Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Olá! Quando aparecer o HDMI 3.0 talvez! :D

Até lá tens o fantástico e novíssimo Game Motion Plus da Samsung que acrescenta fluidez com frames falsos (interpolação) nos jogos sem adicionar mais que 1ms de input lag! Q6FN, por exemplo, provavelmente o expoente máximo de Gaming em consola e que já anda por aí abaixo dos 900€ :)

Monitor perfeito para mim é... HDR10, curvo, 4k, widescreen, usb-c, amoled, g-sync e 240hz... mas nem sequer nos preços mais proibitivos se encontra tal coisa. Em certas coisas a indústria ainda está a caminhar devagar. Em TV's já se encontra 4k amoled… já monitores...
 
HDR com >500 nits num monitor para estar a 40-50 cm dos olhos não sei qual é a vantagem. Eu não conseguiria ter o monitor com tanta luminosidade tão perto da cara.
Ou estou a ver mal a questão?
 
Está relacionado com a iluminação, num televisor é relevante pois costumam esta em locais com bastante luz, já em monitores depende do seu posicionamento e distancia a que estás dele, eu estou a... (deixa cá ver esta fita métrica) um mínimo de 60cm do ecrã, podendo ir para os 90cm quando me encosto na cadeira para jogar de comando, já vi videos e fotos de pessoal com o monitor a menos de 30cm de distancia, ai compreendo a escolha de baixo brilho, de notar que estou a falar em termos de jogos, para tudo menos jogos tenho o meu monitor a 30% de brilho e 60% de contraste.
 
Olá! Não é propriamente uma novidade/notícia, mas queria apenas informar que o novíssimo Asus XG248Q 240hz, com painel de 240hz e 23,8 polegadas, encontra-se a 339€ em território nacional, baixando (finalmente) dos anteriores 459€! Este preço está mais em linha com o valor de mercado do mesmo nos EUA.

Este monitor de 240hz sempre foi "suposto" custar menos que os outros, por ser ligeiramente mais pequeno e não constar com Gsync (tem FreeSync).

A novidade deste monitor em relação aos outros, é que utiliza os novos painéis de 240hz, mais optimizados e mais pequenos. Os painéis anteriores eram nativamente de 200hz. O monitor em si acho feio (subjectivo e gosto pessoal) e certamente lhe colocaria imediatamente uma base/stand simplista da Amazon, bem como desligaria todas as luzes :)

Tem porta DisplayPort 1.4 e 2 portas HDMI 2.0! O monitor recebe sinais de 240hz por HDMI e tem FreeSync também por HDMI! Vem muito bem equipado para durar uns bons anos :) (consolas suportam FreeSync por HDMI e taxas de atualização 120hz por HDMI -> Xbox One X, sendo que a PS 5 e Xbox2 irão suportar isso também por HDMI).

Estou prestes a testar um e depois darei novidades por aqui!

$_72.JPG
 
Última edição:
@Daniel_1110 ,
Parece-me ser uma boa aposta na gama dos > 200hz, talvez o facto de ser mais pequeno poderá ajuda na qualidade de fabrico. Infelizmente este mercado de monitores tem tido uma fama negativa por uma baixa qualidade de paneis a nível de construção.

Em relação à Samsung mete piada ao tentar lançar uma coisa que existe no mercado de TVs ( mas adicionava input lag ) e que nunca foi usado para tal. "Game Motion Plus" ? Para reprodução de vídeo ainda compreendo, se bem é um gosto duvidoso. Vai se sempre notar que as frames são falsas e a questão não se prende só com o input lag mas com a fidelidade do que estamos a ver.

Mais uma feature para encher chouriços e para enganar o consumidor a comprar tudo o que tenha "Gaming". Não obstante não quero dizer com isso que a Samsung não tenha painéis de qualidade.
 
Olá @Tomekk ! A vantagem deste novo painel vai ser o overdrive e tempo de resposta! Os anteriores de 240hz, como o do meu AlienWare, são nativos a 200hz e com overclock de fábrica chegam aos 240hz. Mas há sempre consequências negativas, sendo que como referi na minha review comparativa, o PG258Q acaba por ser o que melhor limitou estes efeitos negativos.

