1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montagem LCD (Tutorial Inside)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por AlmaMater, 29 de Maio de 2003. (Respostas: 53; Visualizações: 10465)

1. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Montagem LCD

Hello ppl ando com vontade de ter um LCD..so que os que andam á venda são muito caros.. tava a pensar em fazer um.. aqui neste site indica como fazer:
    http://www.casemodbr.com/index.php?tutoriais&lcd
    n sei se já alguem viu este tutorial e se já montaram o LCD 16x2 , ja agora na montagem k fazem nesta página o LCD fica simplesmente ligado á Lpt1.. n é preciso software para o controlar?

cYa []

Última edição: 29 de Maio de 2003
  2. TDi

TDi Power Member

Boas, em tempos escrevi um tutorial para ajudar quem quisesse ter um LCD barato e de facil montagem, axo que responde às tuas questões.

P.S.:Sou novo cá no "prédio" e sei que entrei um pouco a matar, mas eu só quero ajudar, espero que compreendam.

NOTA: Não considero esta intervenção dificil, mas como não sentimos todos as dificuldades da mesma maneira convem salientar que qualquer intervenção deste tipo pode ter bons e maus resultados consoante a forma em que for executada por isso, cada um é responsavel por si quando executa algo deste genero de sua livre vontade.

Este tutorial baseia-se nos LCD’s Wintek ( http://www.wintek.com.tw/ ) à venda na DigiControle ( www.digicontrole.com ) desde os 2x16 caracteres até aos 4x20 com regulação de iluminação e contraste.

Como cada LCD pode ser próprietario de um Layout especifico, é improvavel que se aplique a qualquer outra marca de LCD's.

Começo este tutorial fazendo referência do PCB do LCD Wintek, neste caso do 2x16 de caracteres modelo WM-C1602M-1YLYc que é comum aos outros de caracteres da Wintek pelo menos até ao 4x20 .

De todos estes contactos disponíveis nos PCBs do LCDs Wintek, somente os JP’s 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 é que serão ligados à porta paralela do PC todos os outros referem-se à ligação à energia, contraste, iluminação do LCD e o JP 5 que farei referencia mais à frente.

Agora o PCB do LCD:

Repare-se que existe referência do “pin assingn” do LCD, os JP’s da secção JP1 vão do 1 ao 16 da esquerda para a direita, os JP's 15 e 16 não serão necessários, referem-se à ligação da iluminação do LCD, como o LCD trabalha a 5V e a sua iluminação a 4,2, foi previsto no PCB uma ligação da iluminação aos 5V, mas a resistencia do tipo SMD não se encontra montada e como tal ligar 5V ai não tem qualquer efeito.

A secção JP2 com os pinos A e K designam-se à alimentação da iluminação do LCD, sendo A fase (+) e K massa (-).

Usaremos como referência em relação às ligações no cabo paralelo a tabela da CaseMod.br ( www.casemodbr.com ).

O material necessário para por um LCD destes a funcionar:

• 1 LCD Wintek de caracteres
    • 1 Cabo de ligação à porta LPT (o de uma impressora velha serve bem)
    • 1 Ferro de Soldar ( de preferência um de 15 ou 20 Watt e de ponta fina)
    • 1 Multímetro (ou alternativo que farei referencia)
    • 1 Molex Fêmea (ou qualquer outro dispositivo que ligue o LCD ao rail dos 5V)
    • Solda de estanho
    • Fio ( Aproximadamente com metade da secção dos cabos de uma fonte ATX, tipo os das FAN’s)
    • 1 Potenciómetro variável de 10kOhm
    • 1 Potenciómetro variável de 100Ohm
    • Software de controlo do LCD
    • Drivers da porta paralela

O Cabo:

Vamos supor que reciclaram um cabo de impressora, cortaram-no à medida tendo em conta ficha que liga ao PC, regra geral ficam com uma molhada de fios à mostra dos quais só precisam 9, agora é preciso identifica-los em relação à ficha que vai ao PC, que costuma estar numerada, lá em baixo, junto aos pinos, procurem que está lá.

