Problema Monitor não reconhece resolução nativa

Beringas

Membro
Boas pessoal.
A ver se alguem me sabe decifrar esta:

Vou chamar PC1 ao pc onde tudo começou e onde o monitor estava a funcionar bem, e PC2 ao meu pc que foi onde eu tentei fazer comparações
Monitor em questão é um Samsung Syncmaster 2043NW, tudo começou com uma substituição de disco rigido de pc1, quando voltei a ligar o pc para proceder à instalaçao do windows a imagem do monitor não preenchia a tela toda, deixava da ambos os lado(esq/dto) uma margem em preto aí de 2 cm de cada lado.
Até aqui tudo bem, pensei eu que dps de instalar as drives q ia tudo ao sitio. Mas não, tudo instalado, drives no sitio actualizadas e a tela continua por preencher, e a resolução maximo q é assumida pelo windows e pelo monitor é de 1200x700 ( nestas casas mas com valor mais concretos). Nota, assim que ligo o pc a tela já está cortada, mesmo na bios a tela n está preenchida.

Agora pa complicar, eu tenho um pc com um monitor igualzinho(PC2) em q tudo funciona as mil maravilhas
Liguei o monitorPC1 ao PC2, liguei o pc e deu o mesmo problema, troquei cabos de todas as maneiras e feitios (exprimentar os do PC2 no monitor do PC1) e deu mesmo problema, tela não preenche.
Entao liguei o pc2 com o monitor pc2 em q tudo está bom, e sem desligar o pc troquei o monitor, liguei o monitor pc1 no pc2 e assim já deu tudo bem, mas assim q faço reset ao pc o monitor volta a ficar com o problema.

Minha conclusão, nesta ultima tentativa deu porque o pc2 ficou com as configuraçoes todas correctas do monitor do PC2, e como troquei o monitor sem desligar o monitorPC1 assumiu as configuraçoes do monitorPC2 e deu a imagem correcta, mas ao fazer reset ele perde essas informaçoes e volta a não detectar o monitor:/

Os cabos são vga/dvi
Alguém me sabe explicar o que se passa com o monitor?
cumps
 
No monitor não tens um botão que diz auto, clicando ai costuma resolver esse problema, se não resolver no windows entra em Resolução de Ecrã > Definições Avançadas > Listar Todos os Modos, procura pela resolução que usas com True Color 32 bits e vai testando as várias frequências que ai tens (60 hertz, 67 hertz, etc etc). De certeza que tens isso com a frequência errada e adiciona linhas a mais ao monitor.
 
Estou a utilizar o W7, n tenho essa opçao para mostrar todas as resoluçoes nessa tab, so tenho para ocultar q n está activo e frequencias, só me dá acesso a 60htz ou 75, ja exprimentei as duas, alem do mais ja tentei copiar as definições do meu monitor(PC2) e mete-las qdo tenho o monitorPC1 ligado, e simplesmente n aparecem, enquanto no monitor PC2( o bom) aparece pa escolher 60/59htz, ou seja assumiu automaticamente as opçoes adequadas, o monitorPC1 so aparece 60/75 e n faz nada.
Já fiz o auto do monitor varias vezes, ja fiz reset aos settings no monitor, e nada, qdo faço reset retira da resoluçao auto para wide screen e estica-me a resoluçao, aí sim o ecrã passa a ocupar a tela toda mas esticado porque não consigo ter acesso a resoluçao nativa do monitor.

Juro, isto deixa-me baralhado, estava mesmo para levar isto a um tecnico de monitores mas dps de ter trocado os monitores sem desligar o pc e o monitor ficou bom com a imagem correcta deixa-me na conclusao que a nivel de funcionamento fisico ele está bom. não entendo

Tb já exprimentei meter a resoluçao manualmente usando o software da grafica, apesar de ficar com a resoluçao fica tudo desfocado.
 
Tens de ter isso no W7...

