1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Pc Completo Montar PC Mini-ITX

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Pretender, 16 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 7658)

1. Pretender

Pretender Power Member

Ao ver a novidade da Nvidia, o Nvidia Ion (com board Pico-ITX), surgiu-me a ideia de montar um PC Mini-ITX (barebone).
    Pico-ITX fica fora de questão : $$ e só existe a solução da Via.

Servirá fundamentalmente para viajar de um lado para o outro entre 3 locais. Podia ser um portátil, mas tenho sempre teclados, ratos e monitores nesses 3 locais :P

Objectivo:
    - O mais baixo custo possível (senão comprava um portátil de 500€ / netbook / Ion)
    - Máximo de performance, daí descartar CPUs Atom e semelhantes (Via, ...), o poder bruto do CPU vai ser fundamental.
    - Caber numa mochila :)
    - Não necessita DVDRW
    - Basta espaço para um disco 2.5''

O que andei a ver:
    Board: Intel DG45FC
    É a mais banal que se pode encontrar, gráfica intel X4500HD, socket 775, bla bla ~129€

Zotac GeForce 9300-ITX WiFi, HForum
    Nova board da Zotac, ainda não vi à venda, nem sei custos, mas deve ser carota.
    Interessante a 9300 integrada (dá para pura aceleração HD), o WIFI já é mais discutível (não me interessa muito).

Zotac nForce 630i ITX c\ gráfica Nvidia 7100 Esta é mais interessante arranjam-se por valores de ~60€ (embora por onde vi andem esgotadas).
    A gráfica não faz decode por HW de HD mas o CPU serve para o propósito.

Caixa:
    Bem aqui tenho que conseguir escolher a mais pequena possível, sem opticas e claro alumínio.
    A mais pequena (e barata parece-me lol) foi:
    M200 mini-ITX case w/ 2x bays for 2.5" drives 20x5,4x24 cm, volume 2.6L, Alu

Não consigo é descobrir qual o peso exacto da caixa.
    Se alguém souber...

Alguns sites:
    http://www.cartft.com/catalog/il/722?ci=1#rate
    http://www.shopwiki.com/detail/d=Mini-Box_M200_Mini-ITX_Desktop_Case_(Black)/
    http://www.e-itx.com/mini-box-m200.html
    (aqui falam que com o peso total incluindo logistica são 3kg.

Será que é possível a caixa pesar até 1,5Kg? Estarei a ser optimista demais?

Fonte: Por causa do peso tem que ser picoPSU 90W ou 120W + Transformador.
    http://www.mini-box.com/picoPSU-150...8658ce744fd06c5c.e3eSc3uRax8Te34Pa38Ta38Nchj0
    ~60€

Já agora vejam este projecto onde colocaram um PC dentro de uma caixa de uma Sega Dreamcast :lol:
    http://www.jwele.com/news_detail.php?506

Custos totais:
    Board: 129, 60 ou 130 (estimativa nova Zotac)
    CPU: Vai variar, qq coisa em segunda mão, tipo 7200, 4300, ou daqueles da *****, ~40€ máx
    Caixa: 50~60

PSU: ~60
    Disco: O máximo que der 50€ :P
    Memória: Já tenho por aqui 2GB (chega)
    ----------------------------------
    Melhor hipótese: 60+40+60+60+50= 270
    Pior: 130+40+60+60+50= 340

Comentem, digam se é viável, se é transportável, alterações que faziam, se é melhor logo desistir da ideia e arranjar um portátil, etc :)

2. pesta

pesta Power Member

Posso perguntar porque não queres um Atom ? Um dual core já é um belo canhão :P

3. Pretender

Pretender Power Member

Porque não vai ser para netPC, vai ser necessário poder do CPU, coisa que o Atom seja single ou dual core manifestamente não tem (basta ver como se portam com o sistema operativo.
    Senão era fácil, portátil desses com Atom de 150€ e ligava-o aos monitores externos :p

4. FastBoy

FastBoy Power Member

Montei um PC semelhante para testar com essa board (DG45CF), um E7300 (2.66Ghz) e este coller porque na caixa em questão não cabia o stock coller.

