1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montagem de uma REDE

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por newboy, 25 de Novembro de 2003. (Respostas: 15; Visualizações: 1244)

1. newboy

newboy Power Member

Boas
    Esta pergunta é para os expert´s da matéria.
    Pretendo montar uma rede com a seguinte configuração:
    1 Servidor e 3 postos de trabalho
    Esta montagem é para uma pequena firma, logo gostaria de me aconselhasem, para o servidor (caracteristicas), sistema operativo
    (estou a pensar no 2000 server), para os postos de trabalho (2 vao fazer frontoffice e 1 backoffice) sendo que um funciona como POS e o outro é para funcionamento básico (processamento de texto, etc). o outro posto será um posto que permita "ver" o que se está a passar nos restantes dois.
    Pretendo ainda ter acesso á net por adsl, só num dos pc´s (onde me aconselham instalar o acesso ... no servidor ou no pc do backoffice?). Que outro material nececitarei (router, firewall, etc).
    Aconselham que compre monitores para cada máquina ou posso adquirir apenas 3 monitores e ligar o do backoffice com o servidor sempre que precise?
    Outras dicas serao bem vindas
    Obrigado

2. kazuza

kazuza Power Member

Tudo depende de que ramo se trate, mas como falas em "BackOffice" ,parto do principio que seja para utilização comercial....

Se não for nada muito "stressante", podes fazer assim:

Net por MODEM/ROUTER/SWITCH (controlada pelo Server em Dominio, mas podes meter uma PIX pelo meio... )
    Server num P4 2,8 HT com 1GB DDR, 2 discos redundantes (RAID 1) - 1 para Sistema, outro para Aplicações
    XP PRO para as Workstations (penso que já não deves conseguir arranjar o 2000 PRO, e se conseguires, acho que em termos de $$ é ela por ela...) , com Minimo 512MB DDR

Monitor para o Server só durante a instalação, depois até podes gerir o dominio em qualquer Workstation por vários métodos...

3. newboy

newboy Power Member

Boas Kazuza
    Sim é para utilizaçao comercial.
    Pois eu tinha dito que a pergunta era para expert´s ... visto nao ser um deles ... o que é uma PIX?

Outras duvidas ...
    Que sistema operativo para o servidor então?
    Dois discos no servidor vantagens significativas??
    Quais os componentes (discos, opticos, memórias, etc) mais aconselhados para cada uma das máquinas?
    Existe alguma hipotese de instalar o software de gestão comercial apenas no servidor e cada uma das maquinas correr o programa? Bastará o mesmo ser monoposto ou terá de ser multiposto?
    Gracias

4. kazuza

kazuza Power Member

O Software terá obrigatóriamente que ser MultiPosto (visto quereres back-office's) Ex: Não podes comprar o FactoPlus Pro, tens que comprar a versão ELITE, por exemplo. Como este, há muitos mais...

O SO no Servidor pode ser o Server 2003 Standard (o Web não implementa nem suporta totalmente AD ... )
    No fundo são 4 discos no Servidor, compostos pelo disco de sistema e o seu mirror, e o disco que contém a base de dados, Programas de Facturação, etc.. com o seu respectivo mirror também...

Convém que os componentes sejam de boa qualidade, e se quiseres ser mesmo pro, SCSI para o Servidor é um must, mas $$$$ :eek:

PIX é uma Série de Firewall's da CISCO...

5. newboy

newboy Power Member

Factuplus??? Isso é software??? :-D
    Kazuza eu estava a pensar no 2003 Server ... nao existe uma opção que traz salvo erro 5 licenças? Sendo assim consigo por os dois pc´s do front-office a trabalhar no disco do servidor??
    Já estou todo baralhado!!!
    Não será melhor ($$$$) então ter um pc que seja servidor para os outros dois, funcionando o mesmo como backoffice, uma vez que este vai ficar no "interior" da loja e os outros dois á entrada?
    Mais explicito ... um pc para o boss com net, bom disco, gravador, possivelmente RAID, etc e os outros a partilharem com este o programa de gestão comercial?
    HELP!!!

6. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Por natureza nunca se debe por um PDC (servidor de dominio) a trabalhar como uma workstation acaba sempre por causar problemas a longo prazo. Qdo um posto de trabalho falha e' um posto de trabalho a menos... qdo o pdc falha... a rede cai.

Agora algumas tips pra complementar as do Kazuza

Nao sei qual e' a diferença de preço entre 256 e 512 mas se for mto significativa numa workstation e' muito raro usar mais de 256 de RAM, O mesmo se passa com os preços dos discos, a maioria dos users nao chega a usar nem 2Gigas portanto se puderes poupar em termos de tamanho de disco poupa =)

Não mencionaste isso no teu post mas e' um must nos dias q correm, uma UPS, preferencialmente com um softwarezinho que permita 'a UPS fazer um broadcast e avisar os users para gravarem os documentos antes da energia cair, e q possa fazer remote shutdown ao server.

Uma outra coisa =) se realmente fores para um raid 1 (pessoalmente prefiro raid 10 (stripping e mirroring em simultâneo)) a nivel de PCI (qdo não ha graveto pra scsi e' o q se pode fazer) escolhe discos de capacidades iguais mas de marcas diferentes, isto devido 'a diferença dos tempos de vida dos HD, se forem os dois da mesma marca podem marar os dois ao mesmo tempo, se nao forem ha menos probabilidade de perderes informação por causa disso =)

7. newboy

newboy Power Member

Triston obrigado pelas dicas
    Uma UPS da APC serve?
    Que aconselhas para ligar as maquinas SWITCH?
    Estou a pensar por no servidor uma board com raid 0 que me dizes? As outras maquinas serão celeron´s.

8. kazuza

kazuza Power Member

As 5 licenças que o Server traz, não são Licenças de SO...

São CAL's (Client Acess Licence)...

Não percebi o que querias dizer com pôr os PC's a trabalhar no disco do Servidor, mas se estavas a falar em terminais, esquece isso!

Um servidor nunca deve trabalhar como Workstation...

256Mb RAM mal chegam para o XP...

Triston: BOA! Tinha-me esquecido da UPS! Muito Importante! :cool:

9. newboy

newboy Power Member

Que me dizem de uma board para o servidor da Gigabyte com raid? Mais dicas?

10. kazuza

kazuza Power Member

Para o servidor, tenta encontrar uma board com uma boa controladora ADAPTEC, e se quiseres uma coisa mesmo PRO, chipkill e PCI-X...

11. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Switch e' sempre a melhor escolha =) tendo em conta q sao poucas maquinas nem deve ficar mto caro.

Gosto mto da APC q aqui tenho e ate ta recomendava mas a minha rede e' um cadinho maior q a tua (cerca de 100 maquinas), portanto ve qual sera a melhor para a tua situação.

@Kazuza
    Não sei o q q queres dizer com a adaptec nao ser mesmo pro, os dois clusters em raid 5 que aqui tenho foram montados por cima de adaptec e nunca tive problemas com eles. (e sim e' tudo scsi) ;)

Em relação 'a memoria =) eu nao trabalho com xp mas com w2k pro nas workstations, os meus servers sao Nt4(sp5+6) e w2k server tambem estou a preparar uma proxy/firewall em linux mas so qdo me desbloquearem a verba pro projecto ;)

12. kazuza

kazuza Power Member

Não te percebi...

:confused:

13. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Apenas nao percebi pq q achas q a adaptec nao e' uma solução PRO ;) É q eu nao uso mais nada =)

14. kazuza

kazuza Power Member

Mas eu não disse isso, muito pelo contrário.... :confused:

15. Max[x]

Max[x] Power Member

Foi isso que deste a entender :) ...

... disses-te que a ADAPTEC é boa, mas se quiser uma PRO entao mete chipkill e PCI-X :)

16. kazuza

kazuza Power Member

Chipkill e PCI-X são tecnologias complementares duma BOA board para servidor, não têm nada a ver com a controladora...

Partilhar esta Página