2r386zb.jpg

3010cxe.jpg

ei1tnn.jpg



Dois dos monitores que tenho no meu sistema são samsung 710n e acontece-me o mesmo num deles, sempre que mudo alguma configuração na disposição dos monitores um dos samsungs fica com essas barra laterais e tenho de lhe trocar a frequência manualmente para ir ao sitio.

Ainda tens outra opção apesar de não ser a melhor, no menu do monitor tens opções para esticar e centrar a imagem do monitor.
 
Okay acho que não me estou a explicar bem, isso q tu me estás a dizer já eu fiz. nesse menu a resoluçao nativa 1680x1050 nem aparece, so aparece o maximo de 1280x960, ou seja nem isto da. se eu forçar o monitor a esticar(no menu do monitor) ele preenche a tela mas fica tudo meio desfocado, o proprio monitor n assume a resoluçao dele.

Partam do principio q o problema está no monitor e não no pc...
 
Como é que o monitor é reconhecido no Gestor de Dispositivos? Por Samsung ou Monitor PnP Genéric? Se for por genérico tenta encontrar o driver do monitor, não acredito que resolva, quase de certeza que tens o EDID do monitor corrompido.

Com o EDID corrompido a gráfica recebe informação errada ou incompleta do monitor, por isso não te aparece as resoluções todas. Quando ligas o pc com o outro monitor a gráfica recebe o EDID correcto e ao ligares novamente o monitor com o problema sem desligares o windows ele assume o EDID certo e funciona bem.

Como tens dois monitores iguais tens sorte porque podes copiar o EDID de um monitor para o outro, para fazeres isso precisas de usar um software chamado powerstrip, esta solução é permanente mas o powerstrip para trocar EDID's é pago.

A outra solução é usares o powerstrip gratuitamente para criar um ficheiro INF com o EDID correcto e depois é só sobrepolo ao EDID que o monitor envia, com esta solução sempre que formatares o pc precisas de carregar novamente o ficheiro INF.

Liga o pc com o monitor bom e instala o powerstrip daqui: http://entechtaiwan.com/util/ps.shtm
Corre o powerstrip e vai-te aparecer uma janela de ajuda, fecha isso e faz clique direito no icone powerstrip perto da hora/data > options > preferences > quick setup

Depois onde diz Attached Monitor, o model deve de ser samsung, clica em Change.

Na janela que abrir clica em Create, deve de dar um erro DDC Error, clica OK e vai sempre clicando OK até abrir a janela que no topo diz Monitor Information.

Em options seleciona write custom monitor driver > clica na disquete e guarda o ficheiro numa pasta de fácil acesso.

Agora já podes desligar o pc e o ligar com o outro monitor, entra nas propriedades de O Meu Computador > Gestor de Dispositivos e procura pelo Monitor.

Clique direito em cima do Monitor e seleciona Actualizar Controlador de Software, na próxima janela seleciona Procurar Software do Controlador no Computador, agora clica em procurar e vai até a pasta onde guardaste o ficheiro INF e seleciona-o, depois da instalação completa é só reinicar o pc.

Assim que ligas o pc ele vai continuar com o problema, só fica a dar bem depois do windows e os drivers começarem a carregar durante o boot, guarda bem o ficheiro INF que criaste porque sempre que formatares o pc desse monitor vais ter que carregar novamente o file.
 
Última edição:
Já estou sem ideias... podes experimentar clique direito no icon do powerstrip > display profiles > configure, configuras a resolução manualmente e o refresh rate e podes ir testando várias configurações.

Também podes criar um INF de raiz, ligas o pc com o monitor marado e no powerstrip vais até Monitor Information, em Display Parameters pões a resolução nativa e em max scan frequency pões as configurações nativas e crias o INF, depois é só o carregar pelo Gestor de Dispositivos, vai criando vários INF com configurações difeentes até conseguires um que dê.

Se por acaso depois de carregares um INF e reiniciares o monitor deixar de dar imagem entra no windows em modo de segurança > gestor de dispositivos > desinstalar, depois podes voltar a entrar no windows normalmente.
 
Back
Topo