A caixa era maior que essa, tinha uma fonte de 220W (apesar de não ser de uma marca XPTO).

O sistema ficou completo com um Disco SATA Samsung 250GB e uma DVDRW também da Samsung SATA.

Tudo funcionava bem, estável, no entanto a temperatura daquela solução era absurda, torrava tudo lá dentro (mesmo). Lembro-me bem dos cerca de 80º CPU, 60º ***** e 60º HDD em full e dos cerca de 50º do CPU, ***** e HDD em Idle (isto no inverno). Ao testar com a tampa aberta, pude ver que o coller do CPU ao toque não aquecia muito, já o do ***** aquece bastante.

Conclusão: O projecto não avançou. Não tive hipótese de testar com um Pentium Dual fraquinho, mas deve ser a única hipótese numa caixa como essa. Essa caixa é mais pequena mas por outro lado a fonte parece ser externa.

cump.

5. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Bom projecto, sem dúvida. E acabaste de me dar ideia para mais um... :P Claro que já tenho dois em mente, um deles para um mega NAS num cubo de aproximadamente 20cm de lado, e falta de verba para qualquer um deles, por isso vai ter de ficar na gaveta dos "hmmm, curioso", pelo menos por enquanto... hehehe

Convém que se diga, no entanto, que "baixo custo", "mini-ITX" e "LGA775" geralmente não aparecem na mesma frase... Os componentes mini-ITX (e respectivos "acessórios") geralmente são extremamente caros, por causa da miniaturização...

Banal? RAID 0,1,5 e 10, e-SATA, dois slots de memória e decode HD por hardware e achas banal? Hardly... Só tem um defeito, não aceita Quads, excepto talvez os da série S, que são caríssimos. Pelo menos a "irmã", a DQ45EK, suporta-os, com a BIOS mais recente.

Oh, yeah, o Rolls-Royce das boards mini-ITX. Provavelmente deve aparecer pelos €140, já que o preço previsto para o lançamento (daqui a menos de 48 horas) será de €138. Infelizmente, não há vendedores de boards Zotac cá em Portugal, e a Zotac não mexe o rabo para arranjar fornecedores. Já falei com um representante deles, através do SPCR, mas até agora nada (e já lá vai mais de um mês).

Btw, também participo nessa thread do [H].

Dependendo do que queres fazer, pode chegar. Mas se quiseres fazer decode de conteúdo HD, convém ires pelo menos para um CPU da série 7000, não vás ter surpresas.

Hmmm, e precisas MESMO de caixa? Não é mais fácil adaptar a mochila? :002:

Hmmm, provavelmente o sistema completo deve andar abaixo dos 3Kg, se calhar até abaixo dos 2Kg. Tenta no mini-box, pode ser que eles tenham lá essa informação.

Hmmm, não.

Cá em Portugal, não consegues loja nenhuma que te arranje conjunto de PicoPSU+transformador por esse preço. Nem de longe nem de perto. O mínimo que já vi foram ~€86, que é um bocado para o carote, e para um transformador de 80W.

Sei de uma loja no Reino Unido em que consegues uma Pico de 120W por €45 já com portes, e a melhor solução para transformador (oversized, sim, mas de falta de amperagem não te podes queixar) é o da XBox 360 original (de 200W... 8|), por +- €40. Mas pode haver usados mais em conta.

Transportável é, sem dúvida.

Até ao momento, a construção mini-ITX mais pequena que conheço foi enfiada numa caixa do Windows XP (literalmente). Mas era um Epia, o TDP não é bem a mesma coisa... O teu era capaz de poder ficar apenas ligeiramente maior, sobretudo se optares por um CPU que use dos novos dissipadores (ultra-finos) e tiveres atenção aos cabos (por causa do airflow).

No entanto, uma questão deveras importante se levanta: qual é a finalidade específica do PC? É que se for para ter algo transportável, provavelmente um portátil seja a ideia mais rápida e eficaz, embora de facto seja um pedaço mais caro.

Se precisares de alguma coisa, avisa.

Cumps.

