Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Eu não sei dizer diferenças entre os dois, pois não tenho GPU+monitor para gsync, mas posso-te dizer que freesync funciona bem, por experiência própria.
 
Já a tive ambos, freesync + amd e gsync + nvidia.

A diferença entre um setup de ambos é notória, o gsync é visivelmente melhor. Mas compensa a relação preço qualidade? O meu setup freesync custou cerca de 600€, enquanto que o gsync ficou perto de 1300€.
Vai de cada um saber se compensa, eu tive gsync, mudei para o freesync por achar que não ia notar, mas acabei por voltar para gsync.

Um é topo de gama o outro era middle... Take your conclusions.
 
O Freesync no inicio estava atras do G-sync no ghosting hoje em dia é placebo eu neste momento so tenho Freesync e em ambos os monitores ips e tn e posso dizer que já não consigo voltar atrás.
 
Freesync é muito bom, mas agora indiquem gráficas AMD para jogar a 1440p 144hz... O G-Sync é sobrevalorizado? Talvez. Mas o sucesso dele indica o contrário. É só ter e depois voltar para trás e quero ver a chamar de sobrevalorização
Acabaste de ver, neste forum e se fores ver outros também verás. Pessoalmente não me preocupa nada não ter gsync e prefiro ficar com os 100-200€ de diferença para um freesync, mesmo com gráfica nvidia.
Houve-se falar muito por razões óbvias dos monitores/gráficas mais caros, mas é claramente um nicho, mesmo para "gamers". E todos nós conhecemos o poderio de marketing da nvidia. Para o pessoal aqui com orçamento limitado acho uma prioridade muito baixa.
Além disso está-se a pagar caro para fomentar um monopólio futuro que controlaria não só as gráficas como os monitores.
Nada impede a nvida de suportar também o freesync, aí as pessoas escolheriam livremente os monitores. É porque não estão confiantes que vale a diferença.
E ainda, se as fps estão lá em cima sempre, o gsync não faz nada. Se estão abaixo, então poupem o dinheiro e comprem uma gráfica mais forte.

Nunca usei o Fast Sync, mas se já usaste, podes contar se é de facto igual ou melhor ao adaptive sync normal. [emoji14]
Pelo que percebi fastsync é um acrescento mais recente que trata da situação de quanto se tem fps acima dos 144 ou 165 e vsync off, com função semelhante à adaptação de quando as fps são muito baixas. Ou seja, bloqueia a um múltiplo, para evitar sensação de gaguejar devido a variação.

Já passou mais de um ano que o freesync foi lançado, sabem-me dizer se atualmente continua haver diferenças entre os dois?
Está muito semelhante apesar da diferença de preço, já há muitos monitores com um nível amplo e funcional do freensync, os tais freesync2. As consolas também já adaptaram a tecnologia.
Vejo referência a duas diferenças. Alguns monitores freesync podem não estar tão bem calibrados no seu funcionamento em relação à variação de fps/overdrive. Há quem fale em problemas com o módulo gsync e o desligue, devido a lag, gaguejar e/ou linhas verticais.
Note-se que os profissionais dos esports/gaming não usam gsync, querem simplesmente o monitor mais rápido e fiável.
 
Pessoalmente não me preocupa nada não ter gsync e prefiro ficar com os 100-200€ de diferença para um freesync, mesmo com gráfica nvidia.
São opiniões. Continuo a dizer que o G-sync é melhor do que nenhuma tecnologia, independentemente dos fps. A suavidade é sempre garantida, e procuro bastante nisso. Eu como disse, na altura estive para comprar monitor com freesync, mas não havia solução. Na minha opinião foi o melhor que poderia ter feito. Ter um monitor que irá durar bastantes anos, sem grande necessidade de trocar gráfica pq a experiência é continuamente suave.
E ainda, se as fps estão lá em cima sempre, o gsync não faz nada. Se estão abaixo, então poupem o dinheiro e comprem uma gráfica mais forte.
No tempo em que comprei, não havia gráfica mais potente. Foi simplesmente gráfica mais potente para poder utilizar o monitor potente. Não estamos a falar de 1080p, estamos a falar de uma resolução 70% superior. Só agora nesta última geração, com a 1080Ti é que houve capacidade de ter um framerate suficientemente elevado a 1440p, para que o G-sync fosse menos justificado. É um nicho do mercado, para quem quer, e para quem tem a feliz possibilidade, e neste fórum não são assim tão poucos, não é o caso do "conta-se pelos dedos".

