Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Olá @DrummerMagnetic ! Penso que a tua dúvida não se adequa a este tópico, referente a monitores com taxas de atualixação altas :) Em relação ao teu problema tens a possibilidade de comprar um cabo HDMI2.0-Displayport. Não vejo outra alternativa. Desconheço o valor dos mesmos, mas parto do princípio que serão bastante caros.

A tecnologia gsync tem sido utilizada com DisplayPort. Deduzo que te refiras a modelos da linha Acer Predator com Gsync 4k, mas sem o valioso Hdmi 2.0. Sem ter nomes para colocar em cima da mesa, não dúvido que em breve o mercado tenha opções para ti :)

Tambem tou a espera que fique em stock para comprar um.

Olá! O AlienWare AW2518HF está neste momento com stock na Amazon Espanhola. A promoção de 342€ não existe de momento. Custa 372€ agora. Bons jogos :)
 
Bem malta a página principal deste tópico não é atualizada há 5 anos. Vou trazer algumas recomendações/informações do tópico de monitores para aqui e adicionar alguns modelos, é uma coisa que vai estar em construção.
Quem quiser ajudar está à vontade :)
 
Boas malta,

Alguém anda ter problemas com o G-SYNC? nomeadamente, flicker no ecrã (piscar) ?

Pelo que pesquisei, isto é um problema da Nvidia, que foi introduzido apartir de uma certa driver e nunca mais saiu, pessoalmente só reparei nisto há uns meses para cá.

Basta pesquisar no google, aparece bastante info.

Tenho um ecrã de 120hz com G-Sync, TN.

@Daniel_1110 , que tens a dizer sobre isto?

Cumps
 
Última edição:
Tenho esse problema no PG348Q. Até pensei que fosse defeito do monitor. Só se nota se eu estiver a olhar com atenção para a parte superior do monitor ou em imagens estáticas (pausas nos menus de jogos, por exemplo).
 
A mim acontece-me ligeiramente no meu PG279Q apenas quando estou <~35fps. É um bocado irritante mas descobri que se retirar o OC de 165Hz e ficar "apenas" nos 144Hz isso deixa de acontecer.
 
Tenho esse problema no PG348Q. Até pensei que fosse defeito do monitor. Só se nota se eu estiver a olhar com atenção para a parte superior do monitor ou em imagens estáticas (pausas nos menus de jogos, por exemplo).

Aqui noto a jogar normalmente, mas como é no topo superior, não incomoda assim muito.

A mim acontece-me ligeiramente no meu PG279Q apenas quando estou <~35fps. É um bocado irritante mas descobri que se retirar o OC de 165Hz e ficar "apenas" nos 144Hz isso deixa de acontecer.

Bom para ti, tens solução.

-----------------------

Corrigam-me se estiver errado, mas pelo que li este "bug" foi introduzido numa driver e a Nvidia nunca mais corrigiu?

Foi o que li na net.

@miguelbazil e @Daniel_1110, visto voces serem peritos no tema, que acham disto?
 
Última edição:
Olá @StreeTunder

Para poder esclarecer-te quanto ao problema que estás a ter, terei de primeiro explicar como funciona um ecrã com módulo Gsync na sua generalidade. Tentarei fazê-lo de forma menos técnica e mais fácil para compreenderes.

Para tal, primeiro terei de te explicar como funciona o input lag nos monitores e como as imagens são apresentadas nos mesmos. De forma geral, e simplificando, quando envias uma ordem para o monitor ou quando o GPU envia imagens para o mesmo, o monitor apresenta a imagem em 3 grandes partes: Linha superior, Linha central e Linha inferior. A linha superior é a mais rápida a ser recebida, a linha central mais lenta, mas mais rápida que a inferior que é a mais lenta.

Aqui ficam os resultados de input lag comuns para um monitor sem módulo Gsync (neste exemplo em particular é o ViewsonicVP2785-4k):

viewsonic-vp2785-4k-monitor-latenz-456x300.jpg


A linha superior apresenta menos latência (2,3ms), a central um pouco mais e a linha inferior com o valor maior. A linha superior do ecrã não espera pelos frames da central e inferior. Isto dá sensação de menos lag quando envias ordens com um rato ou comando.

O que acontece com módulos Gsync?

