Monitor para Edição de Video/Webdesign/Design Gráfico

michael c

Power Member
Boas Pessoal

Na passada segunda-feira comprei um Samsung 226BW..o que, no meu caso, se revelou um erro. Passo a explicar. O monitor é de facto bom se a nossa intenção for jogar, para isso ele é excelente. No que diz respeito a trabalho não é, a meu ver, um bom monitor. Conclusão: falei hoje com o vendedor e vou trocar.

Preciso da vossa ajuda pq depois de ler centenas de reviews e analises já não sei o que fazer. Não vos vou dar modelos para não influenciar...peço apenas que me indikem bons monitores para edição de video e imagem que custem no máximo dos máximos 600€.

tks in advance a todos
 
Ok, já vi que isto assim não vai lá:) Vou pôr a kestão de outra forma...sei q há montes de threads sobre o assunto, mas acreditem, já me fartei de procurar no forum e ainda não encontrei a resposta para o meu problema:'(

Por isso, cá vai uma dica, Viewsonic VP2030b é neste momento a minha escolha, embora o Samsung 215TW seja também uma hipotese...criticas e sugestões, uma ajudinha dava jeito. Ninguem sabe de um bom monitor?

Abraços
 
Para edição de vídeo recomendo JVC TM-H150CGU é um monitor excelente a nível profissional para edição de vídeo e o preço está entre os 450$ e 550$.

Tens é de o ligar através do Vídeo out e áudio out de uma placa gráfica.
Para webdesign e design gráfico não consigo de dizer se é muito útil.


tm_h150cg.jpg




15-INCH HIGH RESOLUTION COLOR MONITOR TM-H150CGU
The TM-H150CG is one of the highest specification monitors of its class. With the addition of an Input Card Slot and choice of Component and SDI input cards, TM-H150CGU will display all types of NTSC/PAL input signals and is an excellent solution for broadcast, production, preview, scientific and other applications, which demand the highest quality and professional features in an affordable package.
  • High-Resolution, more than 750 TV lines
  • Slot Port for Optional Component/SDI Card
  • Multi-standard NTSC & PAL
  • Aspect Ratios 16:9 & 4:3 switchable
  • Wired Remote Control
  • On-screen Menu and Digital Image Control
  • Tough metal cabinet
  • Underscan, Color Off & Blue Check Functions
 
Calhando pq ninguem quer arriscar uma sequersugestão de TFT para edição de video. Seja em termos de cor que nunca vai ser grande coisa como em persistência que nunca vai ser suficientemente pequena.

Tens os topo de gama da Viewsonic, provavelmente os da Apple, mais uma meia duzia.

A questão fulcral é que para editar (ver o programa de edição) qualquer coisa serve, mas para confirmar o resultado precisas de um CRT, não monitor de PC, mas uma televisão CRT de qualidade relativamente boa, ou mesmo um monitor profissional de video.

E dai, da maneira que o ppl anda a trocar as TV's CRT por TV's TFT, qqr dia falar de côr/qualidade vai ser decididamente um exercicio inutil...

Lol, acabo eu de fazer o post e está o w70 a mostrar precisamente a ideia :D
 
Wireless, nem por isso, mesmo que a tua placa de edição não tenha outs analogicos. Se a tua app de edição tiver out-to-DV (muitas têm...) só precisas de uma placa fw + camêra DV/deck DV/ADC da Canopus e tens o out do stream DV direto para o monitor (com respectiva conversão DV-analogico).
 
Boas Pessoal

Na passada segunda-feira comprei um Samsung 226BW..o que, no meu caso, se revelou um erro. Passo a explicar. O monitor é de facto bom se a nossa intenção for jogar, para isso ele é excelente. No que diz respeito a trabalho não é, a meu ver, um bom monitor. Conclusão: falei hoje com o vendedor e vou trocar.

Preciso da vossa ajuda pq depois de ler centenas de reviews e analises já não sei o que fazer. Não vos vou dar modelos para não influenciar...peço apenas que me indikem bons monitores para edição de video e imagem que custem no máximo dos máximos 600€.

tks in advance a todos
a reprodução de cores desse Samsung deixa muito a desejar...é um painel TN e low-end...

em relação a modelos a aconselhar, é complicado sem saber qual a função principal do monitor - edição de imagem ou vídeo? para webdesign e design gráfico é francamente melhor um monitor 4:3, enquanto que para edição de video é melhor que seja ws

num segundo ponto, qual a resolução e o tamanho que estás à procura?
 
