Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Tou com preguiça...esta tecnologia QuantumDot é tipo LCD que pressupõe retroiluminação do pixel ou é como OLED em que cada pixel tem iluminação própria?
 
A sério? O Morais tinha-se queixado na altura que havia vários jogos, Phantom Pain entre eles acho eu, que tinha problemas em compatibilidade.
Pelo Phantom Pain não posso falar, obviamente não jogo todos os jogos que há. Estou a dizer que em 2015 quando comprei o meu primeiro UW tinha essa preocupação, entretanto simplesmente não se verificou: tanto que há pouco mais de meio ano comprei o meu segundo UW e não tenho intenção de alguma vez deixar de usar UW.
 
É com matriz de backlight. No fundo é parecido ao antigo contraste dinâmico mas com controlo independente de várias regiões. As implementações que tenho visto variam dos 100+ até 300+ leds.

Em geral conseguem criar bons pretos e brilhos exteremamente altos. Mas infelizmente devido à baixa densidade podem provocar uma espécie de glow em pontos brilhantes sobre escuro. Nem mesmo as tv's de alta gama da Samsung conseguem resolver totalmente este problema.

OLED, tirando o preço e burn-in, continua a ser bem superior.
 
Estou a dizer que em 2015 quando comprei o meu primeiro UW tinha essa preocupação, entretanto simplesmente não se verificou: tanto que há pouco mais de meio ano comprei o meu segundo UW e não tenho intenção de alguma vez deixar de usar UW.
Sim, eu compreendo, mas não encontrares não quer dizer que não exista. Pareceu que estavas a transmitir que não há problema de compatibilidade nenhum com UW. E tb é verdade que foi dito que há pouca compatibilidade, o que não é verdade. Se calhar interpretei mal.
 
Nessa lógica, grande parte dos filmes que são lançados também não os vês numa televisão pois ficas com barras pretas horizontais. Youtube então, 99% do conteúdo também não vês.
Percebo o que queres dizer mas as barras pretas, nas poucas vezes que aparecem, não são um incomodo (pelo menos para mim).
 
Eu não sei se são incómodo para dizer a verdade. As horizontais nunca me incomodaram. Eu estava a falar mesmo no propósito que foi comprado o monitor. E nem estava a defender o meu ponto de vista :D
 
@Kuchiki Byakuya, a questão do Phantom Pain foi corrigida, tanto que há imagens do jogo a correr em 21:9 no topico respectivo, agora quanto ao "final" do jogo, pessimo equilibrio de habilidades, falta de variedade, já isso não há nada a fazer...

Ah! Os King's Bouty, jogo feito de raiz para 16:9,, nada a fazer, o jogo suporta a resolução mas os assets estão todos em 16:9, não há nada a fazer. De resto, para além do que falei, não tenho problemas com o suporte.

É muito simples, Google Nome do jogo + WSGF, o WideScreen Gaming Forum e o PC Gaming Wiki são fontes obrigatorias, o PCGW é obrigatorio para qualquer jogo, o WSGF para jogos em 21:9, embora o PCGW também cubra o suporte UltraWide do jogo (mas acaba por apresentar um link para o WSGF).
 
Última edição:
@mata-pombos, cortar a imagem horizontalmente não é suportar 21:9.

br1k1lY.jpg


Lembra-me o Dragon Ball Z Kai que fez exactamente o mesmo para "actualizar" o formato.

DBRat.jpg
 
Esse argumento da competitividade...

Que tal limitarem o jogo a 60 quadros por segundo, com o mesmo monitor com o mesmo tempo de resposta, o mesmo teclado, o mesmo rato...Ainda por cima quando o jogar a 21:9 é inferior a jogar a 16:9 em termos de precisão do rato e percepção, é complicado compreender como é um um maior campo de visão pode piorar a jogabilidade mas é o caso, o maior ângulo de visão requer uma reaprendizagem do uso do rato, pois este tem muito mais espaço horizontal do que vertical, não só como isso como também os teus olhos não vêm a imagem completa (o factor imersão não se traduz em vantagem competitiva), um angulo de visão elevado num monitor 16:9 é sim vantajoso pois há uma maior percepção do que nos rodeia mas os teus olhos captam tudo, num ecrã 21:9 os olhos facilmente distraem-se ou nem consideram o que está na periferia da tua visão.

Ainda mais parvo é o argumento usado no Diablo, actualmente é possível correr a 21:9 perfeitamente tendo o jogo em Borderless Widescreen, mas a Blizzard insiste que não era suposto e não desconsiderou o remover essa opção numa futura actualização do jogo, "por questões competitivas", mas não permite essa opção para quem queira jogar sozinho sem chatear ninguem, não seria nada dificil permitir 21:9 em jogos como Starcraft 2 e Diablo III (em Fullscreen) e retirar essa opção para Online, ou até mesmo limitar a opção em Online para Ranked apenas, por exemplo, o Heroes of the Storm suporta, já o Hearthstone não... também é desenhado de raiz para 16:9 e o máximo que 21:9 iria introduzir seria mas da mesa, mas, mesmo assim seria mais confortável e daria zero vantagem táctica.

Mas, ai esta, é a Blizzard, a Nintendo do PC Gaming, já é sorte que o Word of Warcraft use mais do que um núcleo de CPU... e mal.
 
Ninguém aqui está a defender a blizzard. Apenas estava a enumerar uma possível razão ;)

No entanto ter um viewport maior é bem mais relevante que a questão de FPS. É que nem tem comparação possível.
Quanto à questão de single-player podem querer forçar uma experiência unificada apesar de aqui sim ser extremamente questionável.

Finalmente no que diz respeito a optimização de wow para multi-core acho que já cai demasiado em offtopic.
 
Ultimamente ando a namorar a ideia de comprar um UltraWide e acabei por ficar de olho num LG 34″ 34UC79G-B.
Os principais motivos para este são estes:
-Quero pelo menos 34" pois também quero usar o monitor para ver uns filmes no quarto.
-Quero 120 ou 144Hz pela suavidade que dá aos jogos.
-Quero 2560 x 1080 pois "apenas" tenho uma GTX 1070. Um monitor a 3440 x 1440 já vai puxar muito pela gráfica e limitar muito o desempenho.

Neste momento tenho um Benq XL2411T, que usa um painel TN. É muito rápido, mas a qualidade de cores é fraca.
O LG é um IPS e por isso deverá dar uma melhoria jeitosa na qualidade de imagem.
O Freesync é inconsequente, pois tenho uma gráfica da nVidia. Mas se calhar daqui a um ano ou dois poderei voltar a uma da AMD.

O real problema é o preço. O mais barato que encontro, ronda os 500 euros, o que é um investimento significativo.
Por isso, ainda fico a pensar se vale a pena dar o salto ou não. Ou se existe outro monitor que tenha features semelhantes, mas que seja melhor, ou mais barato.

Por fim, também gostava de ter um monitor com suporte para HDR10, mas neste momento parece ser coisa tão rara como gambozinos.
 
Que saiba esse é melhor monitor que existe para esse tamanho e, basicamente, o melhor no geral em termos de qualidade / preço em termos de UltraWide.
Como disse ao @David.S, a melhor forma de veres como será a transição é pesquisares todos os jogos que queiras jogar no WSGF / PCGW e ver o suporte 21:9.
 
Back
Topo