Todos os monitores com módulo Gsync têm uma particularidade. O atraso de sinal entre as 3 linhas é muito idêntico, isto é, o monitor só responde à recepção de informação quando todas as linhas estão prontas para o receber.

De seguida temos um diagrama que nos mostra o input lag de um monitor Gsync (neste exemplo em particular é o Asus PG258Q 240hz):

asus-pg258q-monitor-Latenz_asus_rog-456x300.jpg


Como podes verificar, os valores superiores, centrais e em baixo são todos muito próximos. O que significa que o monitor representa o sinal que recebe praticamente em simultâneo e de forma uniforme em todo o painel.

Isto causa um atraso perceptível nas ordens que efectuas com o comando ou rato. Relembro que a parte do ecrã que melhor corresponde ao teu "feeling" de lag, é a superior, e sempre a superior. Apesar de grande parte dos reviewers terem em conta a média das 3 linhas, o que é parcialmente errado! Digo parcialmente, porque efectivamente a média de input lag do ViewSonic VP, por exemplo, são 9,5ms, mas um monitor com média de 9,5ms e com 5ms na linha superior será sempre mais lento na tua percepção!

Para que serve tudo isto?

O facto dos ecrãs Gsync serem mais atrasados na recepção do sinal na linha superior, e o facto de tornarem essa recepção uniforme, faz com que possam aparecer:

1- artefactos, principalmente na zona superior
2- Flickering, principalmente na zona superior
3- Stutters, principalmente na zona central

Todos estes sintomas negativos de Gsync dependem de muitos outros factores:

1- Qualidade do painél em questão
2- Sorte/Azar na sample, mesmo dentro dos mesmos modelos
3- O monitor utilizar PWM para controlar o brilho ou ser Flicker Free
4- O monitor estar a operar numa frequência acima da sua original (casos de monitores como Asus VG248QE, MG248QR, Asus PG248Q, Benq XL2411, Benq XL2430, modelo da AOC, e praticamente todos os monitores 144hz, que na realidade são de 120hz e contam com overclock)

No teu caso, sem ter dados científicos e fontes, calculo que a probabilidade do teu monitor utilizar PWM é de 99,9%... é um monitor de portátil e quase nenhum é flicker free! Ora isso só piora o problema.

Porque tens flicker?

O flicker que te acontece é provavemente devido a alguns dos factores que enumerei.

1- Tens a framerate baixa com Gsync ligado, e como a linha superior é muito lenta há um conflito. Relembro que os frame times de 30fps são 32ms - a experiência é bastante má com muito arrastamento de imagem/blur, má resposta dos pixels, má resposta nas ordens efectuadas no comando ou rato. Adicionalmente o monitor está a apresentar as imagens na linha superior com 15ms-20ms de atraso. Conflito.

2- O teu monitor não está na frequência nativa. Conflito com gsync (e até mesmo sem gsync pode acontecer)

3- O teu monitor a acrescentar a tudo isto, não é flicker free (utiliza PWM). Com todas estas condições negativas de baixa framerate e frequência com overclock, o flicker ainda se faz notar mais (tal como notamos imensamente o flicker num monitor CRT se o colocarmos a 40hz, experimenta!)

Como resolver?

1- Experimenta criar resoluções personalizadas com a taxa de atualização do ecrã mais baixa

2- Aumenta o brilho do ecrã para o máximo, para o monitor deixar de usar PWM e portanto ficar sem flicker. Ajusta o contraste e cores para valores mais baixos para não ficares com o ecrã demasiado luminoso (truque habitualmente utilizado em TVs e no famoso e icónico Asus VG248QE, que não é flicker free)

3- Tenta baixar as settings e tirar mais framerate dos jogos em questão.

Mais do que isto não consigo ajudar-te.

A título de mera opinião pessoal, eu pessoalmente não gosto da tecnologia Gsync devido a todas as situações que referi, aliado ao preço do módulo. Os monitores são mais lentos que Freesync, mais propícios a problemas de flickering e a problemas de dores de cabeça, cansaço ocular, enjoo a jogar jogos. Os monitores Gsync são, no entanto, os melhores a nível de tempo de resposta dos pixels devido à imagem ser apresentada de forma uniforme. São mais fluídos nas transições. E evidentemente quando o Gsync funciona como é suposto, em certos intervalos de framerate, a experiência é mais fluída. E as vantagens ficam-se por aqui.

