Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Parece ser o mesmo painel usado nos samsung c27fg70/73. Podes ver o review no pcmonitors.info e em us.hardware.info. Os modelos antigos tinham algum overshoot que causava artefactos roxos em cenas escuras, no entanto a samsung já reduziu um pouco o overdrive no novo firmware e esse problema ficou resolvido.
Estes paineis são muito rápidos para VA, o mesmo não já não se pode dizer dos modelos 1440p hdr deles...

Eu comprei um c24fg73 na amazon.co.uk por 220€ este domingo.

Edit: Tem em atenção que mesmo sendo o mesmo painel, a samsung faz binning, provavelmente não vão ser tão uniformes quanto os usados no modelo da samsung.

Também adquiri um C27FG73, estou aguardar entrega. Espero que de facto o painel não tenha problemas, visto que o FG70 teve os vários problemas que mencionaste.
Btw esse HKC tem 4ms e não 1ms. Esse monitor é exatamente à primeira versão do MSI, a segunda versão do mesmo já tem 1ms.
 
Atenção que esses 1ms referidos são MPRT, não G2G e são conseguidos através de backlight strobing.

Ambos têm backlight strobing, mas, na minha opinião não vale a pena usar porque aumenta o input lag e cansa a vista muito rapidamente.
 
Última edição:
Acham o AOC AG251FZ boa compra? essencialmente para jogar cs:go. 24.5, 240HZ, FHD, 1ms

(sem prejuizo de ser suficiente monitores de 144Hz para o efeito)
 
Última edição:
Eu acho que não. Para o tempo de resposta acompanhar o refresh rate de 240hz tens de meter o overdrive no máximo o que causa overshoot.

Tens melhores opções a 240hz, como o asus pg258q. Eu por esse preço mais comprava era um bom ips 144hz/165hz 1440p, ou até um CHG70 1440p VA se este não tivesse transições de pixel tão lentas.
 
Última edição:
Infelizmente já o comprei, mas dado o preço (350 euros), teve mesmo de ser (o Asus sai muito do meu orçamento). De qualquer das formas, obrigado.
 
350€ é preço fixe, mas esse monitor não é de 240hz, mas sim 200hz... a 240hz skipa frames. Podes procurar sobre o fenómeno na web. Daí ser mais barato. Aconselho-te a colocares 200hz nas definições para não skipar pixel nenhum.

Também queria um de 240hz para overwatch e cs, mas há poucos modelos e de marcas que não gosto - asus, benq e afins...
 
Ainda nem se conseguem 144fps estáveis para os de 144Hz, quanto mais 200Hz... É mesmo painel para jogar CS:GO :D

Mas se querem conselhos para compras, existe um tópico para isso nas aquisições ;)
 
350€ é preço fixe, mas esse monitor não é de 240hz, mas sim 200hz... a 240hz skipa frames. Podes procurar sobre o fenómeno na web. Daí ser mais barato. Aconselho-te a colocares 200hz nas definições para não skipar pixel nenhum.

Também queria um de 240hz para overwatch e cs, mas há poucos modelos e de marcas que não gosto - asus, benq e afins...

Isso resolve-se facilmente com costum resolution no CRU, dá uma vista de olhos: https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?f=2&t=3598

Ainda nem se conseguem 144fps estáveis para os de 144Hz, quanto mais 200Hz... É mesmo painel para jogar CS:GO :D

Mas se querem conselhos para compras, existe um tópico para isso nas aquisições ;)

Não é necessário ter 144fps para tirar partido de 144hz, 60fps num monitor 144hz tem menos input lag e tearing que num 60hz.
Na maioria dos jogos multiplayer consegues 100fps+ com uns ajustes nas opções gráficas, overwatch por exemplo consigo bem 250fps locked, isto com um i5 haswell.
 
Isso não funciona com todos os modelos do AOC AG25. Acho muito mau ser publicitado como monitor de 240hz e depois em metade dos modelos ser efetivos 200hz..

Sobre os 240hz valerem a pena ou não, eu era como algum pessoal aqui, nunca achei que compensasse em relaçao a 144hz que já é mesmo muita bom. Mas na lisboa games week lá no stand da ***** tinham uns 5 monitores de 240hz e experimentei. Em 3 segundos fiquei mm maravilhado com aquilo e prometi a mim mesmo que tinha de comprar um dia destes... não sei se o pessoal tem noção, mas com essa taxa de 240hz não há desfoque nenhum de movimento, parece um ecrã CRT ou Oled (fora o contraste claro).