Em relação ao Game Motion Plus eu discordo de ti! Com todo o respeito! Se falarmos de jogar PC com rato+teclado e sermos competitivos, então sim concordo! Mas o Game Motion Plus é como que um "milagre", principalmente para jogadores de consolas.

A Q6FN, por exemplo, consegue 15ms de input lag com o Game Motion Plus ligado, e isso é fantástico! Apesar de, como disseste e bem, por vezes haver artefactos na imagem, a experiência a meu ver é claramente superior! O Game Motion Plus transforma jogos de consola de 30fps em jogos com uma fluidez similar a 120hz! É uma diferença abismal na fluidez.

Evidentemente os artefactos podem-se tornar chatos em algumas situações, dependendo do tipo de jogo; e o input lag num monitor com sinal nativo de 120hz anda à volta dos 5ms (3 vezes menor)! E claro, o objectivo é na próxima geração as consolas suportarem nativamente 120hz sem interpolações (a Xbox One X já o faz), e este tipo de técnicas passarão a ser mais irrelevantes. Mas Q6FN + PS4 Pro com Game Motion Plus oferecem uma experiência de jogo do melhor que se pode ter uma consola de 60hz a meu ver! :)
 
Eu por acaso gastei muito dinheiro no passado em TVs com 200hz e com processadores e software que tinham essa funcionalidade mas claro com o custo do input lag. Só usei em filmes, se bem que na altura em termos de marketing era os conteúdos de desporto ao vivo que era usados nas campanhas.

Apesar de gostar da funcionalidade ao inicio e ter pago bastante por ela, nunca a usei em jogos precisamente devido ao input lag. Infelizmente com o tempo deixei de apreciar e ao fim de 2 anos desactivei no meu painel por completo mesmo a nível de filmes.

Mas tudo é relativo, 25-35fps @ 50Hz/60Hz ( consola ) e multiplicar para 200hz é uma coisa e outra será ter 120hz por exemplo e multiplicar para 200-240Hz é outra. Creio que se vai notar menos o fake há medida que a frame rate original aumenta. Infelizmente deixei de apreciar a funcionalidade e apreciar mais a fidelidade. Acho que o potencial o freesync e do Gsync será esse mesmo, mostrar todas as frames no ecrã que o sistema debite, sejam elas altas ou baixas da forma mais estável possível, que essa é a mais valia da tecnologia e dos painéis com taxas de refrescamento altas.

É só o nome que por motivos de marketing é subjectivo e é algo que se tem que ter noção.
 
HDR com >500 nits num monitor para estar a 40-50 cm dos olhos não sei qual é a vantagem. Eu não conseguiria ter o monitor com tanta luminosidade tão perto da cara.
Ou estou a ver mal a questão?
Exatamente, estás a ver bem. Muito melhor obter o contraste/HDR com os pretos perfeitos (oled), do que ficar cego ou epiléptico com a luz cegante e contrastante.
 
O Oled, infelizmente vai demorar para PCs domésticos, se algum dia chegar... À medida que a tecnologia vai estando presente na casa das pessoas, com o decorrer do tempo, mais e mais relatos de Burn-In. Enquanto isso não for resolvido nem vale a pena termos oled em monitores :(

Precisamos que a Samsung continue a evoluir a sua tecnologia e lance mais modelos do que o que tem feito :)
 
Olá @Tomekk
Em relação ao Game Motion Plus eu discordo de ti! Com todo o respeito! Se falarmos de jogar PC com rato+teclado e sermos competitivos, então sim concordo! Mas o Game Motion Plus é como que um "milagre", principalmente para jogadores de consolas.

Discordo completamente. Quer dizer, já não basta o lag do jogo e o lag normal da Tv?

Olá @Tomekk
A Q6FN, por exemplo, consegue 15ms de input lag com o Game Motion Plus ligado, e isso é fantástico!

15 ms aqui, 40 ms ali, 130 ms ali e quando dás por ti tens o miserável estado atual de jogar numa consola moderna, onde 250ms de tempo re resposta não é fora do comum.

