Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Para min por exemplo como disse antes é deal breaker, é essencial ter ajuste de altura, dado que a minha mesa é bem alta e VESA, dado que pretendo investir num suporte duplo...

Tirando isso parece ser excelente pro preço.
 
@oliveira99 Não saiu nenhum firmware entretanto! A menos que eles venham de fábrica agora com essa opção, continua tudo igual! Em fóruns reddit etc não se consta que algum desses modelos tenha a opção LIL a 60hz; mas se conseguires informação contrária agradeço imenso que partilhes! É um factor muito importante para utilizadores que usam consolas + PC.
Daniel_1110 o FG70 já vai na versão 9 o FG73 está na versão 3. Vou tentar testar essa situação nas últimas versões e depois dou o feedback, se bem que só devo ter notícias no início do próximo ano.
 
Ena! Que boa discussão, parabéns aos participantes!

Realmente o problema do blur deverá ser mesmo uma limitação da tecnologia.

Contudo a fluidez e taxas de refrescamento tem sido métricas pouco valorizadas, tanto a nível dos produtos que foram lançados nas últimas décadas assim como nas campanhas de marketing.

Sinceramente o input lag tem melhorado e estes 100hz, ou 240hz interpolados poderão não ser do agrado de toda gente.

Sem dúvida que a taxa de refrescamento é algo que toda gente consegue ter percepção, uns mais que outros certamente, mas sinceramente é uma daquelas coisas que apenas virá através da massificação. Por para uns é algo que vale a pena colocar €€€ para outros nem por isso.

Assim que os 100hz ou 120hz ficarem massificados nos painéis de tvs é uma questão de tempo até os formatos dos conteúdos acompanharem. E isto vai ser daquelas coisas que depois de ficarmos habituados dificilmente regressamos atrás.

No que toca a jogos será sempre um problema, porque 100 ou 120fps reais tem um custo, contudo como foi aqui dito e concordo. 1440p@120hz com 120fps or 60fps é sempre melhor que num painel de 1440p@60hz.

É bom saber que as normas e os paineis estão acompanhar esta tendência, as consolas e formatos de conteúdos também irão avançar nesse sentido aos poucos. Assistimos a um estagnar ou mesmo retrocesso desta feature nas últimas 2 decadas o que atrasou tudo. Foram 20 anos perdidos no que toca ao refresh rate.
 
Assistimos a um estagnar ou mesmo retrocesso desta feature nas últimas 2 decadas o que atrasou tudo. Foram 20 anos perdidos no que toca ao refresh rate.

Concordo! Depois de sermos felizardos em crianças (pelo menos eu) com CRTs de 85hz e 100hz, tivemos de engolir os primeiros LCD com tanto blur, input lag e a 60hz :) Aos poucos fomos evoluindo novamente e o futuro é risonho! O HDMI 2.1 está aí, a Xbox One já tem 120hz, a PS5 e Xbox One 2 (?) terão suporte também! Praticamente todas as linhas Mid e High End da Samsung em TVs (a partir das NU8xxxx até ao topo de gama QLED Q9FN) têm 120hz a 1080p e 1440p, nativos!

Na próxima geração teremos bastante "mainstream gamers" de consolas (perdoem-me a expressão, é sem qualquer intenção de inferiorizar ou ofender) a perguntar-nos, em tópicos respectivos, sobre um "monitor 120hz para call of duty Black Ops 5 ou Battlefield 6" e "tenho vantagem em comprar um de 120hz para ligar a PS5?" :)

Por outro lado, com as TVs cada vez mais rápidas e com tecnologias até bastante superiores aos monitores, as diferenças e vantagens de input lag em relação a monitor vs TV vão-se tornar mais e mais irrelevantes! Sendo que os monitores têm sempre mais potencial para serem mais rápidos; mas não serão mais rápidos ao ponto de criar uma vantagem gigante como é de momento :)
 
Última edição:
Um video sobre fps que mostra também um pouco da conversa que estamos a ter sobre hz no monitor e os Diminishing returns quanto mais alto subimos.

De qualquer forma este video vai ter mais partes e fico á espera do Tech Jesus para a part2..


Esta imagem mostra bem o quanto os returns vão sendo menores.

Qz0hlxT.png
 
Última edição:
Um video sobre fps que mostra também um pouco da conversa que estamos a ter sobre hz no monitor e os Diminishing returns quanto mais alto subimos.

De qualquer forma este video vai ter mais partes e fico á espera do Tech Jesus para a part2..


Esta imagem mostra bem o quanto os returns vão sendo menores.

Qz0hlxT.png

Acabei de ver o vídeo! Obrigado pela partilha! Mas as conclusões que vi tirarem foi que high refresh rate são fulcrais para uma experiência de jogo moderna. O próprio Scott disse aos 3:50 que quando tinha de usar 60hz era penoso e já não conseguia!

