1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Montar computador para estúdio musical caseiro

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Jonny-p, 16 de Setembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 6203)

1. boas pessoal... espero que me possam ajudar!!

Queria montar um computador com o intuito de ficar com uma boa máquina para produção e gravação audio! gostava que me podessem dar a vossa opinião acerca de processadores, placas de som, e todas as especificidades que acham importante esse computador vir a possuir!! uma coisa importante é que eu nao queria gastar muito mais que 600euros.... fiko à espera da vossa ajuda!!

Já agora, quem me sabe dizer se é possível utilizar a Sound Blaster X-Fi Elite Pro num portátil!! como se liga ao pc? por usb?! obrigado pelo suporte!!!

abraço

Jonny

2. Totoro

Totoro Folding Member

Essa placa é para Desktop, liga-se por PCI.

3. ya... eu perguntei porque li numa revista que essa era uma placa externa... mas pelo que entendi tem de ser ligada por PCI e dps fica com o interface externo!!! thnks....

4. selipequenote

selipequenote Power Member

Boas,

As especificações dependem bastante do software que vais usar e dos instrumentos que pretendes gravar. Há software que tira partido de ter dual ou quad core ou que tem mais ou menos necessidade de RAM. Se calhar o melhor seria começar por aí.

Quanto à placa de som, creative não será certamente a melhor opção para gravação/produção audio.

Cumps

5. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

Responde a um dos questionários..chegas a eles atraves da minha assinatura

Cumps

6. Troublemaker

Troublemaker Power Member

Se vais para gravação/produção audio, não compres nenhuma placa de som das que costumam vender nas lojas de informática.

Se eu fosse a ti comprava antes o computador e depois logo via a placa de som (interface audio). Procura uma com ligação firewire, uma vez que é a melhor ligação para audio.

Estás a pensar gravar quantas pistas ao mesmo tempo?

7. camadas

camadas Power Member

600€ não chega para nada para o que queres fazer .... queres mesmo a minha opinião ? Ou investes mais ou esquece a ideia

8. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Não é bem assim!!!

No meu estudio tenho um que me custou 300€!!! Celeron 2Gb de ram disco de 250Gb, placa Firewire, VGAonboard e Uma Audigi ZS...

Tudo depende do material que ele tiver e se quer ou não depois fazer montagem/sample/limpar músicas com Programas próprios para isso, ou somente gravar! Se ele tiver uma mesa de som em condições é só ligar ao PC, fazer o Som na mesa e receber em flat no PC... Depois é só gravar!!!

Uma das coisas que ele tem de ter é um PC ultra silencioso!

9. camadas

camadas Power Member

Bom 1 amigo meu só para o seu PC gastou a volta de 8 mil euros, fora os programas ( cubase ou que raio é e afins )

10. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Mas isso já é para mais do que simplesmente gravar umas musicas e uns samples!!!! Ele deve usar os programas e o PC para "fazer" música! Arranjos musicais, overrides e afins!!!

11. camadas

camadas Power Member

Sim já é mais para nivel profissional, têm bay's com cenas da yamaha ( acho que é isto, já não vou lá a uns anos ao estudio dele hehe ) e afins

12. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

O Reaper serve perfeitamente e uma licença para uso pessoal custa uns 50€.

E sim, 600€ chegam perfeitamente para ter uma coisa em condições, já que o objectivo é montar um estúdio caseiro.

