Dúvida Montagem rede Ethernet

Marillion

Power Member
Boa Tarde,

pretendia montar uma rede Ethernet em casa para ligar o PC à PS3 e fazer streaming HD através do software "ps3 media server". Como novato nestas coisas de rede, estou com algumas dúvidas às quais pedia a vossa melhor atenção:

1) Disseram-me que se a instalação telefónica (que não uso) tivesse 4 fios que era possível montar a rede sem substituição de cabos. A verdade é que a minha tem. Sendo assim, basta comprar as 2 tomadas de parede RJ45 e os respectivos cabos de ligação ao PC/PS3?
2) Tenho uma Motherboard Asus P5B. Calculo que dê para uma rede gigabit. è necessário algum material especial?
3) Tenho netcabo, pelo que a saida Ethernet do PC está ocupada com o modem. Estive a ver e o modem não tem uma outra saida Ethernet. Tenho de comprar um switch para ligar do pc ao switch, e do switch ao modem e à rede, certo?
4) Consigo fazer streaming HD (MKV) com uma rede normal de Ethernet? OU tem mesmo de ser Gigabit?

Se pudessem ajudar, agradecia.

Cumprimentos a todos
 
Bom dia.
A meu ver não precisas de uma ligação gigabit para nada pois eu consigo fazer streaming de .mkv's na minha rede de casa via wireless. O investimento numa rede gigabit é escandalosamente caro e não vais poder usar toda a sua largura de banda. Esse tipo de ligações é para fazer ligações inter-switch e routers empresariais.
A melhor solução para o teu caso sera a compra de um router wireless. Eu tenho preferencia pela Linksys (Cisco), pois dou-me bem com o material deles e é de elevada qualidade (não fossem eles o fabricante mais badalado no que a redes diz respeito).
Basicamente o esquema da tua rede é muito simples, basta seguires uma topologia em estrela, ie é com um equipamento de rede central.
Compras um router wireless que deverá ter uma entrada WAN (que vem do modem) e mais 4 portas onde poderás ligar o teu fixo. Como não sou possuidor de uma PS3 não tenho a certeza disto mas penso que a PS tem wireless pelo que poderás evitar cabos e confusoes pela casa. Assim o modem que neste momento está ligado ao teu pc irá ligar ao router com o mesmo cabo. E com outro cabo ligas o PC a uma das 4 portas disponiveis.
Espero que me tenha feito entender. Esta forma é também boa para expandires a rede a mais dispositivos futuros, mais seja uma PSP, um portátil ou um PDA. Cumprimentos
 
Obrigado pela resposta. O meu problema é que a minha casa faz uma especie de "L" e os pontos de acesso da internet estão nos extremos. O que dificulta imenso o sinal, dada a quantidade de paredes que existem pelo meio, associadas a armários cheios de roupa. Já o tentei com um modem Belkin com o protocolo "n" e a perda de sinal (sem pontos de acesso) andava à volta dos 95%. O que implica que teria de ter pelo menos dois pontos de acesso que tornam a rede muito dispendiosa.
Outro ponto é que o protocolo wireless da PS3 é o "g", o que tornaria a conexão ainda mais lenta. Dai a opção pela Ethernet ou, como segunda opção, o Powerline.
 
Sim mas belkin e cisco não são comparáveis. É como comparares um chevrolet com um BMW no segmento D. Podem oferecer as mesmas coisas, mas a BMW bate em qualidade. Eu também tinha esse problema e optei por comprar um router da cisco com wireless booster. Se mesmo assim perderes sinal podes comprar as antenas de alto ganho que custam 15€ na ***** e praticamente duplicam o sinal do bicho
 
Boa Tarde,

pretendia montar uma rede Ethernet em casa para ligar o PC à PS3 e fazer streaming HD através do software "ps3 media server". Como novato nestas coisas de rede, estou com algumas dúvidas às quais pedia a vossa melhor atenção:

1) Disseram-me que se a instalação telefónica (que não uso) tivesse 4 fios que era possível montar a rede sem substituição de cabos. A verdade é que a minha tem. Sendo assim, basta comprar as 2 tomadas de parede RJ45 e os respectivos cabos de ligação ao PC/PS3?
2) Tenho uma Motherboard Asus P5B. Calculo que dê para uma rede gigabit. è necessário algum material especial?
3) Tenho netcabo, pelo que a saida Ethernet do PC está ocupada com o modem. Estive a ver e o modem não tem uma outra saida Ethernet. Tenho de comprar um switch para ligar do pc ao switch, e do switch ao modem e à rede, certo?
4) Consigo fazer streaming HD (MKV) com uma rede normal de Ethernet? OU tem mesmo de ser Gigabit?

Se pudessem ajudar, agradecia.

Cumprimentos a todos


Boa tarde.

Vamos por partes.

A instalação telefónica não pode ser utilizada para criar uma rede Ethernet, excepto se se tratar de cabo Cat5 ou superior.
Para uma rede Ethernet, o minimo aconcelhavel é um cabo de Cat5e, que com 2 pares ligados consegues uma taxa máxima de 100mb. Caso ligues os 4 pares e as placas sejam compactiveis com GigabitEtghernet, então tens conectividade a 1Gb.

Para fazeres streaming, 100Mb chegam perfeitamente... Até mesmo 10Mb chegam...
Cumprimentos.
 
Boa tarde.

Vamos por partes.

A instalação telefónica não pode ser utilizada para criar uma rede Ethernet, excepto se se tratar de cabo Cat5 ou superior.
Para uma rede Ethernet, o minimo aconcelhavel é um cabo de Cat5e, que com 2 pares ligados consegues uma taxa máxima de 100mb. Caso ligues os 4 pares e as placas sejam compactiveis com GigabitEtghernet, então tens conectividade a 1Gb.

Para fazeres streaming, 100Mb chegam perfeitamente... Até mesmo 10Mb chegam...
Cumprimentos.

Dai eu ter dito que até por wireless ele fazia stream lol
 
Tal como indicado aqui anteriormente, uma rede wireless é a melhor opção, e deixa as nossas caras metades (wifes) satisfeitas.

Fica aqui um esquema:

wds.jpg


Uma rede G serve perfeitamente para o que pretendes, routers ou boosters da norma N, são bastante mais caros e não sentirás uma diferença muito grande.

Resolvi o meu esquema de casa com um Asus WL-AM604G, e para a loja que possuo mesmo por debaixo da minha casa coloquei um WL-500GP para aumentar o range da rede.
Possuo ainda uma pen Wireless WL-167g para os pcs que não possuem placa Wifi.
 
Back
Topo