Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Por acaso acabei por capar a 60 porque é um jogo que jogo relaxado com comando e não preciso de 144hz para nada nisso.
Sabes que és um tipo de jogador de 144hz, não sabes? Penso que existem dois principais:
- os que gostam da experiência suave que fornece, independentemente do jogo que joguem, puramente pela experiência agradável;
- os que gostam para jogar competitivamente, e sentem necessidade para tal.

Mas confirmo que não tive tearing em high refresh.
Tens G-Sync? FreeSync? V-Sync ligado? Pq senão duvido muito...
 
Correr um jogo bloqueado a 60 frames per second e o monitor respectivo a 60hz é pior do que correr o mesmo jogo a 60 e o monitor a 144hz, embora o jogo possa correr de forma idêntica a imagem torna-se mais suave, para não falar que ter um monitor com Sincronização Adaptativa e não lhe dar uso é ter pago 1000 € para apenas dar uso a 400 € do monitor e deixar os restantes 600 € de lado. O The Witcher não foi desenhado para correr num certo valor, as animações não estão bloqueadas por frames (há jogos em que tal é o caso, o primeiro Bioshock, por exemplo, as animações estavam bloqueadas a 30, corrigiram isso no Remaster... e, por sua vez, deram cabo do resto, leva a entender que foi um milagre terem conseguido lançar o jogo original que lançaram de tão pouca mestria que tinham sobre o motor gráfico), no máximo podemos dizer que o jogo foi desenhado para correr num certo valor mínimo, agora se querem falar de jogos em que vai tudo ao ar quando os puxam acima de 60, ai já estamos a falar de jogos mal programados, bloquear as animações e a física de um jogo ao seu frame rate é mau desenvolvimento de um jogo, não tem outra explicação.
 
Última edição:
Sabes que és um tipo de jogador de 144hz, não sabes? Penso que existem dois principais:
- os que gostam da experiência suave que fornece, independentemente do jogo que joguem, puramente pela experiência agradável;
- os que gostam para jogar competitivamente, e sentem necessidade para tal.


Tens G-Sync? FreeSync? V-Sync ligado? Pq senão duvido muito...

Nunca ativo o Gsync por várias razões. Eu não noto tearing em ecrãs de 144hz só por si, nem a 250fps (painkiller e quake live por exemplo)

O gsync causa input lag, sim é pouco, mas está lá, e deixo de poder correr os jogos a mais que 144fps. Num jogo lockado a 60fps com o RivaTuner sem qualquer oscilação de fps, não tenho absolutamente nada de tearing. Por acaso Gsync é uma feature pela qual paguei e não dou uso minimamente. Acho completamente overrated, a menos que se tenha oscilação enorme de frames, que não é o meu caso.
 
@Logi_pt

Tenho seguido os teus posts e fazes-me lembrar um amigo meu que apesar de ter uma máquina interessante (4770k, GTX 680, etc) joga num CRT antiguissimo da Sony de 19":

- Diminui brutalmente as settings e resolução para conseguir 200Hz ou lá o que é;

- Pagou o mesmo pela 680 do que por exemplo uma R9 290 para conseguir mexer nos drivers e andar a afinar estas cenas no monitor;

- Desvaloriza Gsyncs e Freesyncs também.
 
Ahah compreendo o teu amigo :P Mas eu só faço isso em jogos competitivos. Como disse atrás, num Witcher 3 maximizo os gráficos dentro do possível e tranco a 60hz. 144hz para jogar single player de comando não faz sentido para mim, não muda em nada a minha experiência. Só mesmo em jogos rápidos controlados por rato :P

CRTs = BAE :) Mas ferem muito a vista e são 4:3, temos menos visão. Mas no futuro teremos uma tecnologia como o Oled com virtualmente 0ms de tempo de resposta eheh
 
O gsync causa input lag, sim é pouco, mas está lá, e deixo de poder correr os jogos a mais que 144fps.
Agora não tenho 100% de certeza mas penso que o input lag que o G ou Free Sync adiciona é irrelevante (isto é, muito pouco para que se consiga notar diferença). O que efectivamente pode estar a fazer diferença é não correres o jogo a mais de 144 fps.
É ir (re)ver 1 ou 2 videos do Battle(non)sense que ele tem sobre isso e fica-se esclarecido.
 