Miguel

6. FastBoy

FastBoy Power Member

O coller de origem da intel está quase de certeza fora de hipótese naquela caixa, é muito grande (mesmo os novos... "ultra finos"). O grande problema é mesmo a dissipação de um sistema destes numa caixa destas.

7. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Atenção, eu estava a falar numa caixa ligeiramente maior do que a do Windows XP, e não do que a que ele escolheu. Ou seja, numa caixa hand-made, e não store-bought :P

Mas sim, tens razão, aquela caixa é excessivamente pequena. É preciso pelo menos uma caixa que suporte placas de expansão half-height (sorry, estou bilingue, hoje) para poder caber lá o cooler (e mesmo assim...). Felizmente a MII tem uma variante dessas.

Em última análise, só arranjando um cooler para sistemas rackmount 1U (4cm de altura), ou algo do género do Zalman 8000 (se couber)...

Btw, agora é que me lembrei... Que referência foi essa a CPUs da *****? Estão em promoção, é?

Cumps.

Miguel

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Os cpus da ***** devem ser os e1200 a 29 €. Duvido que ainda haja :P

Aquela caixa é DEMASIADO PEQUENA para montar algo com TDP de um Core 2 Duo. Nem sequer tem refrigeração decente!

O stock cooler dos Intel pode ser rebaixado. Tem que trocar a fan original.

Veja este projecto de um HTPC montado dentro de uma... MEOBOX :D

http://www.*****-forum.com/showthread.php?t=82603

Bastam comprar uma fan de 80 x 80 x 10/15 mm

Eu também ca ando a pensar num sistema destes. Ainda não decido o que irei fazer. Ando a ver se consigo arranjar uma meobox avariada ou equivalente, senão terei que comprar uma caixa mini-ITX.

Ando a ficar é lixado com as fontes para esta coisas. A maioria são uma treta no que toca a qualidade e EFICIÊNCIA. E não há um padrão, cada um faz a sua fonte. Depois a fonte pifa e meto o que dentro da caixa?

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009
  9. wild_oscar

wild_oscar Power Member

Também ando a pensar num sistema destes há algum tempo para a minha sala.

Comecei por pensar numa board Atom, mas disseram-me que se ia arrastar. Resolvi esperar pelo Nvidia Ion, mas a espera ainda deverá ser longa...

Gostei muito do projecto com a MeoBox! Deu-me vontade de ponderar novamente a criação de uma box destas!

10. Jonybat

Jonybat Folding Member

Há um tópico paralelo a este com discussão sobre um sistema semelhante, pode ser que tenha mais alguma informação útil: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=397826

Sobre as caixas/fontes, são normalmente os componentes que dão mais trabalho nestes sistemas, ou porque são feios, ou porque a fonte é fraca ou não tem, ou porque é muito baixa, ou porque não tem slot de expansão, ou porque não tem slot para DVD slim, ou porque não cabe disco de 3,5'', etc...

Dado isso, deixo aqui uns links para os fabricantes mais conhecidos:
    http://www.evercase.com/2product/index2.htm
    http://www.in-win.us/products_pccase.php

11. Pretender

Pretender Power Member

Sim expressei-me mal, ao utilizar o termo banal, queria ter dito que era a board que se encontra no mercado nacional com mais abundância :)

Confesso esta Zotac, parece estar muito porreirinha, ainda não avancei com isto por estar a espera desta mobo.
    Mas não vou esperar por representantes portugueses, mando vir onde a encontrar mais barata.

E reparei que és um assíduo do [H] :)

Em princípio levaria com um do CPU que a vobis vendeu (que o destr0yer indicou), ou então com um E4300 que tenho aqui :)

Estás-me a dar ideias malucas :P
    Se calhar daquelas mochilas do género 'armadas' até que devia lá caber :P

Já andei pelo mini-box e muito mais sites e não encontrei info sobre o peso.

