Monitor novo setup

zoidberg9

Power Member
Bom dia a todos

Situações da vida evoluíram, venho então mais uma vez pedir a vossa opinião, hoje tenho a separação entre escritório e espaço lazer
Vou então dedicar os meus 3 ecras 27" para a parte escritório, e pondero um 32" para a zona lazer, pelo qual venho aqui pedir a vossa ajuda


Spoiler: sendo o objetivo ter um future proof mas dentro do razoavel, um monitor tipo Gigabyte M32U (Mais caro, certo) é completamente overkill e a gráfica não aguenta? ou puderei tirar um minimo proveito dele ainda hoje?
Ou preferivel ser um pouco mais modesto e optar por algo tipo o G5 32" S32AG500PU?


=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
A rondar os 500€ no máximo (variável se valer a pena)

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming ( F1 22, AC, Far Cry, CS, COD, etc...)



3) Como é composto o teu PC atual? (indicar processador e gráfica) Algum upgrade planeado?
Ryzen 7 5800X
32gb Ram
RTX 3070


4) Tamanho do monitor (polegadas)?
32/34"?

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
1440p minimo


6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

144Hz minimo
para gaming o Ultrawide trará alguma vantagem? a gráfica aguentará sequer um Ultrawide ou 4k + 144Hz minimo?

7) Que painel preferes?

a) IPS/PLS/AHVA
Melhor IPS ou VA ?

8) Opções de monitor pretendidas
Pouco importante



=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
Creio que 32/34 1440p não é a melhor opção
Assim ou vais para 4k, e ai poderás sentir limitações com a 3070, ou vais para 27-1440p, uma opção que para jogos me parece mais sensata.
 
Depois de pesquisar bastante sobre monitores, não estou muito inclinado para os 34" ou formato 21:9
Mas fiquei convencido pelo 16:9 em 32", achas que o meu pc vai-se arrastar com este monitor?

A "curvatura" num monitor de 32" é relevante? ou é dispensável?
Acho que não tem interesse ir para um 4K, ainda par mais se dizes que ele não domina o 1440p
 
32 em 1440p é capaz de ter alguma perca de nitidez, tens um monitor maior com menos pixeis, mas há quem não tenha problemas com isso, é uma questão de gosto.
Não se arrasta mas terás que fazer alguns ajustes, principalmente se a tua gráfica for de 8GB em alguns jogos.
Eu gosto de monitores curvos, tens vario tipos de curvatura, umas mais acentuadas que outras, mas para a maioria dos jogadores "puristas" a curvatura é dispensável, mas uma vez mais, é também um questão de gosto e de situação.
 
32 em 1440p é capaz de ter alguma perca de nitidez, tens um monitor maior com menos pixeis, mas há quem não tenha problemas com isso, é uma questão de gosto.
Não se arrasta mas terás que fazer alguns ajustes, principalmente se a tua gráfica for de 8GB em alguns jogos.
Eu gosto de monitores curvos, tens vario tipos de curvatura, umas mais acentuadas que outras, mas para a maioria dos jogadores "puristas" a curvatura é dispensável, mas uma vez mais, é também um questão de gosto e de situação.
AHHHHHH, acho que acabei de perceber a grande diferença entre o 32" 1440p e o 34" 1440p
Eu hoje basicamente trabalho em 3 monitores 27" 1080p e noto a "pixelização", mas como o meu trabalho não é gráfico, não me perturba
No entanto um 32" 1440p devo acabar por ter aproximadamente a mesma densidade de pixeis, logo vou continuar a ver-lhos +/- igual
Obrigado por me fazeres perceber que o 32" 1440p afinal não será assim tão interessante, torna-se então numa decisão dificil entre um 27" 1440p adaptado ao pc, ou um 34" 1440p que só tirarei no futuro pleno proveito, ou um 32" 4k

De qualquer das formas não está fora de questão eventuais upgrades no pc em futuros não muito distantes

Por mera curiosidade, um salto para uma 4070 ou equivalente AMD já permitiria aproveitar os jogos de hoje em pleno num 34" 1440p?
 
Mas 34 1440p é pior que 32 1440p, vais aumentar o tamanho sem aumentar a resolução.
Se existe a possibilidade de no futuro fazeres upgrade á gráfica, a opção mais indicada seria 32 4k
 
Mas 34 1440p é pior que 32 1440p, vais aumentar o tamanho sem aumentar a resolução.
Se existe a possibilidade de no futuro fazeres upgrade á gráfica, a opção mais indicada seria 32 4k
Penso que não seja o caso, e foi o que estranhei quando vi os 2 monitores encostados um ao outro, o 34" é mais baixo do que o 32"
Segundo o site em baixo:
https://cosmo-games.com/taille-ecran-pc/
32" 1440p tem 93ppi
34" 1440p tem 110ppi
32" 4k tem 140ppi
27" 1440p tem 109ppi

No fundo um 34" não passa de um 27" 1440p extendido, literalmente
 
Back
Topo