Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Bem, acabei de encomendar (e pagar) o Acer. Chega esta semana ainda, se não suceder nenhum imprevisto. Depois deixo aqui as minhas impressões.
 
Stylus, esquecendo os 3D, que achaste da qualidade de imagem do Acer? Quanto custava, já agora?

Só agora é vi..

Tanto este monitor como o Bravia não tinham preço, estavam em demonstração 3D e nem eles sabiam a que preço deveria chegar.

Depois de chatear um pouco o rapaz ele lá me deixou experimentar o monitor em modo normal e por acaso pareceu-me bastante bem, provavelmente o monitor com melhor imagem que lá estava a par com um HP também TN.

E por acaso tem um ar robusto, a Acer anda a esforçar-se. Até acho que o que vi da demo em 3D descredibiliza mais o monitor do que o que ele merece.
 
ainda gostava de ver a diferença entre esses 120hz reais e os 120hz do meu monitor (ele é 60hz reais mas emula 120hz porque faz 2x60hz, ou seja 2 varrimentos de 60hz em vez dos normais 60hz... mas gostava de ver a diferença para 120 reais)
 
falta ai o da Alienware OptX™ AW2310 23"... ja algum tempo falei deles num tópico que criei sobre qual ia comprar e já decidi que em principio vai ser o da acer pelo que tive a googlar... só falta arranjar loja... http://www.productwiki.com/acer-gd235hz/ têm ai os competitiors, mas ja existem mais tb para alem destes, da hyunday etc
 
Tal como disse o RSC, e bem, mais importante que o 3D que estes monitores podem proporcionar é o facto de possibilitarem uma taxa de actualização 2 vezes superior a actual. Os 100/200hz das TV nada têm a ver com os 120hz destes monitores, na televisão a imagem entre sempre NO MAXIMO a 60hz e o processador de imagem da TV cria fotogramas intermédios para suavizar a imagem. Em relação ao se será notorio de 60 para 120, nem sequer é comparavel. O olho humano consegue ver muito mais que 60fps. Quem quiser comprovar a fluidez que será possível notar-se é muito simples, arranje um jogo super pesado que a 1280x1024 faça uma média de 40fps e jogue nessa resolução com a taxa definida a 60hz e de seguida jogue com os mesmos settings mas com a taxa a 75hz que é o maximo para os monitores actuais nessa resolução e não é preciso ser muito entendido para ver que os mesmo 45fps nos 75hz parecem muito mas muito mais fluidos.:)

Em resoluções muito superiores não é possivel verificar isso porque depois passa a só estar disponiveis os 60hz.

:| desculpa lá mas estas a ver muito mal as coisas no que toca a comparação com os CRTs.

As TVs utilizam a frequência da rede eléctrica (ou seja, da tomada) para gerar o sinal de actualização do ecrã, essa frequência é de 50Hz. (EDITADO: e quando falo em Tvs, refiro-me as CRTs).
Por processos muito simples, para o efeito que se pretende num CRT é possível duplicar (virtualmente) essa frequência (basta rectifica-la e fica-se com 100hz entre picos):

rectificado.JPG


Por isso apareceram as televisões de 100hz e a imagem é mesmo actualizada a 100hz. Isto porque num CRT a frequência de actualização é importante, e 50Hz nota-se muito (o pessoal parece que tem memória curta).
Televisão de 60Hz nem sequer tens em Portugal ou na Europa. Tens por exemplo nos estados unidos em que a rede eléctrica alterna a 60Hz.

Já agora, nas TVs CRT cada actualização da imagem só acontecia na melhor das hipóteses a cada 2 picos da frequência (uma actualização da imagem, uma da intensidade luminosa). Isto não acontece nos TFTs por isso os 50Hz da televisão CRT equivale na verdade a apenas 25hz num TFT. Para termos um CRT com uma actualização semelhante aos "actuais" (ou não) 60Hz, seriam precisos 120Hz, repito, na melhor das hipóteses já que em muitas tvs a actualização é feita a cada 3 picos em vez do exemplo de 2 que dei.

Much of the discussion of refresh rate does not apply to the liquid crystal portion of an LCD monitor. This is because while a CRT monitor uses the same mechanism for both illumination and imaging, LCDs employ a separate backlight to illuminate the image being portrayed by the LCD's liquid crystal shutters. The shutters themselves do not have a "refresh rate" as such due to the fact that they always stay at whatever opacity they were last instructed to continuously, and do not become more or less transparent until instructed to produce a different opacity. Most of the TFT LCDs used in portable devices and computer monitors need a continuous refresh. The driving voltage determines the transmittance of the liquid crystal.
O exemplo de um jogo tambem não é feliz. Uma coisa é o refresh rate, outra completamente diferente são os fps. eu posso ter 60fps, mas ter 50 frames nos primeiros 500ms e apenas 10 nos restantes 500ms. Tenho 60fps mas obviamente a imagem é má. Isto é um problema típico dos jogos e claro para o pessoal que joga jogos online e não pode perder 200ms de jogo :P.

