monitorizar PC enquanto jogo

tfo

Suspenso
Bom dia, gostava de saber que programas recomendam usar para poder ver informações sobre gpu e cpu enquanto jogo.
Actualmente só utilizo o fraps, mas gostava de poder ver mais coisas como gpu usage, %fan, temps...
 
Eu precisei de alguma paciência e vários utilitários para conseguir fazer algo semelhante ao que pretendes. É algo assim, não é:
nfsw_2012_07_31_19_46_40_252.png



Então de base é necessário um On-Screen Display (OSD). Eu uso o MSI Afterburner que é uma aplicação de Overclock, mas também inclui um OSD baseado no RivaTuner. Este só permite monitorizar o GPU e as fans pelo OSD, não permite monitorizar o CPU. É preciso outro programa para tal, e eu encontrei o HWiNFO que consegue encontrar praticamente todos os sensores do sistema e monitorizar de várias formas, incluíndo por OSD baseado no RivaTuner.

http://event.msi.com/vga/afterburner/index.htm
http://www.hwinfo.com/index.html

Mas o problema é que não é muito simples de configurar a forma como a informação vai aparecer no ecrã, no OSD. Tem de ser feito manualmente e é preciso alguma paciência ao início para assimilar a maneira de como tudo funciona, mas passado essa fase, é simples.

A maneira como eu tenho isto instalado é com o Afterburner, o OSD e o HWiNFO a arrancar no início de sessão do Windows. O Afterburner e o OSD não têm problema ao arrancar minimizado no Windows 7, mas o HWiNFO tem alguns problemas de compatibilidade e para o fazer arrancar no início de sessão foi uma carga de trabalhos devido às cenas de segurança UAC. Vou começar por partes (para ficar igual ao exemplo do screenshot):

A) Instalar e configurar o MSI Afterburner e OSD para correr minimizado
1. Saca e corre o MSIAfterburnerSetup. O MSI_Kombustor_Setup que vem acompanhado no ficheiro .zip não importa instalar para este propósito.
2. Depois de instalado, corre a aplicação e clica em Settings.
3. Na tab General e na parte General properties, marca as caixas Start with Windows e Start minimized.
4. Na tab Monitoring e na parte Active hardware monitoring graphs, clica em cada um dos sensores e desmarca o sinal de visto em todos, excepto o do Framerate, que é para ficar com o sinal de visto ao lado. Como o HWiNFO também pode monitorizar o mesmo que o MSI Afterburner, o sistema não precisa de monitorizar os mesmos sensores em duplicado.
5. Ainda na mesma tab, selecciona o Framerate e na parte abaixo deverá aparecer Framerate graph properties, marca a caixa Show in On-Screen Display. Deverá aparecer escrito 'in OSD' ao lado direito do texto 'Framerate'.
6. Na tab On-Screen Display e na parte Additional On-Screen Display properties, marca a caixa Show system time.
7. Depois disso tudo, clica em OK para fechar a janela e agora na janela principal do programa, clica no botão de minimizar. Não feches o programa!

Para verificar se tudo correu bem, inicia um jogo e deverás ter já à mostra o relógio e as framerates na parte superior esquerda do ecrã. Para mostrar o resto dos sensores eu decidi utilizar o HWiNFO para o efeito em vez do MSI Afterburner. Esta é então a segunda parte:

B) Instalar e configurar o HWiNFO
1. Saca ou a versão de 32 bits ou de 64 bits conforme o sitema operativo e instala. Eu tenho o Windows 7 de 64 bits portanto instalei esse.
2. Depois de instalado, corre a aplicação e clica em Configure.
3. Na tab General / User Interface, marca todas as caixase clica OK.
4. De volta ao ecrã Welcome, marca a caixa Sensor-only.
5. Clica em Run.
6. Após detectar os sensores, o programa minimiza-se automaticamente no system tray do Windows. Clica no botão de mostrar os ícones escondidos e faz dois cliques no HWiNFO para abrir a janela dos sensores. Nessa janela, clica em Configure.
7. Aqui aparecem as várias formas de como apresentar os valores. O que nos interessa neste caso é o que diz RivaTuner que estão todos em 'No'.
8. Para configurar os sensores que queres visualizar, seleciona-se um a um e configura-se um a um. Por exemplo, para ver a temperatura do CPU, seleciona um do grupo do CPU que indique a temperatura.
9a. Com esse sensor seleccionado e na parte de baixo na área que diz RIVA Tuner OSD Available marca-se a caixa Show, e as duas caixas ao lado destas ficarão activas para configuração, o Label e o Line.
9b. Na imagem exemplo que coloquei, tenho os sensores do GPU todos na mesma linha e os sensores do CPU em 3 linhas, por baixo dos sensores do GPU. Também tenho no início da linha do GPU o nome 'GPU' que é o Label.
9c. Devido à maneira que o OSD funciona com a informação do relógio e das framerates, achei preferível colocar os sensores da 'Line 1' com os do GPU, e as 3 linhas seguintes, Line 2, Line 3 e Line 4 com os sensores relacionados do CPU. Na prática, estas linhas do HWiNFO aparecem após as informações dos sensores do MSI Afterburner.
9d. Devido à maneira que o HWiNFO agrupa os valores numa só linha, só o primeiro sensor que aparece da lista toda e que esteja configurado para a mesma linha no OSD é que vai apresentar o nome, o 'Label'. Não é possível organizar a ordem dos sensores que vão parar à mesma linha. Depois desta explicação já será mais fácil perceber os passos seguintes.

Para simplificar isto tudo, vou só escolher a forma que pretendes que as coisas apareçam para teu gosto, que é só temperatura e fans.

10. Seguido o passo 9a, escolhe a Line 2. Se este é o primeiro sensor listado que vai aparecer na Line 2, então marca a caixa 'Label'. Para mudar o nome que irá aparecer para 'CPU' em vez de 'CPU 0' ou 'CPU Thermal Sensor' ou outra coisa qualquer, vai-se à parte onde diz Label com um botão de 'Rename'. Escreve-se o novo nome em Current Name e clica-se em Rename. Os seguintes sensores que vierem parar à Line 2 já não precisam da caixa Label marcada nem de renomear.
11. Para a fan do CPU, procura-se no agrupamento de sensores da placa-mãe e selecciona-se aquele que diz respeito às RPM. No meu caso o sensor tem o nome de 'CPU'.
12. Com esse sensor seleccionado, marca-se novamente a caixa Show e escolhe-se a Line 2
13. Para os sensores do GPU, o primeiro sensor que aparecer, que no meu caso é o GPU Thermal Diode, marca-se a caixa 'Show' e mete-se a mostrar na Line 1. Marca-se também a caixa 'Label' e renomeia-se para 'GPU', não esqueças de clicar em Rename senão o programa não guarda o novo nome.
14. Para os restantes sensores do GPU que vierem parar à Line 1, tais como Fan %, Fan RPM, marca-se a caixa 'Show' e escolhe-se a Line 1.
15. Para terminar, clica no botão Close e depois na janela principal clica Minimize All.

E está feito. Para verificar se ficou tudo bem, corre novamente um jogo e já estarão visíveis os valores. Agora para ter o HWiNFO a arrancar automaticamente no início de sessão do Windows sem perguntar ao utilizador da conta de utilizador (UAC) cada vez que inicia será o passo seguinte: (que estou a redigir, já coloco aqui)