Olá @Tomekk
Apesar de, como disseste e bem, por vezes haver artefactos na imagem, a experiência a meu ver é claramente superior! O Game Motion Plus transforma jogos de consola de 30fps em jogos com uma fluidez similar a 120hz! É uma diferença abismal na fluidez.

Se calhar sou eu que sou exquisito, mas sempre que usei essas features de interpolação de frames fora dos vídeos de demonstração na loja, fiquei estupefacto. Como é que vocês aguentam e gostam disto na prática? Passo a explicar.

Interpolação de frames não é magia. Se um certo objecto não se mexe durante um frame, não há informação para extrair. O resultado é que estes processamentos para 100/200/400 Hz funcionam muito bem para vídeos de demonstração. Agora, o 1º filme ou vídeo começam a ver o efeito real: tens cadência de imagem diferente por objeto na imagem. Um fundo a passar lentamente? Perfeito, extrai-se 400 Hz. Uma pessoa a falar sem mexer a cabeça? Parece um espantalho, principalmente em contraste com o fundo a 400Hz.


Olá @TomekkEvidentemente os artefactos podem-se tornar chatos em algumas situações, dependendo do tipo de jogo; e o input lag num monitor com sinal nativo de 120hz anda à volta dos 5ms (3 vezes menor)! E claro, o objectivo é na próxima geração as consolas suportarem nativamente 120hz sem interpolações (a Xbox One X já o faz), e este tipo de técnicas passarão a ser mais irrelevantes.
Artefactos, lag, tudo coisas horríveis. Mas sim, concordo, há medida que as coisas evoluirem, menos necessidade haverá para estes martelos gigantes tecnológicos.

Por curiosidade, podes-me indicar algum artigo onde fale disso da XBox? Ficaria extremamente espantado se qq consola moderna consequisse sustentar 1080p (reais) a 60FPS, quanto mais a 120Hz.
 
@MoDu O Game Motion Plus da Samsung nas suas recentes Qled não adiciona input lag maior que 5ms, em TVs que têm a base de 12ms a 16ms. A tecnologia Game Motion Plus é diferente das anteriores tecnologias que adicionavam 100ms ou mais de input lag e muitos artefactos. O resto são gostos pessoais. Eu gosto da interpolação quando é bem feita, e estes modelos tornam jogos de 30fps muito mais fluídos. Se movimentares rapidamente a camera de jogo, mais artefactos vais ver, mas como eu referi, esta tecnologia não deve ser usada em jogos competitivos. Mas num Tomb Raider ou God of War, funciona!

Em relação aos 120hz da Xbox One, ainda há o mito que para usufruir de 120hz reais de refresh rate é necessário um jogo a correr a 120fps e isso é errado. O mesmo jogo a 30fps @ 60hz e a 30fps @ 120hz vai responder melhor e parecer mais fluido a 120hz devido à persistência do ecrã; que está a actualizar informação a cada 8ms, em detrimento dos 16ms de 60hz. Não sei se possuis monitor de 144hz, mas se sim, basta experimentares correr um jogo a 30fps @ 60hz e depois a 120hz e verás as diferenças por ti. E quanto maior a refresh rate melhor. Por exemplo, no meu monitor de 240hz, um jogo trancado a 30fps vai responder praticamente da mesma forma que o mesmo jogo a 60fps @ 60hz. A persistência de 240hz são 4ms apenas! A 60hz há 16,6ms.

blur-busters-gsync-101-60hz-60fps-vs-144hz-60fps.png


Podes ver um artigo detalhado com todos os testes aqui

while each frame is still rendered in 16.6ms, and delivered in intervals of 60 per second on the higher refresh rate display, they are scanned in at a much faster 6.9ms per.