Aqueles preços que referi eram comprados em UK, cá em Portugal isto de mini-itx ainda fica tudo muito carote.
    E sim teria que ser uma de 120W, antes a mais que a menos :)

Hehe, podes crer que se precisar ajuda "massacro-te" :P
    O PC tem como funções investigação, programar em Linux, C# em VS08 c\ OpenGL, correr alguns programas de simulação, Google Earth/Maps, Autodesk Map 3D, Modelação em Maya e 3ds* :P
    Convém que seja portátil porque desloco-me com frequência por 3 spots
    * Renderização final faço com força bruta em casa :P

Calma que aquela caixa levaria pelo menos um corte circular na zona do cpu, ou seja debitaria ar fresco directamente do exterior (ou então a extrair ar, só medindo para ver qual o mais eficiente.

Yep do cooler da intel já sabia que dava para rebaixar :)
    Essa MEOBox não é mais alta que a caixa que pondero, com jeito acredito que caiba lá tudo, principalmente se colocar esse género de turbina utilizada na meobox (e similarmente usada também, por exemplo, em recuperadores calor :P).
    Estas turbinas só têm um problema fazem imenso barulho :(

As melhores fontes, em espaço e peso para mim são as Pico-psu + transformador externo (tendo 2 ou 3 nem se precisa andar com eles atrás).

Resumindo, com o tardar de sair da Zoltac, vou continuar com um portátil, adquirir um mais potente mas não vou desistir deste projecto :P
    Com isto vou conseguir ter mais tempo para a selecção dos componentes, principalmente do cooling.
    Vou também inverter um pouco o processo.
    Vou adquirir primeiros todos os componentes, refrigeração, montar tudo em "seco" e depois tirar medidas.
    Andei a ver algumas refrigerações de portáteis para tirar algumas ideias.
    Gostei da solução do LG S510.
    Vou ver se consigo adquirir heatpipes que possam conduzir a uma solução daquele tipo :)
    Pelo ebay não tive sorte, vou procurar mais underground.

A Partir daí é que vou escolher a caixa (ou a mochila :lol: )

E se vier a ficar mais potente que o portátil será mesmo para trocar (como já disse tenho monitores e teclas em todo o lado :P)

Última edição: 22 de Fevereiro de 2009
  12. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Sim, mas só em algumas threads. O tempo não é assim tanto :P

Hmpf, estas pechinchas passam-me ao lado LAAAAARGO... Comprei um E1200 há coisa de três semanas por €45... Mais um bocado e dava para comprar dois, em vez... :'(

A ideia é mesmo essa... Mini-ITX grita por soluções "custom-made" para as caixas. Assim de repente lembrei-me de umas mochilas bastante populares há uns anos, de tecido/poliéster junto às costas e PVC/ABS/whatever (carcaça dura, portanto) do lado de fora. Basicamente perfeito para meter lá um PC mini-ITX...

:004::004::004:

Tenta reviews, pode ser que tenhas sorte. De qualquer forma, pelo que conheço dela parece-me de folha de alumínio fina, provavelmente deve andar abaixo do Kg de peso, talvez mesmo pouco mais de meio. Mas eu nisto não sou de fiar. Eu e medidas de qualquer género não nos damos bem... :P

Por acaso consegui encontrar uma loja cá em PT bem mais em conta. Uma PM-200 fica por €45, se bem me lembra (mais IVA, mais portes). Nada mau :) PM se quiseres o nome, por causa da publicidade.

Be my guest!

Isso para mim é bastante chinês. Mas pelo pouco que conheço, é quase tudo software que definitivamente precisa de qualquer coisa mais "possante" do que uma "placa gráfica" cujo nome comece por "GMA", mesmo que logo a seguir venha um "X4500" :P. O que significa que não posso recomendar a DG45FC da Intel, que está disponível cá em PT com alguma facilidade.

Numa das lojas onde costumo ir, um dos vendedores disse-me que cá em PT há pessoal que produz os seus próprios heatpipes, e também uns coolers feitos de material meio estranho que quanto mais calor recebe mais frio fica (:wow:). Creio que não será demasiado difícil encontrares. Mas a expressão "barato" não vai poder estar no vocabulário :P

Qualquer coisa, avisa.

Cumps.

Miguel

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Isso de "construir" o próprio cooler já me passou pela cabeça também :x2:

Arrumar um cooler de portátil é capaz de ser boa idéia, agora aonde...