E agora por ultimo, vou fazer 2 analogias:
- vocês podem comprar um corça 1.3 CDTi ou um Astra 1.3 CDTi. Vocês podem gostar mais da imagem do Astra, mas será que tem de ser obrigatoriamente pelo motor? É normal que os ecrãs evoluam, isso não quer dizer que seja o refresh rate, não o é.
- vocês podem ter um ferrary e o vosso amigo um twingo, como não podem ultrapassar os 120 na autoestrada, chegam ambos ao mesmo tempo. Podem trocar literalmente o ferrary por 120hz e o twingo por 60 :P.


Eu acredito (acredito não, tenho certeza) que serão excelentes ecrãs com excelente imagem, mas não pelo refresh rate.


cump.
 
Última edição:
:| desculpa lá mas estas a ver muito mal as coisas no que toca a comparação com os CRTs.

As TVs utilizam a frequência da rede eléctrica (ou seja, da tomada) para gerar o sinal de actualização do ecrã, essa frequência é de 50Hz. (EDITADO: e quando falo em Tvs, refiro-me as CRTs).
Por processos muito simples, para o efeito que se pretende num CRT é possível duplicar (virtualmente) essa frequência (basta rectifica-la e fica-se com 100hz entre picos):

rectificado.JPG


Por isso apareceram as televisões de 100hz e a imagem é mesmo actualizada a 100hz. Isto porque num CRT a frequência de actualização é importante, e 50Hz nota-se muito (o pessoal parece que tem memória curta).
Televisão de 60Hz nem sequer tens em Portugal ou na Europa. Tens por exemplo nos estados unidos em que a rede eléctrica alterna a 60Hz.

Já agora, nas TVs CRT cada actualização da imagem só acontecia na melhor das hipóteses a cada 2 picos da frequência (uma actualização da imagem, uma da intensidade luminosa). Isto não acontece nos TFTs por isso os 50Hz da televisão CRT equivale na verdade a apenas 25hz num TFT. Para termos um CRT com uma actualização semelhante aos "actuais" (ou não) 60Hz, seriam precisos 120Hz, repito, na melhor das hipóteses já que em muitas tvs a actualização é feita a cada 3 picos em vez do exemplo de 2 que dei.

O exemplo de um jogo tambem não é feliz. Uma coisa é o refresh rate, outra completamente diferente são os fps. eu posso ter 60fps, mas ter 50 frames nos primeiros 500ms e apenas 10 nos restantes 500ms. Tenho 60fps mas obviamente a imagem é má. Isto é um problema típico dos jogos e claro para o pessoal que joga jogos online e não pode perder 200ms de jogo :P.

E agora por ultimo, vou fazer 2 analogias:
- vocês podem comprar um corça 1.3 CDTi ou um Astra 1.3 CDTi. Vocês podem gostar mais da imagem do Astra, mas será que tem de ser obrigatoriamente pelo motor? É normal que os ecrãs evoluam, isso não quer dizer que seja o refresh rate, não o é.
- vocês podem ter um ferrary e o vosso amigo um twingo, como não podem ultrapassar os 120 na autoestrada, chegam ambos ao mesmo tempo. Podem trocar literalmente o ferrary por 120hz e o twingo por 60 :P.


Eu acredito (acredito não, tenho certeza) que serão excelentes ecrãs com excelente imagem, mas não pelo refresh rate.


cump.


Amigo não querendo describilizar completamente a tua explicação até porque em todos os post conseguimos sempre reter algo para nós mas acho que também não estás a ver bem as coisas.

Antigamente o refresh rate dos CRT´s obrigava a placa a enviar um numero de fps igual a taxa de actualização definida, nestes TFT como dizem e bem o varrimento não é feito de igual forma mas, tal como nos CRT´s os TFT's enviam um numero referente a taxa de actualização para que graficas se "orientarem" por assim dizer.

Agora exemplos concretos. Imagina que tens um bluray que passa a 24fps como deves saber, se por acaso estiveres a visualiza-lo num ecrã com taxa de 60hz o Filme vai sofrer o chamado 3:2 pulldown em que se tiveres uma ordem de 5 frames por exemplo A-B-C-D-E ele vai passar o 1º frame 3 vezes seguidas, o 2º 2 vezes seguidas, o 3º 3 vezes seguidas e por aí em diante, ficara algo deste genero

AAA-BB-CCC-DD-EEE

e isto para que no final a soma de todos os frames dê 60fps que têm de coincidir com 60hz, 1fps para cada hz, e por isto mesmo é que alguém se lembrou de nas TV LCD colocar o suporte para 24hz e assim deixou de haver o problema do 3:2 pulldown, que se tornava incomodo para os utilizadores mais exigentes porque tinhas fotogramas do filme a passar durante 50ms e outros durante somente 33ms que para a fluidez não ajudava muito.


Com os jogos acontece exactamente o mesmo, se tens a taxa definida para 60hz mesmo que a gráfica só consiga renderizar 45 ela tem de enviar 60 o que vai fazer com que multiplique alguns e daí a falta de fluidez.