Mas só vou comprar quando sair algo da LG ou uma marca que goste mais. Monitores da asus e benq para mim são para esquecer. A asus tem um qc demasiado mau, raro o modelo sem fugas de luz nos cantos ou com contrastes a andarem perto dos 700:1...
 
Também me apercebi disso, é como ter ulmb em termos de blur, sem as desvantagens do strobing. Mesmo assim acho que pelo preço mais vale comprar um 144hz 1440p ips ou até VA (se aparecerem painéis com tempos de resposta aceitáveis).

O problema de 240hz é que em apenas alguns jogos tiras partido disso, e para tal tens de sacrificar muito nos gráficos. Neste momento não vejo vantagem a não ser para cs go/overwatch.
 
Também me apercebi disso, é como ter ulmb em termos de blur, sem as desvantagens do strobing. Mesmo assim acho que pelo preço mais vale comprar um 144hz 1440p ips ou até VA (se aparecerem painéis com tempos de resposta aceitáveis).

O problema de 240hz é que em apenas alguns jogos tiras partido disso, e para tal tens de sacrificar muito nos gráficos. Neste momento não vejo vantagem a não ser para cs go/overwatch.
Acho que alguém que não jogue um jogo competitivamente como o cs go ou Overwatch vai precisar dos 240hz. Estes monitores são mesmo para a malta que compete a sério e quer a melhor performance possível. Porque a nível de preço nem faz sentido, para longevidade é preferível um 1440p a 144hz comparativamente a um 1080p a 240hz.
 
Isso não é verdade. Não sei se foi aqui neste tópico ou no outro dos monitores que alguém explicou e bem que não precisam de 240fps para ter vantagem nos 240hz. Até a 60fps é diferente jogar num monitor com muitos hz em comparação com um de 60hz. O monitor continua a enviar refresh mais rápido... n sou jogador profissional nenhum e adorei os 240hz. Nota-se bem a diferença para 144hz, ao contrário do que eu também pensava...
 
Sim mas a diferença, pelo que tenho visto, está lá mas é muito menos pronunciada do que de 60 para 100 ou 144hertz. E com os monitores de 240hz a custarem praticamente o dobro do que os de 144hertz, acho que esses monitores só valem mesmo a pena para gamers sérios de e-sports.
Comprar um monitor de 240hertz só para ter um "feeling" melhor a <144fps do que um de 144hertz, na maioria dos jogos, não me parece valer a pena.
 
Fui eu que expliquei o porquê de 60 fps em 144Hz serem melhores que a 60Hz, mas apesar de compreender isso, também compreendo que para se tirar verdadeiro proveito, convém ter um mínimo de fps maior. 60 fps em 144Hz são melhores, mas não são TÃO melhores assim. O verdadeiro ganho desses paineis acontece acima dos 100 fps. O meu comentário foi apenas uma forma mais brincalhona de deixar visível que são poucos os jogos onde vão ter o melhor aproveitamento do monitor. Eu sou a favor de equilibrar as coisas. E 240Hz, para mim de momento, não fazem muito sentido. Preferia que houvesse uma aposta nos motores de jogo por forma a conseguir consistentemente mais fps em mais jogos.

Claro que há pessoas que vão gostar e usar os 240Hz, nem digo o contrário, ter mais opções é melhor neste mercado. Mas definitivamente é algo que vejo como sendo para um core muito específico de jogadores, não para o público geral.
 
Sim mas a diferença, pelo que tenho visto, está lá mas é muito menos pronunciada do que de 60 para 100 ou 144hertz. E com os monitores de 240hz a custarem praticamente o dobro do que os de 144hertz, acho que esses monitores só valem mesmo a pena para gamers sérios de e-sports.
Comprar um monitor de 240hertz só para ter um "feeling" melhor a <144fps do que um de 144hertz, na maioria dos jogos, não me parece valer a pena.

tão mas isso é a mm coisa que um monitor 1440p ou 4k em polegadas baixas. Comprar um monitor de alta resolução só para ter um detalhe melhor vale a pena? depende do que cada um gosta... mm coisa com 240hz. Eu experimentei e fiquei impressionado. É um luxo como qq outra coisa no mundo dos PCs. Comprar uma gtx 1080ti é um luxo, mas há quem compre.
 
Back
Topo