda :)

Cumps
 
Cheira a uma de duas coisas, ou é o dithering a funcionar para certos tons ao criar um padrão que se movimenta para compensar a falta de cores intermédias (fácil de testar com gradientes), ou então a backlight a dar o berro e a cintilar um pouco, coisa que penso que a alimentação dele também possa causar. De resto, garantia com ele se ainda houver!
 
A garantia penso que já foi há muito, mais do que 3 anos não deve ser de certeza. Mas já me safou uma vez, no seu primeiro do vida, há mais de 5 anos, um relâmpago que caíu mesmo aqui ao lado mandou-o para RMA.

Penso que não seja dithering porque nunca senti essa falta de cores trabalhando várias vezes com edição de imagem. Lembro-me de há uns tempos ter feito uns testes para ver que tipo de painel era e é daqueles que tem mesmo "boas cores" à falta de outra expressão. Além disso é algo que noto apenas recentemente e até mais em fundo preto mesmo.

Pois, poderá ser então essa segunda hipótese que deste?

Cumps
 
Isto anda cada vez pior, em fundo preto basta aumentar um pouco o angulo de visão em relação ao monitor que se vê logo imensa "chuva" e uma espécie de linhas horizontais a subir e descer. Em alguns fundos cinzentos nota-se cá de uma maneira, parece que está a ter um ataque o monitor.

Se mudo a resolução para a não nativa, fica a imagem toda a tremer.
 
Back
Topo