1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Monitorizar tráfego da rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por rjpinto, 2 de Janeiro de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 2395)

1. rjpinto

rjpinto Power Member

Boa noite.
    Já andei a ver no fórum se encontrava alguma coisa sobre isto mas sem sucesso.

Passo a explicar a minha situação na esperança de obter algum feedback:

Na minha casa moram 5 pessoas (estudantes) e todos os meses (ou quase todos) passamos o tráfego internacional. Depois pergunto se alguém sacou alguma coisa internacional e ninguém se acusa... (Pudera, não devem querer pagar mais 20 ou 30 euros).

Uso o netcount para ver os tráfegos que faço (nacional/internacional).
    O problema do netcount é que só dá para bloquear o tráfego internacional a partir de cada computador. O que eu queria saber é se existe algum programa (deve existir) que dê para bloquear a o tráfego internacional dos computadores todos a partir do meu computador?

Outra coisa que queria saber (isto se calhar ainda mais importante), é se existe algum programa que dê para ver qual é o tráfego que cada computador está a fazer (havendo distinção entre internacional e nacional) a partir do meu computador.

A ligação à internet cá em casa é feita através de um router wireless.

Já usei tantos programas mas nenhum faz o que realmente quero que faça... :)

Desde já obrigado

2. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Eu no teu lugar metia mas era uma proxy transparente que limitasse a quantidade de tráfego que cada um pode fazer. Quanto a programas, não conheço nenhum, apesar de ser algo aparentemente simples de fazer, mas que iria causar transtornos porque nem ao google iam conseguir aceder. Podes sempre usar as funções do router e fazer traffic shapping, mas isso só ia fazer com que não conseguissem utilizar determinado protocolo. Logo, tenta com a proxy.

3. rjpinto

rjpinto Power Member

Pode parecer uma pergunta estúpida... Mas como faço isso. Como meto uma proxy transparente para limitar a quantidade de tráfego que cada um pode fazer? Dá para limitar internacional e nacional?

4. the_killer

the_killer Power Member

e o modem?
    esta aonde?

5. rjpinto

rjpinto Power Member

Lol. O modem está em minha casa. Mas não percebi o porquê da pergunta...

O modem é o que vem com o kit wireless da sapo.

Ninguém me diz como faço para limitar o tráfego do pessoal pela proxy? :'(

6. the_killer

the_killer Power Member

o porque da pergunta
    é perceber como tens a estrutura da rede

tens que obrigar os pc's a passar por determinado ponto se queres ter o trafego controlado

ou seja,
    queres um proxy certo?
    então precisa de uma maquina para isso
    que esteja sempre ligada e pela qual passem todas as ligações antes de chegarem ao modem

então tens um modem que faz a ligação á internet
    e eles ligam-se primeiro a um router wireless? 2 equipamentos distintos?

7. rjpinto

rjpinto Power Member

Os computadores da casa estão todos ligados a um router wirless. Não há nenhum computador que esteja sempre ligado, onde passem todas as ligações... Apenas o router.

Obrigado

8. the_killer

the_killer Power Member

ou consegues controlar o trafego todo no router
    ou então faze-lo passar por um pc que teja sempre ligado

ou então instalas software em todos os pc's para controlar isso

9. rjpinto

rjpinto Power Member

Pois. O que queria fazer era controlar o tráfego no router. E acho que é a melhor maneira... Mas como faço isso?

Nunca temos um computador sempre ligado, por isso, não é o mais viável.

Instalar um software em todos os pcs para controlar isso também me parece bem? Sabes de algum sw?

Obrigado

10. the_killer

the_killer Power Member

ve no manual do router
    se o router faz isso

nao conheço nenhum software que separe trafego nacional de inter.

11. xupetas

xupetas Banido

pq n fazes a contagem do trafego de cada um? isso é simples! e quem tenha abusado... pague e cale.

12. rjpinto

rjpinto Power Member

Estás a dizer para intalar o netcount em cada computador? E contar o tráfego de cada um? Mas se eu quiser, por exemplo, posso desligar o netcount a qualquer momento.

É assim que estás a dizer? Ou conheces outra maneira?

13. the_killer

the_killer Power Member

o ethereal não serve para isso

14. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

assim do nada, com wireless não será alguem externo que usa a tua banda?

15. rjpinto

rjpinto Power Member

Epá acho que não. Tenho um programa que vê quantas pessoas há na rede. E nunca vi ninguém a usar a nossa rede.

Não sei, mas penso que não...

16. JKL22

JKL22 Power Member

A rede estás protegida? Se o está, a protecção é decente?

17. xupetas

xupetas Banido

snmp em cada pc, mrtg ou prtg e filtros (scriptados - cacti.org)

18. rjpinto

rjpinto Power Member

A password da rede está encriptada por WEP. Apenas... Nomes de programas para proteger a rede???

Lol :S

19. JKL22

JKL22 Power Member

A rede não é protegida através de programas, mas sim através do router e PC's. Aconselho-te, pelo menos, encriptação por WPA-PSK e Mac Filtering.

Partilhar esta Página