Monitores 15,4", 17"

filipemigueldia

Power Member
Boa tarde pessoal. Suscito aqui uma dúvida. Os monitores dantes eram 15", mto bons. Mais tarde esticaram pra 15,4", aceitavel. No entanto, e como optaram definitivamente pelas versões wide agora todos os monitores crescem em tamanho mas pros lados, esticam. Basicamente nao se ve diferenca em altura, logo, as letras e afins continuam do mesmo tamanho. Ja quase nao compensa comprar um 17" com o objectivo de poupar a vista.
Q me dizem a isto? Estou enganado?
Cumps...
 
não me parece que tenham adoptado "definitivamente" as versões wide....não passa de uma moda!
um 17, um 19 "normais" são o mínimo que se pode utilizar!
 
Repara q os portateis estao todos em versao wide. Claro q em monitores pra desktop ainda nos deixam margem de manobra, apesar de 80% sejam wide. Nisto das modas, a vista dos utlizadores é q se lixa...
 
isso é porque um monitor Wide é melhor para trabalhar visto poderes fazer uma melhor distribuição das janelas.. e porque para ver filmes é também melhor..

já agora, a imagem fala por si:

relaopolegadaslcdfg5.gif
 
Sim, para ter muitas janelas e ver filmes é bom, mas.... Supostamente o tamanho seria proporcional, e nao esticado. Eu digo isto tudo pq uso oculos e qd procuro um monitor maior é pra reduzir o esforço visual, e nao pran ver filmes. Mas compreendo ambas as perspectivas...
 
O q estou a dizer é q um wide dá prioridade à largura e nao à altura, pode-se verificar na comparação entre os 19" e 20" normais e os 19" e 20" wide. Os normais perdem em muito na altura... É a minha opiniao...
 
isso é porque existe uma relação de pixels..


faz de conta:

que tens um normal de

100 (altura) x 120 (largura) = 1200 pixels (isto é faz de conta 5 polegadas)
5 polegadas wide tem de ter na mesma 1200 pixels, mas de outra forma: 90 altura x 130 largura

percebes?
 
O q estou a dizer é q um wide dá prioridade à largura e nao à altura, pode-se verificar na comparação entre os 19" e 20" normais e os 19" e 20" wide. Os normais perdem em muito na altura... É a minha opiniao...
Com a qual eu concordo plenamente.

Também tenho problemas de visão (que se agravaram nos últimos 2 anos) e comprei um Wide de 22" (SAMSUNG 226BW). Quero vendê-lo porque só trabalha a mínimo de 1280 e os ícones e letras nos programas ficam MINÚSCULOS. Não vejo um krl. O esforço visual é igual ao meu antigo 17". Vou comprar um de 20" NÃO WIDE, que a 1024x768 vai ficar com ícones maiores nos programas, garantidamente.
 
Última edição:
porque não aumentam o DPI? para isso é que ele existe.. vão as definições avançadas do monitor/grafica e em vez dos comuns 90 subam para 120
 
Há bastante tempo atrás li em qualquer lado que as televisões wide eram melhores por causa da forma como a visão funciona.. tens uma maior área de visão na largura do que na altura..

Suponho que se comece a aplicar o mesmo princípio agora aos monitores.. eu tenho um de 19" que é 4:3 mas também acho que Wide acaba por ser melhor
 
porque não aumentam o DPI? para isso é que ele existe.. vão as definições avançadas do monitor/grafica e em vez dos comuns 90 subam para 120
Porque não adianta nada nos PROGRAMAS, cujas letras e ícones ficam minusculos num 22" wide a 1280 (não dá 1024). O aumento do DPI só funciona para o Windows, não nos programas. Faz um teste no Photoshop ou no Premiere, por exemplo, e logo vês :)
 
Última edição:
offtopic

Romani48 qual o programa usado para essa personalização do "ecrã normal"? Tou a procura disso a bué tempo e n encontro em lado nenhum... Uso montes deles mas queria esse...

