Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Não, também não é.

Tive de ir investigar, chama-se em ingles "Banding".

hqdefault.jpg


Fica o exemplo. Em vez da transição entre tons ser suave e continuo, notavam-se muito.
 
Isso não é porque o painel é apenas de 6-bits? O painel do meu portátil tem disso e é de 6 bits (mas foi o melhor que se pode arranjar).
 
Na minha opinião todos os painéis TN sofrem desse mal em alguma medida. A diferença é que há pessoas mais sensíveis ao color banding do que outras, que ou não notam ou não as incomoda.

Basta fazer uma rápida pesquisa no google para perceber que tem havido vários relatos de color banding nesses dois modelos da Dell, TN e com G-Sync, o S2417DG e o S2716DG.

Este problema é particularmente notório em jogos, onde as transições de cor de certos elementos não são suaves, por decisão e design dos próprios developers. Que eu saiba, a única solução é ajustar/aumentar o gamma do monitor de maneira a mascarar o banding, mas depois acabas por perder detalhe nas sombras e corres o risco de introduzir mais banding noutras regiões do espectro de cor.

O meu Asus PG278Q, que era TN de 8bit, também tinha este handicap, e eu era particularmente sensível a ele. Troquei 2 ou 3 vezes de monitor, já não me lembro bem, e todos os exemplares que me chegaram às mãos sofriam do mesmo. Na altura pesquisei muito sobre o assunto para tentar mitigar o problema, mas não encontrei as respostas que pretendia. Curiosamente, muitos dos relatos que encontrei na net eram relativos a painéis TN, seja de 6 ou de 6bit + FRC ou de 8bit.

Acabei por vender esse monitor porque para mim o color banding era insuportável, e hoje tenho um Dell U2515H, que é IPS. Ainda consigo discernir color banding em jogos, mas é preciso andar activamente à procura do mesmo, e a diferença é do dia para a noite. Claramente o monitor já não é o culpado.

Conclusão: embora goste muito do g-sync e de high refresh rate, para mim TN nunca mais.
 
Última edição:
Sim, mas ele falou dos 6bits + dithering especificamente :P

E atenção que há fabricantes que colocam 16.7M cores mas é na verdade 16.2M porque é 6 bits + dithering.
 
Não é bem assim. Os novos painéis TN que têm surgido no mercado são 8bit nativos. É o caso do Asus PG278Q, é o caso do Dell S2716G, conforme atestam os reviewers. Por isso eu escrevi o que escrevi. Acredito, pelo que vou lendo, que seja um handicap dos painéis TN em geral. As fracas calibrações de origem em muitos monitores com este tipo de painel também não abonam muito a seu favor, diga-se de passagem, pois em certa medida amplificam esse problema, tornando-o mais visível a olho nu.
 
Última edição:
Atenção que o exemplo que dei não é do meu monitor. É um caso extremo que encontrei na internet.

Todos os TN têm. Não há hipótese...

Com paciência eliminei o problema quase na totalidade, mantendo cores fiáveis, dentro do que é possível num monitor deste tipo.

Praticamente só uso o PC para jogar, pelo que não foi difícil a decisão. Mas há que ter noção das limitações.
 
Reparo em jogos que este problema existe especialmente no céu em que se nota facilmente a separação de cores. Pensei ser apenas do jogo mas nunca foi algo que me incomodasse demasiado. Engulo o sapo para não me chatear lol
 
Até à data só existem dois jogos recentes que não suportwm 21:9 que mereçam ser mencionados, Overwatch (por inistencia da Blizzard) e o ultimo Resident Evil (por incompetencia da CAPCOM), de resto ou os jogos suportam nativamente ou via pequenas modificações.

Na minha biblioteca de 600+ jogis posso dizer que conto pelos dedos das mãos os jogos que são bons e nào suportam 21:9, o Valkyria Chronicles (desenhado de raiz para 16:9 e saiu numa altura em que não existia o suporte e a comunidade de 21:9 que existe de momento), alguns dos jogos que tenho no GOG (até o primeiro Carmageddon consigo por a 21:9) e os que não correm a 21:9 nem a 16:9 correm, por isso... que mais? Ah, esse também tenho pena de não correr bem, o Naruto Shippuden... mas também só corre a 30 quadros por segundo, e isso mata um jogo para mim e, ah, Dynasty Warriors, com muita pena minha.

Já o monitor em questão... o arcaboiço necessário para alimentar aquela resolução vai além de uma GTX 1080 e aqueles paineis se forem como os actuais ROG Swift, ish... vamos a ver qual o QA que é aplicado neles, acima do meu actual LG só mesmo a versão 34' 21:9 1080p 100hz, sim, a imagem não tem o detalhe de um 1440p para o mesmo tamanho mas não tenho € para por uma GTX 1080ti ou a actual 1070 em SLI (também tinha que mudar a PSU que é só mesmo single-card).

Isso e o design deles, mania de gamer = azeiteiro.
 
Última edição:
Bom monitor. No entanto poucos jogos suportam esse tipo de resoluções.
Eu tenho um x34, que é 3440*1440 e não encontrei nenhum jogo de 2016 até agora que não suporte, o único de que sei é Overwatch. Antes deste já tinha um ultrawide 2560*1080 e nunca foi problema também com ele.
 
Em 2015 usava também ultrawide, o único que me lembro dessa altura que não suportava (e era mais antigo anyway) era o assassin's creed 4.
 
Back
Topo