A Xbox One ao suportar sinais nativos de 120hz oferece objectivamente uma experiência de jogo mais responsiva que a PS4, mesmo que em muitos jogos a framerate seja de 30fps. No entanto, a Xbox tem imensos jogos a 60fps. É outro mito habitual pela internet, de que as consolas só correm a 30fps. Há, inclusivé jogos com framerate superior a 100fps na XBox One, como o Rainbow 6:


Referir também, que as Qled da samsung suportam 120hz nativos a 1080p e 1440p. Logo, no caso da Xbox, nem é preciso interpolação. Não há modelos com 120hz nativos a 4k e o Game Motion Plus é precisamente para "contornar" isso, não sendo nunca, evidentemente, igual. Mas na próxima geração de Televisores já vamos ter HDMI 2.1 que suporta 4k 120hz e os modelos High-End vão com toda a certeza suportar isso. Depois é esperar pelas novas consolas também com HDMI 2.1; e já agora, GPUs para PC também! :) Apesar de eu a 120hz preferir 1080p ou 1440p em detrimento de 4k 120hz, devido à motion clarity que piora ao aumentar a resolução. Quanto maior a resolução, mais refresh rate é necessário para diminuir o blur, dado que há mais pixels a criar rastro de blur :)
 
Última edição:
Curioso, há décadas que não via desenvolvimento na tecnologia de interpolação de frames, vou ter que dar uma vista de olhos com atenção, obrigado.

Eu gosto da interpolação quando é bem feita, e estes modelos tornam jogos de 30fps muito mais fluídos.

Eu não, prefiro bloquear os jogos a 30 FPS do que ter um carrossel desde super fluído até slide-slow. Aliás, para quem não sabe há umas belas ferramentas para PC para bloquear qq jogo DirectX a um certo frame-rate. Mas gostos são uma coisa, daí eu ter perguntado e claramente há quem aprecie a fluídez, mesmo que artificial.

Em relação aos 120hz da Xbox One, ainda há o mito que para usufruir de 120hz reais de refresh rate é necessário um jogo a correr a 120fps e isso é errado.

Certíssimo, e se o intuito é o de providenciar uma melhor experiência (menor latência), tem todo o meu apoio.
Agora, se é para "vender" como consola de 120Hz... por favor. Ainda hoje é raro um jogo da Ps4 (já nem digo Ps3) que faça output de 1080p reais e as consolas já são vendidadas como Full-HD desde a geração passada.

Apesar de eu a 120hz preferir 1080p ou 1440p em detrimento de 4k 120hz, devido à motion clarity que piora ao aumentar a resolução. Quanto maior a resolução, mais refresh rate é necessário para diminuir o blur, dado que há mais pixels a criar rastro de blur :)

Explica lá isso como se houvessem mais tecnologias de ecrã no mundo para além de LCD maquilhados... Não estás a misturar limitações dos LCD com limitações físicas?
 
Explica lá isso como se houvessem mais tecnologias de ecrã no mundo para além de LCD maquilhados... Não estás a misturar limitações dos LCD com limitações físicas?

Com todo o gosto! É para isto que os fóruns servem! Debater e partilhar informação. Todos os dias aprendo bastante por aqui graças à existência de utilizadores com muitos conhecimentos.

Sempre que tens imagens em movimento vais criar blur certo? Ora, por exemplo a 1080p @ 120hz, em movimento dividimos 1920 pixels (largura da resolução) por 120 (refresh rate) = 16 pixels de blur em movimento horizontal.

Com 4k @ 120hz temos 3840 : 120 = 32 pixels de blur em movimento horizontal. O dobro! E isto é notório.

Agora, tenho de frisar que isto corresponde a imagens em movimento. Em imagens estáticas ou jogos bastante parados e sem grandes movimentos, quanto maior a resolução maior o detalhe! Mas quando há movimento, efectivamente 1080p a 120hz apresenta maior definição e qualidade em relação a 4k 120hz porque há menos pixels a criar blur.

É por este motivo que muitos gamers até usam resoluções baixas em monitores de 144hz/240hz, porque efectivamente aumenta a Motion Clarity. Por exemplo, não é raro vermos jogadores a usar resolution scale de 1080p a 60% ou 70% no Overwatch. Efectivamente como há menos pixels, em movimentos bruscos vai haver menos blur e a sensação de fluidez é maior.

