Montar MiniPC [Imagens]

Fric

Power Member
Ora bem, chegadas as ferias ha q ocupar o tempo e q melhor maneira de o ocupar do q fazendo um mod, neste caso nao tanto um mod mas mais a construcao de uma caixa de raiz. Pois e', foi o q decidi fazer. Ainda esta um pouco em fase de estudo mas ja adequiri algum material.

Antes de mais aqui fica um link para o meu primeiro mod:
http://forum.casemodding-pt.net/viewtopic.php?t=1446&postdays=0&postorder=asc&start=0
Ja foi feito a algum tempo mas deu mt prazer :) desta vez sera algo mais arrojado.

Em primeiro lugar aqui fica uma imagem de um esboço de como quero q fique a caixa no final:

ProjectoInicial.jpg


Ficara algo assim, embora ainda possa estar sujeito a alteracoes. Gostava q o pc tivesse somente uma fan de 120mm, servindo para o cpu e fonte ao mesmo tempo mas n sei se tera potencia suficiente.

Agora quanto ao material usado, nao quero fazer um pc completamente desactualizado tipo um p3 ou ate mesmo um p2, irei montar um sistema AMD relativamente recente, ou um bartonzeco ou entao um xp 2000+, qualquer coisa assim ja da para desenrrascar. Aqui fica a lista:

Board:
K7S41GX.gif


Sera uma microATX com audio/lan/grafica integrada mas tera um slot AGP para colocar outra grafica. Nao e' grande espingarda mas custa pouco mais de 40 euros nova claro. Vou compra-la daqui a pouco. Aqui fica o link:
http://www.asrock.com/product/product_k7s41gx.htm


CPU:
Um amdzito qq, depende do q arranjar

Memoria:
Para comecar uma dimm de 256mb ddr

Grafica:
Tenho por ca uma gf2 mas infelizmente n tem tvout. Por enquanto deve ficar essa uma vez q e' melhor q a q vem onboard.

Disco:
Um de Seagate 80Gb q ca anda parado.

CD-Rom:
Por agora colocarei somente um leitor de cds mas mais tarde um gravador de dvds sera indispensavel.

Depois tera uns quantos apetrexos, tipo um lcdzito dos mais baratinhos, um leitor de cartoes, entre outras mariquisses.

Ja tenho um teclado e um rato wireless:
1527-1B.gif

E' muito giro e foi barato, para alem de trazer 4 pilhas recarregaveis o q sempre ajuda a compensar o cash empregue :)
Aqui fica o link: http://www.a4tech.com/en/product2.asp?CID=2&SCID=14&MNO=KBS-1527RP



Agora ha as duvidas do costume:

1-Em q material farei a caixa? tou inclinadissimo para madeira, alias, esta praticamente decidido.
2-Quanto a fonte, tava a pensar comprar uma de 300W e desmonta'la de maneira a ocupar menos espaco dentro da caixa, havera outra opcao?
3-Como faco a abertura da caixa? por cima sendo a base e as laterais fixas? Coloco umas dobradicas? ou farei a parte de cima totalmente destacavel do resto?
4-Q cooler usar? Queria algo q ficasse alinhado com a direccao da circulacao do vento dentro da caixa, algo em q as pincas q agarram ao socket fossem paralelas as elevacoes de cobre.



Aguardo sugestoes e desde ja obrigado.
 
Boas o mod parece que vai ficar bom, contudo já te fiz umas recomendações no irc:

1-Talvez alumínio, ou acrilico fumado, atencão que este ultimo aquece um bocado.
2- podes usar da matrix e tirar a caixa, ficando só por dentro, a fonte é boa tem 18a a nivel dos 12v
3- Laterais em 45º ou seja encaixam umas nas outras, por cima as dobradiças parece-me bem, com um painel de acrilico.
4- não sei, talvez um silent boost ou algo parecido.

