Dúvida Monitores Full HD com entrada VGA

Tivie

Membro
Boas...

Ando a fazer "prospecção de mercado" para adquirir um monitor. depois de visitar algumas lojas, encontrei um LG (não me recordo do nome) que dizia ser Full HD, por 139€, mas que só tinha entrada analógica (aquela VGA de 15 pinos).

A minha pergunta é: pode um monitor mostrar REALMENTE imagem Full HD com uma entrada analógica?


A comparação que tenho é ligar a XBOX360 à mesma televisão, com um cabo HDMI e com o cabo component e, de facto, vê-se bastante diferença entre uma e outra.
 
Bem eu tenho um monitor assim, 22' Full HD 1080p 1920x1080 com entrada VGA :(

Não tenho razão de queixa do monitor e parece me mesmo fantástico mas nunca experimentei um HDMI pa puder comparar...

Para ser sincero nao acredito que a diferença seja muita porque a qualidade deste monitor em VGA e abismal.

Mas por acaso gostava ver a diferença de por exemplo um monitor ligado em VGA e HDMI
 
EU, neste momento, tenho a TV a funcionar como Monitor. é uma LG de 32". Tem entrada HDMI e componente.

Tenho um adaptador Componente-->VGA, que vinha com um portátil. Experimentei e não vejo grande diferença para HDMI.

No entanto quando ligo a XBOX 360 por componente ou HDMI já vejo uma diferença abismal. :(
 
Boas.

Sim um monitor pode mostrar Full HD com entrada analógica desde que suporte 1920x1080 claro. No entanto o VGA como nos sabemos, já é antigo e as diferenças quando este é usado em monitores Full HD com um tamanho grande (ex: 24'') são mais que evidentes. Nem é preciso comprar o VGA para o HDMI, basta comprar VGA com DVI para ver a diferença.
 
Última edição:
Boas...

Ando a fazer "prospecção de mercado" para adquirir um monitor. depois de visitar algumas lojas, encontrei um LG (não me recordo do nome) que dizia ser Full HD, por 139€, mas que só tinha entrada analógica (aquela VGA de 15 pinos).

A minha pergunta é: pode um monitor mostrar REALMENTE imagem Full HD com uma entrada analógica?


A comparação que tenho é ligar a XBOX360 à mesma televisão, com um cabo HDMI e com o cabo component e, de facto, vê-se bastante diferença entre uma e outra.

Tens monitores da acer 23.6 polegadas full HD com Dvi que já é digital por 130 euros +/- na worten...
 
Siinceramente as unicas diferenças que noto entre uma imgaem por VGA ou por HDMI em full hd é ruído em áreas mais escuras e nalguns tons a imagem vai falhando (p.e. aqui a cor de fundo da zwame no meu monitor é horrivel, tá sempre a tremer).
 
Siinceramente as unicas diferenças que noto entre uma imgaem por VGA ou por HDMI em full hd é ruído em áreas mais escuras e nalguns tons a imagem vai falhando (p.e. aqui a cor de fundo da zwame no meu monitor é horrivel, tá sempre a tremer).
Ia dar o feedback exactamente dessa situação. Adquiri recentemente um Asus VH242H (ver link), adquiri no sentido em que ganhei (num leilão online) daí ter ficado com ele pois não foi necessariamente uma mudança com base em pesquisas (talvez houvesse melhor na altura pelo mesmo preço, mas na realidade saiu me bem barato).
E o que tenho a dizer é que, ligando ao pc por VGA, particularmente aqui no fórum, vejo um género de ondas verticais a passar na base do fórum como se tivesse a ver o monitor através de uma gravação de câmara de filmar. E embora tenha que estar com alguma atenção para observar esse "fenómeno", por vezes torna-se irritante quando sabemos que ele está lá e começamos a notar mais frequentemente.
Tendo noção (se calhar a noção errada) que o pc deveria estar ligado a VGA e HDMI estaria reservado para outras ligações como TV ou leitor de DVD/Blue ray, experimentei ligar o pc através de HDMI e qual não é o meu espanto quando já não tenho esse "fenómeno". Quanto ao resto não noto grandes diferenças. E desde então ficou ligado por HDMI já que não tenho mais aparelhos ligados. A única diferença menos boa, é que fico com menos opções de costumização no menu do monitor. Opções como cor, contraste, etc (contraste e brilho penso que tenho, não posso precisar quais as que perdi ligando a HDMI).

Em jogos etc, não notei diferenças por aí além. E os modos que o monitor tem, praticamente não lhes toco, uso sempre o mesmo.
 