Como reparar nisto em termos práticos? Mesmo quem tenha um monitor de somente 60hz, experimentem um fps a 1080p e façam movimentos bruscos. De seguida desçam a resolução para 1366x768, por exemplo e façam os mesmos movimentos. Com a imagem parada a reação vai ser: "Não gosto nada desta falta de definição de imagem". Com a imagem e movimentos bruscos a reação vai ser: "realmente isto parece mais fluido assim".

Quanto mais subimos a resolução, mais necessitamos de taxa de atualização do monitor! 4k @ 120hz nunca vão oferecer a mesma sensação de fluidez que 1080p ou 1440p a 120hz! E este é o motivo pelo qual eu gosto tanto de 240hz!

Façamos as contas com 240hz. Utilizando 1080p a 240hz temos 1920:240 = 8! Apenas 8 pixels de blur em movimento horizontal! E é por isso que quando falo de 240hz no fórum refiro que me oferece mais qualidade de imagem do que se tivesse 4k 60hz ou 1440p 144hz! Os jogos que jogo normalmente têm movimentos rápidos. Jogos na primeira ou terceira pessoa com várias rotações ou jogos de corrida! Como a maior parte das pessoas acham que quanto maior a resolução melhor, os monitores 240hz acabam por ser utilizados por um nicho, que se recusam a ir para 1080p julgando que vão ter um grande downgrade de imagem!

Agora para sustentar tudo o que acabei de explicar, tenho de citar o webmaster do Blur Busters que fez estes testes e construiu esta justificação:

Also, it's a vicious circle -- higher resolution amplify motion clarity limitations of Hz massively. 4K 120Hz LCD degrades motion clarity on a relative-percentage more than 1024x768 60Hz LCD.
For one-screen-width-per-second horizontal panning motion, measured in the length of TestUFO blur trailing size behind moving UFO objects:
--> 1024x768 60fps motion -- motionblurs 1024/60ths screenwidth (motion blur trail length of 17 pixels -- roughly 17x blurrier than stationary graphics), 17:1 degradation in image sharpness between motion-vs-stationary
--> 3840x2160 120fps motion -- motionblurs 3840/120ths screenwidth (motion blur trail length of 32 pixels -- roughly 32x blurrier than stationary graphics), 32:1 degradation in image sharpness between motion-vs-stationary.

So you see, higher resolution amplifies sample-and-hold motion blur visibility. Naturally de-blurring (stroblessly, since real life doesn't strobe/flicker) retina graphics in fast motion will require extremely high frame rates at refresh rates. The more Retina a display becomes, the lower the persistence you need to completely eliminate display motion blur. And the only way to do strobeless low persistence is ultra-high-fps at ultra-high-Hz.

Fonte

Tens de ir ler bastante BlurBusters [emoji2]

O Chief é fantástico e percebe imenso disto. Os seus testes são fulcrais e ajudam a perceber tudo tão bem! Ele está a trabalhar de perto com fabricantes de painéis e diz que só vai parar quando os 1000hz de refresh rate forem uma realidade. Já testou 480hz inclusivé!

Gosto particularmente das suas intervenções em diversos fóruns, em que sempre que alguém diz coisas habituais como "Olho humano não detecta mais de 60hz" ou "de 144hz para 240hz as diferenças são mínimas e é escusado, não notas nada" etc, lá vai ele desmistificar tudo com provas científicas! :)

E não posso deixar de mencionar o site que tem tantos testes que utilizo nos monitores. Desde o teste de frame skipping, que me ajudou a perceber tão bem como alguns modelos são tão maus! (AOC por exemplo); ghosting também! Strobing! Tudo!
 
Última edição:
@Daniel_1110 Boa partilha, por acaso nunca tinha colocado as coisas dessa forma e tem bastante lógica que 4k 120hz < 1080p 120hz devido à menor quantidade de pixeis que causam menor desfocagem na fluidez. Eu estou bastante satisfeito com o meu 144hz 1080p, mas ando seriamente a pensar dar o salto para 240hz, mais uma vantagem que não estava a considerar.
 
@Luka_ de nada!

