Monitores LCD. É mesmo assim?

Agom

Membro
Boas,
Adquiri recentemente um novo computador e acabei por comprar um monitor Benq FP931. Apesar de todo o tipe de ajustes, o mais problemático, porque trabalho com edição fotográfica e programas gráficos é que as cores são sempre mais escuras na parte superior e gradativamente vão clareando sendo bastante mais claras na parte inferior. Entretanto descobri que o monitor era muito fraquinho (ratio 450:1, 16 ms) e troquei-o por um LG 1960TR-BF. Pensei que estava resolvida a tal questão da cor gradativamente clarear de cima para baixo mas apesar de o monitor ser superior continuo com este problema.
Como não estava habituado a monitores LCD, isto será normal ou haverá algum problema por exemplo com a placa gráfica já que em 2 monitores diferentes visualizo sempre essa diferença de cores?
 
Amigo isso é normal, eu tenho um LG 1970 HR 19 polegadas, e tenho a placa gráfica ASUS 7600 GT 256 Mb e começa a escurecer no topo e na parte inferior fica mais claro. Mas se o teu monitor der para rodar, põe-no de forma a fazer um ângulo de 90 º com a mesa que estás a trabalhar e assim esse "problema" desaparece.

Depois diz qualquer coisa ...

Inté
 
Última edição:
Acredita que é normal, eu por acaso gosto quando o LCD faz esse tipo de efeitos. Eu tenho no ambiente de trabalho um fundo azul e aquilo vai mudando gradualmente as cores, mas como eu acho o efeito giro não me incomoda nada.

Os LCD's não são tão luminosos como os TFT's e fazem menos mal à saúde. Mas é claro como em tudo na vida tudo tem as suas vantagens e desvantagens.

Para além disso, acho que fizeste uma boa escolha para monitor principalmente no que toca à visualização de coisas em alta definição.

Será que dá para postares uma foto? Não sei é se vai dar resultado ! É só para comparar com o meu, já que dizes que é muito incomodativo, porque realmente até podes ter razão e talvez possa ser um problema com a placa gráfica.

Inté
 
Compreendo que aches agradável mas imagina que está a paginar por exemplo uma publicação em Adobe Indesign ou outro programa e sabes que definiste exactamente a mesma cor mas que em partes distintas do monitor te parecem cores completamente diferentes. Ficas um bocadito à toa. Penso que a resposta a este problema está mesmo no post do paulojreis.
Efectivamente muitas coisas na vida equilibram-se face às vantagens e desvantagens que partilham mas sendo esta uma tecnologia relativamente recente presume-se que algumas desvantagens que os monitores convencionais pudessem ter seriam em muito compensadas pelas vantagens dos LCD. É isso que ainda não sinto.
 
Será que o meu monitor é ligeiramente diferente do teu e é por isso que não estou a notar tanto esse problema?

É porque aqui no papel da factura diz que é um monitor LG 1970 HR Silver LCD TFT

Não sei é se isso vai fazer toda a diferença até porque não sei se os outros LCD'S são considerados também TFT's como o meu :S
 
É chato comprar um produto caro (eu que o diga) e não estar 100% satisfeito com ele.

Curiosamente estive para comprar um monitor igual ao teu, mas como achei que era melhor arranjar um monitor cinzento porque não se torna tão "pesado" para os olhos (penso eu de que) optei por este.
 
Tem a ver com o ângulo "de visão" do monitor. Há uns que se ressentem mais que outros. O monitor que compraste não é monitor para edição gráfica, é mesmo assim; o bom paga-se. Compra um cinema display que ficas bem servido.

Cumps
 
Quem trabalha em artes gráficas tem duas opções: CRT de ecrã plano, preferência triniton, ou um TFT de elevadas prestações, que garantem elevado contraste e luminosidade, têm palas, etc.
Enquanto a primeira opção custa algumas centenas de euros, a segunda já custa alguns milhares.

Pessoalmente tenho um CRT Triniton de 21" só para trabalho de fotografia, devidamente calibrado à placa gráfica e à iluminação ambiente. O que sai na impressora do lab é precisamente o que vejo em casa. Foi um achado em 2ª mão: 150€. Impecável. Dentro de uns mêses vou ver se compro outro, ou então arranjo um TFT de 19" só para ferramentas de trabalho e para o Adobe Bridge (situação não crítica).
 
