1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Monitor tremelica com velocidade máxima da CPU

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Redstone, 5 de Março de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1236)

  1. Redstone

    Redstone Power Member

    Boas!
    Comprei recentemente um monitor SyncMaster 2032BW e liguei-o ao meu portátil (Aspire 1694WLMi - Pentium M 760, Mobility Radeon X700) pela entrada VGA.

    O problema é que em cores escuras (como este cinzento da techzone) se nota imenso um tremelicar. Em fundos claros mal se nota.

    O estranho é que baixando a velocidade do processador (através do software de poupança de energia da acer) ou simplesmente desligando da corrente (o que tem o mesmo efeito, porque o portátil entra em modo de poupança) o tal tremelicar desaparece!

    Alguém tem alguma ideia do que poderá estar a causar isto e de como o resolver? Problema do monitor?

    Tentei novamente com um Toshiba A200-21T e ocorreu o mesmo. Desligo o cabo da corrente e desaparece o tremelicar. Alguém tem ideias?
     
    Última edição pelo moderador: 6 de Março de 2008
  2. nunot

    nunot [email protected] Member

    a meu ver tens interferência perto do monitor, pode ser o próprio portátil, ou outro, tenta o monitor num pc, se não acontecer é porque algo não esta bem nos portáteis,
    a corrente num cabo tb cria um campo electro-magnetico a volta do cabo.
     
  3. Redstone

    Redstone Power Member

    Os LCDs também são afectados por este tipo de campos? De qualquer modo já experimentei afastar ao máximo o monitor do portátil e não se nota nenhuma melhoria.

    Infelizmente não tenho nenhum desktop disponível por agora.

    BTW experimentei forçar a refresh rate a 75, o que me baixou a resolução para um máximo de 1280x1024 (a qual, sendo o monitor wide screen, não serve) e o tremelicar diminuiu muito.
     
  4. Redstone

    Redstone Power Member

    Ninguém com um portátil e este mesmo monitor tem o mesmo problema?
     
  5. rustyballzz

    rustyballzz Power Member

    o portatil em modo de poupança de energia baixa o clock do CPU e tambem baixa a
    luminosidade do ecran, dai dizeres que melhora.
    acho que tas a usar uma configuraçao de resoluçao acima do que o monitor aguenta..pelo menos com as drivers da grafica actuais que tens.
    tenta com outras drivers caso contrario so mesmo reduzindo a resoluçao.

    cumpz.
     
  6. Redstone

    Redstone Power Member

    Obrigado, mas não é isso. A resolução é a recomendada e as drivers são as mais recentes. Também não é questão de luminosidade, o tremelicar desaparece mesmo, não estou a ver como é que baixando a luminosidade se deixaria de ver linhas brancas a meio do ecrã.

    Falei disto a um amigo que afinal tinha o mesmo problema, mas um monitor diferente. Ele andou a pesquisar o problema mas para o monitor dele e encontrou isto:
    http://techrepublic.com.com/5208-6230-0.html?forumID=101&threadID=228622&start=0
    Apesar de acontecer com computadores/monitores diferentes, penso que o problema seja mesmo este falado aí.

    Ou seja, prende-se com interferências internas do portátil com o cabo VGA causadas pela fonte de energia.

    Não consigo ter a certeza se é mesmo este o problema, mas a descrição é perfeita. Parecem apontar o dedo a portáteis Toshiba, mas com o meu acer também acontecia, portanto deve ser algo relacionado com a estrutura interna dos portáteis em geral.

    Nesse site sugerem usar um cabo VGA "blindado". Alguém sabe onde encontrar uma coisa dessas?


    EDIT: usar um adaptador HDMI->DVI parece resolver o problema. Mas não tenho saída HDMI pelo que não serve para mim. Só tenho saída VGA. Existem adaptadores VGA->DVI já agora?
     
    Última edição: 11 de Março de 2008
  7. Redstone

    Redstone Power Member

  8. Spike7

    Spike7 Power Member

    Ando com um problema parecido ou igual, tambem tenho um LCD da HP já há 3 ou 4 anos e agora de vez enquando começa a tremer a luz do monitor e depois apaga-se.
    Tambem tenho um portatil da HP perto do monitor...é do portatil?
     
  9. Liteflame

    Liteflame Power Member

    FINALMENTE ENCONTREI ALGUÉM COM O MESMO PROBLEMA QUE EU!!:lol::lol:

    É assim amigo, eu tenho um Acer 5920G e comprei hoje mesmo também um 2032BW, exactamente com o mesmo problema, em tons cizentos. Acontece que ontem trouxe para casa um ASUS VW202 e troquei-o hoje porque o seu ajuste automático era uma treta, não punha a imagem como deve ser. Então trouxe hoje este Samsung para casa, na mente de comprar um LCD com DVI, para não voltar a ter dores de cabeça com os ajustes automáticos fora do sítio. Mas como ainda "não tenho dinheiro" para comprar um cabo/adaptador HDMI»DVI-D, optei por ligar pelo VGA. Em qualidade de imagem é muito superior ao ASUS, pretos puros, etc. Mas isto do tremeluzir enerva-me. A solução mais rápida que encontrei foi, depois de tanto "brincar com os menus", reduzir o brilho para volta dos 50%, e aumentar o contraste para os 80%, a Gama no modo 2, frequência de actualização 60Hz. Reparei também que em resoluções mais baixas o tremeluzir também desaparece. Instalei também o driver respectivo do monitor e parece também ter ajudado.

    Spike7, isso é um problema bem diferente. Infelizmente isso é da lâmpada do monitor que está a morrer. A opção será mesmo trocar a "backlight", mas acho que isso fica mais caro que comprar um monitor novo. Pede um orçamento para o arranjo.

    Se afinal o problema não é do monitor, então já estou mais feliz!:lol::joker:Não queria estar a trocar outra vez de monitor... Só é pena trazer um pixel congelado azul... Mas já estou a tentar reanimá-lo com o UndeadPixel eheh.
    Sempre será do portátil... Alguém já experimentou ligar por DVI?


    EDIT: E É MESMO!! SE EU PUXAR DO FIO DE ENERGIA DO PC O TREMELUZIR DESAPARECE INSTANTÂNEAMENTE!
     
    Última edição: 21 de Março de 2008
  10. Redstone

    Redstone Power Member

    Obrigado pelas sugestões. Vou tentar esses ajustes.

    Também digo o mesmo, estava a ver que tinha um azar do caraças, afinal parece que o problema não é assim tão raro.
     

Partilhar esta Página