Ia dar o feedback exactamente dessa situação. Adquiri recentemente um Asus VH242H (ver link), adquiri no sentido em que ganhei (num leilão online) daí ter ficado com ele pois não foi necessariamente uma mudança com base em pesquisas (talvez houvesse melhor na altura pelo mesmo preço, mas na realidade saiu me bem barato).
E o que tenho a dizer é que, ligando ao pc por VGA, particularmente aqui no fórum, vejo um género de ondas verticais a passar na base do fórum como se tivesse a ver o monitor através de uma gravação de câmara de filmar. E embora tenha que estar com alguma atenção para observar esse "fenómeno", por vezes torna-se irritante quando sabemos que ele está lá e começamos a notar mais frequentemente.
Tendo noção (se calhar a noção errada) que o pc deveria estar ligado a VGA e HDMI estaria reservado para outras ligações como TV ou leitor de DVD/Blue ray, experimentei ligar o pc através de HDMI e qual não é o meu espanto quando já não tenho esse "fenómeno". Quanto ao resto não noto grandes diferenças. E desde então ficou ligado por HDMI já que não tenho mais aparelhos ligados. A única diferença menos boa, é que fico com menos opções de costumização no menu do monitor. Opções como cor, contraste, etc (contraste e brilho penso que tenho, não posso precisar quais as que perdi ligando a HDMI).

Em jogos etc, não notei diferenças por aí além. E os modos que o monitor tem, praticamente não lhes toco, uso sempre o mesmo.

Aproveitando o que disseste deixo aqui o link para o meu problema que tem haver exactamente com o mesmo:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=548757

O que se passa é que o meu monitor (LG W2486L 24') apenas tem opções de auto-size (ajustamento da imagem ao ecran) e de ajuste manual quando está ligado em VGA. Em DVI ou HDMI não tema opção manual e penso que ele faz ajuste automático atraves do sinal de video ele que recebe. O problema é que esse ajuste automático não funciona a 100%, há resoluções em que ele não estica a imagem de forma a preencher todo o ecran o que é muito constrangedor, de tal forma que sou obrigado a usar VGA que possui uma qualidade muito baixa e como ja referiram neste forum então é um tédio por causa do "ruído" em areas escuras, pareçem formigas a mexerem-se.

A pergunta é existe alguma maneira de conseguir dar a volta a isto?
 
Tenho um monitor FullHD com entrada VGA, o Asus VH222D.

Tudo 5*, tanto ligado ao PC como ligado à consola.

Não tenho nenhum dos problemas aqui descritos. A verdade é que a esmagadora maioria dos cabos VGA existentes no mercado não valem nada, são de fraca qualidade. Grande parte dos problemas vêm daí.

Se tiveres cabos VGA decentes não notas diferença que o olho humano consiga detectar, até porque o que está em causa é saber se suporta a mesma "range" de cores e resolução, e no caso sim, suporta.

O Cabo HDMI, quanto a mim, traz vantagem por transportar igualmente som HD. Nunca vi nenhuma diferença em termos de imagem.
 
O Cabo HDMI, quanto a mim, traz vantagem por transportar igualmente som HD. Nunca vi nenhuma diferença em termos de imagem.

O meu cabo VGA é o que vinha com o monitor. Pois na tua situação não sei, mas na minha e como nas outras que foram aqui referidas a diferença é notória. Basicamente no meu caso (1920x1080) em certos constrastes/cores e olhando "profundamente", de perto e com atenção é possivel visualizar "ruído" do genero de formigas com as cores deste tema do forum (não final) por exemplo. Decidi voltar ao HDMI devido a isto embora que em VGA tinha mais opções para o ecra.

É verdade... alguem aqui possui um monitor da LG? Se sim, a aplicação que vem no CD, o FortManager funciona bem?
 
Última edição:
O meu cabo VGA é o que vinha com o monitor. Pois na tua situação não sei, mas na minha e como nas outras que foram aqui referidas a diferença é notória. Basicamente no meu caso (1920x1080) em certos constrastes/cores e olhando "profundamente", de perto e com atenção é possivel visualizar "ruído" do genero de formigas com as cores deste tema do forum (não final) por exemplo. Decidi voltar ao HDMI devido a isto embora que em VGA tinha mais opções para o ecra.

É verdade... alguem aqui possui um monitor da LG? Se sim, a aplicação que vem no CD, o FortManager funciona bem?

Nunca vi isso no meu monitor.

O meu monitor não é nada de especial e o cabo também é o que veio de origem.

Portanto: porque é que uns fazem e outros não?
 