Comecem a mapear os cabos que correspondem aos pinos de 1 a 9, o pino 1 da ficha que liga o cabo ao PC corresponde a um e só um cabo, verifiquem qual é o cabo e identifiquem-no, façam o mesmo para os outros todos 2, 3, .... e 9, e o 16 tambem, se não tiverem multímetro façam assim:

Ao fechar o circuito, se a FAN rodar, o pino corresponde ao cabo, usem um transformador daqueles de corrente regulavel ou um fraquito de 3V ou 4V, se tiverem um regulavel, usem-no a 3V ou 4,5V, a 12V a FAN pode andar de um lado para o outro em cima da vossa mesa de trabalho chegando a provocar certos sustos.

Quem possuir um multímetro sabe como proceder à identificação dos cabos.

No meu caso o processo de identificação dos cabos em relação à ficha terminou assim:

Pinos e cabos identificados e toca de solda-los ao PCB do LCD.

NOTA: Convêm descarnar todos os cabos andes de iniciar a soldagem dos cabos, tensões execivas no acto de descarnar podem quebrar as soldas recentes.

Seguindo a tabela do LCD e a fornecida pelo pessoal da CaseMod.br podemos começar por soldar os fios correspondentes pinos de 1 a 9 da porta paralela nos JP’s 6 a 14 do LCD respectivamente.

NOTA: A execução do processo de soldagem do cabo ao LCD implica algum conhecimento do processo de soldagem e funcionamento de um ferro de soldar, qualquer passo em falso pode arruinar o LCD, é necessário cuidado para não interligar os JP’s do LCD como forma de evitar o seu funcionamento incorrecto ou mesmo a sua perda ou mesmo a perda do PC.

Os fios dos pinos 1, 3 e 5 são ligados ao GROUND (massa), o pino 5, refere-se à capacidade do LCD de ler o que está no deu display, no caso da aplicação em um PC não será necessário ao LCD ler nada, só mesmo escrever, nesse caso, será ligado à ao pólo negativo de forma a permitir a escrita.

O fio do pino 3 ( Contrast Adjusment) deverá ser interpolado por um potenciómetro de 10kOhm de forma a nos dar o controlo sobre o contraste do LCD:

Sem esquecer o fio correspondente ao pino 16 que deverá ser soldado ao JP 4 do LCD.

Os JP’s 1, 2 e 3 são massa e fase (+ e -) de acordo com as tabelas.

A Iluminação:

Os conectores da secção JP2 do PCB do LCD, dizem respeito à ligação de corrente do LCD, (4.2Volt) como não existe tal voltagem na fonte de alimentação de um PC é necessário aplicar o potenciómetro de 100Ohm antes da ligação ao pólo positivo ( JP A)

Existe ainda a possibilidade de montar um interruptor de ON/OFF à iluminação do LCD, o interruptor deverá ser montado antes do potenciómetro, ou seja entre a ligação aos 5V e o potenciómetro.

NOTA: Os VR (Variable resistor) ou seja os potenciómetros variáveis, reduzem e aumentam a corrente ao longo do curso do veio, não sei garantir mas podem variar entre os 2V e os 5V em todo o seu curso, convêm então salientar que a iluminação do LCD funciona a 4,2V e que com o veio voltado para o lado em que o LCD devolve mais luz, a corrente que passará para a iluminação do LCD será de 5V, emitirá mais luz mas aquecerá de forma a fundir os LED’s que compõem a sua iluminação.

O JP K diz respeito ao pólo negativo.

O Software:

O LCD tá pronto, falta instalar os drivers da porta port95nt (DLPortIO) disponível em :

port95nt - http://www.jalcds.de/details.php?id=1020622088

E depois o software de controlo ( neste ponto existem inúmeras opções, eu recomendo este)

jaLCDs 3.1 - http://www.jalcds.de/details.php?id=1046992060

Aspecto Final

Aqui deixo algumas fotos do meu LCD já incorporado na minha caixa [email protected]

Agradecimentos ao Downloaders e ao pessoal do CaseMod.br, algum do materia usado aqui são das suas autorias e tenho de reconhecer a qualidade que conferem ao Tutorial, obrigado a todos!

