1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montagem de rede em fábrica - ajuda

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por jluisfer, 9 de Março de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 1144)

1. Estou a precisar de montar uma rede na fábrica onde trabalho e estou com algumas duvidas.A situação é esta:Temos um bastidor onde chegam todos os cabos de rede e onde estão os hubs e tal,esse bastidor já está completamente ligado e a funcionar para os escritorios que estão mesmo ao lado.Agora é preciso chegar rede à fábrica.A ideia é ter algo que ligue ao bastidor e depois cada pc que esteja na fábrica receberá a rede através desse dispositivo,em principio por cabo.O problema é que não sei o que comprar ou procurar uma vez que a distância entre o sitio onde isso iria ficar e o bastidor é grande e estamos a falar de um ambiente fabril,com várias máquinas e respectivas interferências magneticas.O que devo comprar e já agora qt poderá custar?

2. varejo

varejo Power Member

Boas, mesmo sem ver como isso é ao certo, julgo se a distancia que vai do bastidor aos futuros pc´s nao for superior a 100m e se houver possibilidade o melhor é aumentar a capacidade do actual bastidor "se for mural" colocar ao lado outro identico, assim os equipamentos activos ficavam todos na mesma zona actual, e para a fabrica só iam os respectivos cabos de rede.
    se nao for possivel, explica melhor as infrastuturas existentes!!!

3. bandalho_zune

bandalho_zune I'm cool cuz I Fold

Não explicastes bem como é a estrutura da fabrica, mas uma solução seria montar um outro bastidor na zona fabril onde ligarias todos os pc's da fabrica e mandavas um cabo STP ao outro bastidor, o ideal sera fazeres um pequeno rascunho da estrutura para vermos bem como é isso.

Cumps

4. xupetas

xupetas Banido

uma consideração a ter se tens mtas interferências magnéticas é o uso de fibra visto que a fibra não é afectada por magnetismo.

5. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Eu acho que te explicaste de uma forma bastante esclarecedora.

É necessário sempre ler bem e completamente os tópicos para se poder responder de uma forma clara.

A tua situação é a interligação do bastidor à web por assim dizer, esta distância, segundo o que percebi, é bastante elevada e necessária que obrigatóriamente passe pela fábrica. Corrigam-me se estiver enganado.

A solução de facto é usares fibra entre o bastidor e o modem cabo, claro que terás de adquirir os conversores. Quanto a isto não há qualquer dúvida.

Outra solução que pode ser bastante viável e se calhar mais económica seria wi-fi. Nesta situação claro que a questão da interferência electromagnética também tem de ser ponderada! Ao sugerir esta situação terá de se efectivar que nessas instalações existe por exemplo um bom plano de terra e telhado metálico. Isto, ao existir, limitará toda ou quase toda a radiação dentro dos limites físicos da fábrica. No entanto, caso seja uma pequena fábrica em que por exemplo o telhado seja de fibra lusalite etc etc já não dará.

Se então o telhado for metálico vamos pressupor que está tudo ligado à terra. Assim de uma forma fácil colocas uma ligação wireless ponto-a-ponto entre o bastidor e o local onde ficará o modem. Quanto a material depende... consegues criar uma linha de vista então entre os dois pontos e acima do telhado?

Agora vai muito de decidires o que queres então fazer, determinar distãncias concretas, quer na situação de fibra óptica quer na ligação ponto-a-ponto por wireless.

Depois dessa decisão poderei eu e muitos outros aqui no fórum aconselhar-te o material necessário.

Cumps,

6. Seavoices

Seavoices Power Member

Pensa num anel redundante em fibra para conecção do bastidor principal à fabrica de forma a que tenham uma largura de banda suficiente.

Se tiveres estrutura de rede (routers) profissionais, deverás apenas comprar os conversores para fibra. Caso não tenhas esse tipo de routers, terás apenas que comprar 4 conversores Fibra->RJ45 e mandares fazer 2 cabos de fibra (lembra-te, estás a falar de uma rede profissional e não de uma brincadeira, logo tens que ter redundância) no tamanho que designares.

O ideal sria contactares uma empresa especializada para te fazer esse trabalho.

Partilhar esta Página