Portanto: porque é que uns fazem e outros não?

Não sei exactamente, poderá ter haver com o nivel de definição de cada um. No meu antigo LCD com um tamanho inferior ao de agora, era extremamente dificil reparar neste "ruído", muito mesmo, passava completamente despercebido.

Entretanto comprei um LED de 24' Full HD e ontem decidi ligar por VGA para verificar um aspecto e supresa a minha quando vou aqui ao forum e vejo a cor de fundo toda "tremida", ou seja, pixeis com "ruído". O VGA é um sinal analógico, até chegar ao monitor ele é convertido duas vezes, daí a perca de qualidade. DVI e HDMI são sinais digitais.

Por norma quanto mais avançado e maior o monitor mais este "ruído" se vai verificar se estiver ligado por VGA, penso eu.
 
VGA sendo analógico tem sempre a sua perda de qualidade, que idealmente seria nula. No entanto há sempre interferências, cabos trilhados, convertores DVI-VGA manhosos etc.
Eu uso VGA por obrigação e em cores normais não noto problema nenhum mas, no entanto, é visível em zonas escuras da imagem algum ruído e cores que piscam.
Além disso e não sei como à um tempo pensava ter um dead pixel azul no meu monitor. Acabei por descobrir que bastava mexer no cabo para ele desaparecer e voltar a aparecer. Andou assim 1 mês, agora não sei porque melhorou.
Lembro me também das ligações horriveis feitas na minha escola aos projectores. Há projectores em que a imagem treme e alguns em que a imagem fica amarela e para resolver estes problemas basta mexer na ficha. São os problemas de uma ligação analógica. No entanto com uma ligação digital poderia ocorrer que se não estivesse tudo bem montado nem sequer dava imagem. É o tudo ou nada do digital contra o +/- do analógico.

VGA pode e mostra Full HD. Pode é haver problemas na imagem.
 
Não sei exactamente, poderá ter haver com o nivel de definição de cada um. No meu antigo LCD com um tamanho inferior ao de agora, era extremamente dificil reparar neste "ruído", muito mesmo, passava completamente despercebido.

Entretanto comprei um LED de 24' Full HD e ontem decidi ligar por VGA para verificar um aspecto e supresa a minha quando vou aqui ao forum e vejo a cor de fundo toda "tremida", ou seja, pixeis com "ruído". O VGA é um sinal analógico, até chegar ao monitor ele é convertido duas vezes, daí a perca de qualidade. DVI e HDMI são sinais digitais.

Por norma quanto mais avançado e maior o monitor mais este "ruído" se vai verificar se estiver ligado por VGA, penso eu.

Eu penso que isso deve ter a ver com a qualidade do cabo. Basta o cabo estar dobrado um bocadito para a imagem piorar. O comprimento do cabo também influencia. Quanto mais longo, mais ruído. Uns tipos disseram-me que se tiver próximo de muitos aparelhos electricos tb piora a imagem. Isso já me parece exagero mas, hein, sabe-se lá. o meu rato/teclado wireless funcionava mal por causa do telefone sem fios. lol

A vantagem do digital para o analógico é que não há interferência electrica e o cabo não tem influência. Isto tb é uma dica: não se deixem enganar nas lojas se vos tentarem impingir aqueles cabos HDMI caríssimos. Não vão notar diferença alguma!!!

A pergunta que coloquei prendia-se com a resolução. A taxa de refrescamento do monitor em questão é de 70 Mhz (supostamente). Na teoria, a resolução máxima dos cabos VGA é 2048x1536 a 70 Mhz mas, lá está, a qualidade do cabo, o comprimento, etc etc etc têm influência. Daí a minha questão: Na prática, vou conseguir ter 1080p? Ou terei de me contentar com 720p?

Pelo que aqui disseram tenho dúvidas que, com um cabo VGA de origem, consiga ter uma boa qualidade de imagem. E um bom cabo VGA pode custar 40/50 o que significa que fica quase ao mesmo preço de um monitor LED com entrada HDMI.


P.S - Pathos: Um grande LOL para a tua signature!
 
Eu penso que isso deve ter a ver com a qualidade do cabo. Basta o cabo estar dobrado um bocadito para a imagem piorar. O comprimento do cabo também influencia. Quanto mais longo, mais ruído. Uns tipos disseram-me que se tiver próximo de muitos aparelhos electricos tb piora a imagem. Isso já me parece exagero mas, hein, sabe-se lá. o meu rato/teclado wireless funcionava mal por causa do telefone sem fios. lol

A vantagem do digital para o analógico é que não há interferência electrica e o cabo não tem influência. Isto tb é uma dica: não se deixem enganar nas lojas se vos tentarem impingir aqueles cabos HDMI caríssimos. Não vão notar diferença alguma!!!