Bons jogos!
 
Olá @StreeTunder

Para poder esclarecer-te quanto ao problema que estás a ter, terei de primeiro explicar como funciona um ecrã com módulo Gsync na sua generalidade. Tentarei fazê-lo de forma menos técnica e mais fácil para compreenderes.

Para tal, primeiro terei de te explicar como funciona o input lag nos monitores e como as imagens são apresentadas nos mesmos. De forma geral, e simplificando, quando envias uma ordem para o monitor ou quando o GPU envia imagens para o mesmo, o monitor apresenta a imagem em 3 grandes partes: Linha superior, Linha central e Linha inferior. A linha superior é a mais rápida a ser recebida, a linha central mais lenta, mas mais rápida que a inferior que é a mais lenta.

Aqui ficam os resultados de input lag comuns para um monitor sem módulo Gsync (neste exemplo em particular é o ViewsonicVP2785-4k):

viewsonic-vp2785-4k-monitor-latenz-456x300.jpg


A linha superior apresenta menos latência (2,3ms), a central um pouco mais e a linha inferior com o valor maior. A linha superior do ecrã não espera pelos frames da central e inferior. Isto dá sensação de menos lag quando envias ordens com um rato ou comando.

O que acontece com módulos Gsync?

Todos os monitores com módulo Gsync têm uma particularidade. O atraso de sinal entre as 3 linhas é muito idêntico, isto é, o monitor só responde à recepção de informação quando todas as linhas estão prontas para o receber.

De seguida temos um diagrama que nos mostra o input lag de um monitor Gsync (neste exemplo em particular é o Asus PG258Q 240hz):

asus-pg258q-monitor-Latenz_asus_rog-456x300.jpg


Como podes verificar, os valores superiores, centrais e em baixo são todos muito próximos. O que significa que o monitor representa o sinal que recebe praticamente em simultâneo e de forma uniforme em todo o painel.

Isto causa um atraso perceptível nas ordens que efectuas com o comando ou rato. Relembro que a parte do ecrã que melhor corresponde ao teu "feeling" de lag, é a superior, e sempre a superior. Apesar de grande parte dos reviewers terem em conta a média das 3 linhas, o que é parcialmente errado! Digo parcialmente, porque efectivamente a média de input lag do ViewSonic VP, por exemplo, são 9,5ms, mas um monitor com média de 9,5ms e com 5ms na linha superior será sempre mais lento na tua percepção!

Para que serve tudo isto?

O facto dos ecrãs Gsync serem mais atrasados na recepção do sinal na linha superior, e o facto de tornarem essa recepção uniforme, faz com que possam aparecer:

1- artefactos, principalmente na zona superior
2- Flickering, principalmente na zona superior
3- Stutters, principalmente na zona central

Todos estes sintomas negativos de Gsync dependem de muitos outros factores:

1- Qualidade do painél em questão
2- Sorte/Azar na sample, mesmo dentro dos mesmos modelos
3- O monitor utilizar PWM para controlar o brilho ou ser Flicker Free
4- O monitor estar a operar numa frequência acima da sua original (casos de monitores como Asus VG248QE, MG248QR, Asus PG248Q, Benq XL2411, Benq XL2430, modelo da AOC, e praticamente todos os monitores 144hz, que na realidade são de 120hz e contam com overclock)

No teu caso, sem ter dados científicos e fontes, calculo que a probabilidade do teu monitor utilizar PWM é de 99,9%... é um monitor de portátil e quase nenhum é flicker free! Ora isso só piora o problema.

Porque tens flicker?

O flicker que te acontece é provavemente devido a alguns dos factores que enumerei.

1- Tens a framerate baixa com Gsync ligado, e como a linha superior é muito lenta há um conflito. Relembro que os frame times de 30fps são 32ms - a experiência é bastante má com muito arrastamento de imagem/blur, má resposta dos pixels, má resposta nas ordens efectuadas no comando ou rato. Adicionalmente o monitor está a apresentar as imagens na linha superior com 15ms-20ms de atraso. Conflito.

