1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

montar discos em rede em gentoo [aos prós =D]

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por erdna, 19 de Julho de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 841)

1. erdna

erdna Power Member

Boas pessoal!

Espero q me possam ajudar, a situação é a seguinte:

tenho quatro pc's em rede, gostaria de saber se alguem me pode indicar o q preciso saber para montar o disco dos outros tres, no quarto para que possa aceder a todos os discos a partir de qualquer um computador, sei que é possivel, alguem me sabe dizer como? ou como poderei peskisar na net?

Desde já obrigado, cumps

2. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Tens que utilizar partilhas através do samba

3. erdna

erdna Power Member

mas samba nao é principalmente se kiser partilhar com windows? eu keria algo que me permitisse montar em todos os pc's todos os discos, para fikarem todos acessiveis.

Algo em linha de comandos seria optimo!

Eu ja ouvi falar em NFS, acham a melhor opção?

cumps

4. madskaddie

madskaddie Power Member

Sem maquinas Win? NFS!

e já agora parabens (caso não tenhas que usar o samba ;) )

O ficheiro a editar é o /etc/exports, a sintaxe é que não me lembro. De qualquer forma terás de ter os módulos no kernel e as ferramentas para o servidor e as dos clientes (se todos forem servidores/clientes, então instala ambas em todas as máquinas)

Última edição: 20 de Julho de 2007
  5. erdna

erdna Power Member

Sim sem maquinas win! Obrigado =D lol

Os módulos que dizes q tenho de instalar são todos os referentes ao NFS ou mais alguns em especial? Sim são todos servidores/clientes. E ferramentas? quais é que são?

Encontrei este how-to: http://nfs.sourceforge.net/nfs-howto/

estára actualizado? basta-me seguir este tutorial?

obrigado,
    cumps

6. madskaddie

madskaddie Power Member

Certamente que o how-to não deve dar problemas: o nfs é um protocolo Unix com muitos anos de existência! Eu já não tenho máquinas em rede com tive mas certamente segui esse tutorial (que há de ser igual ao do tldp.org, local onde aprendi uns 80% do meu conhecimento geral de Linux). Como não uso gentoo não sei os comandos para procurar os pacotes necessários mas faz uma busca por nfs, faz emerge dos pacotes, configura o /etc/exports como no tutorial e (re)inicia o nfsd. Testa e depois é só tunar ;) (passos 5/6 do tutorial)

7. erdna

erdna Power Member

Obrigadissimo madskaddie!

Para a semana logo seguirei o turorial pois nao vou estar em casa durante o fim de semana.
    Obrigado,
    cumps

8. luxitan

luxitan Power Member

o NFS funciona bem. Podes tb experimentar o SSHFS que só precisas de um servidor de ssh a funcionar em todas as máquinas, depois é algo do género:

sshfs [email protected]:/ /mnt/maq1

para montares a / de maquina1 em /mnt/maq1

Partilhar esta Página