A partir daqui é fácil imagina que tens um jogo a 60fps mas tens uma taxa de 75hz, vai haver fps que vão ser apresentados durante mais tempo logo se tiveres os mesmos 60fps numa taxa de 120hz é muito mais simples basta passar cada fps durante o dobro do tempo sem ter que repetir nenhum e todos são passados durante o mesmo tempo no ecrã o que vai criar uma fluidez completamente diferente.

Será que nunca te apercebes-te que se tiveres 80fps numa taxa de 60hz o jogo parece menos fluido do que se tiveres 60fps +/- constantes? se calhar é dos meus olhos mas para mim é por demais evididente :)

Esta ideia foi a conclusão a que cheguei a uns anos depois de muitos dias a pesquisar na net onde encontrei muitas ideias divergentes mas sem sombra de dúvida que esta me pareceu a mais coerente.

:Winkani:
 
E dou a mão a palmatória, essa conclusão faz todo o sentido e nessa óptica é bem capaz de haver melhorias :).

Em termos de jogos o vsync veio corrigir pelo menos parcialmente esse problema, pelo menos noto uma diferença substancial. Mas com a tua conclusão, sem duvida que os 120Hz são uma mais valia
 
Vocês devem ter olhos especiais, para mim um jogo acima de 30fps é fluido independentemente da taxa de refrescamento. Só acima da taxa de refrescamento, é noto tearing ou falta de sincronização vertical, que pode dar a ilusão de falta de fluidez, mas na verdade são duas frames do jogo numa única apresentada pelo monitor, que se resolve com a opção v-sync.
 
Com olhos especiais ou não ao fim de 30m a jogar um jogo que vá muitas vezes abaixo de 50fps fico com uma dor de cabeça e tonturas que não desejo a ninguém :freak3:
 
Olha, o monitor CRT da minha sala de aula estava a 60Hz. Mal conseguia olhar para aquilo! Via o ecrã todo a piscar ("scanlines"). Mas os meus amigos não notavam nada!
Curiosamente, antigamente também não. Acho que foi quando comprei o LCD (60Hz, mas não tem as scanlines) que passei a notar. Por isso, talvês seja hábito? Anyway, tive que mudar para 75Hz e aí, sim, já não notava nada.

E depois, acho que os nossos olhos não têm uma "taxa de refrescamento" fixa, até porque, se não me engano, nem a temos. Acho que, se tiveres muito tempo num sitio escuro, consegues ver mais depressa luzes a piscar do que se tiveres num sitio claro.
 
eu devo ter olhos especiais et porque noto completamente a diferença e n me leves a mal mas acho mt estupi** dizerem sempre isso... que n faz diferença, e que n se nota, é um numero mt maior e diferença tem de fazer se n. nem o faziam, mas isto digo eu, agora que noto diferença noto o recoil fica logo diferente, o estilo de jogo mais fluido etc... mas eu tenho O_O especiais tudo veem tudo captam xD
 
Nos CRTs nota-se bem quando está a 50/60hz, aquele cintilar é realmente irritante. Um monitor configurado a 85Hz, ou numa TV de 100Hz já se consegue ver a imagem sem problema.
 
mas isto sai cá em pt? pensava que os 120hz só fosse comercializado nos EUA!

além disso no máximo são 3D ready, pq para o 3D ainda é necessario o emissor próprio, os óculos e o hdmi 1.4
 
Quem diz que não há diferença num monitor de 120hz em relação a um de 60hz há várias explicações:
- ou tem um problema no cérebro (literalmente)
- ou nunca experimentou um monitor de 120hz
- ou não jogam First person shooters que são os que se notam mais os 120hz
- ou têm menos de 60fps no jogo em questão

tenho o samsung 2233rz e a fluidez é excelente em FPS, posso-me arriscar a dizer que entre o CRT que tive e este TFT não noto diferenças. Mudei de de um HP 2207H 60hz, e valeu bem apena
 
Nos CRTs nota-se bem quando está a 50/60hz, aquele cintilar é realmente irritante. Um monitor configurado a 85Hz, ou numa TV de 100Hz já se consegue ver a imagem sem problema.

Tambem há o factor distancia, numa TV a uns bons 3 metros não notas grande coisa nos 50hz, mas se te meteres à distancia a que se fica de um monitor (uns 20cm) até doí :P.
 
Tambem há o factor distancia, numa TV a uns bons 3 metros não notas grande coisa nos 50hz, mas se te meteres à distancia a que se fica de um monitor (uns 20cm) até doí :P.

Concordo, mas porra... Quem é que fica a 20cm de um monitor? Isso é receita para miopia! Eu faço um esforço para me manter a pelo menos a 60 cm do monitor e mesmo assim... Gostava de manter os olhos saudáveis e sem óculos mais umas décadas.
 
Concordo, mas porra... Quem é que fica a 20cm de um monitor? Isso é receita para miopia! Eu faço um esforço para me manter a pelo menos a 60 cm do monitor e mesmo assim... Gostava de manter os olhos saudáveis e sem óculos mais umas décadas.

Off topic: A distância recomendada, que é +/- consensual, é a distância do teu braço esticado, ou seja, uns ~70 cm.
 
Back
Topo