Depois falaram sobre o facto dos fps médios não serem importantes como as pessoas pensam, mas sim os mínimos. Mas isto vai novamente de encontro ao que falamos! Daí eu não gostar de reviews que só mostram average FPS, como as da TpU, por exemplo, e daí eu afirmar tantas vezes que um CPU Intel ainda oferece uma experiência de jogo notavelmente melhor que AMD! Não é pelas diferenças de 10fps nos average, é pelas diferenças de 30fps nos mínimos! Porque cair a 50 não é o mesmo que cair a 80, tal como explicam no vídeo.

Depois dizem que ter 270fps ou 300fps vai dar quase ao mesmo, mas isso não é novidade! Mas entre 100 e 200 e respectivos intervalos, vai uma bela diferença ainda de frame times ;)

Daniel_1110 o FG70 já vai na versão 9 o FG73 está na versão 3. Vou tentar testar essa situação nas últimas versões e depois dou o feedback, se bem que só devo ter notícias no início do próximo ano.

Quem nos pode ajudar é o @JPgod ! Ele encomendou um; seria fantástico se nos pudesse dizer se a opção Low Input Lag ainda está greyed out a 60hz :)
 
Última edição:
Uh lá lá, era bom, mas vou aguardar entusiasmo até haverem datas concretas e preços.
Por outro lado, acabava-se de vez os martelansos todos backlight strobe, PWM ghosting, etc...

EDIT: HDR10 and 99% coverage of the DCI-P3 :n1qshok:
 
Oled ainda tem longo caminho a percorrer! Não em contraste ou cor, evidentemente :) Mas o burn-in ainda é uma realidade e um monitor Oled convém ser high refresh... com os ~0,01ms de tempo de resposta a 60hz e mesmo a 120hz, o efeito "teleporte" será mesmo muito denunciado em utilização de PC!
 
Chegou o meu AOC C24G1 e posso dizer parabéns a AOC. Logo quando abri a caixa no acondicionamento 5estrelas, o ecrã todo envolvido a 100% numa caixa de esferovite. Depois começo a pegar nos supportes e vesse logo que há qualidade, nada de plásticos rascos e uma boa estrutura metalica interior. Muito bonito e obviamente a tela adorei a qualidade de imagem. Out of the box as cores são muito boas mas mudei umas definições(pcmonitors) e não podia estar mais contente, ainda não o usei muito mas por agora não podia estar mais contente, excelente qualidade de imagem e os 144hz notaram-se bem nos jogos de quem vem de 75hz. Obviamente não podemos esquecer que é um ecrã de 200€.
 
Última edição:
@eduardo007 como é o overdrive? Muito overshoot? Ghosting? E input lag? Dentro de momentos vou testar um MSI Optix MAG241C, que utiliza o mesmo painel Samsung 1500R. Depois deixo feedback. Consegui comprar a 200€ numa promoção de Natal!
 
@eduardo007 como é o overdrive? Muito overshoot? Ghosting? E input lag? Dentro de momentos vou testar um MSI Optix MAG241C, que utiliza o mesmo painel Samsung 1500R. Depois deixo feedback. Consegui comprar a 200€ numa promoção de Natal!

Já experimentei em Strong e não notei nada de mal. Tenho agora em médio e não vejo nenhum problema. Unico problema que tive nesta unidade é 1 pixel quase no meio da tela que já ficou preso algumas vezes, passando o pano a beira dele o gajo desaparece. Desde ontem que não voltou mas desde segunda feira que o gajo prendeu-se umas 2-3 vezes...só espero que ele fique direito, ter 1 pxel morto/preso no centro da tela não é agradável.
 
Última edição:
Eu comprei um AOC G2590fx para ter cá em Portugal e fiquei satisfeito, overdrive em médio é mel, muito bom. Só preciso de arranjar um sistema AMD idêntico ao que tenho na sig para quando vier de férias ter aqui sistema para o aproveitar.
 
Overdrive eu notei em alguns casos em Médio se tiver imagem parada sinto um certo "pulse"(piscar) nas imagens mas só se tiverem paradas. Então uso overdrive em strong e fica bom(esse pulse só sinto em certos casos como ter a imagem parada num filme ou alguns jogos, nem sempre). Esse para mim estava fora de questão por não ter support maleável.

O overdrive não faz nada em imagens paradas. Aconselho a não passares de médio, normalmente acima de médio há overshoot.
 
O overdrive não faz nada em imagens paradas. Aconselho a não passares de médio, normalmente acima de médio há overshoot.

Pois, eu sempre vi pessoal aconcelhar não passar do médio mas no strong não vejo overshoot. De qualquer maneira já pus médio porque testei e já não tenho aquele pulse, eu pus overdrive em strong e ele desapareceu então pensava que era isso, mas agora em médio já não faz também, não sei qual foi o problema.
 
Back
Topo