Nas questões políticas não me meto. Uso isto para jogar, não para mudar o mundo.
 
Já a tive ambos, freesync + amd e gsync + nvidia.

A diferença entre um setup de ambos é notória, o gsync é visivelmente melhor. Mas compensa a relação preço qualidade? O meu setup freesync custou cerca de 600€, enquanto que o gsync ficou perto de 1300€.
Vai de cada um saber se compensa, eu tive gsync, mudei para o freesync por achar que não ia notar, mas acabei por voltar para gsync.

Um é topo de gama o outro era middle... Take your conclusions.

E nem tu, nem mais ninguém, notou flickering no ecrã com o g-sync?

Tipo isto - https://imgur.com/a/lKLRv
 
Ainda não reparei na existência desse tipo de problemas com o gsync. Contudo a minha pergunta foi, porque quando adquiri o gsync, o freensync ainda era bastante fresco e vi diferenças o suficiente significativas para mudar a minha opção de compra.

Mas como tudo em tecnologia as coisas evoluem e hoje em dia as diferenças podem ser mínimas ou equivalente em termos de fidelidade e funcionalidade. Sinceramente se for equivalente e houve suporte da AMD e NVIDIA, preferia ir pelo freesync.
 
Boas! É tudo uma questão de gostos como referi anteriormente! O Gsync como VRR é superior a Freesync, sem dúvida! No entanto eu não gosto dos monitores com módulo Gsync devido a implicar aumentos de input lag, scan out uniforme no ecrã (que me causa dores de cabeça e cansaço ocular). Monitores FreeSync são mais rápidos, pior tempo de resposta de pixels (scan out não uniforme) e a tecnologia em si é menos fluida do que Gsync.

E depois há os 240hz, que é de longe a minha favorita, caso se corram os jogos a 200fps mínimos, sem qualquer VRR. O que permite uma suavidade, tempo de resposta e motion clarity inigualáveis. Requer um bom processador e gráfica (caso os jogos sejam exigentes).
 
Uma das funcionalidade que eu gosto do gsync é o ULMB, que até costumo usar por defeito, quando o computador está a ser usado para uso geral. Existe o mesmo em freesync?
 
Última edição:
@muddymind eu também! Não consigo utilizar monitores GSync sequer, que produzem um efeito semelhante (scanout uniforme), mas muito menos intenso (sem flicker). Com strobing em 10 minutos estou desfeito e tenho de desligar o monitor :)

A 240hz não há ghosting, não há flicker e responde mais rápido do que com strobing :)
 
Uma das funcionalidade que eu gosto do gsync é o ULMB, que até costumo usar por defeito, quando o computador está a ser usado para uso geral. Existe o mesmo em freesync?
Não podes usar simultaneamente o ULMB e o gsync, tens que escolher um ou outro (claro que o marketing não evidencia isso). O ULMB e semelhantes tentam imitar o funcionamento dum velhinho CRT ao introduzir ecrã preto entre imagens para evitar que os olhos notem arrastamento. Pode ter problemas notórios tais como reduzir o brilho para metade.
Há quem goste da solução da zowie no novo 240hz (sem gsync ou freesync), a que chama dyac (usa lâmpada mais brilhante).
 
@zendragon, sim eu sei. Eu gosto do efeito. Mas gostos são gostos. Existe aqui pessoal que é sensível à introdução da frame negra. E no meu caso eu até gosto de ter pouco brilho. Nos máximos tenho o brilho a 50%. Mas dou-me bem com os 25% de brilho por exemplo.

Só em situações de jogos é que posso puxar mais brilho e ai uso o gsync. Mas jogos onde consigo frame rate constante também não tenho problemas em colocar o ULMB.
 
Back
Topo