Sempre adorei a temática Monitores/TVs desde pequeno! Na altura eu tinha um CRT que fazia 1280x1024 a 60hz e 1024x768 a 85hz! E eu preferia sempre utilizar a 85hz e baixa resolução sem nunca perceber porque razão achava mais fluído! Os meus amigos usavam todos a resolução máxima, mesmo a 60hz e até me diziam "como consegues usar letras tão grandes e com tão pouca definição?"

Mantive o CRT durante muitos anos, mesmo já com LCDs no mercado, até ao dia em que tive mesmo de mudar por conveniência. Espaço poupado na mesa, eletricidade, tudo! E foi um choque para mim ir para 60hz nos LCD e com tempos de resposta tão maus! Sempre fiz overclock nos LCds para 70hz ou até onde desse.

Depois por volta de 2010 tive a minha primeira experiência com os LCD de 120hz e nunca mais olhei para trás! Agora estou com o novo Asus XG248Q 240hz (339€ em loja nacional), vendi o meu AlienWare de 240hz e até mesmo a trabalhar em windows (basicamente web browsing e produção musical) adoro a fluidez dos 240hz e o facto de serem tão suaves na vista!

144hz já é mesmo muito bom! E para quem nunca viu ou usou 240hz, o cérebro não tem noção que existe algo mais fluído, pelo que se queres proteger a tua carteira não vás para 240hz eheh :)
 
Última edição:
O painel de 480HZ do ZisWorks que ele usou tem uma feature brutal que seria muito apetecível em painéis comerciais. 4K120 e 1080p240 com 4:1 pixel mapping sem interpolação.
Paineis que fizessem 4k60 e 1080p120 seriam brutais para mim, porque sinceramente 1080p para desktop é pouco, mas 60Hz para jogar é ainda pior.
 
@Daniel_1110 Boa partilha, por acaso nunca tinha colocado as coisas dessa forma e tem bastante lógica que 4k 120hz < 1080p 120hz devido à menor quantidade de pixeis que causam menor desfocagem na fluidez. Eu estou bastante satisfeito com o meu 144hz 1080p, mas ando seriamente a pensar dar o salto para 240hz, mais uma vantagem que não estava a considerar.

Se jogas algo que tire partido dos 240hz e mesmo com hardware não sei, estive analisar bem e a diferença não é como dos 60hz para os 144hz, existe diferença entre 144hz e 240hz mas lado a lado quase não consegues dizer qual é, eu no teste que fiz enganei-me sempre e dizia que o 240hz era o 144hz ou seja existe diferença mas nos jogos não consegui perceber, onde notei algo pequeno foi no ambiente de trabalho quando movia o rato em círculos, o 240hz desenha mais mouse pointers mas um coisa pouca.

Vou esperar e comprar algo numa resolução acima tipo 1440p/4k com 144hz e adaptive-sync seja ele freesync ou gsync que isso sim noto faz toda a diferença em jogos.
 
Parece que 240hz não é a fronteira final, se fala já em 1000 hz!

https://www.blurbusters.com/blur-bu...000hz-displays-with-blurfree-sample-and-hold/

O problema é gráfica para tanto fps :002:

É estranho que com CRTs, por exemplo a 60 hz era horrível, mas a 85 hz era impecável e o top de gama era 100 hz e hoje é esta corrida...

Só quero ver o impacto de usar monitores 144hz em casa e 60 hz no emprego :002:

Se bem que no emprego preferia um ultrawide 29" para programar.

E tem os filmes... Porque não fazer os filmes a 240 fps e projecta-los a 240hz?
 
Última edição:
Já tinha lido há anos que barreira máxima teoria para a visão humana seria algo como 2000hz, o nosso cérebro não consegue distinguir até 30 umas imagens por segundo mas consegui distinguir a diferença na forma como essa imagens se movem até um equivalente teórico de 2000 imagens por segundo, claro que varia imenso de pessoa para pessoa, quem sobre de estigmatismo pode ver um máximo de 100hz, por exemplo, o meu olho esquerdo é-me o equivalente a um velho monitor CRT mal ajustado a 30hz... um monitor mal ajustado a 30hz dentro de uma maquina de lavar roupa no ciclo máximo...
 
Back
Topo