Consulta estes mods:

Link
Link
Link

cumps mad
 
Nao tinha ideia q ja havia projectos mt semelhantes ao meu :( nao faz mal, terei q fazer melhor dos q ja estao feitos :) e' mais motivante assim.

Quanto ao uso da madeira, pq tao insistentemente me dizem isso? Que nao devo usar?

Tou a contar usar algo semelhante com contraplacado. Compreendo q madeira e' mt volatil, q basta pouco para comecar a arder mas se olharmos para os custos associados a cada uma das opcoes verifica'se q a madeira esta mt abaixo dos outros 2, alem de ser mais facil de trabalhar, isto pelo menos no meu ponto de vista, alem disso nao me parece q a temperatura da caixa seja tao elevada de maneira a q aquilo arda tudo.

A madeira q tou a contar usar e' uma base com cerca de 1 cm e o resto usar contraplacado. O topo sera uma parte acrilico e outra madeira com umas dobradicas de maneira a poder abrir. Tive ideia de por um lcd de 15'' no tampo mas infelizmente quem me o era para vender desistiu da venda e infelizmente tambem n me apetece mm nada ir dar mais de 200 euros por um tft.

Quanto as sugestoes do madonion, a primeira ta comentada em cima, a segunda, a fonte q tou a pensar comprar, uma da ***** por 15 euros com cerca de 300W penso q chegue perfeitamente. No terceiro ponto e' dificil pq o contraplacado e' relaticamente fino e para fazer cortes a 45 graus e' necessario um equipamento sofisticado, algo q eu nao tenho. Por fim, quanto ao cooler, quero somente um heatsink, uma peca em cobre e depois, a fan de 120mm q esta ao lado, faz o resto do servico. Algo tipo swiftek ou slk.

Mais sugestoes sao bem vindas, principalmente agora no inicio pois mais para a frente sera mais dificil mudar decisoes tomadas previamente.

Obrigado
 
Ja comprei a madeira, board e fonte.

Agora preciso so de uma opiniao, por onde abro o pc depois de a caixa estar montada? Tava a pensar por cima, o q me dizem?
 
Engraçado que a uns tempos comecei a trabalhar num projecto deveras semelhante (a board até era a mesma ;) )

força nisso and keep us updated :)
 
Yup, a board ficara em baixo certamente.

Aqui fica uma possivel disposicao para o projecto.

Os modelos estao feitos a escala incluindo as madeiras q tenho disponiveis.

O cooler sera um slk 6 e a fonte provavelmente sera desmontada e colocada sem caixa, somente a zona onde ela acenta.

Disposicao.JPG


DisposicaoFrente.JPG


Da para ver qq coisa :)


Sugestoes?
 
Ora bem, entao hoje foi o primeiro dia de trabalho nao teorico. Aqui ficam umas quantas pics do q se passou.



IMAG0019.JPG

Nesta parte foi somente cortar madeira, no fundo seguir linhas com o tico tico.

IMAG0021.JPG


IMAG0028.JPG

Aqui esta um cubo montado ainda sem recortes nas laterais

IMAG0030.JPG

Resolvi ir para a garagem do meu tio onde posso trabalhar relativamente mais a vontade :) Apesar de estar mais desarumado ha um torno, peça fundamental em recortes minunciosos

IMAG0033.JPG

Aqui ja se nota qq coisa semelhante com uma possivel caixa para um PC

IMAG0037.JPG

A maneira mais indicada q arranjei de fazer um buraco para uma fan foi comecar com um berbequim fazendo uns quantos furos, depois usei o tico tico e por fim uma lima de madeira.

IMAG0035.JPG


IMAG0036.JPG


Aqui fica um filme com uma qualidade mt baixa mas q mostra o q foi feito ate ao momento.
http://pwp.netcabo.pt/kayle/minipc/real/IMAG0042.AVI

Com o buraco para a fan feito ha q pensar na melhor maneira de a colocar. Como o objectivo e' uma caixa pequenina entao a melhor maneira e' mesmo colocar a fan dentro da madeira.