C) Iniciar e permitir a execução do HWiNFO após arranque de sessão do Windows sem pedir permissão e sem desactivação do Controlo de Conta do Utilizador
0. Antes de começar, é necessário ter privilégios de administrador na conta de utilizador para poder configurar esta última parte. É necessário criar uma tarefa agendada que irá ser configurada para correr durante o início de sessão. Essa tarefa vai ser o HWiNFO propriamente dito.
1. Clica em Iniciar e escreve taskschd.msc para clicar e abrir o Programador de tarefas
2. À esquerda, clica na 'Biblioteca do Programador de Tarefas' para listar todas as tarefas já agendadas. Irá parar aqui nesta lista a nova tarefa que se vai criar.
3. À direita, do outro lado, no menu de Acções, clica em Criar tarefa...
4. Na tab Geral, vamos dar um nome qualquer à tarefa, nome este que irá ser preciso num passo mais adiante (passo 8). Pode chamar-se HWiNFO (sensível a maiúsculas).
5. Na mesma tab, nas Opções de Segurança, marca a caixa 'Executar com os privilégios máximos', e mais abaixo, escolhe 'Configurar para Windows 7, Windows Server 2008, R2' da lista 'Configurar para'.
6. Na tab Accionadores, clica em Novo... e na janela que abre, escolhe 'No início de sessão' da lista 'Começar a tarefa' e clicar OK.
7. Na tab Acções, clica em Novo... e na janela que abre, escolhe 'Iniciar um programa' da lista 'Acção'. Nas definições do programa/script, escreve, sem as aspas "%windir%\system32\cmd.exe". O passo seguinte é o mais complicado.
8a. Ainda na mesma tab Acções, em 'Adicionar argumentos (opcional)' vais precisar do nome da tarefa que introduziste no passo 4 como também o caminho completo para o programa, para o HWiNFO mais propriamente dito. O nome da tarefa, segundo o exemplo do passo 4 é HWiNFO e o caminho completo poderá ser obtido da seguinte maneira...
8b. Clica em Iniciar, expande 'Todos os Programas' e expande a pasta do HWiNFO. Se for a versão de 32 bits, é HWiNFO32, se for 64 bits, é HWiNFO64. Apontar para o HWiNFO32 Program ou HWiNFO64 Program e clicar com o botão direito do rato e clicar em Propriedades. O caminho completo para o programa aparece logo seleccionado, é só clicar com o botão direito na selecção e depois clicar em Copiar. Exemplo: "C:\Program Files\HWiNFO64\HWiNFO64.EXE"
8c. Para terminar este passo, voltamos ao 8a e escreve-se em 'Adicionar argumentos (opcional)' o seguinte, por exemplo: /c start "HWiNFO" "C:\Program Files\HWiNFO64\HWiNFO64.EXE" (mesmo com as aspas, sem estes parentesís, claro).
9. Clica em OK. A nova tarefa deverá agora estar listada na 'Biblioteca do Programador de Tarefas'. Já se pode sair do Programador de Tarefas.

E pronto, para verificar se ficou a funcionar como deve ser, reinicia o computador. Não deverá ser preciso nem dar permissão durante o arranque do Windows, nem minimizar nenhum programa. Irão ficar os 3 escondidos nos ícones do sistema. Quando correres algum jogo, automaticamente estarás a monitorizar o CPU e o GPU enquanto jogas. Para alguns esclarecimentos sobre este último passo, tens aqui o link para o guia generalista, que é um bocado mais complexo e completo, mas com imagens: http://www.sevenforums.com/tutorials/11949-elevated-program-shortcut-without-uac-prompt-create.html
 
Última edição:
Sim algo desse tipo, mas nem precisava de tanta coisa, como os clocks, como não tenho OC na minha gráfica não me interessa muito saber isso. Era mais para ir vendo como se comportava o CPU em qualquer momento e para acompanhar a temperatura da gráfica porque coloquei a rotação da fan fixa em 44% para conseguir estar a jogar ou a fazer outras coisas quase sem ouvir o PC.

Pensei que era mais fácil, estou a ver que vou ter de perder algum tempo a ver isso.

Se alguém souber de outro método mais fácil...
 
Estive a ver as instruções que me deste, como o que eu quero mais é a informação sobre a gráfica tentei seguir as tuas instruções, mas usando só o msiafterburner, como tal no passo 4 deixei todos marcados, mas quando corro o jogo apenas me dá a informação da temp da gráfica e as horas. Estou a fazer alguma coisa errada.

Outra coisa, na tab Fan tentei colocar aquilo à minha maneira, dando ordem para manter a rotação nos 25% se as temps tiverem abaixo de 45ºC, mas a fan está sempre a rodar a 50%
 
Back
Topo