Monitor para edição de fotografia!

nao, ele praticamente faz o trabalho todo. é instalar o software, colocar o aparelho frente ao monitor e seguir as instruções, em 3m está feito
 
Porque os monitores não são estáveis... uns mais outros menos, por isso deve-se calibrar de x em x tempo. 2 em 2 semanas, ou até todos os dias, dependendo do monitor e das condições onde se trabalha.

Um monitor e "impressora" não calibrados dão origem a discrepâncias de cor entre o que se vê no monitor e depois impresso.
 
Quando se quer um trabalho profissional tem que se calibrar o monitor, se não se fizer uma pessoa que tenha o monitor calibrado irá a foto de uma maneira diferente e que é sempre pior do que pensas. Se for para imprimir tem que se calibrar em função da impressora/plotter.
Porque é que se tem de recalibrar regularmente, não sei em específico, mas a verdade é que tem que se fazer e nota-se diferença. Também convém ter sempre a mesma iluminação ambiente.
Isto tudo é a nível profissional, para um amador que só coloca em sites em que a maioria recomprime a foto, calibrar a "olhometro" chega, no meu ponto de vista.
 
Sim também creio que para amadores, a olho vai servindo. Se se quiser mais calibra-se a sério, mas não vale a pena calibrar o monitor e depois ter uma impressora não-calibrada...

O porquê de recalibrar?
1º se as condições de iluminação se alterarem (por isso é que acho um erro calibrar laptops que, como é o seu objectivo, andam de lado para lado com diferentes tipos de iluminação como incandescentes, noutro local fluorescentes, etc.);
2º os "materiais" do monitor degradam-se (é como por exemplo, apertar os atacadores dos sapatos mas ao andar eles vão-se soltando, ou seja descalibrando) Se calhar a palavra degradar é demasiado forte, mas...
 
Boas,

A calibragem do monitor serve para veres as cores com mais fidelidade.

Quanto ao calibrar semanalmente, tretas, ou melhor dizendo, marketing...

Quanto à influencia da Placa gráfica, se usares uma ligação digital, é zero.


O que eu fiz?
Comprei um monitor que foi testado, calibrado, e disponibilizados os settings e o respectivo ICC Profile da calibração.

Sei que os monitores têm diferenças, mesmo dentro do mesmo modelo, mas mesmo que possa ter o dobro do Delta Average que foi conseguido com a calibração, duvido que a diferença seja visivel a olho.


Cumps
 
O que foi dito no post anterior ao teu (nomeadamente em 1°) explica a necessidade de um calibrador mesmo que o monitor venha calibrado fábrica
 
Back
Topo