Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

É difícil transmitir por escrito o efeito mas pensem da seguinte forma:

Peguem numa janela com conteúdo de tamanho normal (uma janela com conversação de skype, por exemplo) e comecem a arrastar a janela de um lado para o outro com alguma velocidade.

Sem ULMB e >144Hz vão ver a janela mover-se com uma enorme fluidez quase como se fosse líquido (é difícil explicar melhor). No entanto se tentarem ler o conteúdo vão notar que está borrado devido ao tempo de resposta dos pixeis.

Com ULMB vão conseguir ler o conteúdo da janela mas infelizmente vão notar "saltinhos" da janela e não o tal movimento fluído. Infelizmente para além disto há sempre um ligeiro efeito de ghosting provocado em algumas transições de cores específicas.

Vou tentar fazer um vídeo a tentar demonstrar a diferença.

EDIT: desisti da ideia pois a 120fps o scanning da camera provoca um varrer vertical com ULMB. A 240fps não consegue acertar com a exposição e ainda piora o flicker :\
 
Última edição:
Depois do @miguelbazil relembrar que o ULMB nao usa strobe, em vez disso insere frames pretas, reli o teu post anterior e deu para perceber que nao é cintilação o defeito que descreves, mas os "micro saltos" que falas.
Decidi esperar (talvez até o ano que vem) e ver como o gsync/freesync evolui e nessa altura vou seguir o vosso conselho e não apostar no ULMB.
 
Repara que ao intercalar com frames pretos provoca cintilar ;) eu mal activo no meu parece que voltei uns anos atrás a sentir o cintilar de um monitor CRT :-D Aliás, filmar o ecrã dá o mesmo efeito que os antigos CRT ;)
 
Então o que notas como negativo no ULMB é cintilação, micro saltos e baixa luz.
No fundo tudo devido a inserirem as frames pretas, parece que não sou tão sensivel a isso, no benq nao me incomodava e a luz deu para resolver.
 
Sim, é espectável que o efeito seja semelhante ao cintilar dos CRT's, porque simula os CRT's de uma forma muito igual. Os CRT's passavam mais tempo desligados que ligados, na realidade. Um CRT recebia um electrão a alta velocidade, o que provocava que o material no monitor reagisse libertando essa energia como fotões, ou seja, luz. Contudo, esta luz era só um fotão por cada interação, ou seja, o pixel rapidamente perdia luz, ficando negro o resto do tempo. E as frames pretas simulam esse efeito muito bem, o LED ilumina, depois passa a negro pela frame, o efeito final é semelhante. Por isso é que o monitor perde "luminosidade", porque os LED's não emitem tanta luminosidade como um CRT, o efeito é o de baixar a sensação de luz. Contudo, é uma razão para os LED's serem mais seguros que os CRT, porque muita luminosidade é agressiva para os olhos.

A meu ver, se realmente preferes esse efeito à la CRT, ULMB é mesmo a tua solução. Os sync's não vão resolver isso. Mas para um utilizador normal, os Sync's têm um impacto muito maior.
 
Como jogo num monitor de 60Hz sempre >=120FPS com vsync off, nao sinto input lag.
Quando experimentei um monitor de 144Hz notei maior diferença com ULMB a 120Hz, que com os 144HZ, pq a imagem continuava super focada durante os movimentos, sem nenhum arrastamento como nos crts. Claro que notei cintilação como nos crts, mas a 120Hz é mais a percepção que existe e o melhor é que nao me incomodou. Os microsaltos nao notei, mas tb nessa altura nao existia gsync e nao tenho termo de comparação para melhor. A compra de um gsync, só mesmo se o preço baixar, costumo jogar 120 ou 140FPS constantes, nao vejo que o gsync me seja util nesta situação. Tb nao me vejo a gostar de jogar de 30FPS a 60FPS com o gsync.
 
gsync suaviza imenso a imagem e movimentos bruscos , noto logo a diferença de quebras de imagem num monitor normal em movimentos rápidos tipo fps e etc . .
 
Com gsync, nao notas o jogo a nao responder bem quando os FPS são baixos?

Qual a diferença entre um jogo num monitor 144Hz a 144FPS fixos (Vsync OFF) e outro monitor nas mesmas condições mas com gsync ON? Têm a mesma suavidade/fluidez, mas com tearing no que nao tem gsync?
 