Wireless, nem por isso, mesmo que a tua placa de edição não tenha outs analogicos. Se a tua app de edição tiver out-to-DV (muitas têm...) só precisas de uma placa fw + camêra DV/deck DV/ADC da Canopus e tens o out do stream DV direto para o monitor (com respectiva conversão DV-analogico).


Concordo contigo através de uma placa fw conseges fazer isso tudo.Só que também não sabemos que equipamento o Gatekeeper tem.Ele pode ter uma câmara sem fw e um deck DV nem toda gente tem.:)

A minha placa de edição tem saída analógica (Monitor edição) e entrada analógica (Vídeo VHS).
A fw usou só para digitalizar DV para edição com um Deck DV.
 
Em primeiro, muito obrigado a todos pelas vossas respostas...relativamente a esse monitor apresentado pelo w_70 deve ser fantastico mas procuro uma solução mais global e generalista, ou seja, não só um monitor para edição de video mas também para design gráfico e webdesign, acima de tudo para webdesign.

Se eu pudesse (ou seja, se tivesse €:-D ) optava definitivamente por um apple cinema display de 23", mas dar 1100€ por um monitor neste momento tá fora de kestão. A nivel de video eu faço trabalhos muito simples...faço principalmente casamentos (tem de se ganhar a vida:) ) e, por vezes (raras vezes infelizmente), pequenos videos promocionais/institucionais para empresas. Capturo através de firewire(1394) formato MiniDV (utilizo uma canon Xl1) e edito em premiere, faço os menus em Encore. Para confirmar as cores utilizo um sistema muito simples, tenho uma tv de 55cms JVC ligada ao computador por s-video (tenho uma gráfica Asus X1950XT de 256MB), não há € pa mais e tem desenrascado. Tambem trabalho com motion graphics em After Effects...uso-o para criar efeitos, quer para a web, quer para menus.

"a reprodução de cores desse Samsung deixa muito a desejar...é um painel TN e low-end...

em relação a modelos a aconselhar, é complicado sem saber qual a função principal do monitor - edição de imagem ou vídeo? para webdesign e design gráfico é francamente melhor um monitor 4:3, enquanto que para edição de video é melhor que seja ws"


Concordo plenamente...quando liguei o monitor tive de imediato essa percepção...as cores são demasiado saturadas e a definição quando a reproduzir video...Deus me livre!!!! é só ruido!!! acreditem, só ruido!!!! para quem quer ver filmes ou trabalhar em edição de video não linear, eskeçam este monitor (samsung 226BW).
Concordo novamente quando dizes que para web e design gráfico é melhor um 4:3 e para video (devido à massificação do 16:9 / 16:10 e à quantidade de menus dos programas) é melhor wide...eis o meu dilema:-D

Bom, para a web, trabalho principalmente em flash. Depois em termos de design gráfico, o costume...photoshop, illustrator, indesign. Pretendo um monitor com uma área de trabalho generosa, no minimo 20 polegadas (no minimo mesmo), o ideal seria de 23/24 mas ñ há €. Resolução minima 1600*1200 / 1680*1050. O facto de ser wide ou não deixo ao vosso critério. Se me pudessem dar vantagens e desvantagens de cada um dos formatos era porreiro porque os wide tão mesmo na moda e até dá a sensação que os 4:3 desapareceram. Destaco ainda a importância da fidelidade da cor, trabalho mesmo muito com imagem e é importante que o monitor (ao contrário deste samsung 226BW) seja fiel às cores representadas. Eu venho de um CRT de 19" e se todos os lcds forem como este volto já pa lá!

O meu orçamento, como disse anteriormente é de, no máximo, 600€ e, como tb já disse anteriormente, neste momento tou inclinado para o Viewsonic VP2030b, um monitor que custa pouco mais de 600€, parece ter boa definição e fidelidade à cor.

