Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Até pode existir, afinal o fabricante não lançou o monitor com essa frequência e com isso não garante o seu funcionamento.
Mas, na prática, não deve haver problema. Já tenho meu Dell a 76Hz (60Hz de fábrica) e nunca tive problemas.

@sanyo_ uma coisa que deves ter em atenção é testar o monitor para frame skipping com a nova frequência.
Por exemplo, o meu Dell consegue ficar a mais de 76Hz mas depois fica com frame skipping, fazendo com que jogar nele seja uma experiência má.
 
Tenho na minha posse 2 presentes de Natal atrasados. Um chama-se Asus PG258Q e o outro AlienWare AW2518HF. Ambos monitores de 240hz.

Comprei o Asus numa conhecida loja nacional em promoção por 519€, e o outro na Amazon por uns meros 348€. Estou a analisar ambos para decidir com qual vou ficar, e o processo é bastante divertido para um apaixonado por monitores. Mais detalhes em breve, e se tiverem questões estão à vontade ;)
 
Tenho na minha posse 2 presentes de Natal atrasados. Um chama-se Asus PG258Q e o outro AlienWare AW2518HF. Ambos monitores de 240hz. https://forum.zwame.pt/forums/novidades-hardware-pc.3/

Comprei o Asus numa conhecida loja nacional em promoção por 519€, e o outro na Amazon por uns meros 348€. Estou a analisar ambos para decidir com qual vou ficar, e o processo é bastante divertido para um apaixonado por monitores. Mais detalhes em breve, e se tiverem questões estão à vontade ;)

Também estive a ver esse Alienware, na altura a 342€. Fiquei na dúvida sobre salta para um 27" 1440p e acabei por não comprar. Fico curioso com essa comparação quando puderes.
 
Tenho um Asus Mg278Q 2k 144Hz e ja tive oportunidade de testar um AlienWare AW2518HF 240Hz muito sinceramente nao noto diferença nenhuma de 144/240 Hz Mas no entanto de 1080P para 1440P isso notasse uma grande diferença. Por isso muito sinceramente nao vejo o porque fazer o upgrade de 144 para 240HZ. Isto e apenas a minha opiniao. Tem toda a lógica quem tiver a ideia de fazer upgrade passar para um ecra 1440p 144Hz. Ja agora muita atenção a carta gráfica porque se nao nao tiram nenhum proveito no mínimo uma 1070/1080. Espero ter ajudado.
 
Já 144hz é um "nicho", 240hz é um pequeno nicho de utilizadores. Para a grande maioria faz mais sentido 1440p e 144hz do que 240hz que até é mais dificil de manter com a maioria dos jogos.
 
Segue então a minha comparação pessoal entre os 2 mais aclamados monitores de 240hz, Asus PG258Q e Dell/AlienWare AW2518

Estética/Materiais

Dou a vitória ao modelo da Dell. O monitor da asus tem uma base demasiado grande, ocupa demasiado espaço na secretária e pode-se tornar intrusiva, dependendo do espaço que têm ao dispor. Penso que a Asus devia melhorar esse aspecto da sua linha gaming.

A nível de regulação em altura, o Asus PG258Q atinge mais distância, dá para baixar mais que o Dell.


OSD/navegação

Vitória para o Asus PG25. Famosos pelo seu simples, rápido e intuitivo OSD, controlado por um pequeno joystick na parte traseira do monitor. Acima disso não existe mais nada.

O Dell possui 7 (!) botões na parte frontal e o OSD é menos intuitivo e mais lento.

Cores/Contraste

Vitória clara para o AlienWare. O monitor da Asus, como é habitual na marca, não consegue bons níveis de pretos, ainda que bastante superior aos históricos VG248QE ou MG248Q. O monitor da AlienWare tem uma reprodução de cores e contraste ao melhor nível que já vi em paineis TN.


Tempo de resposta/Overdrive/Overshoot

Vitória para a Asus, como é habitual. A regulação de Overdrive da Asus é fantástica em quase todas as suas linhas. Mesmo utilizando o overdrive em "Extreme" (tem 3 presets, normal, fast e xtreme) não há overshoot notório em jogos, sendo necessário recorrer a testes UFO para verificar o mesmo.