Última edição:
...costumo jogar 120 ou 140FPS constantes, nao vejo que o gsync me seja util nesta situação.
Não tinhas o tearing que deves ter com o 60Hz@120/140fps (que não devem fazer grande diferença nessa frequência).
Tb nao me vejo a gostar de jogar de 30FPS a 60FPS com o gsync.
Ninguém gosta de jogar abaixo de 60fps (vá, quem tem e está habituado a passar algum tempo numa consola deve comer mais ou menos até 30). Mas o Gsync também não te obriga a isso de nenhuma forma, fazes os mesmos 120/140fps num monitor com Gsync do que no teu de 60Hz, logo que na mesma resolução.

Não percebo de onde vem essa ideia dos "30 a 60fps", o Gsync não te come performance nem funciona só nesse limite (mesmo o Freesync tem uma escala bem maior em grande parte dos casos).
Com gsync, nao notas o jogo a nao responder bem quando os FPS são baixos?
Notas como em qualquer lado a menor responsiveness, o Gsync/Freesync não são para resolver problemas de fps baixos. Nesses casos fazes upgrade à gráfica ou baixas definições até estares no patamar minimo (diferente para cada pessoa).
Têm a mesma suavidade/fluidez, mas com tearing no que nao tem gsync?
Basicamente, e diria que o tearing afecta bastante o sentido de "fluidez", pelo menos na minha definição. Outro assunto é se vale o preço ou o que cada um pode pagar pelo "pequeno" extra, mas já se vê monitores jeitosos com ambas tecnologias e preço em conta.
 
Última edição:
Jogo BF4, o aumento de fluidez de 60HZ@60FPS para 60HZ@120FPS é enorme.
O jogo está a 120FPS, só que o monitor mostra 60Hz, a fluidez dos 120FPS notam-se no input do teclado, rato e nas varias frames que aparecem. Com vsync off, em cada frame no ecran estão bocados de varias frames com tearing, apesar de o tearing nao se notar ele existe.

Concordamos que queremos >= 120FPS neste tipo de jogos.
Com Vsync off a 144Hz@144FPS, tenho tearing.
Com Gsync de 30 a 144 fps nunca tenho tearing, mas só me interessa jogar >=120FPS, logo nao me interessa Gsync de 30 a ~120FPS (nem nenhuma outra tecnologia).

Para saber qual a diferença entre um monitor de 144Hz com e sem gsync, resta a duvida se o tearing = falta de fluidez.
Eu acho que nao, mas nao posso testar. Se te apetecer, um dia qq quando tiveres oportunidade basta desligares o gsync e testares com VSYNC OFF >=120FPS. Não vejo quem tem monitores de 144Hz sem Gsync a queixarem-se de falta de fluidez.

Obviamente que acho o gsync desejavel, ninguem gosta de tearing (não é boa alternativa aumentar o input lag pondo o Vsync on), mas como dizes, por agora pode nao estar no orçamento de todos.
 
Última edição:
Quem já experimentou gsync ou sem sabe que por mais refresh tenha o monitor sentes tearing sem gsync em jogos onde movimentas rápido principalmente . Isto por experiencia própria .

Depois de ter monitor com gsync, se toco num sem , nota-se logo tearing do mesmo .
 
Só um ponto @Mr.Wolf, G-SYNC não faz nada de especial quando estás no máximo de frames para a frequência do monitor. O que o G-SYNC faz é meter o teu monitor à mesma frequência que a quantidade de fps que tens em cada momento. Ou seja, podes notar diferenças na fluidez da imagem se tiveres dips grandes, mas ela estará sempre sem cortes. Claro que para quem varia entre 120 e 144fps, não vais notar nada, ou seja, com dips menores, é perfeito. Com dips grandes, aí continuas sem cortes, mas dificilmente não notarás a diferença de fluidez na imagem, infelizmente não há nada a fazer quanto a isso.

É escolher entre as quebras de imagem/stutter e a perda de fluidez. Não há mundos perfeitos :)
 
Por acaso pelo que vi há diferença sim, embora eu à dias atrás tambem acredita-se que não.

Vi uns testes de input lag recentemente (vou ver se acho o link)
Aonde demonstra que um ecra com Gsync/FreeSync consegue ter o mesmo input lag que sem vsync.