3. AlmaMater

AlmaMater Power Member

TDi

Bem...brigadão!!! era isto mesmo! vou imprimir e ler com atenção.. se depois me sentir com coragem... :)

[]s thnks!

4. AlmaMater

AlmaMater Power Member

TDI

Olha tenho umas questões,

.Quanto custa +/- o LCD do teu projecto? 10/20 €?

.As ligações que fazes confirma-me só:

.Ligas os pinos 1 a 9 da porta paralela nos JP’s 6 a 14 do LCD (1=>Jp6 \ 2=>Jp7 etc)

Jp´s 1, 3 e 5 massa e o 2 Positivo e podemos liga-los a uma Ficha da fonte (fio vermelho(2) e preto(1,3,5) ) correcto?

.No Jp 3 poes um Potenciometro mas n é necessário poix n? é so pra aumentar e reduzir a luminusidade correcto?

.(JP A) e (JP K) Ligas Onde? a k fonte de alimentação? a uma molex e metes uma resistencia(potenciometro) é isso?

Sorry com as questoes mas é k kero fazer isto e tenho k tirar umas duvidas... eu fiz uma coisa parecida mas + simples.. liguei 8 LEDs á LPt1 com resistencias.... :D

Fica Bem!

thnks

5. TDi

TDi Power Member

Boas AlmaMater;

O LCD custou cerca de 20€ e outros custos como os potenciometros chegou aos 22, 23€no total do projecto.

Yep, tal e qual essa sequencia, que acaba com 9=>Jp14.

Correcto, os primeiros 3 Jp's impares são massa, (1,3,5) o Jp 2 vai ao vermelho da molex (+5V)

Só poderás ligar nos polos A e K uma tensão igual ou inferior a 4,2V poix esta é a tensão correcta de funcionamento da iluminação do LCD.

Terás de usar uma resistencia antes da ligação de +5V (vermelho na molex) a este polo como forma de não ultrapassar a tensão maxima, podes é optar por um VR, e detens o controlo da quantidade de luz que queres, ou uma resistencia comum, não sei qual se apropriará mais por não saber o (I) do dispositivo em questão mas se souberes usa R=V/I, mas penso que 35 Ohm chegam (mas pode ser que se aplique uma de 42 ou 21 Ohm's esperando um I entre 0,1 e 0,2)

Ficaria portanto:

+5V ----- (resistencia) ----JP A
    0V(GND) ---------------------JP K

Qqer coisa apita ! Um abraço!

6. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Ta bom.. para a semana vou então la a loja arranjar o material..se tiver qualquer problema depois peço-te ajuda :D

Brigadão.

7. AlmaMater

AlmaMater Power Member

TDI

Só + uma coisa antes de por maos á obra.. Quando comprar os Potenciometros basta ligá-los ou tenho k alterar alguma coisa neles?
    Em relação á ligação á porta LPT como fizeste essa ligação uma vez que tens o LCD encaixado na caixa... á ligação faz-se por fora..

fica bem

[]s

8. TDi

TDi Power Member

Boas, AlmaMater

É só ligar os potenciometros como vem descrito, não requer qualquer alteração aos potenciometros.

Para te ser sincero, não liguei muito a essa parte quando montei o meu e quando dei por mim tive de o ligar outra vez confused: , a ficha não passava em lado nenhum (de detro para fora da caixa), por isso pensa onde o queres colocar, se quiseres uma instalação interna passa primeiro o cabo por uma entrada de um slot PCI e trabalhas já com o cabo passado, se for externo só tens que pensar como vais fazer para ir buscar os +5V a uma molex.

Vai dando noticias!

9. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Hi

Olá mais uma vez.
    Já tenho aqui o material todo, fui á loja (escritorio) que indicaste e comprei o LCD 11€, depois na Dimofel comprei os 2 potenciometros, e tenho uma questão, comprei daqueles Verticais (é tudo igual) e a questão é como fazer a ligação, isto tem 3 Pinos..o do meio está + afastado dos outros 2, Ligo o do lado direito ao LCD e o do meio (afastado) á corrente certo? (penso k seja isto +/- pelo teu eskema).

Confirma-me so + uma vez para não fazer borrada:

POTENCIOMETROS:

1º Ligo um (10k) ao JP3 e ao Negativo (preto).
    2º Ligo outro (100 Ohm) entre o JPA e os 5v.
    certo?

Depois vou tb meter um interruptor para o desligar e ligar, mas a questão agora é mesmo esta dos potenciomentros, amanha ja vou soldar o cabo LP ao LCD depois tenho é k arranjar uma Molex, axas k se pode fazer a ligação do LCD tudo num fio de 5v e num preto, ou seja Ligar O JP2 e o JPA no mesmo fio vermelho da molex ou convêm usar outra molex.?!

Esquema das MinhaS Ligações:

LinK

Obrigadão pela ajuda!
    [[]]ss

Última edição: 5 de Junho de 2003
  10. TDi

TDi Power Member

Yep, ligas o do meio e depois a qualquer uma das pontas.

Em relação a onde ligar os pot's, tá tudo certo
    1º (10k) ao JP3 e ao Negativo (preto).
    2º (100 Ohm) entre o JPA e os 5v.

Podes fazer tudo na mesma Molex, Iluminação e corrente do LCD.

O teu esquema representa uma forma correcta de ligar o LCD, se fizeres tal e qual, nada pode falhar!

Fico à espera de resultados, depois de feito, não custou nada, vais ver :)

11. AlmaMater

AlmaMater Power Member

uii

Olá!
    Já tou a soldar os cabos..
    Agora tou a pensar em como vou por os potenciometros..não os posso deixar à "balda" para não tocarem na caixa do pc.. secalhar vou colá-los..
    ah e tambem tenho k ir comprar 4 parafusos pekenos para segurar o LCD á tampa de plastico para por na frente da torre.

12. TDi

TDi Power Member

Boas AlmaMater, está tudo bem? :confused:

É que já estavas a soldar os cabos e à varios dias que não dizes nada .... vai dando noticias .. !

Abraço []

13. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Olá!

Olá.. é k tive um problema com o PC a fonte pifou..e tive que arranjar uma nova etc.. o LCD ainda n está pronto! n tenho tido muito tempo.. segunda feira vou "tirar o dia" para acabar!

xau []s

14. AlmaMater

AlmaMater Power Member

:(

snif... montei o gaxo em cima de uma caixa antes de montar no pc para experimentar, á 1ª tentativa n se ligava, chegei á conclusão que tinha marado o Potenciometro do JP2 A, depois arranjei e o gaxo liga-se... os quadrados dos caracteres estão lá.. mas com os progs n aparece nada escrito no LCD..k estranho.. o cabo tá bem ligado... experimentei com o prog k indicaste e sakei um o LCDMax.. n dá.. tenho k ver isto!

15. TDi

TDi Power Member

16. MadOnion

MadOnion Folding Member

TDi tens pm
    CUMPS

17. Dragster

Dragster Power Member

Oix!
    Eu sou muito novo nisto!
    Eu gostava de fazer 2 perguntas:
    -Em quanto é k fica ao todo fazer 1 LCD destes?
    -Eu moro em Oeiras e gostava de saber 1 loja em Oeiras (ou Lisboa s nj houver ou s ng conhecer 1 em Oeiras) onde vende-se todo o material nessecario para fazer a montagem do LCD.
    Obrigado!

18. CoolZero

CoolZero Power Member

Isso n pode ser feito com a porta COM?

19. bobex

bobex Power Member

O display fica em 22€ + iva, o de 4 linhas x 20 caracteres, a diferença para os outros é de +- 2€,
    e podes comprar na digicontrol, nas olaias

20. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

A tua guia está muito fixe, parabéns TDi! :)

Partilhar esta Página