Referir, no entanto, que o AlienWare tem o famoso truque presente em grande parte dos monitores TN da Dell (S24 e S27 por exemplo). Baixando o contraste para 30 (ou menos) nas opções, regulando consequentemente as cores para equilibrar a imagem novamente, o tempo de resposta é dos mais baixos que se podem registar. O preço a pagar é a qualidade de imagem que fica claramente afectada. Ainda assim, mesmo com uma calibração normal, este monitor é muito rápido e o overshoot é apenas notório em cores mais claras (branco, amarelo).

O Asus PG25 ganha neste aspecto, no entanto.


Latência de entrada (input lag)

Vitória clara para o AlienWare AW25. É notório pelo simples movimentar do rato em ambiente 2d Windows. O monitor é bastante mais responsivo que o Asus. O mesmo acontece face aos outros monitores de 240hz. Habitualmente conhecidos por não estarem ao nível desejado de input lag.

Referir que ao contrário do que várias pessoas julgam, não existe apenas um painel de 240hz. O modelo da Dell utiliza um painel mais recente, o que provavelmente explica o facto de ser mais rápido.

Asus PG258Q utiliza o famoso AU Optronics Q250HTA00, também presente nos modelos Benq XL2540/46, ViewSonic XG2501, AOC e Acer XB25. Ao passo que o Dell utiliza o mais recente M250HTN01.0



Relação Preço versus Qualidade

Vitória clara para o Dell. Com 350€ de valor, não muito longe de modelos 144hz como o Asus MG248Q, Benq XL2430 e mais barato que o Benq XL2536. Todos estes modelos inferiores. O Asus PG25 tem a sua versão FreeSync (XG) por 500€ e a versão Gsync por 600€.


No final optei por ficar com o AlienWare AW25 devido a: preço, contraste e input lag. 3 factores demasiado importantes. Apesar de ter conseguido o Asus PG25 por um preço muito abaixo do habitual, continuei a achar que não compensa face ao Dell.

Referir que a experiência de utilizar um monitor de 240hz, para os amantes de strobing, CRTs, ausência de arrastamento, baixo input lag, é fenomenal. Tal como muitas pessoas, e mesmo sendo apaixonado por monitores, nunca achei que 240hz fossem um grande acrescento em relação a 144hz. A verdade é que são, e notamos isso assim que começamos a jogar um jogo que consiga entregar cerca de 180 frames (ou mais).

Depois de se jogar a 240hz, ao passarmos para 144hz notamos imediatamente um absurdo maior arrastamento na imagem. De vez em quando coloco o monitor a 144hz e é um choque, tal como se tornou um choque utilizar 60hz depois de utilizar 120hz/144hz :)

Estou satisfeito com a minha aquisição e a quem estiver interessado num produto com estas características, não hesite em premir o gatilho no AlienWare AW2518HF. Por 350€ acho um excelente negócio e não é assim muito mais dinheiro que um monitor 144hz de entrada (LG 24GM79, AOC G24 ou ViewSonic XG2401/02), que são claramente inferiores em praticamente todos os aspectos :)

edição: está neste momento a 342€ na Amazon UK.

edição 2: neste momento custa 317€ em território nacional !
 
Última edição:
Segue então a minha comparação pessoal entre os 2 mais aclamados monitores de 240hz, Asus PG258Q e Dell/AlienWare AW2518

Estética/Materiais

Dou a vitória ao modelo da Dell. O monitor da asus tem uma base demasiado grande, ocupa demasiado espaço na secretária e pode-se tornar intrusiva, dependendo do espaço que têm ao dispor. Penso que a Asus devia melhorar esse aspecto da sua linha gaming.

A nível de regulação em altura, o Asus PG258Q atinge mais distância, dá para baixar mais que o Dell.


OSD/navegação

Vitória para o Asus PG25. Famosos pelo seu simples, rápido e intuitivo OSD, controlado por um pequeno joystick na parte traseira do monitor. Acima disso não existe mais nada.

O Dell possui 7 (!) botões na parte frontal e o OSD é menos intuitivo e mais lento.

Cores/Contraste

Vitória clara para o AlienWare. O monitor da Asus, como é habitual na marca, não consegue bons níveis de pretos, ainda que bastante superior aos históricos VG248QE ou MG248Q. O monitor da AlienWare tem uma reprodução de cores e contraste ao melhor nível que já vi em paineis TN.


