1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montagem e primeiro OC (Q6600) (problema de arranque)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ruiascensao, 2 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 29; Visualizações: 1844)

1. ruiascensao

ruiascensao Power Member

Boas!
    Finalmente montei o pc e já rolo os jogos mais recentes.. :P
    (podem ver o setup escolhido aki ao lado - "my system")
    Deixo uma foto para desde já comentarem a maneira que arranjei para arrumar as coisas dentro da caixa..

Agora que já está tudo operacional começam a surgir umas dúvidas na optimização do sistema.
    Instalei alguns programas que vinham no cd da mb - EPU-6 Engine, PC Probe II e AI Suite. As dúvidas começaram a surgir neste último programa. O que acontece é que eu vejo que por vezes o multiplicador em vez de estar sempre no valor 9, está várias vezes com o valor 6. Gostava de saber a razão desta variação automática.

Outra questão que coloco é, visto que comprei este processador para fazer um bom OC, gostaria de começar com uma coisa ligeira.. O que é que vocês aconselham? Fazer estas alterações directamente no AI Booster, ou através da BIOS?

Última edição: 11 de Março de 2009
  2. Alex_extreme

Alex_extreme I'm cool cuz I Fold

Essa redução no multiplicador é provável que seja a tecnologia speedstep em acção. Diminui a velocidade, multiplicador, etc, do processador quando este não está ser usado por nenhum processo com o fim de poupança de energia.
    Não afecta desempenho e até é útil :) .

Quanto à questão de overclock: O melhor é fazer na BIOS.

Cumprimentos :)

3. ruiascensao

ruiascensao Power Member

Por curiosidade, corri o Intelburntest com o processador a 2.4ghz, e qual não é o meu espanto com as temperaturas a chegar aos 58ºC!! :|
    Talvez não valha apena puxar pelo processador, enquanto tiver o cooler de origem, não acham?

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Vê as temperaturas dos Cores com o RealTemp/CoreTemp.

5. ruiascensao

ruiascensao Power Member

Eu vi com o everest.. E as temperaturas dos cores andavam pelos 58ºC! :|

EDIT: Fiz o mesmo teste com o RealTemp e as temperaturas máximas verificadas foram de 51ºC..

Última edição: 2 de Fevereiro de 2009
  6. WindWalker

WindWalker Power Member

58ºC nos Cores não é preocupante, ainda te dá margem para ires aos 2.6~2.8GHz sem problemas.

Mas convém fixares o Vcore = VID (o VID pode ser visto no CoreTemp), senão a mboard começa a aumentar o Vcore automaticamente e as temperaturas disparam.

7. ruiascensao

ruiascensao Power Member

Consegui chegar aos 3.00ghz (333x9).
    Coloquei o Vcore a 1.200. Também coloquei as memórias manual a 1066 (apenas porque elas são PC8500). Apenas fiz estas alterações. Pensam que vale apena alterar mais algum parâmetro?
    Corri o IntelBurnTest e está estável, com as temperaturas dos cores a chegar aos 65ºC (everest). É aceitável esta temperatura? Em idle as temperaturas verificadas são de ~25ºC.

EDIT: Com o realtemp as temperaturas máximas indicadas são de 60ºC.

Última edição: 6 de Fevereiro de 2009
  8. Totoro

Totoro Folding Member

Tá bom, com um cooler decente baixa bastante. Esse vCore é que acho baixissimo. Qual é o VID (vê como o Core Temp) do teu Q6600?

Acho que deves tb colocar os parâmetros da BIOS o 1º valor acima do mínimo, havia aí um link no fórum que mostrava a série P5Q a fazer overvoltage nos valores em Auto/Mínimo.

9. ruiascensao

ruiascensao Power Member

VID - 1.2875v
    Voltei a correr o IntelBurnTest para ver que temperaturas acusava no CoreTemp. O máximo atingido foi de 65ºC, pelo que irei-me seguir pelo CoreTemp.
    O parâmetro que falas para aumentar é o PCI-E Frequency? O que significa aumentar um valor a este parâmetro?

10. Totoro

Totoro Folding Member

Não é ao PCI-E, é em todos os parâmetros para não ficar nada em Auto:

Aumentar um valor ao parâmetro é por exemplo:CPU PLL Voltage: 1.50 (Sendo 1.50 o valor mínimo, quando queremos aumentar neste caso o aumento é de 0.02, ou seja, 1.52. Se fosse dois valores seria 1.54 e por ai adiante)

O IntelBurnTest tb tem a tendência de puxar muito, se usares o OCCT ou o Prime95 vais notar que as temps não sobem tanto, o que leva os cores a atingir essas temp, mas não te aconselho a subires mais com isso sem um cooler melhor.

Cumps

11. ruiascensao

ruiascensao Power Member

Não tenciono puxar mais pelo processador.. Talvez la para Abril/Maio invista num melhor cooler e tirar mais algum rendimento do processador.. Para já quero mesmo é optimizar esta configuração.. Parece que já acertei no FSB..
    O meu VID é superior ao apresentado por ti.. Achas que devo baixar ou não?

12. Totoro

Totoro Folding Member

Acho que não deve dar, já está, pelo que dizes, a fazer 3.0Ghz com 1.20 é muito bom.

13. ruiascensao

ruiascensao Power Member

Parece então que já acertei.. Devo então fixar akeles valores como me disseste no post anterior?? Qual o interesse?

14. Totoro

Totoro Folding Member

Há um post aqui no fórum que fala disso. A série P5Q supostamente faz um overvoltage aos valores quando estão em auto ou no mínimo, basta para isso por no 1º valor acima do mínimo para corrigir essa questão.

15. ruiascensao

ruiascensao Power Member

Ah ok.. Vou então subir a todos um valor..
    Obrigado ;)

16. ruiascensao

ruiascensao Power Member

No BIOS verifiquei o seguinte. Se aumentar para o valor mínimo, por exemplo, o CPU PLL, o valor apresentado é de 1,50. O valor apresentado por ti é de 1,52.
    No FSB Termination Voltage, o valor apresentado por ti é de 1,28, enquanto que o valor mínimo apresentado pela motherboard é de 1,20.
    DRAM Voltage - 1,96 (apresentado por ti) - 1,80 (valor mínimo conseguido por mim)
    E por aqui fora...
    Qual a razão de apresentares esses valores específicos?

17. Totoro

Totoro Folding Member

Última edição: 7 de Fevereiro de 2009
  18. ruiascensao

ruiascensao Power Member

A minha é a P5Q Pro.. Considero igual a estes valores que deste para a deluxe?

19. Totoro

Totoro Folding Member

Sim, são as P5Q todas (Pro, Deluxe, Premium)

20. ruiascensao

ruiascensao Power Member

O vDIMM é o DRAM Voltage? Na BIOS, o valor mínimo é de 1.80.. A partir de 2.00 o valor fica a amarelo.. Ponho por exemplo 1.96 como tu apresentaste inicialmente né? Como posso saber o valor ideal deste parâmetro?
    Outra questão: CPU GTL -> 0.61x, 0.63x ou 0.65x?
    Como posso ver se os valores escolhidos por mim são os ideais? É que estive a ver noutras configurações.. Também a 3.00, e os valores apresentados eram superiores aos por mim escolhidos..

EDIT: Corri o IntelBurnTest e as temperaturas agora verificadas desceram mais do que esperava.. Não ultrapassam os 57ºC..
    A questão do CPU GTL persiste..

Última edição: 8 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página