Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Além de o processamento das TVs introduzir algum input lag. Não me parecem mesmo a solução ideal para o público alvo das centenas de Hz.
Mas por falar em OLED, e monitores OLED? Tem havido alguma noticia? Desde este unicórnio de que a DELL se parece ter arrependido que nunca mais vi nada...
 
Ambos os modelos que indiquei têm painéis de 120hz nativos, não precisam de interpolação para atingir os 120hz. Em relação ao input lag, os QFNs da Samsung têm 11ms a 120hz, o que continua a ser o dobro de input lag de um monitor 144hz IPS, mas é uma grande melhoria comparado com outras TVs. Não sei é se uma maior compressão de chroma, necessária para redução de largura de banda e 4k 120hz nessas TVs, implica um input lag maior, mas grande parte desses problemas irão desaparecer com a introdução do HDMI 2.1.

Acho que quanto menos vantagens os monitores tiverem em relação às TVs, maior irá ser o impacto na qualidade e/ou preço dos monitores. Mas não sei até que ponto é que isso irá facilitar a inserção de tecnologias como OLED ou MicroLED em monitores num futuro próximo. O que eu acho é que, com o lançamento de novos dispositivos HDMI 2.1, não vejo como as marcas irão conseguir manter os preços de monitores em 2000 ou 1500€ com specs dessas portanto considero esses monitores um investimento de enorme risco.
 
O valor de 11ms foi retirado da review do Rtings. Infelizmente não consegui encontrar outras análises para comparação, a HDTVTest fez review mas o teste de input lag parece ter sido feito a 60hz baseado nos valores de 1080p e 4K.
 
Para preço que pedem e ainda não suportem os novos hmi/dp não conseguindo entregar os 144hz em 4k/hdr para mim é meio fail como investimento de algum risco.

Cumps
 
Arranjei um LG 34UC79G-B, a primeira impressão é que, sim um painel deste tamanho tem bastante sangramento de imagem, não o vou negar, nota-se bem, quanto a ser 1080p em 34'? Até prefiro assim, o escalamento do Windows 10 é abismal, por isso não sei até que ponto a imagem ficaria melhor a 1440p, de resto, à distancia que estou dele, não noto nenhuma falha de qualidade nem detalhe na imagem (mas, atenção, sei onde olhar e notar claramente a falha de detalhe, não vou enganar, que vem de um 1440p não vai achar piada a este painel) as cores de fábrica estão boas para o que esperava, quanto à construção a base, esta é surpreendentemente boa, solida, imenso ajuste em termos de altura, acho que a vou a manter (a parte a vermelho era escusada mas não é demasiado berrante e combina com a iluminação dos meus perifericos). Jogar de novo a 144hz é sempre muito bom, experimentei o Killing Floor 2 e, como é um jogo com várias partes escuras, sim, lá está o sangramento da iluminação, que o de 29' tinha, apenas neste de 34' é claramente mais notorio.

De resto não vejo distorção de cores nos cantos, mas as cores parecem ser mais fracas... espero que seja apenas de precisar de algum ajuste... o OSD é estranhamente mais fraco, isso é curioso, noto certos pequenos detalhes que o anterior LG tinha que este não tem, como indicar qual a resolução / hz da imagem actual, ou apenas está algures num outro menu que não encontro, a função de 1ms existe mas não lhe toco, dá-me completamente cabo dos olhos, a imagem "cintila" parece um antigo CRT a 40hz, não sei que ideia é essa mas não gosto nada, de resto é o que esperava, é o meu antigo monitor com a imagem esticada e a correr a 144hz.

Bem, a suavidade de usar o Windows 10 a 144hz :D

Agora resta a questão das cores...
 
Última edição:
Já cá o tenho, a primeira impressão é que, sim um painel deste tamanho tem bastante sangramento de imagem, não o vou negar, nota-se bem, quanto a ser 1080p em 34'? Até prefiro assim, o escalamento do Windows 10 é abismal, por isso não sei até que ponto a imagem ficaria melhor a 1440p, de resto, à distancia que estou dele, não noto nenhuma falha de qualidade nem detalhe na imagem (mas, atenção, sei onde olhar e notar claramente a falha de detalhe, não vou enganar, que vem de um 1440p não vai achar piada a este painel) as cores de fábrica estão boas para o que esperava, quanto à construção a base, esta é surpreendentemente boa, solida, imenso ajuste em termos de altura, acho que a vou a manter (a parte a vermelho era escusada mas não é demasiado berrante e combina com a iluminação dos meus perifericos). Jogar de novo a 144hz é sempre muito bom, experimentei o Killing Floor 2 e, como é um jogo com várias partes escuras, sim, lá está o sangramento da iluminação, que o de 29' tinha, apenas neste de 34' é claramente mais notorio.

