Monitor para edição de fotos (e não só)

miguelbarroso

Power Member
Boas,

Preciso de um monitor não só para editar fotos, mas para uso em CAD, sketchup, design gráfico, e claro... office work e navegação web. Fiz a mesma pergunta no tópico dos monitores (secção de hardware), mas a malta por ali quase só fala de monitores gaming. Não queria gastar muito dinheiro, cerca de 200€, mas se for menos melhor. Resolução QHD seria preferencial, bem como regulação de altura.

Estava a pensar no BenQ BL2420PT (24", IPS, QHD, 100%sRGB), muito semelhante ao PD2700Q que está nas recomendações do tópico dos monitores - apesar de já ser um modelo com uns anos, continua a ser apontado como excelente para o uso que pretendo, e esteve a pouco mais de 160€ na Amazon. Mas quando ia finalizar a encomenda, pimba - subiu aos 220€, mas já baixou para 201. Se voltasse aos 164€ era logo

Alternativamente abria os cordões à bolsa, e ia para o Asus ProArt PA278QV de 27" que está em promo por 248€ na Worten, mas sinceramente tenho algum receio de que as 27" acabem por não ser o indicado para o meu local de trabalho (tenho a cara a cerca de 70cm do ecrã), e vou estar a gastar mais dinheiro para uma experiência inferior. O Asus de 24" custa o mesmo e é apenas WUXGA (e 16:10).

Para alem destes, alguma sugestão adicional? O que dizem do meu dilema 24" vs 27"?
 
Acho que depende muito do que fazes, eu trabalhava com 2x22" e agora com 24"+13" acho pouco, mas para o tipo de trabalho que faço, estou decidido a comprar 32" (e se puder vou para um ProArt, depois de muitos anos com um UltraSharp). Para fotografia 24" chega, mas eu tenho por hábito reduzir tudo o que é barras de ferramentas ao mínimo dos mínimos ou até a ocultar e se possível usar atalhos. Se trabalhas com elas abertas, diria 27".

Quanto a distâncias, a minha mesa tem 64cm de profundidade, o ecrã com a margem do suporte fica a uns 10cm do fundo, por isso devo estar a uns 70-80cm do ecrã também.

Há quem fale nos ultra-wide para ter espaço para as ferramentas todas abertas de lado, ou documentos lado a lado. Eu nunca usei mas não vejo lógica nisso, os meus documentos não precisam estar lado a lado e em termos de fotos, o que se ganha em largura "perde-se" em altura, por isso fotos verticais vão desperdiçar metade do ecrã. Quanto mais quadrado melhor. Ou então rodas o ecrã se tiver pivot, mas fazer isso consoante a foto... epah.
 
Estou sem me conseguir decidir. Por um lado queria gastar o menos possível, e acho que por 164€ o BL2420PT era uma escolha inequívoca. Mas por 220€, começo a pensar se não é preferível dar o salto. O ASUS ProArt está fora de questão pois entretanto subiu de valor.Mas apareceu a hipótese do Gigabyte 27" M27Q, que está agora por 290€, e trata-se um monitor muito bom, que já era super recomendado quando custava 370€.
 
Considerando o quanto dura um monitor, acho que mais vale sofrer primeiro do que acabar por comprar dois.

Dito isso, voto no PD2700Q. Para o preço, acho que é o melhor.

E sim, 27”. Há uma fase de habituação, mas depois a coisa funciona. Os 2.5k são a resolução ideal para 27” em Windows.
 
Vinha dizer o mesmo, 100€ custa um pouco e é dinheiro, mas considerando que monitores é daquelas coisas que duram uma década e que raramente justifica um upgrade, mais vale só doer uma vez que daqui por uns tempos ficar entalado no dilema de "epah, afinal queria algo melhor/maior mas este ainda está novo".
E considerando que a maior parte dos users não dá valor à qualidade, há muito monitor decente a 100 e tal € novo, também não é algo que possas simplesmente vender sem perder muito dinheiro para comprar algo melhor.
 
Estou de tal forma indeciso, que já estou a considerar um monitor 24" FHD, tipo o DELL P2419H (150€) ou mesmo o LG 24MP59G (110€). Como são baratos, mais tarde logo vejo o que compro/faço. Tenho estado a usar o LG 24MP59G do meu filho e é porreirito (está de castigo sem PC, enquanto durar o castigo estou servido :P ).

Quiçá mais tarde ou vendo este, ou fica ele com dois ecrãs. Aliás, como estarão lado a lado para já, até dá para ter os dois ligados a ambos os PCs e tirar partido disso quando necessário.
 
FHD não dá assim grande área de trabalho, para edição
Eu sei... Mas isto é tudo relativo, eu uso um portátil com ecrã FHD de 15.6" há 8 anos. Antes desse foi um de 17" WUXGA, um pouco melhor. Por isso para já seria manter o que tenho, apenas com um ecrã maior e com melhor côr (já descartei o LG, a dúvida está entre o M27Q e o P2419H). Daqui a um ano +/- terei mais espaço na secretária e aí comprava um segundo monitor
 
Um ano são uns meses. Para isso, eu cá esperava até lá, ou então comprava já o grande e aguentava o trambolho na secretária “durante uns meses”.
 
Só para finalizar, acabei por comprar o Dell P2419H. Apanhei uma oportunidade muito boa nos classificados, e foi difícil justificar um investimento brutalmente maior.

Dell-P2419H.jpg


Ainda não mexi em settings nenhuns, mas saído da caixa a qualidade de imagem é fantástica, muito superior ao LG 24MP59G do meu filho, e até um pouco melhor que o HP Z24x da minha mulher.

Sim, um pouco mais resolução era melhor. Mas por pouco mais de 100€, foi um brutal "bargain".

ah, o monitor é mesmo lindo:

ergonomics-dell-u2518d-monitor.jpg


(já agora, aqui fica a review que me chamou à atenção deste modelo: https://www.color-management-guide.com/dell-p2419h-monitor-review.html - fica a faltar fazer a devida calibração)
 
Back
Topo