montar discos em rede em gentoo [aos prós =D]

erdna

Power Member
Boas pessoal!

Espero q me possam ajudar, a situação é a seguinte:

tenho quatro pc's em rede, gostaria de saber se alguem me pode indicar o q preciso saber para montar o disco dos outros tres, no quarto para que possa aceder a todos os discos a partir de qualquer um computador, sei que é possivel, alguem me sabe dizer como? ou como poderei peskisar na net?

Desde já obrigado, cumps
 
Tens que utilizar partilhas através do samba

mas samba nao é principalmente se kiser partilhar com windows? eu keria algo que me permitisse montar em todos os pc's todos os discos, para fikarem todos acessiveis.

Algo em linha de comandos seria optimo!

Eu ja ouvi falar em NFS, acham a melhor opção?

cumps
 
Sem maquinas Win? NFS!

e já agora parabens (caso não tenhas que usar o samba ;) )


O ficheiro a editar é o /etc/exports, a sintaxe é que não me lembro. De qualquer forma terás de ter os módulos no kernel e as ferramentas para o servidor e as dos clientes (se todos forem servidores/clientes, então instala ambas em todas as máquinas)
 
Última edição:
Sem maquinas Win? NFS!

e já agora parabens (caso não tenhas que usar o samba ;) )


O ficheiro a editar é o /etc/exports, a sintaxe é que não me lembro. De qualquer forma terás de ter os módulos no kernel e as ferramentas para o servidor e as dos clientes (se todos forem servidores/clientes, então instala ambas em todas as máquinas)

Sim sem maquinas win! Obrigado =D lol

Os módulos que dizes q tenho de instalar são todos os referentes ao NFS ou mais alguns em especial? Sim são todos servidores/clientes. E ferramentas? quais é que são?

Encontrei este how-to: http://nfs.sourceforge.net/nfs-howto/

estára actualizado? basta-me seguir este tutorial?

obrigado,
cumps
 
Certamente que o how-to não deve dar problemas: o nfs é um protocolo Unix com muitos anos de existência! Eu já não tenho máquinas em rede com tive mas certamente segui esse tutorial (que há de ser igual ao do tldp.org, local onde aprendi uns 80% do meu conhecimento geral de Linux). Como não uso gentoo não sei os comandos para procurar os pacotes necessários mas faz uma busca por nfs, faz emerge dos pacotes, configura o /etc/exports como no tutorial e (re)inicia o nfsd. Testa e depois é só tunar ;) (passos 5/6 do tutorial)
 
Certamente que o how-to não deve dar problemas: o nfs é um protocolo Unix com muitos anos de existência! Eu já não tenho máquinas em rede com tive mas certamente segui esse tutorial (que há de ser igual ao do tldp.org, local onde aprendi uns 80% do meu conhecimento geral de Linux). Como não uso gentoo não sei os comandos para procurar os pacotes necessários mas faz uma busca por nfs, faz emerge dos pacotes, configura o /etc/exports como no tutorial e (re)inicia o nfsd. Testa e depois é só tunar ;) (passos 5/6 do tutorial)

Obrigadissimo madskaddie!

Para a semana logo seguirei o turorial pois nao vou estar em casa durante o fim de semana.
Obrigado,
cumps
 
o NFS funciona bem. Podes tb experimentar o SSHFS que só precisas de um servidor de ssh a funcionar em todas as máquinas, depois é algo do género:

sshfs USER@maquina1:/ /mnt/maq1

para montares a / de maquina1 em /mnt/maq1
 
Back
Topo