14. brunoged

brunoged Power Member

Boas tal como tu tambem ando a ver se consigo arranjar uma config para um HTPC. E reparei na board Zotac GeForce 9300-ITX WiFi e gostava de saber a tua opinião sobre a Asus P5N7A-VN em relação a esta Zotac GeForce 9300-ITX WiFi.

Vi o NVIDIA® ION™ mas parece que a coisa está muito dificil de sair cá para fora, e entao ia meter mãos à obra para fazer um HTPC para ter na sala.

O objectivo é mesmo ver Filmes (qualquer formatos, divx até HD), Net, Fotos, MP3 e um jogo se ele der se não der não é esse o objectivo do HTPC.

Vi numa loja que eles já tem la uns prontos a levar para casa se tiverem tempo e paciencia gostava que me dessem uma ajuda tambem sobre qual o melhor deles para o fim que quero.
    http://micro-xpc.com/items/Barebones/list.htm

Um muito obrigado a todos pelo vosso tempo e atenção.

15. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Hmmm, essas duas boards têm pouco a ver uma com a outra... Uma é mini-ITX e outra é micro-ATX. 17x17cm versus 24.4x24.4cm.

Se precisares de uma coisa MUITO pequena, só a Zotac é que te pode valer. Se não, podes escolher entre várias hipóteses baseadas no 9x00i, incluindo a P5N7A-VM (9300i) e uma da Gigabyte, que me falha agora o modelo (9400i).

Em termos de capacidades, ambas são semelhantes, a performance não deve ser muito diferente entre qualquer uma delas.

A "coisa" foi anunciada há aproximadamente três meses, até se tem portado bem, até já existem protótipos fully functional... Ainda vai demorar um bocado mais até os OEMs pegarem na plataforma e criarem os seus próprios modelos...

Se estás a pensar em filmes HD, esquece os barebones dessa loja. Nenhum deles é sequer baseado numa plataforma que faça decoding HD por hardware, e muito menos num CPU capaz de fazer decode HD sozinho.

Ou são baseados em Atom + ICH7/ICH7M (um deles deve ter consumos parecidos ao EeeBox, por acaso), ou em CPUs VIA, cuja plataforma ainda não tem chipset capaz de gerir streams HD. De qualquer das formas, nenhum deles consegue dar conta de um stream FullHD em condições. O Atom (em especial o 330, o 230 pode ter alguns problemas em streams mais pesados) consegue gerir até 720p por software (VIA não sei, nunca li nada sobre o assunto), mas 1080p é para esquecer. Até o Ion em modo de descodificação por hardware precisa de aproximadamente 40% do CPU para processar FullHD (o Ion é baseado no Atom 330, que conste), por isso...

O primeiro que tens a fazer é ver o que queres em termos de tamanho, depois vês as hipóteses.

Por exemplo, em uATX tens o 9x00i, o 780G/GX, o 8x00a e o G45, com várias boards disponíveis. Em mini-ITX também tens todos esses chipsets disponíveis (é questão de procurar a marca... G45 só Intel, por exemplo, e 9x00i só Zotac), mas as escolhas são menos, em especial em relação a expansão (e os preços também são tendencialmente mais caros...).

Espero que ajude.

Cumps.

Miguel

16. brunoged

brunoged Power Member

Obrigado pela excelente resposta

17. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Nada. Como costumo dizer, sempre às ordens, desde que não seja para nada sexual :004:

Btw, estou a tentar responder à PM. Vai é demorar um pedaço, tenho muito que escrever.

Cumps.

Miguel

18. paulojreis

paulojreis Power Member

Só para deixar o bitaite, também estou a pensar montar algo semelhante (mais focado para playback de vídeo) mas com o chipset 780g. Se formos pelo form factor mATX, até se conseguem encontrar algumas boards com preços aceitáveis cá em PT...

Deixo aqui um link onde fazem alguns testes e dizem muito bem deste chipset: TechReport

19. hum

Por esses valores mais vale ir para um Mac mini ficas mais bem servido, eu tenho um mini atx com a Intel com o atom 330 e ficou-me em 100 euros so comprei a board e as memorias o resto ja tinha mas se for para comprar tudo novo vai para o mac.

Partilhar esta Página