1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Monitor: sRGB ou aRGB

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por 7kman, 7 de Março de 2013. (Respostas: 11; Visualizações: 1431)

1. 7kman

7kman Power Member

Boas

Vou comprar um monitor, e estou com dúvidas se devo comprar sRGB ou aRGB...

A minha dúvida em relação a optar pelo aRGB (wide gamut) está relacionada com o problema de gestão de cor (Win7 x64)

Quem tem monitor wide gamut, com contorna o problema da gestão de cor ?

Obrigado

2. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Se tens dúvidas, opta pelo sRGB!

Adobe RGB (penso que é a isso que te referes) é só mesmo para tem certeza de que precisa e sabe no que se está a meter. Para tirar partido do Adobe RGB tens de ter um workflow em que faça sentido usá-lo (Vais imprimir numa impressora que suporta Adobe RGB? Tens um calibrador que suporte monitores Wide Gamut?). Caso contrário, é só mais uma complicação desnecessária.

3. hfcrebolo

hfcrebolo Power Member

Última edição: 8 de Março de 2013
  4. 7kman

7kman Power Member

Era precisamente esta questão que gostava de ver debatida/esclarecida...

5. Wildstar

Wildstar Power Member

É simples, para que vais usar o monitor? Adobe RGB só serve se o destino das imagens usar Adobe RGB ou outro gamut para o qual Adobe RGB seja mais apropriado que sRGB. Em principio se vens cá perguntar é porque não.

Lembra-te que um monitor que, por exemplo, tem "X" cores Adobe RGB vai ter X-Y cores em sRGB, ou seja, será pior que um monitor sRGB nativo com X cores. Um monitor wide gamut, em geral, sacrifica cores sRGB para poder mostrar cores fora desse espaço de cor, não há milagres.

6. 7kman

7kman Power Member

Ante de mais quero agradecer ao Strobe e ao Wildstar. Obrigado!

Aproveito para dizer que que segui os vossos conselhos e comprei um Dell U2713HM.

Eu já tinha um Dell U2312HM, mas como anteriormente vinha de um monitor de 24" 16:10, sempre achei o Dell pequeno e decidi comprar maior, mas estava hesitante em fazer upgrade para aRGB.

Obrigado

7. Já agora, o que dizes desse Dell de 23 que tinhas?

8. 7kman

7kman Power Member

O Dell U2312HM passou para outro pc cá de casa. Gosto muito dele, e penso que é um "Best By"

Cumps

9. eu gostava de ter um de 27", mas como tb ainda jogo, são modelos com resoluções muito altas e tb tempos de resposta (GTG e input lag).

por isso acho que vou ficar pelos 24", a indecisão é ser aRGB ou sRGB. mas como não imprimo fotos e as edito é para colocar na web (sRGB) acho que não me compensa estar a gastar mais 1/200€...

neste momento estou mais inclinado para o U2412M e a tentar esquecer o novo U2413 :p

10. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Adobe RGB verdadeiros sao para os 1000€, abaixo disso suporta os IPS normalmente com fidelidade rgb normal, com uma capacidade de espectro de 92% a 99%.

Eu comprei um asus de 27", mas é apenas rgb nativo, não é 100% de fidelidade mas é suficiente, o dot pitch é ainda grandinho (É apenas full HD) mas se tivesse dinheiro vinha um eizo ou vewsonic.. Esse sim adobe RGB já de origem.. Claro que cuspia uns 1200€ minimos ;)

11. Wildstar

Wildstar Power Member

Que confusão de terminologia Arrakis_Dune.
    Não é "capacidade de espectro", é gamut e posição das primárias. Não é "fidelidade" mas sim que proporção do gamut consegue reproduzir e quão perto estão as primárias do face ao standard.
    Todos os monitores são RGB nativos (exceptuando algumas máscaras mais exóticas como as dos Sharp Quattron). Podem é bater mais ou menos com o sRGB, que é o espaço de cor usual. Na realidade o sRGB existe porque era o criado pelos fósforos dos CRTs. Em LCD é muito dificil bater certo com o sRGB, razão pela qual não se usam LCDs para fazer mastering em Hollywood, por exemplo.
    Vendo o diagrama de cromaticidade, Adobe RGB forma um triângulo, e dentro dele há outro triângulo que é o sRGB. O triângulo das primárias de um monitor devia coincidir com um destes triângulos, mas na prática os vértices ir-se-ão desviar, mais ou menos, dependendo do monitor. Obviamente que o nosso objectivo é comprar um que esteja o mais perto possível, mas os fabricantes nunca divulgam isto. Tudo o que dizem é "99% do gamut" que não diz nada. Felizmente há alguns sites que fazem estas medições.
    Finalmente, há que notar que o número de cores que um monitor digital faz é limitado. Se tiver as primárias em Adobe RGB, vão sobrar menos cores para sRGB. Ou seja, um monitor que faça 24 bit em Adobe RGB irá sempre fazer menos em sRGB. Daí ser preferível um monitor sRGB nativo a não ser que realmente trabalhemos com Adobe RGB.

12. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Vou ser honesto, traduzir para português não é o meu forte, tal como não é tentar traduzir a forma como sei as coisas / a forma de explicar e não tenho as vezes cuidado com as terminologias, é claro. De qualquer forma, ninguém aqui presumo ter dinheiro suficiente ou querer gastar dinheiro em algo que reproduz fielmente o gamut completo Adobe RGb, que apesar de ser maior e mais capaz (menos clipping, transições mais suaves) só acaba mesmo por conseguir ser reproduzido se um gajo fizer o workflow top to bottom em adobe RGB, o que significa monitor ARGB com capacidade que é sempre bastante caro (com pala incluída para não existir interferência de luz do exterior), um programa que lide bem com adobe rgb top to bottom, um monitor bastante bem calibrado e uma fonte de luz o mais fixa (sem alterações de grande monta), uma impressora também capaz e etc. Isso tudo sai incrivelmente caro e fora da capacidade de 98% se calhar de quem vem ao fórum.

Ps: isto é apenas a minha opinião, claro que se se trabalhar em sRgb o workflow é mais fácil com as condições que normalmente temos, e isto é só a minha opinião.

PS2: é possivel que as terminologias possam estar erradas novamente mas espero ter-me feito entender. :P

Última edição: 5 de Abril de 2013

Partilhar esta Página