Estou de acordo com o que foi dito, nomeadamente à posição e a distância do monitor em relação aos olhos. O problema das côres é de facto bastante aborrecido por vezes. Já passei por situações semelhantes também.
Agora há uma coisa que não bate certo. Nesta altura do campeonato já nem deviam de ocorrer situações destas, pois simplesmente os CRTs já nem se vendem (ou muito raramente), basta por exemplo ir à ***** e constatar que não se encontra um único CRT à venda. Afinal se são assim tão bons, porquê que já não os fabricam? :P
A meu ver, uma tecnologia que podia vingar seriam os OLED, pois em qualquer ângulo que possamos olhar, a côr e luz é sempre a mesma, sem qualquer alteração.
 
Ah lembrei-me de uma coisa ...

No teu monitor não tem uns botãozinhos que ficam ao pé do "power".

Talvez isso ajude alguma coisita.

Depois diz qualquer coisa

Inté
 
oi

eu tambem tenho um LCD benq e tambem tenho esse problema, mas isso e devido a tua osição em relação ao monitor.

Se reparares a tonalidade das cores varia de acordo com a tua posição em relação ao monitor, por isso deves temtar alinhar o monitor o melhor possivel de acordo com a tua posição.

cumprimentos
 
exatamente as primeiras coisas a fazer é alinha o monitor de acordo com a nossa posição, utilizar o ajuste automático do monitor e de seguida caso não fique a 100% executar por exemplo o assistente da nvidia para controlar o monitor. O meu é um Samsung SyncMaster 152s TFT LCD de 15 polegadas, e nunca tive problemas com ele, apenas se instala-se os drivers do cd de origem, em que me instavala o perfil de cor do 152b k tem um nivel de contraste diferente e não sei porquê o branco ficava azul :O lol, mas sem instalar drivers dá-me lindamente =) nunca tive problemas com ele.
 
Afinal se são assim tão bons, porquê que já não os fabricam? :P

Porque as pessoas são estúpidas e seguem as tendências à toa. Compram o que é mais bonito e não o que funciona melhor

Alem das tendências, grande parte do mercado nao sabe o que esta a comprar e compra aquilo que o vendedor da *****, Worten, etc, lhe vende, mesmo que seja a maior m*rda que existe à face da terra.

A tendência para o CRT desaparecer, ao contrario do que se pensa não tem a ver com a imagem, mas sim com o espaço que ocupa. Basta meteres um TFT de 24" wide ao lado de um CRT de 22" e tens logo a resposta.

Para quem joga, a meu ver não existe nada melhor que um CRT, pessoalmente nao gosto de jogar com LCD, para alem disso o problema das latências de imagem acaba logo com o CRT.

CRT = 0ms
LCD = variavel dependendo da qualidade e do preço do equipamento
 
Um CRT não tem 0 ms (aliás nada tem). Isso depende do refescamento do monitor. No entanto é muito fácil e barato arranjar um CRT rápido.

Quanto ao problema original da thread isso tem a ver com a retroiluminação do monitor. Os TFTs não tem iluminação natural. Comportam-se como pressianas que controlam a luz que os atravessa. E como tal tem que ter uma retroiluminação (geralmente uma pequena lâmapada fluorescente). Um monitor mais económico tem uma sistema de retroiluminação simples e que não garante uma total uniformidade (como tu precisas no teu trabalho). Além disso um TFT mais barato terá um painel de 6 bit (262144 cores) que também não será 100% satisfatório para trabalho de cor. Um painel de 8 bit já garante as 16,7 milhões de cores. E naturalmente um monitor superior terá uma sistema de retroiluminação mais uniforme ou se for específico para artes gráficas provavelmente terá uma matriz de LEDs em vez da lâmpada fluorescente o que garante uma iluminação quase perfeita.

No entanto é preciso ter presente que estes pormenores são um bocado irrelevantes par aum uso doméstico normal (o que infelizmente não é o teu caso) e que se os CRTs tem pontos fortes também têm pontos fracos ao nível da qualidade de imagem que hoje estão esquecidos (porque os TFTs já não os tem) ao nível do alinhamento e geometria da imagem (e mais uma vez são pormenores um pouco irrelevantes para uso vulgar)
 
Back
Topo