Tempo de resposta/Overdrive/Overshoot

Vitória para a Asus, como é habitual. A regulação de Overdrive da Asus é fantástica em quase todas as suas linhas. Mesmo utilizando o overdrive em "Extreme" (tem 3 presets, normal, fast e xtreme) não há overshoot notório em jogos, sendo necessário recorrer a testes UFO para verificar o mesmo.

Referir, no entanto, que o AlienWare tem o famoso truque presente em grande parte dos monitores TN da Dell (S24 e S27 por exemplo). Baixando o contraste para 30 (ou menos) nas opções, regulando consequentemente as cores para equilibrar a imagem novamente, o tempo de resposta é dos mais baixos que se podem registar. O preço a pagar é a qualidade de imagem que fica claramente afectada. Ainda assim, mesmo com uma calibração normal, este monitor é muito rápido e o overshoot é apenas notório em cores mais claras (branco, amarelo).

O Asus PG25 ganha neste aspecto, no entanto.


Latência de entrada (input lag)

Vitória clara para o AlienWare AW25. É notório pelo simples movimentar do rato em ambiente 2d Windows. O monitor é bastante mais responsivo que o Asus. O mesmo acontece face aos outros monitores de 240hz. Habitualmente conhecidos por não estarem ao nível desejado de input lag.

Referir que ao contrário do que várias pessoas julgam, não existe apenas um painel de 240hz. O modelo da Dell utiliza um painel mais recente, o que provavelmente explica o facto de ser mais rápido.

Asus PG258Q utiliza o famoso AU Optronics Q250HTA00, também presente nos modelos Benq XL2540/46, ViewSonic XG2501, AOC e Acer XB25. Ao passo que o Dell utiliza o mais recente M250HTN01.0



Relação Preço versus Qualidade

Vitória clara para o Dell. Com 350€ de valor, não muito longe de modelos 144hz como o Asus MG248Q, Benq XL2430 e mais barato que o Benq XL2536. Todos estes modelos inferiores. O Asus PG25 tem a sua versão FreeSync (XG) por 500€ e a versão Gsync por 600€.


No final optei por ficar com o AlienWare AW25 devido a: preço, contraste e input lag. 3 factores demasiado importantes. Apesar de ter conseguido o Asus PG25 por um preço muito abaixo do habitual, continuei a achar que não compensa face ao Dell.

Referir que a experiência de utilizar um monitor de 240hz, para os amantes de strobing, CRTs, ausência de arrastamento, baixo input lag, é fenomenal. Tal como muitas pessoas, e mesmo sendo apaixonado por monitores, nunca achei que 240hz fossem um grande acrescento em relação a 144hz. A verdade é que são, e notamos isso assim que começamos a jogar um jogo que consiga entregar cerca de 180 frames (ou mais).

Depois de se jogar a 240hz, ao passarmos para 144hz notamos imediatamente um absurdo maior arrastamento na imagem. De vez em quando coloco o monitor a 144hz e é um choque, tal como se tornou um choque utilizar 60hz depois de utilizar 120hz/144hz :)

Estou satisfeito com a minha aquisição e a quem estiver interessado num produto com estas características, não hesite em premir o gatilho no AlienWare AW2518HF. Por 350€ acho um excelente negócio e não é assim muito mais dinheiro que um monitor 144hz de entrada (LG 24GM79, AOC G24 ou ViewSonic XG2401/02), que são claramente inferiores em praticamente todos os aspectos :)

edição: está neste momento a 342€ na Amazon UK.
Obrigado pelos teus testes e disponibilidade. Sempre pensei trocar por um monitor de 27" , mas os restantes requisitos pessoais , 1440p e 144hz aliado a boa imagem, elevavam os valores. Acho que este Alienware acaba por ser um pouco maior que um 24" FHD a 144hz, mantendo um bom dpi.
 
@helderxl é praticamente igual a um monitor de 24 polegadas em termos de tamanho.