13. Olá,
    Pois antes de mais deves tentar perceber o que queres gravar. Se porventura queres gastar um pouco mais e ficares com algo que te permita fazer coisas interessantes, assim sugiro que o faças. Pois comprar barato e depois ficares preso por isso é uma chatice que acontece ao fim de pouco tempo.
    Assim, aconselho-te a gastares pouco na parte de processamento e muito na memória e disco.
    Um PC preparado para isso deverá ter 2 discos, de preferência SATAII (o ideal seria SCSI, mas esses são brutalmente caros para metade da capacidade dos outros e convenhamos, o SATA II já tem uma oba taxa de transferência e não te dará problemas).
    O PC deverá ser dedicado. Ou seja, será só para esse tipo de trabalho. Assim, não ficas com a tendência de instalar tudo o que por ai encontras e libertarás o PC para fazer o trabalho na perfeição.
    O máximo de memória possivel, o que usando o XP com service pack 2 (O Vista n serve para produção) e de 3 GB, mas 2 fazem o trabalho muito bem.
    Ahh, os discos, podem ser 1 de 160 Gb para instalação do software e outro superior a 300 Gb, onde terás toda a database de produção. Estes valores tem em conta o facto de para cada minuto de uma faixa numa unica pista a 16-bit/44.1 Khz (recomendável) gastas 5 Mb. Se a tua faixa tem 5 minutos, isto implica logo, 25 Mb por faixa/pista. Se gravares um grupo com bateria incluido, (microfones de vozes, bateria, guitarras, baixo, teclas, efeitos, etc) terás uma média de 24 pistas X 25= 600 Mb por musica. Multiplica por um grupo de 12 musicas e terás muito espaço para preencher. Convém ter um disco que permita uma latência mais reduzida possivel e sem perdas de taxa de transferência. Logo, um de 320 Gb será o ideal.
    (ahh, sempre com acesso menor que 10.0 ms, SATAII).
    Sobre o processador e motherboard, podes optar por um processador dual core dos mais simples e uma motherboard que te permita tigar tudo sem problemas.
    Falamos de Discos, memória e processador, agora passamos a fonte de alimentação, UPS e caixa.
    Deverás ter uma fonte de 500 W no minimo (pois ela vai alimentar como ajuda uma placa gulosa) e uma UPS para evitar dissabores durante um trabalho. A fonte deverá ser silenciosa.
    Uma caixa com amortecedores e certificada (+- 60 euros) evita que tenhas de comprar ou construir uma silent box (1450€ vinda da holanda por exemplo ou 300 euros contruida por ti. (madeira, ventoinhas x 4, rodas, acrilico, interuptores, etc))
    Uma placa grafica que permita trabalhares no futuro com 2 monitores TFT. Podes começar com um, mas 2 são muito melhores.
    A escolha dos monitores é crucial também. Eu prefiro o Normal de 19" ao wide, pois a area de trabalho e a forma como vais passar horas neles assim o sugerem. mas também vai do gosto de cada um. Mas deves ter atenção ao brilho. Nada de monitores com ecrã brilhante como estes que andam por ai e parecem "gajas" com muito baton..eheheh. pois esse brilho é giro para jogos, mas para produção(horas e horas a fio no PC é horrivel. Assim como grandes monitores. Ficas cansado e estragas a vista.
    Para placa de som, aconselho-te vivamente comprar um interface firewire (deves ter um controlador firewere no PC que é barato). Uma placa M-audio das mais baratas, por exemplo, é muito boa e sem duvida que tem mais aptidão para gravares e produzires do que as grandes placas de som comerciais e dedicadas para jogos.
    Aqui, terás de saber quantas entradas vais utilizar. Se for 4 in/6 out, então a firewire solo da m-audio é brutalmente eficaz e suficiente. Mas atenção, embora possas ligar tudo a ela, não podes ligar tudo em simultâneo. Se assim o desejares, aproveita por exemplo uma mesa controladora digital da M-audio ou similar e não te vais arrepender se optares por algum desses produtos em detrimento das placas de som comerciais e o preço nas menores em nada ficam "atrás" das comerciais.
    Ou seja, fazes a brincadeira com mais ou menos 900 euros e ficas feliz da vida.
    Software: Se pretendes algo muito bom, entre o nuendo, cubase, protools (podes virar-te para a versão M-powered que é muito boa) ou pelo simplicitude, que é fantastico e muito barato e claro, legal, com tudo o que isso obriga(99€ se encomendares na musicstore.de)
    Utensilios de cozinha eheheh: podes optar por comprar microfones interessantes para começo, onde o AKG perception 120 faz bom trabalho e custa qq coisa como 120 euros, acho eu, e da-te para gravar vozes e instrumentos. Se preferires e se tiveres um pai rico, compra um brauner ou telefunken, ou neuman (le-se nóiman) que começam nos 2000 e acabam nos 12.000 euros cada microfone. eheheh
    Claro, que tudo isso de microfone pode e deve também levar um amplificador do mesmo a vávulas. tens a partir dos 130 euros aos 4000. Mas basta um bluetube da presonus e safas-te.
    Fundamental é também um bom par de monitores Bi-amplificados. Encontras muitas referências no mercado sendo que, eu uso yamaha e genelec, mas sou suspeito, pois trabalho no ramo em termos profissionais. Mas encontras por exemplo os Samson que pareem jeitosos para um estudio caseiro e são baratuchos. Convém é serem de 8".
    Um bom par de auscultadores de cascos fechados e pronto, estás preparadissimo para entrar no mundo da musica. Depois, depois só mesmo ouvido e criatividade. Se não tiveres um bom ouvido, aconselho-te a arranjares outro passatempo, pois existem tantos produtores e até caseiros que são duros de ouvidos e aí, nem o bom material os safa.
    Se tentares explorar o que eu disse, com 1500 euros fazes a festa. Por isso, talvez seja melhor juntares o mais possivel e partires nesta aventura com estas especificações ou similares, pois caso contrário, corres o sério risco de, ao fim de algum tempo não ligares mais ao PC e a gravações ou produções.
    Espero que tenha ajudado.

14. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Haja testamento...

Partilhar esta Página