A pergunta que coloquei prendia-se com a resolução. A taxa de refrescamento do monitor em questão é de 70 Mhz (supostamente). Na teoria, a resolução máxima dos cabos VGA é 2048x1536 a 70 Mhz mas, lá está, a qualidade do cabo, o comprimento, etc etc etc têm influência. Daí a minha questão: Na prática, vou conseguir ter 1080p? Ou terei de me contentar com 720p?

Pelo que aqui disseram tenho dúvidas que, com um cabo VGA de origem, consiga ter uma boa qualidade de imagem. E um bom cabo VGA pode custar 40/50 o que significa que fica quase ao mesmo preço de um monitor LED com entrada HDMI.


P.S - Pathos: Um grande LOL para a tua signature!

Alternando entre cabos VGA e HDMI que vieram com o meu monitor de origem não noto alterações significativas na imagem. Agora realmente corrige-me o problema das "ondas", muito perceptível aqui nas cores do fórum. O único senão que tenho pena, é, como já disse, bloquear-me algumas opções de costumização. Mas esquecendo isso, estou melhor assim. O meu monitor, supostamente, é full hd. Para usufruir disso, por exemplo, em jogos, preciso de activar alguma opção específica ou ter uma placa gráfica de última geração (que me active essa opção)? Ou simplesmente a resolução 1920x1080 já é o full hd? Estou sob uma XFX8800GT.
 
Alternando entre cabos VGA e HDMI que vieram com o meu monitor de origem não noto alterações significativas na imagem. Agora realmente corrige-me o problema das "ondas", muito perceptível aqui nas cores do fórum. O único senão que tenho pena, é, como já disse, bloquear-me algumas opções de costumização. Mas esquecendo isso, estou melhor assim. O meu monitor, supostamente, é full hd. Para usufruir disso, por exemplo, em jogos, preciso de activar alguma opção específica ou ter uma placa gráfica de última geração (que me active essa opção)? Ou simplesmente a resolução 1920x1080 já é o full hd? Estou sob uma XFX8800GT.


Então o que acham? Compro só com VGA?

Até agora o melhor que vi foi um LG por 129€ na Vobis, Full HD, 5ms de tempo de resposta, contraste de 30.000:1, lum 250.

(gosto da Vobis porque trocam todos os monitores que venham com pixeis queimados!)
 
O meu monitor, supostamente, é full hd. Para usufruir disso, por exemplo, em jogos, preciso de activar alguma opção específica ou ter uma placa gráfica de última geração (que me active essa opção)? Ou simplesmente a resolução 1920x1080 já é o full hd?

Full HD é precisamente a resolução de 1920x1080 penso eu de que.
 
O meu cabo VGA é o que vinha com o monitor. Pois na tua situação não sei, mas na minha e como nas outras que foram aqui referidas a diferença é notória. Basicamente no meu caso (1920x1080) em certos constrastes/cores e olhando "profundamente", de perto e com atenção é possivel visualizar "ruído" do genero de formigas com as cores deste tema do forum (não final) por exemplo. Decidi voltar ao HDMI devido a isto embora que em VGA tinha mais opções para o ecra.

É verdade... alguem aqui possui um monitor da LG? Se sim, a aplicação que vem no CD, o FortManager funciona bem?

Nunca consegui por isso a trabalhar no seven x64
 
O que um vendedor me disse numa loja da especialidade é que monitores com ligação vga não suportam resoluções acima de 1680*1050 embora em muitos casos aunuciem como resolução nativa 1920*1080, eu confesso que fiquei a olhar para ele :/ o meu LG é o W2261VP tem as tres ligações DVI, HDMI, VGA eu tenho o ligado por DVI e tem um desempenho notável, mas a situação em causa era um monitor para um amigo meu que depois de o vendedor lhe dizer aquilo n saiu da loja com um ecra que n tivesse HDMI :) escusado será dizer que comprou um tijolo da acer feio feio feio, tinha um contraste geitoso mas era feio como á noite.
 
Para quem tem problemas com o ajuste automático do ecrã ligado por DVI ou HDMI, o problema pode estar no painel de controlo da nvidia e ATI, dêem uma vista de olhos nas definições do ecrã lá, e escolham o ajuste pela placa gráfica, e não pelo monitor!

CumpZ!
 
Última edição:
Back
Topo