Monitores TFT 4:3 vs 16:9 - qual o mais adequado ?

Arh!!! disse:
Ora aqui está o bicho:
http://reviews.cnet.com/HP_L1925/4507-3174_7-21244851.html

Como vês, nem 4:3, nem 5:4, mesmo com os motivos que estão acima...

EDIT: O que foi explicado pelos "outros":


Fica bem...
Esse monitor é igual aos outros dois bilhões de monitores TFT 19" do mercado :zzz:
Aliás como já disse não tenho paciência para esta conversa da cueca para enrolar
Até ver nenhum TFT 19 de formato não panorâmico do mercado é exactamente 4/3 porque tem todos a resolução nativa de 1280*1024.
 
timber disse:
Se quiseres pega numa fita métrica e mede o teu ecran. Vais ter aproximadamente 37,5 cm por 30 cm (como o TFT de 19" que tenho à minha frente agora) o que dá uma proporção de 1,25 ou seja 5 por 4 e não 3 por 3
timber disse:
Aliás como já disse não tenho paciência para esta conversa da cueca para enrolar
Mas esta conversa está apenas a acontecer porque:
timber disse:
O autor de certeza que pretendia algo do estilo "Monitores TFT mais ou menos convencionais vs mais ou menos panorâmicos"
De qualquer forma, eu sei o que se quer dizer por TFT 4:3 e TFT 16:9, e sei também identificá-los. Sei também que isso nada tem a ver com a resolução (mesmo que esteja ligado porque os pixeis são 1:1), mas se quiseres continuar, estás à vontade...
 
Hum...monitores quadrados versos monitores rectangulares :D

Eu estou adepto e fan do WideScreen, dá para tudo, para jogar ,ver filmes, trabalhos de pesquisa (blessed half word, half-browser) e so on...

Conselhos: Tenta usar no windows a resolução nativa do TFT juntamente com ClearType e tenta comprar um monitor que seja de menor de 12ms. Tirando isto, é na boa ;)
 
Atenção que os monitores TFT de 17”, 19", 20”, 23” e 24” Wide que andam aí não são 16:9! São 16:10! (excepto o 17” q é 15:9 ou seja 1280x768) Basta dividirem 1920 por 1200 (nos de 23” e 24”), 1680 por 1050 (nos de 20”), 1440 por 900 (nos de 19”) e vão ver que a proporção é de 1,6.:x2:


Desculpa Sandman n resisti! :002:

Eu sabia isso! Ehehe...foi mesmo um lapso! ;)
 
Última edição:
Tiveste bem grandenaboverde :D
Quanto ao tópico em si, julgo que neste momento compraria um tft wide (nada de acers :P), mas admito que se jogasse com muita frequência um 4:3 ou 5:3 seria melhor opção (enquanto não for corrente nos jogos o formato wide, mas também não esquecendo os jogos mais antigos).
 
Obrigado pessoal pelas opiniões e esclarecimentos. Para além da opinião pretendida fiquei também mais instruído sobre aspectos que habitualmente só se lêem tratadas pela rama. :)
 
Back
Topo