1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montagem Servidor em Casa....

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por carlluchi, 29 de Outubro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 960)

1. carlluchi

carlluchi Power Member

Bom dia

Na passada sexta feira foi assalyado um vizinho meu. O que me começou a levantar uma serie de questões.
    Tenho copias de segurança de alguns ficheiros importantes, mas não de todo o conteudo dos discos, nomeadamente filmes, musica, fotos de familia e outros...

Pensei e se fosse a minha casa....

Dai decidi avançar para um novo projecto, visto o htpc estar praticamente pronto.

Vou montar um servidor para guardar os ficheiros importantes e servir de biblioteca multimedia.

A ideia será colocar um pc relativamente modesto, com os discos, sem monitor e num local escondido da casa. Sendo que todos os outros pc´s irão buscar as informações a esse pc.

Duvidas:

1º O Pc que quero enquadra-se num servidor NAS ou uma maquina com windows server na rede?

2º Software ( sei que existe servidores baseados em Linux, mas nao estou à vontade com linux, seria talvez melhor uma solução windows server )

3º Que tipo de sistema teria de colocar para ter os ficheiros seguros, em caso de disco avariado, RAID, mirror, copias agendadas ?

Estas são para já as duvidas iniciais....

Irei tentar fazer deste post um relatorio de avnço do projecto para ficar como referencia futura para outros.

Obrigado.

2. Morphine0225

Morphine0225 Power Member

Acho esse projecto bastante bom.. Eu tb ando de volta de um pc mais modesto para fazer também um server.

Penso q por agora vá apenas instalar o windows XP com alguma "limpeza" (nLite). Tirar bastantes recursos tais como aspectos, wallpapers, entre outros deste tipo..

Vai postando pa ver como fica isso. Eu já ando a desenhar a minha rede com o Microsoft Visio! Acho este software bastante bom para desenhar as redes ;)

Cumps,
    Morphine0225

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Desenhar redes? Isso faz-se? :p

Eu estava a pensar numa coisa do género porque queria ter 3 PCs em casa, mas queria uma coisa ao estilo do que acontece nas úniversidades: Um pc com tudo e os outros a fazerem boot por rede, com os ficheiros todos armazenados no mesmo pc. Mas também não percebo nada disto.

Perguntas:

1- Software? Tal como carlluchi não estou à vontade com Linux.
    2- Qual o PC que vai determinar o desempenho em termos de jogos, aplicações de CAD 3D e Photoshop?
    3- Quais os componentes necessários para cada um dos computadores?
    4- É necessária ligação por cabo, ou wireless também permite fazer isto?

4. reise

reise Power Member

Desenha-se sim senhor!

Não te aconselho a fazer isso sem disco local porque as aplicações vão ficar mais lentas e o servidor e a rede vão ficar sobrecarregados.

1- Se for só partilha de ficheiros um xp sem nada superfulo é mais que suficiente.
    2- Se for só partilha de ficheiros de dados vai ser a rede e o servidor que vai limitar o desempenho.
    3- Um cpu, memória, board com muitas portas sata e/ou ide, placa de rede gigabit, muitos discos rigidos. Para a rede: switch gigabit, cabo UTP5E (se a distancia for pequena compra cabos já feitos)
    4- Por rede, wireless é muito lento.

5. my2media

my2media Power Member

Usa rede por cabo, e placas a 1 gb. Ficas com um processamento de informação bastante bom.

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois... Tou a ver que é complicado. A ideia era investir fortemente num excelente computador para ficar como servidor e depois comprar mais 3 torres "ocas" só para aceder ao servidor e trabalhar. Mas também se for só pelos discos não vale muito a pena. Um dos pcs seria só para video, outro para trabalho e outro para o básico.
    Para video basta uma caixa com componentes baratos e uma gráfica on-board com tv-out.
    Para o básico pode ficar este que tenho actualmente que chega e sobra.
    Para trabalho, em vez de um servidor, invisto num bom pc de trabalho ou num 2º portátil de 17".

:)

Obrigado na mesma.

7. ShadeX

ShadeX Power Member

Se estivermos a assumir que server-side tens um RAID que consiga sustentar a dita rede, sim, verdade, se for single drive, tens o quê, 2/3x o que terias com 100Mb.

Já apra não dizer que pura e simplesmente pode não compensar. Um HD160GB custa trocos comparado com NIC's Gb decentes, cablagem Gb decente e um switch Gb decente.

Para 3 PC's pura e simplesmente pode não compensar...

Partilhar esta Página