Monitor tremelica com velocidade máxima da CPU

Redstone

Power Member
Boas!
Comprei recentemente um monitor SyncMaster 2032BW e liguei-o ao meu portátil (Aspire 1694WLMi - Pentium M 760, Mobility Radeon X700) pela entrada VGA.

O problema é que em cores escuras (como este cinzento da techzone) se nota imenso um tremelicar. Em fundos claros mal se nota.

O estranho é que baixando a velocidade do processador (através do software de poupança de energia da acer) ou simplesmente desligando da corrente (o que tem o mesmo efeito, porque o portátil entra em modo de poupança) o tal tremelicar desaparece!

Alguém tem alguma ideia do que poderá estar a causar isto e de como o resolver? Problema do monitor?

Tentei novamente com um Toshiba A200-21T e ocorreu o mesmo. Desligo o cabo da corrente e desaparece o tremelicar. Alguém tem ideias?
 
Última edição pelo moderador:
a meu ver tens interferência perto do monitor, pode ser o próprio portátil, ou outro, tenta o monitor num pc, se não acontecer é porque algo não esta bem nos portáteis,
a corrente num cabo tb cria um campo electro-magnetico a volta do cabo.
 
Os LCDs também são afectados por este tipo de campos? De qualquer modo já experimentei afastar ao máximo o monitor do portátil e não se nota nenhuma melhoria.

Infelizmente não tenho nenhum desktop disponível por agora.

BTW experimentei forçar a refresh rate a 75, o que me baixou a resolução para um máximo de 1280x1024 (a qual, sendo o monitor wide screen, não serve) e o tremelicar diminuiu muito.
 
O estranho é que baixando a velocidade do processador (através do software de poupança de energia da acer) ou simplesmente desligando da corrente (o que tem o mesmo efeito, porque o portátil entra em modo de poupança) o tal tremelicar desaparece!
o portatil em modo de poupança de energia baixa o clock do CPU e tambem baixa a
luminosidade do ecran, dai dizeres que melhora.
acho que tas a usar uma configuraçao de resoluçao acima do que o monitor aguenta..pelo menos com as drivers da grafica actuais que tens.
tenta com outras drivers caso contrario so mesmo reduzindo a resoluçao.

cumpz.
 
Obrigado, mas não é isso. A resolução é a recomendada e as drivers são as mais recentes. Também não é questão de luminosidade, o tremelicar desaparece mesmo, não estou a ver como é que baixando a luminosidade se deixaria de ver linhas brancas a meio do ecrã.

Falei disto a um amigo que afinal tinha o mesmo problema, mas um monitor diferente. Ele andou a pesquisar o problema mas para o monitor dele e encontrou isto:
http://techrepublic.com.com/5208-6230-0.html?forumID=101&threadID=228622&start=0
Apesar de acontecer com computadores/monitores diferentes, penso que o problema seja mesmo este falado aí.

Ou seja, prende-se com interferências internas do portátil com o cabo VGA causadas pela fonte de energia.

Não consigo ter a certeza se é mesmo este o problema, mas a descrição é perfeita. Parecem apontar o dedo a portáteis Toshiba, mas com o meu acer também acontecia, portanto deve ser algo relacionado com a estrutura interna dos portáteis em geral.

Nesse site sugerem usar um cabo VGA "blindado". Alguém sabe onde encontrar uma coisa dessas?


EDIT: usar um adaptador HDMI->DVI parece resolver o problema. Mas não tenho saída HDMI pelo que não serve para mim. Só tenho saída VGA. Existem adaptadores VGA->DVI já agora?
 
Última edição:
Ando com um problema parecido ou igual, tambem tenho um LCD da HP já há 3 ou 4 anos e agora de vez enquando começa a tremer a luz do monitor e depois apaga-se.
Tambem tenho um portatil da HP perto do monitor...é do portatil?
 
FINALMENTE ENCONTREI ALGUÉM COM O MESMO PROBLEMA QUE EU!!:lol::lol:

É assim amigo, eu tenho um Acer 5920G e comprei hoje mesmo também um 2032BW, exactamente com o mesmo problema, em tons cizentos. Acontece que ontem trouxe para casa um ASUS VW202 e troquei-o hoje porque o seu ajuste automático era uma treta, não punha a imagem como deve ser. Então trouxe hoje este Samsung para casa, na mente de comprar um LCD com DVI, para não voltar a ter dores de cabeça com os ajustes automáticos fora do sítio. Mas como ainda "não tenho dinheiro" para comprar um cabo/adaptador HDMI»DVI-D, optei por ligar pelo VGA. Em qualidade de imagem é muito superior ao ASUS, pretos puros, etc. Mas isto do tremeluzir enerva-me. A solução mais rápida que encontrei foi, depois de tanto "brincar com os menus", reduzir o brilho para volta dos 50%, e aumentar o contraste para os 80%, a Gama no modo 2, frequência de actualização 60Hz. Reparei também que em resoluções mais baixas o tremeluzir também desaparece. Instalei também o driver respectivo do monitor e parece também ter ajudado.

Spike7, isso é um problema bem diferente. Infelizmente isso é da lâmpada do monitor que está a morrer. A opção será mesmo trocar a "backlight", mas acho que isso fica mais caro que comprar um monitor novo. Pede um orçamento para o arranjo.

Se afinal o problema não é do monitor, então já estou mais feliz!:lol::joker:Não queria estar a trocar outra vez de monitor... Só é pena trazer um pixel congelado azul... Mas já estou a tentar reanimá-lo com o UndeadPixel eheh.
Sempre será do portátil... Alguém já experimentou ligar por DVI?


EDIT: E É MESMO!! SE EU PUXAR DO FIO DE ENERGIA DO PC O TREMELUZIR DESAPARECE INSTANTÂNEAMENTE!
 
Última edição:
Obrigado pelas sugestões. Vou tentar esses ajustes.

Também digo o mesmo, estava a ver que tinha um azar do caraças, afinal parece que o problema não é assim tão raro.
 
Back
Topo