Desculpem lá o offtopic...

ontopic

Os wide oferecem uma imagem espectacular... Mas sim, é verdade que perdem em altura... Mas digo que um de 22" já fica brutal mesmo.. Mesmo para trabalhar... ;) Não tou só a pensar em jogos e filmes...
Encontras alguns bons monitores normais ainda.. ;) Para o que queres talvez fosse para um 19" ou 20".. Ficas com uma óptima visão de letras e assim...

Não percebo muito de monitores mas tentei dar a minha ajuda...

Cumps!

Morphine0225
 
porque não aumentam o DPI? para isso é que ele existe.. vão as definições avançadas do monitor/grafica e em vez dos comuns 90 subam para 120


Concordo inteiramente com o Romani. Ao aumentarem o dpi as letras ficam maiores em todo o sistema operativo, mantendo no entanto a resolução nativa do monitor.
Para dar um exemplo, um colega de trabalho meu comprou um VAIO de 17 polegadas com uma resolução full HD (1920x1200 se não estou em erro). No princípio era tudo muito engraçado e toda a gente se babava a olhar para aquela resolução, mas em poucos dias verificou que era impossível trabalhar assim. Mudei-lhe os DPI do display e agora está impecável!
 
Talvez isso do DPI funcione mas, na minha experiencia, sei q Dots Per Inch apenas vai melhorar a resolução daquilo q esá exposto, penso q nao va aumentar nada. Eu tenho um portatil antigo, de 15" e recentemente comprei um monitor normal de 19" e o esforço visual reduziu drasticamente. Só não fiquei com ele pq bom e barato nem sp se juntam, e aquele foi barato, se é q me estão a perceber :P.
 
Concordo inteiramente com o Romani. Ao aumentarem o dpi as letras ficam maiores em todo o sistema operativo, mantendo no entanto a resolução nativa do monitor.
Para dar um exemplo, um colega de trabalho meu comprou um VAIO de 17 polegadas com uma resolução full HD (1920x1200 se não estou em erro). No princípio era tudo muito engraçado e toda a gente se babava a olhar para aquela resolução, mas em poucos dias verificou que era impossível trabalhar assim. Mudei-lhe os DPI do display e agora está impecável!
Mas não ficam maiores nem as LETRAS nem os ÍCONES nos PROGRAMAS, que é o que interessa. Eu mal consigo trabalhar no Photoshop, por exemplo, com um Wide 22" a 1280x720, porque é tudo minúsculo e porque ele a 1024x768 fica "chatado". Só funciona a partir de 1280x720.

Isso dos DPIs foi óbviamente a 1ª coisa que eu fiz (cheguei a ir aos 130%). O Windows ficou muito lindo, sim senhor, leio tudo, mas nos programas os ícones são minúsculos, não vejo nada. São do mesmo tamanho do meu de 17" NÃO WIDE a 1024x768.

Por isso disse que quero vender o meu SYNCMASTER 226BW para comprar um de 20" ou de 21" NÃO WIDE. Se o colocar a 1024x768, os ícones e as letras nos programas vão ficar MUITO maiores do que neste 22" Wide.
 
quer dizer em wide ve-se mal, mas nos monitores normais vê se bem? lol isto está alguma coisa mal contada...

Morphine0225

estás te a referir a que? :p
Voltamos ao mesmo. Nos ecras wide nao se ve mal, apenas ve-se os icones e cenas do mesmo tamanho como se fosse um monitor de tamanho inferior, mas tem mais espaço de ambiente. Num normal, alem de ter mais espaço proporcional tanto em altura como em largura , os icones sao maiores, logo nao esforça tanto a vista.
 
Por acaso, nesse caso, um wide 19 ate tem menos altura q um normal 17. E é mm disso q tou a falar, o 17 normal aidna é maior q o 19wide, ou seja, o 19 wide apenas esticou pros lados pra dar mais espaço pros filmes e janelas, no entanto nao cresceu em altura, por isso os icones e cenas ssim ficam na mesma. Qt a mim preferiria muito mais um 19" normal...
 
Back
Topo