Mais uma vez, brigado a todos e desculpem o testamento:-D

Abraços
 
Já ouvi falar bem do ViewSonic que referiste...mas nunca vi nenhum..não posso jurar que seja bom :P

A recomendação que costumo fazer para quem precisa de 1 monitor para trabalho gráfico é o NEC 2070NX. Na minha humilde opinião bate aos pontos todos os outros (mais ou menos mainstream claro...não vamos falar dos LaCie ou dos Eizo :P)...não sei é por quanto se vende cá em PT (nos USA anda pelos $4XX, por isso é possível que se ajuste ao orçamento...). Se preferires WS, o NEC 20WGX2 também é soberbo (qualquer dia arranjo trabalho na NEC :-D)

Em relação ao formato sugerido, para design o ideal será uma solução dual monitor, com 2 4:3 20'', mas não me parece que isso seja muito indicado para vídeo...

Só mais uma coisa - como vais calibrar a cor? Que colorimetro vais usar?
 
Brigado a todos pelos conselhos. Desculpem responder tão tardiamente mas tive fora uns dias.

Já ouvi falar bem do ViewSonic que referiste...mas nunca vi nenhum..não posso jurar que seja bom :P

A recomendação que costumo fazer para quem precisa de 1 monitor para trabalho gráfico é o NEC 2070NX. Na minha humilde opinião bate aos pontos todos os outros (mais ou menos mainstream claro...não vamos falar dos LaCie ou dos Eizo :P)...não sei é por quanto se vende cá em PT (nos USA anda pelos $4XX, por isso é possível que se ajuste ao orçamento...). Se preferires WS, o NEC 20WGX2 também é soberbo (qualquer dia arranjo trabalho na NEC :-D)

Em relação ao formato sugerido, para design o ideal será uma solução dual monitor, com 2 4:3 20'', mas não me parece que isso seja muito indicado para vídeo...

De facto, tive a ver os dois NECs e o primeiro (NEC 2070NX) parece fantástico. Apesar de o modelo já ter cerca de dois anos parece mesmo muito bom. Tem um painel S-IPS o q garante logo que é um monitor de uma gama mais profissional. O facto de ser um monitor 4:3 também me agrada...e ao que parece é um monitor indicado para trabalhos gráficos, video e fotografia.

Pena é o preço que é um bocado alto (Em Portugal deve custar cerca de 650€~700€), o que, bem vistas as coisas, é bastante. Mas por vezes a qualidade vale a diferença no preço né, e o que é bom é, necessariamente, caro. Agradeço imenso a dica que deste e, vou analisar melhor a questão, mas em principio vai ser este NEC ou o Viewsonic...mais uma vez brigado.

Abraço

PS: Pois, um LaCie ou um Eizo é que era...mas isso não é para um comum mortal como eu:)
 
Última edição:
fala com a sony europa e encomenda um Sony Multiscan (CRT, com canais d cor dedicados) de 22' à volta dos 550/600€. tem d ser mesmo sony europa, visto que eles têm isso em stock noutros paises (a produçao akabou infelizmente >(). sao gigantes, fiáveis e têm um ecra FLAT. Cumps
 
De facto, tive a ver os dois NECs e o primeiro (NEC 2070NX) parece fantástico. Apesar de o modelo já ter cerca de dois anos parece mesmo muito bom. Tem um painel S-IPS o q garante logo que é um monitor de uma gama mais profissional. O facto de ser um monitor 4:3 também me agrada...e ao que parece é um monitor indicado para trabalhos gráficos, video e fotografia.

Pena é o preço que é um bocado alto (Em Portugal deve custar cerca de 650€~700€), o que, bem vistas as coisas, é bastante. Mas por vezes a qualidade vale a diferença no preço né, e o que é bom é, necessariamente, caro. Agradeço imenso a dica que deste e, vou analisar melhor a questão, mas em principio vai ser este NEC ou o Viewsonic...mais uma vez brigado.

Abraço

PS: Pois, um LaCie ou um Eizo é que era...mas isso não é para um comum mortal como eu:)
pois...os preços por cá nunca são convidativos :\ tens que ver se te compensa o investimento...

mas em qualquer dos casos, que colorimetro tens em mente?
 
Bem, pena ser pobre...encomendei hoje um samsung 215TW...vai-me fikar por 490€. Não deu mesmo para esticar nem para o viewsonic (630€), nem para o Nec (750€). Enfim, só espero não ter outra desilusão. Quero agradecer a todos os que ajudaram ou tentaram ajudar na escolha do monitor.

Abraços, keep posting:-D
 
Back
Topo