2- O teu monitor não está na frequência nativa. Conflito com gsync (e até mesmo sem gsync pode acontecer)

3- O teu monitor a acrescentar a tudo isto, não é flicker free (utiliza PWM). Com todas estas condições negativas de baixa framerate e frequência com overclock, o flicker ainda se faz notar mais (tal como notamos imensamente o flicker num monitor CRT se o colocarmos a 40hz, experimenta!)

Como resolver?

1- Experimenta criar resoluções personalizadas com a taxa de atualização do ecrã mais baixa

2- Aumenta o brilho do ecrã para o máximo, para o monitor deixar de usar PWM e portanto ficar sem flicker. Ajusta o contraste e cores para valores mais baixos para não ficares com o ecrã demasiado luminoso (truque habitualmente utilizado em TVs e no famoso e icónico Asus VG248QE, que não é flicker free)

3- Tenta baixar as settings e tirar mais framerate dos jogos em questão.

Mais do que isto não consigo ajudar-te.

A título de mera opinião pessoal, eu pessoalmente não gosto da tecnologia Gsync devido a todas as situações que referi, aliado ao preço do módulo. Os monitores são mais lentos que Freesync, mais propícios a problemas de flickering e a problemas de dores de cabeça, cansaço ocular, enjoo a jogar jogos. Os monitores Gsync são, no entanto, os melhores a nível de tempo de resposta dos pixels devido à imagem ser apresentada de forma uniforme. São mais fluídos nas transições. E evidentemente quando o Gsync funciona como é suposto, em certos intervalos de framerate, a experiência é mais fluída. E as vantagens ficam-se por aqui.

Bons jogos!

Muito obrigado pela info,

Tens aqui todos os specs, detalhes do ecrã, desce até á parte de analise do ecrã:

https://www.notebookcheck.net/MSI-GT72VR-7RE-Dominator-Pro-Notebook-Review.190406.0.html

We cannot determine PWM flickering at any brightness level.


Depois diz que achas.

Obrigado.
 
Segundo a review, mesmo que tenha flicker a frequência são 902mhz. A frequência do Asus VG248QE são 833mhz e mesmo assim há pessoas que notam o flicker! Seria necessário também ter a certeza que o modelo analisado possui o mesmo monitor que o teu modelo, dado que por vezes os modelos dos monitores variam de país para país!

Verifiquei também que é um painel de 120hz, e calculo que sejam nativos!

Parece que nos resta apenas a hipótese de estares com uma baixa framerate ou simplesmente teres tido azar com a tua sample (um azar que é bastante comum com módulos Gsync por sinal). Há também possibilidade do problema ser mitigado com drivers da Nvidia. Podes experimentar instalar outros drivers.
 
Segundo a review, mesmo que tenha flicker a frequência são 902mhz. A frequência do Asus VG248QE são 833mhz e mesmo assim há pessoas que notam o flicker! Seria necessário também ter a certeza que o modelo analisado possui o mesmo monitor que o teu modelo, dado que por vezes os modelos dos monitores variam de país para país!

Verifiquei também que é um painel de 120hz, e calculo que sejam nativos!

Parece que nos resta apenas a hipótese de estares com uma baixa framerate ou simplesmente teres tido azar com a tua sample (um azar que é bastante comum com módulos Gsync por sinal). Há também possibilidade do problema ser mitigado com drivers da Nvidia. Podes experimentar instalar outros drivers.

Sim 120hz nativos, painel TN.

É o mesmo, na designação nas propriedades, diz Chi Mei N173HHE-G32 (CMN1747).

Parece que ele faz isto, mediante qualquer frame-rate, tenho os fps bloqueados a 117fps já para o g-sync funcionar.

Tenho o V-sync desligado tanto nas settings nvidia, como nos jogos.

Vou experimentar instalar uma driver antiga a ver se faz diferença.

Obrigado pela ajuda.
 
Boas @Daniel_1110

Entretanto testei os seguintes drivers, sempre limpos com o DDU no modo de segurança :

oHKz5pq.jpg


Tudo na mesma,

borderless = 5 estrelas

fullscreen = lado direito pisca

30fps = noto um bocadinho menos

60fps = noto mais o piscar

acima de 60 fps = noto um bocadinho menos

Acho que isto arruma com o assunto do G-Sync a piscar, drivers não é o problema.
 
