Montar e configurar FX-8150 WC + Crosshair V Formula

Xarick

Banido
Olá. Adquiri um FX-8150 já com water cooling e uma Crosshair V Formula e é a primeira vez que tenho um computador a ser refrigerado a líquido. Tenho muitas dúvidas! Preciso de alguma orientação sobre como configurar, montar e ligar isto tudo. Como comprei em segunda-mão, não trazia manual de instalação.


Tenho isto aqui:
http://www.asetek.com/liquid-cpu-cooling.html

E mais isto:
http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/Crosshair_V_Formula/

A torre é uma Antec já meia antiga e não a encontro no site oficial. É prateada, feita com alumínio e tem uma porta à frente que se fecha, estilo armário na parte superior, enquanto na parte inferior tem uma ventoinha grande com iluminação LED azul e uma teia metálica a proteger. Abrindo a porta, tem lá uma gaveta onde se pode guardar coisitas, estilo parafusos e tampas da própria torre que sobraram, e também é aqui dentro que se acede ao DVD e à (suposta) drive de disquetes (que não tem). De lado dá para ver os componentes que estão instalados através de um plástico transparente. Os discos rígidos são instalados numas gavetas e arrumados ao estilo de empurrar a gaveta até lá ao fundo. Por trás da torre é igual às demais, com a fonte de alimentação em cima. O tampo de cima, não tem buracos, nem as dos lados. EDIT: É esta, obrigado black_edition por encontrares
antec_super_lanboy.jpg



Agora as dúvidas:

1) Montei o refrigerador logo por baixo da PSU, na parte de trás da torre, que é montado em duas fans, uma de cada lado. Qual é a direcção da corrente de ar numa torre deste tipo? É mandar o ar para fora da torre ou apanhar o ar para dentro da torre? E a fan do chassis, a tal iluminada de azul que está à frente, é para mandar ar para fora, ou mandar ar para dentro?

2) Como é que ligo os fios das fans do refrigerador? As fans têm cabos de 4 pins cada que podem ser ligados a um outro cabo que é de 3 pins. Esta placa-mãe não tem conector de 3 pins, mas tem montanhas deles de 4 pins. E agora como é que ligo isto?

3) Qual é a temperatura normal a que o líquido deve estar? E qual é a temperatura normal do processador em stock mas em uso máximo, com todos os settings em default no BIOS?

4) O BIOS dá-me a entender que a fan está a uma velocidade reduzida e não me deixa passar do POST certas vezes, abaixo dos 600 RPM. É normal fazer isto ou significa que liguei mal as fans?

5) As outras dúvidas são sobre a configuração do processador nesta placa-mãe com as memórias que tenho, porque parece-me haver alguma discordância com a configuração da RAM. Ora tenho 7 GB, ora tenho 8 GB. Também não sei se tenho o northbridge bem configurado.
 
Última edição:
1-Deves montar nesses sistemas o refrigerador junto ao espelho da board ou seja por cima da pci slots.
2-As fans tanto podem ser ligadas com 3 ou 4 pinos portanto liga como se nada se passasse (como se fossem iguais)
3-Tempraturas desse cpu nao sei mas se vieres que é demais compra massa termica (MX-4 é a que uso)
4-Ve se nao tens de ligar a bomba do refrigirador aos 4 pinos mas se vires tempraturas simpaticas consegues desactivar esse aviso
5-Nao sei mesmo o que dizer sobre isto.tenta tirar e meter rams ate encontrares um problema (pode ser uma ram danificada)
 
Muito obrigado, tenho então isto bem montado conforme os passos todos, mas o passo 14 assume que a board tenha uma conexão de 3 pins e não tem.

A board tem assim:
2 x CPU Fan connector(s)
3 x Chassis Fan connector(s)
3 x Optional Fan connector(s)

Todos eles de 4 pins.

Se em vez de ligar as fans àquelas cenas do passo 13 e ligar nos dois CPU FAN connectors vai dar bronca? É que quando eu vou a jogar, as fans começam a acelerar rapidamente e fazem um barulho infernal parece um aspirador. É normal fazer este barulho todo? Acham que é o CPU que está com massa térmica mal colocada?
 
Última edição:
Já resolvi o outro problema do Windows XP Mode. Com uma instalação de fresco, ainda precisei do hotfix da Microsoft antes de instalar o XP Mode, depois instalei o XP Mode e ficou a funcionar.

Também acho que já resolvi o problema da RAM. Mais vale 56 MB reservado ao hardware do que 900 e tal.

Falta mesmo só saber então sobre os conectores da fan.
 
rar 4.20 amd.png


Fiz uns benches antes de formatar para colocar noutro tópico e eram estes os resultados.

O Core Temp dizia uma temperatura, e o HWiNFO dizia outra. Mesmo assim, o WinRAR não conseguiu usar o CPU em 100%. Ou é 50ºC ou 60ºC. Mesmo assim, as fans estavam já a 2481 RPM e o máximo é 2500 RPM, é MUITO barulhento!
 
Vá lá, é só o que falta verificar. Alguém por aí que saiba ver se tenho estas temperaturas correctas e se é normal este kit fazer tanto barulho tipo aspirador, é só isso que falta.
 
Impressionante. meti "fx-8150 safe temperatures" no google e o 1º resultado foi de um outro forum com exactamente a mesma configuração, só não sei é qual é o teu wc.

Usa o prime durante 30min. e depois mete as temperaturas.

Segundo os desse forum, as temps estáveis maximas são à volta dos 70ºc.
 
Está a acontecer algo que tb me acontecia no Intel há uns meses atrás. A frquência do FX começou em 3900 em todos, passado uma beca reduziu para 3600, e agora está aos saltos entre 1400 e 3600... ainda nem passaram 10 minutos. Então é a massa térmica, presumo?

O sensor do próprio CPU diz 54,7ºC e o sensor ITE, que deve ser da placa-mãe diz 68ºC.

Confirmam que é a massa térmica? Temperatura do líquido não posso ver, vou já instalar para ver, mas as fans estão no máximo 2500 RPM.
 
Última edição:
fx temp.png



Na imagem não dá para ver, mas a temperatura do líquido é 58,2ºC. A linha vermelha é a temperatura do sensor do próprio CPU, a linha azul é um sensor da placa-mãe que dizia CPU. A(s) Fan(s) está(ão) no máximo.

Parei e deixei em idle, e só passado 10 minutos é que as ventoinhas começaram a desacelerar. Reparei que a temperatura do líquido era 50ºC quando desacelerou. Líquido e fans continuam ainda a arrefecer. Digamos que com o líquido a 45ºC o barulho já me é aceitável. Coninua a arrefecer, eu já vos digo quando estabilizar as temps.
 
Última edição:
Muito obrigado, tenho então isto bem montado conforme os passos todos, mas o passo 14 assume que a board tenha uma conexão de 3 pins e não tem.

A board tem assim:
2 x CPU Fan connector(s)
3 x Chassis Fan connector(s)
3 x Optional Fan connector(s)

Convém que montes como nas instruções (liga no CPU_Fan não há stress) mas se estás com tanta dificuldade não conheces ninguém que te ajude nisso? As temperaturas são normais e em principio os saltos na velocidade também embora nesse core 7 velocidade máxima seja 1400MHz (quando a 100%) não sei até que ponto isso é normal...
 
Última edição:
Estabilizou:

fx temp idle.png


Temperatura ambiente aqui no quarto é 28.4ºC. O sensor de temperatura do CPU diz 21,6ºC (não me parece) e o da board diz 42,0ºC. Temperatura do líquido diz 43,0ºC.
 
Back
Topo