Referir também que:

1440p a 144hz vs 1080p a 144hz para as mesmas polegadas -> 1440p é mais detalhado devido a ter mais ppi, incontornável

1440p a 144hz vs 1080p a 240hz para as mesmas polegadas, e mantendo uma framerate de 200fps (ou mais) -> 1080p tem praticamente o mesmo detalhe.

Porquê?

Com 240hz e sustendo uma framerate alta, o trailing fica reduzido a valores mínimos, criando a ilusão de mais definição na imagem.
Podem "simular" esta situação num monitor de 144hz e colocarem a resolução a 1366x768 ou 1280x720. De seguida comparam essa mesma resolução a 60hz. A 60hz vai aparecer sempre menos definida devido ao scanout inferior do painel :)

Exemplos:

blurring-image-1024x617.jpg


144-vs-240hz-ufo-test-big.jpg


Como os videojogos têm bastante movimento, dependendo do género, 1080p a 240hz em determinadas situações apresenta mais detalhe e pormenor em transições, do que 1440p a uma taxa de actualização mais baixa, dado que não há praticamente distorção de imagem.
 
Acho que foi o NCIX (antes de terem morrido) que fizeram um blind test entre 144 e 240 e a maioria do pessoal não conseguia distinguir. Para a maioria das pessoas a diferença não se vai fazer sentir imho.
 
A única explicação será o facto das pessoas terem sensibilidades diferentes. Neste momento ao utilizar 144hz parece que voltei a 60hz, mesmo a 2d (Windows 10 desktop) :)
 
A pior coisa é o retrocesso, isto é passar de 240 para 144 ou de 144 para 60. O cérebro habitua-se à frequência elevada, e quando passa para a frequência inferior, nota logo que está algo diferente. O que acho estranho é que quando passei de 60 para 144hz não notei grande diferença na fluidez, mas quando voltei a experimentar 60 pensei "fogo, isto não era assim, era fluído..." Não sei se o cérebro torna-se preguiçoso para compensar a falta de fluidez ou se se torna mais exigente com menores Hz, isto é, fica mais treinado...
 
A pior coisa é o retrocesso, Não sei se o cérebro torna-se preguiçoso para compensar a falta de fluidez ou se se torna mais exigente com menores Hz, isto é, fica mais treinado...

Isso é sempre assim, para tudo (incluindo ppi)! É o fator habituação. Até para o vinho é assim. Quem disser que não nota diferença (a maioria) que experimente com frequência durante algum tempo e depois volte para trás > vão notar logo a diferença com um grito.

A questão é, consegues os 240fps nos jogos, principalmente os mínimos? O preço das gráficas está fora de controle por causa dos mineiros. Nota-se muito quando oscila abaixo disso?
E por fim, o resto do monitor consegue acompanhar os 240(lag)? Nalgumas reviews disseram alguns monitores só acompanham para aí os 160hz, testando com diferentes overdrives.
 
Para alem dos jogos, nota se /sente se o aumento de hz em simples ambiente windows, ou neste caso, cad 3d?
Pergunto pois estou em vias de actualizar o meu pc do trabalho, e queria ver se conseguia chorar por 2 monitores novos. Mas se tivesse vantagem, gostava de aumentar dos tradicionais 60hz.
Em casa tenho um ultrawide de 75, mas como este é led e o do trabalho e um hp com ccfl (hp zr24w), logo nao da para perceber.
Entao gostava de saber se tenho vantagem e se tal acontecer o que aconselham na casa dos 24" sem estoirar o orcamento (subir para 75hz ja ajudaria) mas tem de ser Ips, e htz nativos, pois sera para usar uma nvidia quadro p2000.
Obrigado
 
Para esse tipo de tarefas não há necessidade de comprares um monitor de 240hz :) Também não existem ecrãs IPS com 240hz, devido ao facto de não conseguirem acompanhar a refresh rate com um tempo de resposta de pixels adequado.

Terás, no entanto, bastantes soluções IPS 144hz ao teu dispor. Cansa menos a vista, só tem vantagens face a 60hz :)
 
eu não estou a falar em 240 Hz. ;)
Apenas queria perceber se para o fim que pretendo, se noto diferença em relação a um monitor de 60Hz.
Em casa tenho um ultrawide de 75hz, e se as diferenças mais notorias serão mais em termos de jogos, ou ambiente windows e afins tambem se nota ;)
 
Back
Topo