144hz para jogar single player de comando não faz sentido para mim, não muda em nada a minha experiência.
Exato. É como quem comprar um carro rápido para fazer corridas, ou pq simplesmente gosta de andar depressa.

Só acho estranho não veres/haver tearing sem o G-Sync. Antes de ter este monitor com G-Sync, tinha tb um de 144hz, e conseguia ver o tearing, mesmo acima de 144fps.
 
Eu não digo que não haja tearing, aquilo que te garanto é que não noto absolutamente nada. O factor 144hz atenua demasiado isso, ou temos todos sensibilidades diferentes, não sei.
 
Ahah compreendo o teu amigo :P Mas eu só faço isso em jogos competitivos. Como disse atrás, num Witcher 3 maximizo os gráficos dentro do possível e tranco a 60hz. 144hz para jogar single player de comando não faz sentido para mim, não muda em nada a minha experiência. Só mesmo em jogos rápidos controlados por rato :P

CRTs = BAE :) Mas ferem muito a vista e são 4:3, temos menos visão. Mas no futuro teremos uma tecnologia como o Oled com virtualmente 0ms de tempo de resposta eheh

Eu no witcher 3 tb faço lock a 60fps embora o meu monitor tenha 75hz e tenha g-sync. Não sei porque se deixar free (tenho uma gtx1070, anda sempre acima dos 80fps com tudo no máximo) fica bem pior que locked a 60fps, com stutterings estranhos, e locked fica excelente. Mas é o único jogo que me lembra de fazer isto no meu caso. Talvez seja do jogo.
 
por ai fora em foruns le se que o gsync suaviza bastante uma quebra d 60 para 50 fps ou 55 mas o que e certo e q eu nota essas quebras todas e sinceramente nao sao nada suaves. eu no witcher baixei as sombras para high e outro setting qualquer para parar d ter quebras brutas, alem d desligar o hairworks. depois comecei a dedicar me em ver qual era a melhor solucao para correr o jogo fluido. pois dava me sensacao d nao correr fluido. meti lhe um cap no riva de 60 fps e tou com 100 hz. nao sei se me podem confirmar mas as cores com 144 pioram um pouco em relacao a 120 por ex?
 
Eu antes de ter o i7, tinha um i5, e tinha algum stutter a jogar acima de 60 fps. Tenho jogado com 70-75, e não sei pq, tb acho que aquilo não tem a suavidade de outros 70 fps, que existe noutros jogos. A 60 fps o jogo fica mais composto, mas um bocadinho mais blurry do que quando jogo com unlimited framerate.

nao sei se me podem confirmar mas as cores com 144 pioram um pouco em relacao a 120 por ex?
Poderá ser do monitor? Não tenho bem a certeza, mas tb pode ser algo normal.
 
Eu antes de ter o i7, tinha um i5, e tinha algum stutter a jogar acima de 60 fps. Tenho jogado com 70-75, e não sei pq, tb acho que aquilo não tem a suavidade de outros 70 fps, que existe noutros jogos. A 60 fps o jogo fica mais composto, mas um bocadinho mais blurry do que quando jogo com unlimited framerate.


Poderá ser do monitor? Não tenho bem a certeza, mas tb pode ser algo normal.
nah ja tnha falado disso cm alguem percebe e supostamente sempre que aumentas o refrescamento as cores pioram sempre um pouco. se e verdade ou nao..m
 
Há paineis que perdem a qualidade com taxas de actualização elevadas, a iluminação não consegue acompanhar, quanto a The Witcher em si em noto uma maior suavidade a 75hz, mas eu jogo com Sincronização Adaptativa ao nivel dos controladores, e mesmo assim há alturas em que a GTX 1070 sua, é daqueles jogos que 4K só mesmo em SLI...
 
Um jogo sofre oscilações de peso consoante a complexidade da cena a renderizar.
Com a frame rate desbloqueada e a gráfica sempre nos 100%, essas oscilações de peso da cena introduzem muitas alterações no pacing dos frames (frame times).
Esses pequenos stutters sentem-se com ou sem coordenação do frame com a exibição no painel.

Quando tiver um destes paineis Gsync ou Freesync vou continuar a usa-los de forma oldschool, mas em vez de fazer target para 60 locked, tento outros valores locked, deixando espaço para a gráfica não bater nos 100% e piorar os frame times.
 
Back
Topo