De resto não vejo distorção de cores, o OSD é estranhamente mais fraco, isso é curioso, noto certos pequenos detalhes que o anterior LG tinha que este não tem, como indicar qual a resolução / hz da imagem actual, ou apenas está algures num outro menu que não encontro, a função de 1ms existe mas não lhe toco, dá-me completamente cabo dos olhos, a imagem "cintila" parece um antigo CRT a 40hz, não sei que ideia é essa mas não gosto nada, de resto é o que esperava, é o meu antigo monitor com a imagem esticada e a correr a 144hz.

Bem, a suavidade de usar o Windows 10 a 144hz :D

Bom feedback e 34" para mim era o ideal, os 1080p é que não sei mas se calhar é uma opção esse ultrawide é imersão garantida, vou ligar o meu 24" ips a uma tv box e fica a fazer de tv depois ver se vendo o meu Asus MG248Q 24" 144hz 1ms TN e comprar esse LG 34UC79G-B, estou meio indeciso só mesmo por causa da resolução, estou indeciso se calhar um 27" 144hz 1440p, é que já estou nos 1080p á 10 anos ou nem me lembro...
 
Li numa análise que preferiam bloquear o monitor a 120hz que a 144hz o painel já apresentava demasiado arrastamento, qual é a vossa posição / experiência? Eu usei um IPS 75hz durante anos, por isso não sei notar bem nisso, francamente quando bloqueio um jogo a uma certa taxa de actualização é mais para não matar o meu GPU e / ou não notar as diferenças no seu rendimento (como ora estar a 80, ora estar a 144), de notar que o meu painel suporta sincronização nativa com o GPU mas tenho uma GTX 1070 e a sincronização é via FreeSync (o World of Warcraft, por exemplo, tenho-o a 120 e acho que, no Legion e na próxima expansão vai descer para 100, e com muita sorte que mais acho que vai é para 80, ou o Tomb Raider, que pobre coitado não vai acima dos 90).

Quanto ao FreeSync, sincronização vertical em si, eu não tenho bases de comparação, logo não sei avaliar qual o ganho que teria em posteriormente mudar para um GPU AMD e usar o FreeSync, no monitor em questão vai de 50hz a 144hz (sejamos honestos, se um jogo está a correr a menos de 50 quadros por segundo acho que devo preocupar-me mais com o facto de não o conseguir correr do que os rasgos na imagem), acham que o ganho é tão relevante como tantos o apregoam? Não falo em ir logo mudar de uma GTX 1070 para... o equivalente da AMD, no meu actual sistema tenho é que mudar de CPU muito antes de mudar de GPU, mas para quem tem um monitor com FreeSync / GSync e dá uso ao mesmo, diriam que é uma experiencia "interessante" ou que "monitor sem FreeSync / Gsync nunca mais!"?.
 
Olá. Novo monitor de 240hz a caminho. Desta vez com um tamanho que a mim pessoalmente me agrada manifestamente mais, 24 polegadas em detrimento de 25. Não há detalhes sobre o painel utilizado nem características do mesmo. Nada sobre preços também. Teremos de aguardar por novidades.

ASUS Intros ROG Strix XG248Q Monitor with 240 Hz Refresh-rate

ASUS today introduced the Republic of Gamers (ROG) Strix XG248Q, a 24-inch gaming grade monitor. If its Full HD (1920 x 1080 pixels) resolution is a put-off, wait till you hear its other specs - 240 Hz refresh-rate, support for AMD FreeSync, 1 ms (GTG) response time, and 400 cd/m² maximum brightness (though not meeting DisplayHDR 400 standards). The anti-glare TN film panel also features 170°/160° (H/V) maximum viewing-angles, and dynamic mega-contrast ratio. The monitor features RGB LED elements at the suspended base of the stand, and a circular diffuser at the back, capable of working as mood-lighting. The company didn't reveal pricing.

OZjVtLhRMKhRvNM0.jpg
 
Back
Topo