Se calhar para mim, nem é tanto o problema dos monstros/humanos, mas sim o conceito do "militarizado" vs "civil". O que acontece é que geralmente os militarizados não têm monstros e os civis têm.
Nos militarizados só me estou a referir aos que simulam a actualidade, não dos pseudo-militares com história futuristica.
Argumentos para não gostar dos jogos militares:
Não gosto de guerra (na vida real. Quem gosta?)
Não gosto de fardas
Não gosto de hierarquias (principalmente militares)
Não gosto de grandes missões, super planeadas (em PFS)
Para mim é mega repetitivo, sempre homens vestidos de verde (ou afins), com armas que todos conhecemos..
Para gostar dos jogos não militares. Geralmente são os de "monstros", e têm por sistema este tipo de características que gosto:
Gosto da rapidez (num FPS)
Gosto do caos
Gosto da variedade (impossível para mim em jogos de guerra)
Gosto de situações de desepero
Gosto de sustos (um monstro novo hediondo é capaz de assustar mais que apenas "mais um mega-comando armado até aos dentes")
Gosto de Sci-fi. (Armas novas, futuristas, mega equipamento, cenários imaginários, e claro os bichinhos
)
Claro que isto tudo são gostos, e compreendo muito bem quem goste precisamente do contrário.
Para mim um FPS é para correr muito, matar muito, pensar quase nada.
Se quiser pensar há muito melhores opções que os FPS... como vocês todos sabem muito bem