1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Montagem rede Ethernet

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Marillion, 17 de Junho de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1987)

1. Marillion

Marillion Power Member

Boa Tarde,

pretendia montar uma rede Ethernet em casa para ligar o PC à PS3 e fazer streaming HD através do software "ps3 media server". Como novato nestas coisas de rede, estou com algumas dúvidas às quais pedia a vossa melhor atenção:

1) Disseram-me que se a instalação telefónica (que não uso) tivesse 4 fios que era possível montar a rede sem substituição de cabos. A verdade é que a minha tem. Sendo assim, basta comprar as 2 tomadas de parede RJ45 e os respectivos cabos de ligação ao PC/PS3?
    2) Tenho uma Motherboard Asus P5B. Calculo que dê para uma rede gigabit. è necessário algum material especial?
    3) Tenho netcabo, pelo que a saida Ethernet do PC está ocupada com o modem. Estive a ver e o modem não tem uma outra saida Ethernet. Tenho de comprar um switch para ligar do pc ao switch, e do switch ao modem e à rede, certo?
    4) Consigo fazer streaming HD (MKV) com uma rede normal de Ethernet? OU tem mesmo de ser Gigabit?

Se pudessem ajudar, agradecia.

Cumprimentos a todos

2. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Bom dia.
    A meu ver não precisas de uma ligação gigabit para nada pois eu consigo fazer streaming de .mkv's na minha rede de casa via wireless. O investimento numa rede gigabit é escandalosamente caro e não vais poder usar toda a sua largura de banda. Esse tipo de ligações é para fazer ligações inter-switch e routers empresariais.
    A melhor solução para o teu caso sera a compra de um router wireless. Eu tenho preferencia pela Linksys (Cisco), pois dou-me bem com o material deles e é de elevada qualidade (não fossem eles o fabricante mais badalado no que a redes diz respeito).
    Basicamente o esquema da tua rede é muito simples, basta seguires uma topologia em estrela, ie é com um equipamento de rede central.
    Compras um router wireless que deverá ter uma entrada WAN (que vem do modem) e mais 4 portas onde poderás ligar o teu fixo. Como não sou possuidor de uma PS3 não tenho a certeza disto mas penso que a PS tem wireless pelo que poderás evitar cabos e confusoes pela casa. Assim o modem que neste momento está ligado ao teu pc irá ligar ao router com o mesmo cabo. E com outro cabo ligas o PC a uma das 4 portas disponiveis.
    Espero que me tenha feito entender. Esta forma é também boa para expandires a rede a mais dispositivos futuros, mais seja uma PSP, um portátil ou um PDA. Cumprimentos

3. Marillion

Marillion Power Member

Obrigado pela resposta. O meu problema é que a minha casa faz uma especie de "L" e os pontos de acesso da internet estão nos extremos. O que dificulta imenso o sinal, dada a quantidade de paredes que existem pelo meio, associadas a armários cheios de roupa. Já o tentei com um modem Belkin com o protocolo "n" e a perda de sinal (sem pontos de acesso) andava à volta dos 95%. O que implica que teria de ter pelo menos dois pontos de acesso que tornam a rede muito dispendiosa.
    Outro ponto é que o protocolo wireless da PS3 é o "g", o que tornaria a conexão ainda mais lenta. Dai a opção pela Ethernet ou, como segunda opção, o Powerline.

4. Zero_Cool_PT

Sim mas belkin e cisco não são comparáveis. É como comparares um chevrolet com um BMW no segmento D. Podem oferecer as mesmas coisas, mas a BMW bate em qualidade. Eu também tinha esse problema e optei por comprar um router da cisco com wireless booster. Se mesmo assim perderes sinal podes comprar as antenas de alto ganho que custam 15€ na fnac e praticamente duplicam o sinal do bicho

5. Marillion

Marillion Power Member

Bem... vou testar. Obrigado pela a ajuda.

6. rabreu

rabreu Power Member

Boa tarde.

Vamos por partes.

A instalação telefónica não pode ser utilizada para criar uma rede Ethernet, excepto se se tratar de cabo Cat5 ou superior.
    Para uma rede Ethernet, o minimo aconcelhavel é um cabo de Cat5e, que com 2 pares ligados consegues uma taxa máxima de 100mb. Caso ligues os 4 pares e as placas sejam compactiveis com GigabitEtghernet, então tens conectividade a 1Gb.

Para fazeres streaming, 100Mb chegam perfeitamente... Até mesmo 10Mb chegam...
    Cumprimentos.

7. Marillion

Marillion Power Member

Confesso que também achei estranho. Obrigado pela ajuda.

8. Zero_Cool_PT

Dai eu ter dito que até por wireless ele fazia stream lol

9. diasje

diasje Power Member

Tal como indicado aqui anteriormente, uma rede wireless é a melhor opção, e deixa as nossas caras metades (wifes) satisfeitas.

Fica aqui um esquema:

Uma rede G serve perfeitamente para o que pretendes, routers ou boosters da norma N, são bastante mais caros e não sentirás uma diferença muito grande.

Resolvi o meu esquema de casa com um Asus WL-AM604G, e para a loja que possuo mesmo por debaixo da minha casa coloquei um WL-500GP para aumentar o range da rede.
    Possuo ainda uma pen Wireless WL-167g para os pcs que não possuem placa Wifi.

Partilhar esta Página