IMAG0043.JPG

Foi cortada uma parte da fan de maneira a q as pás fiquem dentro da madeira.

Aqui esta mais dois filmes de baixa qualidade mas q da para ver o q foi feito com a fan
http://pwp.netcabo.pt/kayle/minipc/real/IMAG0044.AVI
http://pwp.netcabo.pt/kayle/minipc/real/IMAG0046.AVI

Depois da fan passou'se para a board. Foram tirados de uma caixa antiga os parafusos q seguram a board a caixa, depois colocados na base do FriCube.

Um filmezito q indica como se procedeu:
http://pwp.netcabo.pt/kayle/minipc/real/IMAG0050.AVI

IMAG0051.JPG

Como ficaram os paratusos

IMAG0053.JPG

A board montada, felizmente os buracos ficaram nos locais correctos e n houve erros.

IMAG0054.JPG




Ao montar a as pci's na board surgiu um problema, elas so poderiam ser montadas com a board ao mesmo tempo, nao se poderia montar a board e depois as pcis e agps. Foram feitos uns buraquinhos q facilitam a entrada. Aqui fica a imagem:
IMAG0057.JPG


E pronto, com isto levou'se o dia praticamente todo, desde manha, cerca das 10 e pouco ate as 8 e tal com uma pausa para o almoco de 1 hora e pouco.

Aqui ta o resultado final do primeiro dia de trabalho:
IMAG0059.JPG


IMAG0062.JPG


IMAG0063.JPG


Ja com as pecas montadas:
IMAG0069.JPG


IMAG0068.JPG


IMAG0065.JPG

Foi presa tambem o espelho mas foi feito uma marosca :) Foi desapertado os parafusos da porta LPT, a q liga'se as impressoras mais antigas e a midi, a amarelita tambem usada para joysticks mais antigos. Depois colocaram-se anilhas de maneira a segurar o espelho. Sao mt pequeninas e praticamente n se notam. O espelho ficou firmemente preso e esteticamente mais agradavel.
 
Envernizar claro, se fosse para pintar faria em outro material certamente.

Amanha tenho q ir falar com um prof mas irei avancar teoricamente para ver a melhor maneira de criar uma tampa para a caixa. Tava a pensar num sistema com dobradicas e um pouco de iman para impedir q a tampa se abra facilmente. Vou pensar tambem numa maneira de arranjar uns trocos para comprar um cpu e uma dimmzita de ddr aqui para o sistema.

Fiquem bem
 
oi tenho um projecto parecido a esse já o fiz a algum tempo, mas é com uma board diferente. o material que utilizei foi MDF de 8mm e ficou porreiro até pintei de preto com pincel. com o MDF até ficou leve agora com essa madeira que tás a utilizar isso deve tar bastante pesado. eu na tampa nao utilizei dobradiças, utilizei umas molas que se costumam por nos armários. pena nao ter camara digital senao tirava fotos á minha caixa e á que uso actualmente que é toda em acrilico com cantoneiras em aluminio.

vamos ver se peço uma emprestada
 
isso ta aficar muito fixe continua :D

tem cuidado e kom o akecimento!

PS:eu curto são os comentários à lá canal história LOL :D
 
Viva,

Por acaso tambem irei colocar cantoneiras mas talvez em madeira, para n se notar a juncao da madeira. Provavelmente deixo'as um pouco mais compridas em baixo a fazer de pes mas ainda tenho q decidir melhor. Hoje no final do dia espero ja ter resposta para como ficara definitivamente praticamente tudo o resto q ainda falta fazer.

Fiquem bem
 
bem acho que vou conseguir meter aqui as fotos vamos lá ver se dá
epá isto é com webcam por isso a qualidade tá uma treta mas sempre dá pra acompanhar os documentários do canal história.
 

Anexos

  • P2735.jpg
    P2735.jpg
    15,9 KB · Visualizações: 75
Back
Topo