Tentaram fazer os testes a 60HZ aonde realmente o uso de vsync (por exemplo no CS:GO a 60hz é uma catrastofe) faz pouco sentido em FPS competitivos, e também eu esperava que com o uso de Gsync ou Freesync o input lag fosse igual ou parecido a uma solução double buffer vsync, afinal segundo os testes conduzidos por o tal site, parece que o input lag fica muito semelhante aos resultados com vsync desligado.

Adorava ver mais testes de outras entidades, mas assim de repente comparando tudo, só vi aquele site.

Cumps..

PS: Vou ver se o acho para deixar aqui

EDIT: Achei aqui.. http://www.displaylag.com/reduce-input-lag-in-pc-games-the-definitive-guide/
 
Para o meu uso no BF4, a diferença seria sempre entre:
Sem gsync/freesync: 120HZ@120FPS, ULMB ON, VSYNC OFF, input lag inexistente, bastante fuidez, COM tearing, com cintilação, mas sem blur.
Sem gsync/freesync: 120HZ@120FPS ou 144HZ@144FPS, ULMB off, VSYNC OFF, input lag inexistente, bastante fuidez, COM tearing, com blur.
Com Gsync/Freesync
: 120HZ@120FPS até 144HZ@144FPS, input lag inexistente, bastante fuidez, SEM tearing, com blur.

Não uso Vsync ON, (nos monitores sem o gsync/freesync) o input lag para mim é enorme:
sem gsync/freesync:120HZ@120FPS, ULMB ON, VSYNC ON, bastante input lag, micro stutter, sem tearing, com cintilação, mas sem blur
sem gsync/freesync:120HZ@120FPS ou 144HZ@144FPS, VSYNC ON, bastante input lag, micro stutter, sem tearing, blur

Resumindo, o Gsync/freesync, retira o tearing para quem joga com vsync off, retira o input lag e stutter para quem joga com vsync on.
O ULMB retira o blur, mas provoca cintilação e diminui a luz.

A solução para para resolver o input lag do vsync on, para quem nao tem gsync/freesync, é o "FAST sync" da nvida, que saiu na ultima geração de placas. Ha uns hacks para por o fast sync a funcionar nas gerações anteriores, mas com os drivers que existiam na altura, nao funcionava bem na minha GTX 970. Fiquei de experimentar novamente com drivers mais recentes.
https://linustechtips.com/main/topi...vidias-fast-sync-introduced-with-pascal-gpus/
(encontrei este link sobre o fastsync ao calhas)
 
Última edição:
O triple bufering que já falaram, só funciona em opengl.

Wrong!

Na realidade o DX suporta modos de flip que dão o mesmo efeito através do descarte de frames renderizados ahead que acaba por dar o mesmo resultado que triple buffer. O Rise of the Tomb Raider usa esta técnica e apresenta como triple buffer.

Para além disso para jogos 32-bit que não sejam DX12 dá para activar triple buffer utilizando o D3DOverrider ;)
 
É verdade o que dizes, por isso retirei essa frase antes de responderes, mas com ou sem buffers, com vsync ON fico sempre com input lag, contudo a afirmação nao esta errada, a opção de triple buffer nos drivers é para opengl :)

-EDIT-
Aqui tem 2 slides da nvidia comparando a latencia do "fast sync" com a do "vsync (on e off)"
https://forums.geforce.com/default/topic/936446/fast-sync-and-maxwell/?offset=3
 
Última edição:
Ou seja.. tens power na gráfica e no CPu no PC para Ter jogos com frames a 100-120 fps a 144Hz.. G sync é aconselhável..

Se não tens power , ULMB .... 120fps....

Mas já agora.. por exemplo o PG248 e o PG 278 Q não trazem o ULMB .. acho que me lembro de ver isso nas características do monitor..

Cumprimentos e desculpem se disse alguma barbaridade... corrigam-me.. pf...
 
O @SinLord tinha-me alertado para isso, mas isso deve sair tão caro :'( Mas é completamente de babar.

Por acaso andei a pensar e pronto, a Samsung é neste momento a protectora de MVA, e como há gente que se queixar do glow dos IPS, suponho que MVA seja a alternativa.
 
uma cena...qual seria a dificuldade das marcas lançarem monitores XPTO mas sem free/g-sync...e depois haver a chance de por X€ se comprar um módulo que se põe no monitor para ter free/g-sync?

parece-me mais interessante...assim a malta podia ter um monitor XPTO quando se está a 'lixar' para isso dos syncs ou deixar a compra/upgrade para mais tarde
 
Back
Topo