Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Como te referi eu pessoalmente não gosto de monitores com módulo Gsync. Os mesmos provocam-me cansaço ocular e dores de cabeça após uso prolongado devido ao scan out dos ecrãs gsync ser uniforme! E têm mais input lag também. Quando fiz o comparativo entre o AlienWare AW2518HF 240hz e o Asus PG258Q 240hz, foi um dos factores que tive em conta, e decidi ficar com o alienware, que é freesync.

Frisar, no entanto, que o Gsync tem as suas grandes vantagens em jogos single player com bom grafismo e framerates mais baixas, algo que praticamente nunca faço no meu computador.

Pois mas lá está o FreeSync é da AMD, não dá para mim, a gráfica é Nvidia... é pena.

Sim noto bastante que a imagem fica mais lenta, mas em contra-partida não tenho tearing e não tenho as desvantagens do v-sync ligado! (detesto o v-sync ligado, muito inputlag e outros problemas).

Já agora quais são as vantagens / desvantagens, do FreeSync sobre o G-Sync?
 
As vantagens não são tanto por parte do Freesync, mas pelos painéis em si! Têm o scanout tradicional dos monitores como te expliquei anteriormente, o que causa menor input lag. Menos propícios a flicker ou artefactos de imagem. E claro, mais baratos! Algo que no teu caso é irrelevante porque possuis um portátil, mas que é relevante para quem compra um monitor para um computador de secretária.

A tecnologia Gsync como VRR é superior ao Freesync. O facto do scanout ser uniforme faz com que o ghosting seja menor que nos monitores freesync também, mas as vantagens ficam-se por aqui a meu ver. No fim são opiniões e não há nada como experimentar ambos os modelos para decidir qual o melhor para cada caso! :)
 
As vantagens não são tanto por parte do Freesync, mas pelos painéis em si! Têm o scanout tradicional dos monitores como te expliquei anteriormente, o que causa menor input lag. Menos propícios a flicker ou artefactos de imagem. E claro, mais baratos! Algo que no teu caso é irrelevante porque possuis um portátil, mas que é relevante para quem compra um monitor para um computador de secretária.

A tecnologia Gsync como VRR é superior ao Freesync. O facto do scanout ser uniforme faz com que o ghosting seja menor que nos monitores freesync também, mas as vantagens ficam-se por aqui a meu ver. No fim são opiniões e não há nada como experimentar ambos os modelos para decidir qual o melhor para cada caso! :)

Obrigado pela info, mas o freesync só funciona em gráficas AMD certo?
 
A vantagem do freesync está no nome, é livre, grátis! E ninguém é obrigado a usá-la mesmo que esteja presente e mesmo que tenha gráfica AMD.

O Gsync é muito sobrevalorizado, é uma aposta sobretudo de marketing e procura o controlo do mercado por exclusividade. Ficam presos no tipo de monitor e em futuras actualizações da gráfica. Reparem que a nvidia podia facilmente suportar também o freesync, que faz parte das especificações oficiais, mas não o faz para tentar prender os consumidores.

A diferença típica de preço do gsync num monitor é de 100-150 euros, que acho um absurdo considerando que muitas gráficas são vendidas a esse preço. Muito mais útil é gastar esse dinheiro numa gráfica melhor ou num monitor com mais HZ.

Pondo essas considerações de lag e outros problemas em cima...
 
Concordo em absoluto @zendragon ! Sempre achei o Gsync bastante sobrevalorizado, apesar de reconhecer que como VRR é superior ao FreeSync, e claro, todos temos gostos diferentes! Há pessoas mesmo muito apreciadoras da fluidez que proporciona nas condições ideias, e que simplesmente se recusam já a usufruir de uma experiência que não seja aquela. O que compreendo e respeito!
 
Freesync é muito bom, mas agora indiquem gráficas AMD para jogar a 1440p 144hz... eu estive para comprar monitor freesync e uma gráfica AMD para jogar a essa resolução. Mas por causa da performance inferior, decidi ir pela Nvidia para ter as coisas garantidas. Estamos presos à Nvidia à mesmo se for para jogar em algo que faça sentido ter um monitor com taxa de actualização adaptativa. O G-Sync é sobrevalorizado? Talvez. Mas o sucesso dele indica o contrário. É só ter e depois voltar para trás e quero ver a chamar de sobrevalorização
 
Voltamos ao mesmo. O freesync e o gsync, se tiveres ou quiseres 144hz constantes, não valem de nada. Agora, se tiveres FPS abaixo disso é que é um must, pois elimina o tearing. Daí que é mais útil em gráficas de gama média ou baixa que alta.
 
Olha que não é bem verdade... Eu tive um monitor 144hz sem G-Sync, e devo dizer que o G-Sync faz uma enorme diferença devido tb ao frame time.

O Mesmo acontece com Freesync eu já não quero nada sem Freesync, tenho nos dois monitores e ligado nos dois.
Mesmo a 144hz o Freesync é um must have na minha opinião.
KgGCXJs.png
 
Exato. Mas não havia monitor 144hz 1440p Freesync na altura... Não estou a dizer que o freesync é inferior, simplesmente que não tem todas as soluções na mão (pelo menos as mais elitistas), como o G-Sync tem.
 
Exato. Mas não havia monitor 144hz 1440p Freesync na altura... Não estou a dizer que o freesync é inferior, simplesmente que não tem todas as soluções na mão (pelo menos as mais elitistas), como o G-Sync tem.

Isso para mim aconteceu nos primórdios do Freesync em que o G-Sync da Nvidia ganhava no ghosting devido á tecnologia que utilizavam, hoje em dia acho as duas tecnologias andam taco a taco, bom o G-Sync devia ser melhor ou ter algo mais porque custa 200 euros.
 
Eu não sei como é que se encontra a tecnologia freesync atualmente. Lembro-me que na altura que foram lançadas as duas gsync e freesync a nvidia apresentava uma solução que era mais madura e esse foi o principal motivo da minha escolha por um monitor gsync.

Já passou mais de um ano que o freesync foi lançado, sabem-me dizer se atualmente continua haver diferenças entre os dois?
 
Back
Topo