@StreeTunder mas tens de testar essa framerate com o Vsync do jogo ligado, e fullscreen sem bordeless :)

-> https://imgur.com/a/QhFt5

Não noto diferença nenhuma:

Fullscreen,

58fps = 60fps, igual, não há diferença, notasse bastante

118fps = na casa dos 100fps, igual não há diferença, noto um bocado menos

30fps = é mesmo a melhor opção, é quase inexistente

V-Sync desligado ou ligado, dentro do jogo ou nos Nvidia settings = não faz nada (o v-sync só funciona se os fps estiverem a 120fps ou seja de nada vale ligar isto)

O que é absurdo é que a maioria das pessoas indica que quanto menor for a frame-rate mais se nota o piscar / flickering, ou seja mais na casa dos 40 / 30 fps e para baixo.

Aqui não é o caso, quanto mais perto dos 60fps ainda mais noto o flickering, 70fps / 60fps / 50fps, é quando noto mais, principalmente a 60fps.

Quanto maior for a frame-rate, apartir dos 80fps, noto cada vez menos e melhora bastante, mas mesmo assim noto qualquer coisa.

O que melhora mesmo, ou até elimina de vez é jogando a 30fps lol

E o ecrã sõ pisca do lado direito apenas, outra coisa mais absurda e estranha.

Não sei o que dizer, já pedi aos outros users com o mesmo modelo para testarem o mesmo jogo e com a mesma frame-rate, aguardo feedback deles para saber se realmente é defeito, ou se é do ecrã.

Sinceramente, já nem sei se será defeito ou não.
 
Como te disse, não é um problema isolado com ecrãs Gsync! Muitas pessoas se queixa do mesmo, com menos ou mais intensidade, e a partir do momento que reparamos no problema, depois o cérebro é matreiro e não nos deixa abster disso...

Tenho pena de não conseguir ajudar e de não conseguires resolver o problema! :(
 
Como te disse, não é um problema isolado com ecrãs Gsync! Muitas pessoas se queixa do mesmo, com menos ou mais intensidade, e a partir do momento que reparamos no problema, depois o cérebro é matreiro e não nos deixa abster disso...

Tenho pena de não conseguir ajudar e de não conseguires resolver o problema! :(

Não tem mal, eu agradeço as dicas.

É, mas olha eu agora não consigo parar de olhar para lá, mas tenho jogado assim na mesma, felizmente é no canto direito, se fosse no meio era pior.

Mas é muito distrativo, distrai muito mesmo.

O G-Sync realmente é muito mesquinho, quando comprei não sabia nada disto.

Não pensava que era preciso fazer tantas coisas para por isto a funcionar, que disparate.

Mas verdade seja dita, gosto da tecnologia, tanto que não jogo sem ela.

Não consigo é chegar a um consenso, todos dizem que notam mais o flickering / piscar, quanto menor for a frame-rate, e aqui é o contrário, quanto menor melhor, e apenas do lado direito.

Agora preciso é que os meus colegas com o mesmo modelo, testem o mesmo jogo, com os mesmos settings e já fico a saber se é defeito ou não.

Só queria mesmo saber se é algum problema, ou se é apenas do G-Sync.

Sinceramente, a mim parece-me parece-me que não é problema do ecrã, é normal funcionamento do G-Sync e varia consoante o ecrã (IPS, TN, etc), e as caracteristicas do mesmo (120HZ, 140HZ ETC), tempo de resposta...

As duvidas vão ficar limpas se esses colegas fizerem o teste, eles disseram que iam fazer... vamos a ver...

Obrigado!
 
Como te referi eu pessoalmente não gosto de monitores com módulo Gsync. Os mesmos provocam-me cansaço ocular e dores de cabeça após uso prolongado devido ao scan out dos ecrãs gsync ser uniforme! E têm mais input lag também. Quando fiz o comparativo entre o AlienWare AW2518HF 240hz e o Asus PG258Q 240hz, foi um dos factores que tive em conta, e decidi ficar com o alienware, que é freesync.

Frisar, no entanto, que o Gsync tem as suas grandes vantagens em jogos single player com bom grafismo e framerates mais baixas, algo que praticamente nunca faço no meu computador.
 
Back
Topo